Futuro de Collor depende do ministro Joaquim Barbosa
Um dos personagens mais polêmicos – amado e odiado – da República tem nas mãos, hoje, o futuro do senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas.
Depende do presidente do Supremo Tribunal Federal a definição da data de julgamento do último processo contra o ex-presidente do período em que ele ocupou o Palácio do Planalto. Mais um exemplo do tempo da Justiça diferenciado para quem tem advogados experientes (e caros, é claro).
A Ação Penal 465 foi impetrada pelo Ministério Público Federal em 2000, quando Collor estava sem mandato. Ele foi acusado de se beneficiar de um esquema de corrupção com as empresas de publicidade que prestavam serviços à Presidência da República, no início da década de 1990.
Chegou ao STF em 2007, depois de caminhar a passos de tartaruga pelos corredores da Justiça. O ex-presidente chegou a ser julgado e inocentado de outras acusações. Mas esta permanece à espera de uma decisão.
Em 2008, a procuradora da República Cláudia Sampaio, mulher do ex-PGR Roberto Gurgel – a quem Collor elegeu como inimigo figadal –, apresentou um duríssimo parecer.
Mas o caso por muito pouco não foi para o arquivo morto.
Uma matéria recente do jornal O Globo trouxe a público a informação de que a Ação Penal estava prestes a prescrever.
A ministra Carmem Lúcia, relatora do processo, apresentou finalmente o seu parecer, que foi encaminhado ao ministro Dias Toffoli. Este, por sua vez, despachou de imediato para a presidência do Supremo.
O julgamento pode dar ao senador Fernando Collor, finalmente, o atestado que ele sempre anunciou que possuía. Caso contrário, o ex-presidente pode chegar à disputa de 2014 enfraquecido.
Ali no STF tudo pode acontecer (inclusive nada).
Agora, cá para nós: é tempo demais para uma definição da Justiça sobre um personagem tão importante da história do Brasil quanto foi o ex-presidente.
É esperar pela decisão do ministro Joaquim Barbosa sobre a data do julgamento.
Romao
Ricardo, você disse tudo: “Ali no STF tudo pode acontecer (inclusive nada).” E é isso, caríssimo, que irá acontecer.
Mas, continuarei sem nenhum apreço a essa triste figura pública.
Frederico Farias
Minha modesta e pueril sugestão: “Agora, cá para nós: é tempo demais para uma definição da Justiça sobre um personagem tão importante (para a lata do lixo) da história do Brasil quanto foi o ex-presidente.
Pedro Américo
Por falar em futuro, quero fazer uma comparação: Vcs já pensaram se Lula não vence as eleições em 2002? Como estaria Alagoas? O futuro de 2002 é hoje, estaríamos muito pior, com mais recordes de atraso. Agora vejam: Como estaremos em 2018, se Tó Villela fizer sucessor, com a mesma turma governando ? Será o fim do mundo para Alagoas.
Manollo Bellucci
Poxa vida essas coisas ainda estão rolando ?Não acredito que Collor ainda deva alguma coisa para justiça já que ele já cumpriu o que devia. (Manollo Bellucci)
Edvaldo Maiorano de LIma
Ricardo, se o STF inocentar o “colorido” não importa, a verdade é que “ELLE” é o mau para Alagoas.
jorge
Com certeza será inocentado para decepção dos seus algozes, que DEUS lhe Paz e sabedoria para enfrentar as adversidades da vida.
LUIZ ALFREDO
O Collor comparado á Lula e Dilma é uma criança !!!
Pois muitas medidas fora o confisco da poupança e contas remuneradas , foram boas a exemplo da abertura do mercado de informática e automóveis impostados,já o gov do pt até nossos bisnetos pagarão a conta do disperdício e distribuição do dinheiiro dos pagadores de impostos…
JEu
É melhor elle começar a pagar aqui do que esperar para pagar “lá em cima” onde a Justiça é indefectível… Ainda acredito no Joaquim Barbosa…
Barbosa
Pessoal, como somos complicados, quando o governador era o Lessa o povo dizia que alagoas era atrasado por culpa do Lessa, vimos greves e mais greves, mesmo assim o povo o elegeu por mais 04 anos, ai o povo crusifica o Lessa e elege o Teo, que depois de 4 anos o povo elege novamente e o povo continua colocando a culpa nele por alagoas vicer no atraso.
