O Ministério Público Estadual impetrou uma Ação Cautelar Inominada solicitando o afastamento de toda a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Foi mais além: pede que todos sejam afastados do mandato parlamentar para que não atrapalhem as investigações em curso.

A Ação foi apresentada durante o plantão do Judiciário e distribuída para a Décima Oitava Vara da Fazenda Estadual, que tem como titular o juiz Manoel Cavalcante.

A decisão sobre a matéria, entretanto, será tomada em conjunto com o juiz Alberto Jorge Correia, da Décima Sétima Vara da Fazenda Estadual e a comissão de magistrado criada em junho pelo Tribunal de Justiça para julgar Ações por Improbidade (a exemplo do que ocorreu com os “taturanas” no ano passado).

A Ação Cautelar Inominada é preparatória para outras iniciativas do Ministério Público Estadual, que vem realizando uma investigação profunda das denúncias apresentadas pelo deputado JHC. Vários servidores já foram ouvidos, além de deputados estaduais.

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, mobilizou um grupo expressivo de promotores, inclusive do GECOC, para analisar e aprofundar as denúncias.

Entre as irregularidades apontadas pelo MP estão os pagamentos ilegais feitos a supostos servidores públicos – laranjas, na verdade -, que em alguns casos já relatados aos promotores devolveriam o dinheiro depositado nas contas deles na Caixa Econômica Federal aos próprios parlamentares (efeito bumerangue).

A decisão da comissão de juízes deverá ser publicada até o final desta semana.

Festa em Arapiraca tem Collor como protagonista e Luciano como figuração
MP denuncia Luciano Barbosa por crime de responsabilidade
  • tereza alves

    vamos ver o papel do judiciário, ou se vai curvar? sendo o Dr. Alberto Jorge, acredito que a liminar vai sair e eles serão afastados, pois o caso, é de policia, parabens ao MP

  • JEu

    Finalmente temos algum resultado palpável no caso das denúncias de JHC. Agora a palavra é do judiciário. Esperamos que alguma coisa seja feita para demonstrar que, doa em quem doer, a lei é igual para todos, conforme reza a CF/88. E que Deus proteja o JHC…

  • jobson

    Claro, alguma entidade tem que fazer qualquer coisa para excluir essa banda podre da Assembléia enquanto é tempo, e para servir de exemplo. Isso é uma imoralidade , só eles aceitam uma safadeza dessa.

  • Ana Catarina

    QUE RESPOSTA COERENTE DO MP AO POVO ALAGOANO. PARABÉNS DR. SÉRGIO JUCÁ! JÁ ESTAVA PASSANDO DA HORA DE SE FAZER JUSTIÇA EM CIMA DE TANTAS AÇÕES DESONESTAS DESSES POLÍTOS MAL CARÉTER. TÁ ESCANCARADA AS FALCATRUAS POR ELES EXERCIDAS. PUNIÇÃO JÁ!

  • Paula Fontes

    Há um fato concreto e atual da Mesa tentando atrapalhar a investigação ou é só a presunção de que poderá? Se for isso a medida não tem sustentação! É jogada de marketing do MP

  • Carlos silva

    Os nomes dos juízes citados merecem todo nosso respeito. Lamentavelmente não vai depender só deles, muita coisa envolve uma decisão dessa, mas a sociedade alagoana, com certeza, torce para que todos da mesa diretora sejam afastados , e, se possível, não retorne jamais.
    Parabéns ao Ministério Público pela coragem e isenção. Que o exemplo seja seguido pelo judiciário.

  • SEBASTIAOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    SERÁ HEN !? ATENÇÃO POVO BRASILEIRO : VAI COME-
    ÇAR MAIS UM CAMPEONATO ALAGOANO , EDIÇÃO 2013
    DO MANIQUEÍSMO DIALÉTICO , QUE COSTUMA ACONTE-
    CER , DESDE O TEMPO EM QUE A MÃE DO CÃO ERA
    SORDADO DE PULIÇA . ALGUNS GRITAM DE UM LADO,
    ENQUANTO OUTROS GRITAM DO OUTRO , E , NO FINAL
    DE TUDO , UM NOSTÁLGICO , PREVISÍVEL E SOBERANO
    , ZERO A ZERO , E COM PORTÕES ABERTOS , QUE É
    PARA DAR MAIS CREDIBILIDADE AO EVENTO . ÔMI !

  • Armene Wartanian

    Sr. Ricardo Mota,parabéns por seus artigos,sempre corajosos e independentes.Toda a população espera que a justiça faça jus ao nome,e que realmente comece a punir os políticos que fazem de seus mandatos verdadeiros balcões de negócios,agindo sempre impunemente.Está na hora de a justiça não somente condenar por improbidade,como também obriga-los a devolver o dinheiro desviado aos cofres públicos.

