A dor e a delícia de ser Renan Calheiros
Conheço o senador Renan Calheiros desde a década de 1970, no movimento estudantil da UFAL.
Ele sempre foi um talento raro para a política. Trazia o DNA do “Major Olavo”, grande personagem de Murici, a que agregou ao aprendizado com a turma da esquerda – que lia muito, ao contrário dele, mas que não tinha os dons que Calheiros já carregava na alma.
Elegeu-se pela primeira vez em 1978, para deputado estadual. Foi um furor, construindo uma carreira política de avanços na velocidade da luz.
Em 1990, entretanto, levou a maior rasteira de sua vida como “homem público”: o amigo-aliado Collor juntou-se a outros amigos-aliados e deixou Calheiros sem emprego, sem dinheiro e com muitas dívidas.
Desde então, conversamos pouco, mas o Renan que eu conheci já é tão outro como se aquele, lá do movimento estudantil, não tivesse existido.
Acumulou poder, riqueza e nenhum amigo (ele mesmo sabe disso). Tem aliados eventuais; suas relações são baseadas no pragmatismo e no utilitarismo: há de ser bom para ambos, ainda que péssimo para todos os demais.
É assim que funcionam todas as “governabilidades”: daqui, de Brasília, do resto do mundo.
Se há um lado ruim nessa história?
A começar: não ter um só amigo (verdadeiro, desinteressado) deve ser doloroso.
Não poder frequentar lugares públicos, hotéis pelo país, pelo risco de ser hostilizado – até com a família –, não me parece ser o melhor dos mundos.
Mas tudo é custo-benefício.
Seguramente para ele o hoje é melhor do que o ontem.
Profeta do óbvio
Mota os políticos brasileiros se dividem em 2 únicos e exclusivos grupos, independentemente de partidos ou ideologia. Que são: Os que estão roubando, e os que estão na fila para roubar. E a maior prova disso
é o PT.
washington vieira da silva
para mim é um bom politico e sempre vote nele pois nem cristo agradou a todos.
Chico Lopes
As vezes o amigo de dar apenas 01(hum)voto e inimigo 1000(mil) votos,por isso a os descartes é a lei na política faz parte da democracia
Joilson Gouveia Bel&Cel RR
DORES E DELÍCIAS CAETÉS
Onde queres chegar, meu dileto literata do noticiário caetés e quiçá tupiniquins?
Seria uma forma de “auscultar” aos alagoanos sobre “A Bela e A Fera” ou “O Médico e O Monstro”?
Acaso, só por acaso, indague-o se ele gostaria ser um pobre cidadão mortal, trabalhador honesto, probo contribuinte e assíduo pagador de seus IMPOSTOS, TAXAS e outras CONTRIBUIÇÕES, para sustentar a essas mesmas FERAS das quais se cerca e é uma delas (senão a MAIOR, MAIS FORTE, MAIS SAGAZ, MAIS ASTUTA e MAIS PERIGOSA de todas elas) e todas ferozes e vorazes e velozes?
Há quanto tempo esse senhor “se delicia” – e sem dores – de nosso aviltado, combalido e espoliado Erário? Onde andará sua colega de profissão – aquela que o usou para garantir uma deliciosa senão prazerosa vida sem dores; lembras? E quem as pagou ou as paga para que tenha tudo isso?
Ah! Mas seriam atos da privada e não da pública vida dele, tudo bem! – mas que jogou na privada a pública, jogou; ou não? Mas, tornemos a ela (a pública), o que ganhou Alagoas e, sobretudo, também, os alagoanos com esse eterno senhor e permanente desfrutador das delícias do Erário enquanto parlamentar, sobretudo, como, durante e quando presidente da maior e mais cara e mais poderosa casa, mas de pífia produção à nossa Nação e aos seus nacionais, principalmente ao seu torrão natal e estadual?
Há quanto tempo ele e seu partido estão arraigados, atrelados e encastelados no “PUDER” – como falamos a maioria dos caetés?
Peninha vá a Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Natal e a outros estados do NE e compare-os com nossa antiga “terra dos marechais” e “EX” paraíso das águas – hoje, das balas e das drogas! Hexacampeã em violência letal ou em CRIMES LETAIS INTENCIONAIS CONTRA PESSOAS HUMANAS! Os piores IDH`s, mortalidade infantil, analfabetismo, piores salários aos professores, maior taxa de violência contras as mulheres, gays, negros e demais minorias (mendigos e moradores de rua e da rua) e de assaltos roubos e furtos, estupros e sequestros nem se falam! Não há controle e, portanto, nem se pode PRECISAR – Nem mesmo D. Filó consegue com suas lentes multifocais!
Enfim, e os mesmos de sempre, as mesmas figurinhas carimbadas travestidos de simpatias e cheios de sorrisos fartos, amplos, abertos e felizes – como se tudo estivesse as mil maravilhas, salvo para os mesmos – para o povo alagoano não, não está mesmo, e o que ele e os demais fazem para ao menos MUDAR ou MINIMIZAR esse CAOS em que vivemos?
