O presidente do Senado, Renan Calheiros, não quer mesmo – e ele está certo – antecipar possíveis embates.

Ele trabalha para formar uma chapa majoritária que seja (quase) consensual.

E pelo menos de uma coisa ele tem certeza: com o senador Collor, que sempre atuou em carreira solo, não será possível a imensa – e inédita – composição pretendida por ele.

Daí, em território alagoano, o senador pelo PMDB mandou seu recado ao também senador Collor: nada tem contra ele.

Foi amplo e irrestrito: mantém relações com todas as grandes lideranças políticas locais,

Ou seja: não quer briga com Collor, mas também não quer entreveros com os demais.

Não sei se o arco da aliança pretendido pelo presidente do Senado seja possível. Mas Calheiros quer limpar a área o mais que puder.

De fora ficariam apenas aqueles que menos somam – ou mais dividem.

Sob este ângulo, Collor – pelo histórico – pode não formar com Calheiros e companhia no próximo ano.

É claro que isso tem um custo para seus adversários.

Resta saber qual será a intensidade e a força da “munhecada no espinhaço”.

 

Vídeo de oficial da PM rebolando vira atração na reunião do Conseg
Por que Vilela não deve dar mais dinheiro à Assembleia
  • jeconias justino

    O senador Renan não terá muitas chances para o governo do Estado se não fizer aliança com o Collor. Ele é da oposição ao Téo, ao Biu, e não será visto com bons olhos pela população, se ele por conta dos seus interesses eleitorais, agora se aliar com o Téo e o Biu. A oposição tem muita chance de dessa vez vencer as eleições para o governo do Estado, pois o povo está saturado desse atual governo e não vai querer ninguém que tenha com ele ligação.

  • saulo mendes

    Ricardo, é só pegar o áudio, hoje, do lançamento do início das obras, da empresa PORTOBELLO (200 milhões investidos, 1200 empregos e fabrica com área de um milhão de metros quadrados), hoje em Marechal Deodoro, que teve uma solenidade sob o comando do governador Teotônio Vilela, com a presença e participação efetiva de Renan Calheiros, Fábio
    Farias, suplente e um dos responsáveis pelo sucesso desta empreitada, além de Luciano Barbosa, para ver quem estar sobrando.
    Esse lançamento, com o peso político presente nele, que inclui o presidente do TJ, José Carlos Malta, o presidente da FIEA, José Carlo Lira, empresários que estão felizes com o governo Téo, e o “arquiteto do desenvolvimento” que é o LOG, faz com que esse lançamento reafirme que Alagoas vai continuar com essa parceria, independente de quem vai se eleger.
    Dar para imaginar essa Alagoas que se desenvolve com “Collor poderoso”, no comando?
    A nova Alagoas já foi desenhada.

  • Artur Marinho

    Renan Calheiros vai pavimentando o caminho do candidato do PMDB ao governo do estado – Renan Filho – e mostrando mais uma vez grande poder de articulação. Vai acontecer o que há alguns meses atrás era improvável, ou pouquíssimos acreditavam. O PMDB vem numa grande aliança encabeçada pelo Dep. Renan Filho.

  • Josué dos Santos

    Quer dizer que Renan “limpa” a área e LOG é o arquiteto do desenvolvimento que está deixando felizes os empresários com o governo Téo. Se nem na imprensa a gente pode acreditar mais vamos acreditar em que?

  • Nerina Passos

    Companheiro Ricardo, boa tarde. Classificar Collor está ‘excluído’ é um tanto exagerado. A relação do Renan e o ex-presidente ele sempre foi pacífica, sem nenhum atrito. Tanto é que na semana passada, se não me engano, o presidente do senado fez questão de entregar a medalha Ulysses Guimarães ao senador ‘ptbista’. Excluir o Collor dos fatos políticos é um querer tucano…

  • palmeirense dm

    Acredito que o senador Renan Calheiros vai fazer a melhor composição política, não tem que ficar contra ninguém, e sim fazer uma aliança que melhore o nosso Estado em todos os aspectos.

  • sergio

    Se Ulisses Guimarães, souber que Collor recebeu uma medalha com seu nome, vai sair do caixão.
    Por outro lado, Renan é muito inteligente e se Collor quiser vai ter que vir à reboque. Quem a interessar possa, Collor foi terceiro para a eleição de governador 2010.
    Já Téo Vilela faz um trabalho brilhante de recuperação do estado. Sabe-se que os empresários e os milhares de trabalhadores das novas empresas vão criar um movimento pró-Vilela.
    Só não ver quem não quer.

  • carlos

    Collor uma mala que passa e todos sabe o que vai dentro!Ninguém quer como inimigo e nem como amigo!Querem o Collor nem carne e nem peixe!Só que o homem é os dois carne e peixe!Agora o povo não tem escolha se correr o bicho pega e se ficar….

  • jobson

    Collor já era, nada fez por alagoas em época nenhuma, como prefeito, como governador muito menos como Presidente, só fez vergonha ao nosso estado. Cai fora Collor.

  • manu das ariranhas

    NADA,NADA,NADA DEFINITIVAMENTE NADA

  • Juliana

    Renan sem sombra de dúvidas vai fazer uma excelente composição política e não é por isso que tem que estar se intrigando de ninguém. O importante é investir em nosso Estado, melhorar a vida da nossa gente.