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, por que devemos acreditar que essa ação do MP vai surtir o efeito desejado desta vez?
    O MP cumpriu, mais uma vez, com o seu papel, mas o TJ-AL vai levar a cabo essa decisão do MP?
    Não podemos e nem devemos alardear sobre as consequências das denúncias do deputado JHC que me parecem ser muito menos expressivas que os R$ 300 milhões surrupiados pelos taturanas, cujo processo virou “arquivo morto” em Brasília teimosa.
    Em tempo: A expressão mais usada atualmente pelos governos do Estado e do Município passou a ser “força-tarefa”, mas confiabilidade e sustentabilidade que é bom, nada!

  • Aldo Filho

    Afastar, apurar, indiciar, julgar e prender. Esses devem ser os procedimentos que deverão seguir a ordem, não esquecendo de devolver antes os valores surrupiados da ALE. A partir dai, sugiro ao Ministério Publico a solicitação da intervenção administrativa na Assembleia, pois os deputados foram eleitos para legislar e não para serem gestores. Diretores ( gestores) nomeados pelos deputados não tem compromisso com a ALE , mas sim com os deputados, principalmente com aqueles que o nomearam. A nomeação, pela justiça, de um Diretor ADMINISTRATIVO FINANCEIRO, com total poderes sobre a gestão pública e que nunca se curvasse as vontades dos Deputados, seria um grande começo e um verdadeiro avanço para um novo tempo. Os verdadeiros funcionários da ALE, os efetivos e os que realmente trabalham, agradeceriam enormemente!

  • Ari Fernando Felizardo

    Diz o procurador:

    “Se há um órgão que está dentro da Lei, este órgão é a Assembleia Legislativa de Alagoas. Não entendo o motivo que levou o MP a pedir o afastamento da Mesa. Hoje não existem irregularidades na Casa. Nenhum servidor recebeu acima do teto permitido e não houve pagamentos irregulares. Criou-se um juízo de valor sobre argumentos que não se sustentam”

  • MARCOS AVILA

    É lamentável que o Procurador da casa, venha a público, dizer que a Assembléia Legislativa de Alagoas é um exemplo de legalidade. É chamar o ALAGOANO de burro e otário. É por causa deste tipo de conivência, de pessoas esclarecidas como o nobre procurador , que o estado nem sonha em se desenvolver. Claro que a CASA é um DEUS NOS ACUDA, celeiro de ladrões, que se utilizam do sofrimento dos outros para desviarem o erário publico. É publico e notório, O MP sabe, a JUSTIÇA sabe, O TC sabe, a Policia Federal sabe, a Receita Federal sabe, o INSS sabe , só quem não sabe é o SACI PERÊRE

  • Magno dos Santos Silva

    Essa Assembléia Legislativa de Alagoas é uma vergonha nacional, para que serve a tal, para desviar verbas e empregar apadrinhados políticos, a culpa dessas mazelas é do povo que não sabem escolher os parlamentares que serão os representantes do povo sempre são os mesmos que são eleitos na sua grande maioria já são envolvidos em desvio de verbas, crimes contra a Administração Pública, peculato, formação de quadrilha e por aí vai, enquanto o povo não souber escolher seus representantes no Parlamento, ficaremos assistindo essa palhaçada, eu deixei de erxercer o meu direito de votar desde o ano de 1985 até hoje a política partidária é a desgraça da grande maioria da população principalmente as classes menos favorecidas que vendem o seu voto por migalhas, infelizmente é uma prática muito antiga principalmente na Região Nordeste, cadê o resultado das outras operações como a “TATURANA”, deu alguma punição ao culpados isso é Brasil, a herança maldita que os nosso descobridores portugueses deixaram para nós, através do maior corrupto de Portugal “Marquês de Pombal”, e o Brasil indo de mal a pior.
    Um grande abraço Ricardo Mota.
    Um grande abraço Ricardo Mota.

  • carlos

    Segunda matéria deste conceituado jornal,Fábio Ferrário diz que Assembleia Legislativa de Alagoas é exemplo de legalidade! Não vê necessidade do afastamento da mesa diretora é no mínimo hilário!Como cidadão comum o maior problema da casa Tavares Bastos é o dudécimo é muito dinheiro acima das necessidades para casa funcionar bem!O foco principal está sendo muito bem desviado pelo procurador que é sim o ponto para o servidor trabalhar!O mal,principal é sim desvio de milhões que causa todo este mal-estar!Fora a mesa pesada!!

  • A.S.Marques

    O Procurador da ALE “fala que HOJE tudo está dentro da legalidade….”só que ele se esquece que o processo é baseado em fatos e atos OCORRIDOS ANTERIORMENTE e não na ATUALIDADE. Acredito agora que de fato e de direito começam as investigações e prossigam sem nenhuma interferência externa.O novel procurador da ALE pensa que todos são idiotas ou que só ele é dotado de capacidade COGNITIVA…….é uma graça.