Peninha, de que servem umas bancadas federal e estadual de senhores sem dores nenhuma ou alguma, mas que vivem deliciosamente?
Seriam eles os nobiliárquicos aristocratas da antiga república?
Ou são os atuais e modernos e operosos e laboriosos suseranos ou senhores feudais tais como os condes, os viscondes, os arquiduques, os duques, os barões e “coronéis” de um antigo “engenho” de PE?
Abr
JG
Márcia
Eu gosto do senador Renan , sempre que eu o procurei no PMDB, pedindo para que ele me ajuda-se sempre fui atendida. Tenho muita admiração por ele. É meu grande líder.
Vitor Angelin
Renan é o nosso maior representante no Congresso Nacional, e aqui em Alagoas. Fico muito feliz quando ele consegue viabilizar recursos para o nosso Estado, sei que lá em Brasília nós Alagoanos não estamos sozinho, temos uma voz que luta por nossos interesse principalmente quando se trata da nossa terrinha tão sofrida. .
antonio xavier da silva filho
Goetiano!Ele sabe do foro de São Paulo? Será Gramsciano?Será que é consciente da desgraça em que está nos colocando?Ainda deve piorar muito,acho.Espero em Deus,estar enganado!
Marcos Marcelo Machado
Ao contrário do que disse o respeitado articulista, no congrresso em comemoração aos 25 da Constituinte, platéia seleta, o Senador Renan não foi só aplaudido, foi o mais aplaudido dos políticos que lá esteve.
José Carlos de Oliveira Simões
Meu caro jornalista, como o povo tem a memória curta, esse rapaz há pouco tempo foi defenestrado da presidência do senado, e se não fosse o corporativismo do senado, tambem perderia o seu mandato. Motivo? Todos lembram, do escândalo da pensão alimentícia que era paga por uma construtora, não me pergunte a troco de que. Pois bem, veja que inversão de valores, esse mesmo senador, virou o maior expoente político de Alagoas em Brasília. Não tem dó do povo alagoano? Eu bem que tenho.
Elisabete silva
eu acredito sim que senador Renan Calheiro, esteja procurando fazer o melhor pra nosso estado. que Deus te abençoe Renan.
Paulo Rostner de Olivença
Caro Ricardo Mota, como você mesmo disse: “Acumulou poder, riqueza e nenhum amigo…”. Se existiu alguma dor, essa cessou no momento em que ele chegou ao poder e experimentou as delícias que poucos mortais tiveram a chance de sequer imaginar.
Tudo tem seu preço, e quem mais pagou(e continua pagando) foi o povo brasileiro para manter esses políticos que acumularam riqueza às custas da miséria alheia.
Confesso que estou muito “comovido” com a vida difícil do Presidente do Senado que só consegue se divertir fora do país !
Josiklay Farias
Parabéns ao Sr Joilson Gouveia pelas SÁBIAS e VERDADEIRAS palavras proferidas nesses comentários a respeito dos PARASITAS de nosso País, ao contrário daqueles que “elogiam” (PUXAM SACO) porque recebem ou receberam algo em troca.
JEu
Pois é, quem assanha formigueiro leva mordida… Essa é a lei da política(gem) em que se vive quando mergulhado nesse mar de lama… Somente acredito que ninguém muda drasticamente de uma hora para a outra… O que pode acontecer é que o “monstro” possa estar adormecido por “boas intenções” até que algo, alguém ou alguma coisa desperte a “fera” adormecida…
nilson
Renan, pode ter inumeros defeitos, mais ainda é o unico representante do povo alagoano, seu ´prestigio, sua simplicidade ainda faz algo que outros passam o tempo todo mentindo e quando se aproxima das eleições ficam tentando vender uma imagem mentirosa e muitos acredita, ao contrario do Sr. Renan que o pouco que esse Estado tão sofrido consegue ainda é por meio dele, aposto que se este estaleiro sair vai aparecer muitos pais, mais sabemos que só um lutou para que esse sonho tornasse realidade, pessoal, não sou político e não o conheço pessoalmente, não estou aqui puxando o saco dele não, só sendo realista com as coisas.
MATHEUS LIMA
Grande Mota,o sen, RENAN ñ tem o que provar mais em relação à política!!! Pelo o que passou na carreira,e hoje sendo mais uma vez presidente do senado!!!É competente e destemido!!!TALVEZ SEJA O MAIOR POLÍTICO DE TODOS OS TEMPOS DO ESTADO OU DO PAÍS.(É MUITO ARTICULADO) MESMO SENDO DE UM ESTADO PEQUENO.
Gregório de Matos
Um homem que não pensa em outra coisa, a não ser na perpetuação do poder; é capaz de QUALQUER COISA para atingir seus objetivos nada republicanos. O dia delle também vai chegar, não se consegue enganar a tanta gente por tanto tempo.
tania
Belo texto….concordo com vc em genero, numero e grau…….rsssMas ele deve gostar muito do poder, então deve está bem…..tbém o conheci qdo lider estudantil e nada ficou daquele menino…..rssss
Edvaldo
Renan pode ser um grande articulador , um grande político , mas em relação a amizades como você disse apenas por interesses , até seus funcionários ele trata mal . Como o tempo passa vai terminar a vida sozinho.