Aguardamos o proximo governador e o proximo capitulo de Alagoas a terra de politicos corruptos.
xeleleu das Alagoas
Se acontecer… vão colocar uma pá de cal no Collor, então Inês está morta ! acabou Império.
ricardo .
Bote com força ”Quinca”….
Philipe
Muito triste como no judiciário as coisas só andam quando está na iminência de prescrever e é denunciada pela mídia, coisas que só acontecem no Brasil.
J.Monteiro
Os “semi-deuses”, ministros do stf,(assim mesmo, com letras minúsculas), podem até condenar o collor, no entanto, deixar o lula, chefe e líder dos mensaleiros e alaprados livre e solto, ganhando montanhas de reais dando palestras como se fosse um estadista, é ou não é vergonhoso para um país que deveria ser um país sério?
José Carlos de Oliveira Simòes
Causa surpresa o ex-presidente Collor ainda está enganchado com a justiça, pois êle e sua turma vive espalhando onde quer que seja, que Collor foi inocentado de todas as suas falcatruas quando Presidente. Continua vivendo de mentiras e enganando o povo alagoano, ainda bem que hoje o STF é outro, e êle que se cuide.
Sheila Alcoforado
Dignissimos alagoanos.
Dois dos maiores homens da Républica, Dr. Roberto Gurgel e o senador-cidadão Pedro Simon, foram achincalhados pelo ex-presdente Collor de nefasta memória. Pois bem a explicação em relação a Pedro Simon, está no fato do senador ter feito voto de pobreza, através da doação de todo o seu patrimônio à Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Collor não gosta de pobre, muito menos por opção.
Já com o Procurador Geral da República, Dr. Gurgel, era auto-defesa. Collor ao agredí-lo tentava a via inversa: torná-lo “suspeito” para atuar contra si, caso o processo andasse. Deu certo, em parte. A Rede Globo, fez as honras da casa e do Brasil.
Já Simon e Gurgel, tem retrato na parede no Panteão Republicano.
Collor? Só alagoas merece.
Ao elegermos em 2006 (por culpa da extrema soberbaa “Augustus” Lessa) lhe proporcionamos fórum privilegiado.
nelito
Não será novidade se o Senador Collor for também condenado. Parceiro que é, agora, do governo Dilma/Lula, é, por tabela, alvo do estardalhaço político com a prisão dos principais mentores intelectuais do PT- ora promovido por uma
turma poderosíssima de oposição que quer retomar, a qualquer preço, o poder do planalto, o qual perderam há uma
década – por incompetência – e que o PT soube aproveitar.
Pedro Porfírio
O PT está fazendo o melhor governo que o Brasil já teve. Quem reclama por aqui, é porque gosta de viver de favores dos senhores da Casa Grande. Imaginem Alagoas, nos dias de hoje se os tucanos continuassem governando nosso país.
Selminha
“Mais um exemplo do tempo da Justiça diferenciado para quem tem advogados experientes (e caros, é claro).” Você quer dizer que a ação do mensalão petista correu mais rápido do que a do mensalão mineiro porque o partido do governo não tem dinheiro para bons e experientes advogados? Ou está reconhecendo – independente do que pensa sobre os petistas – que, de fato, o STF age com dois pesos e duas medidas, Ricardo? Merval vive repetindo que o mensalão petista só foi julgado antes porque foi descoberto antes. Sabemos todos que isso é mentira, né? Aliás, você tem visto a cobertura da grande imprensa sobre o avião, o piloto, a fazenda e a coc…, eita, desculpa, sobre o avião, o piloto e a fazenda dos Perrela?
viajante
tem um canal eletronico alagoano do qual eu nao quero dizer o nome, mas falar do Renan ou do Color ha uma verdadeira censura. se for pra falar so se for pra bajular, fora isso censurado.