  • Dermeval Araújo de Lacerda

    Começamos a lavar a alma emporcalhada por tantos atos de improbidades administrativas.
    Sem raiva e sem rancor.
    Não podemos perder a fé na Justiça atualmente, pois ela está mudando tão rápidamente que, às vezes não queremos acreditar, que seja possível.
    Aí lembro-me do meu velho pai José Raul: ACORDA DEDÉ!
    O dia está raiando!

  • wladson

    NÓS FUNCIONÁRIOS ESTAMOS CHEGANDO A UM LIMITE EXTREMO ONDE TUDO PODE ACONTECER,PACIENCIA TEM LIMITE SENHORES DEPUTADOS

  • Notícia exemplar

    Quero vê agora o Poder Judiciário!!!!

  • Jairo Miranda

    Esse filme do Ministério Público é antigo. Joga para a mídia querendo prender e afastar, sem indicar um fato concreto. Joga com base na suposição e cria um problema para o judiciário, pois o afastamento com base em presunção é ilegal. Se não houver fato determinado voltado a atrapalhar as investigações, o Procurador ta certo

  • a alberto

    ALE é exemplo de legalidade, diz procurador sobre pedido do MP
    Fábio Ferrário disse que não entendeu pedido de afastamento de toda a Mesa Diretora e que não há motivos para a ação.

    Parabéns Sr. Fábio Ferrário, eu também não entendi porque o pedido foi de afastamento. Sendo verdade o disse a PF, sendo verdade o que hoje diz o MP, sendo verdade o que toda Alagoas sabe que é, o pedido seria o quê?

  • MARCOS

    Os verdadeiros funcionários da Assembleia Legislativa já estão no limite com tantos desmandos. Logo, logo a situação vai sair do controle.

  • Renata Brandao

    O Ferrario está certo. Tem que falar do período de que ele está lá. Se nesse período não houve irregularidade, não existe motivação para afastar a mesa.

  • bel

    É UMA QUESTÃO MORAL. ANTES TARDE DO QUE NUNCA. JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • celso fernando

    E ESSE JHC E TÃO SANTINHO SO SE FOR DO PAU OCO IBATEGUARA QUE O DIGA….KKKK….ZONZO ELE VIU

  • Leonardo

    Caro Jornalista, discordo em parte do pedido do MP, quando pede o afastamento de toda mesa, inclusive os que não são ordenadores de despesa. Se não vejamos, no caso da operação Taturana, faram afastado apenas os membros da mesa que eram gestores, ou seja, ordenadores de despesa O vice-presidente a época era o deputado Sexta Feira, e não foi afastado, pois o mesmo não tinha nenhuma responsabilidade sobre os atos praticados pela mesa. A mesa é dividida em 2 seguimentos, os que são gestores e os seus suplentes. Acredito que a justiça irá de forma isenta analisar esse aspecto, antes de atender a este pedido.

  • marcelo

    Vamos citar só um parlamentar por enquanto, Marcelo Victor.

  • Marco Cezar

    É MUITA CONVERSA E PERSEGUIÇÃO SE O PRESIDENTE DA MESA FOSSE DO PT, TAVA TODO MUNDO CALADINHO E OS EMBARGOS INFRINGENTES? NÃO VÃO VALER PRA MESA É? A JUSTIÇA NÃO É IGUAL PRA TODOS ?

  • ze

    Agora, vamos vê se algo de bom acontece na casa de mãe Joana ops , Tavares Bastos.

  • MARCELO

    E aquele deputado que para impressionar os matutos que ainda se enganam com o “Sertanejos e sertanejas’,dá uma lambida nos lábios, e começa a falar sobre Lampião e Padre Cícero, ainda existe? Qual a delle, nesta história de horror?
    Estamos esperando ele na nossa com Fofão e sua tropa biriteira. Agora é mais quinhentos. Quando eu falei que a barca do inferno estava cheia e a Divina Comédia havia começado, ninguém deu importância. Taí, a casa caiu.!

  • Joao branco

    Todo mundo sabe que isso não cabe. T gente gostando dia holofotes

  • Ferro

    Ricardo, bom dia! Tudo isso não vai adiantar se acontecer o que sempre acontece com relação a punições. Ou seja; ninguém vai preso. Ou se vai passa poucos dias e vai viver com o dinheiro desviado (ROUBADO). Um exemplo são os TATURANAS. Há algum preso? Alguém devolveu algo?
    Volto a falar. Os eleitores de Alagoas são quem podem acabar com tudo isso. Mas não o fazem!

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Até que enfim. Só falta pedir o afastamento do Governador.

  • A.S.Marques

    Seria bom que os SUPLENTES destes deputados fossem comprando o TERNO DE POSSE pois essa LIMINAR SAIRÁ e seria de bom alvitre que divulgassem quem serão os novos parlamentares que assumirão a ALE.