SÉRGIO LUIZ
Ricardo, é impressionante, más o que Renan está atacando nas redes sociasi, são pessoas pagas para falar bem dele e de suas realizações, são comentaristas que passa o dia todo procurando falar bem do senador boi de ouro.
Gregório de Matos
É evidente que o senador PhD em cinismo, como é também seu dilleto aliado, tudo fará para ver seu sonho de governar o Estado sendo concretizado, haja visto pela quantidade de “profissionais” da imprensa, inclusive alguns jornais, rádios e sites à disposição do “Sr.” dos Bois de Ouro (notas fiscais forjadas) pagos com dinheiro DO POVO. Alô-alô MPF e PF.
Lula
Grande jornalista Ricardo Mota. Um dos maiores Jornalista desse Brasil, admiro muito suas palavras. Não sei o motivo que você ataca tanto o Senador Renan e o Deputado Renan Filho. Pois temos um Governador aí, que não sou eu ou qualquer pessoa que precisa falar, pois os números falam o que esse tal de Téo Vilela fez no nosso Estado. Existem homens de bem sendo assaltados, morrendo e você não fala desse tal de Téo Vilela. Forte abraço
Joilson Gouveia Bel&Cel RR
Folgo em saber que o caro leitor Josiklay Farias gostou de nosso singelos comentários, fico assaz contente por suas sinceras palavras! Obrigado!
Abr
JG
REGINALDO
O ALAGOANO SÉRIO E QUE SE PREZA, NÃO VOTA EM RENAN CALHEIROS E MUITO MENOS NO SEU FILHO. ENTRETANTO, O NOSSO POVO ALÉM DE SER DOTADO DE UMA MEMÓRIA CURTA, GRANDE PARTE SE VENDE POR 50 REAIS E COLOCA ESSE POVO NO PODER. VÃO SOFRER CADA VEZ MAIS. PODEM AGUARDAR.
S,F.ALMEIDA
É VERDADE ALAGOAS HOJE ESTÁ MAPEADA TODO O ESTADO POR BALAS,MAS PERGUNTA-SE QUEM É O ATUAL GOVERNADOR? E TEMOS ALGUÉM NO COMANDO DO ESTADO?CLARO QUE NÃO.VAI ALAGOAS SEGUINDO TEU DESTINO,MESMO SEM ESPERANÇAS.
ARNALDO SILVA
Ricardo o sen. Renan, faz política 24hs, para atender o seu povo carente ou seu eleitorado!!!TALVEZ FIQUE SEM TEMPO DE SE DEDICAR AOS SEUS AMIGOS E FAMÍLIA!!!MAIS Ñ TENHA DÚVIDA QUE O PRESIDENTE DO SENADO RECONHECE QUEM SÃO OS AMIGOS DE VERDADE.
Luciano Peixoto
Ricardo, mais uma vez parabéns pelo belo texto, a parte do “custo-benefício” fechou com chave de ouro.
E caro Joilson Gouveia, obrigado pelo belíssimo “complemento”. Como faz bem ler um comentário como o seu.
Enzo Toledo
As alianças ainda serão discutidas. Tem tempo de sobra pra resolver as coisas. As relações entre partidos nao tem firmes difinições ainda. Resta aguardar um pouco mais.
silva
Perfeita a opinião de Joilson Gouveia Bel&Cel RR.
Joilson Gouveia Bel&Cel RR
Assim como o fiz ao leitor anterior Josiklay Farias, o faço, também, aos demais leitores Luciano Peixoto e Silva, folgo saber que gostaram, mui grato!
Abr
JG
PS: há outros em nosso Blog; honrem-nos com suas visitas e comentários, sim!?
Tiago
Meus parabéns para o Sr Joilson Gouveia por seu texto. Contudo, e não que exista em seu texto de forma explícita, discordo das generalizações. Acredito que há sim bons políticos. E não me refiro a Renan, ainda que na arte de fazer política seja um dos melhores, mas não a usa para os devidos fins. Políticos corretos existem, mas são raros, sobrevivem com dificuldades no cenário político, por vezes são incompreendidos, e quase sempre jogados na vala comum, sendo igualados, pelo próprio povo, aos corruptos. Como, e por que se manter probo diante dessa realidade? Não sei, mas tenha certeza meu amigo que pouquíssimos ainda se mantém!
Joilson Gouveia Bel&Cel RR
Mui grato por anuíres, caro Tiago – como bem dissestes: não generalizei nada e a ninguém; grato!
Deve ter uma gama de BONS, realmente bons mesmos, mas onde encontra-los, sabes?
Sinceramente, ainda que pareça ou até mesmo seja regra deve ter exceções, sob a odiosa pena de nem regra ser! Mas, aqui, cá e por aqui e em nossas plagas caetés, se muito há conta-se nos dedos; ou não?
Abr
JG