Em outubro, finalmente, sai o edital de licitação do transporte coletivo urbano de Maceió.

A minuta do edital está sendo avaliada pelo Ministério Público Estadual, responsável direto pela concorrência, que deverá ocorrer graças à pressão constante e paciente da promotora Fernanda Moreira.

Se esta será a solução para o gravíssimo problema dos ônibus de Maceió, só o tempo dirá. Mas algo precisa ser feito e com urgência: a quebradeira de ônibus velho na capital é crescente, pelo que tenho podido observar.

Deixo por último a informação que chegou ao blog com ares de absoluta verdade: o preço da passagem de ônibus, pelo edital, deve baixar. Ainda que não seja muito.

E mais: serão criados alguns critérios de premiação e penalização das empresas que vencerem a licitação. Sempre de acordo, é claro, com os resultados que apresentarem na qualidade do serviço indispensável à população – que merece respeito.

Chico Tenório quer voltar para a Assembleia - quem salvará Cícero Ferro?
Deputados estaduais fazem pacto eleitoral contra JHC
  • Rosita Cardoso Silva

    Que coisa mais complicada. É mais fácil um mensaleiro ser inocentado pelo supremo.

  • nelito

    O que vai resolver mesmo o problema de Maceió não é a contratação de novas empresas de fora. Mas sim, a formulação do Plano de Mobilidade urbana, em processo, que traçará as diretrizes do transporte, priorizando-o. De que adianta mais ônibus no sistema dividindo o mesmo espaço viário congestionado c/ os automóveis?

  • eneida lins

    NELITO mais lúcido que o Ricardo Mota que precisa se informar mais sobre a questão transporte.

  • RODRIGO

    Sr nelito, as ruas estao congestionadas porque nao temos um tramporte digno, a frota esta sucateada, tem poucos oniibus, a tarifa e uma das mais caras do brasil nao tem credibilidade do usuario.E por isso que vou para o trabalho todos os dias de carro para nao submeter a esta humilhacão.Precisamos de empresários com visao social, e nao só capitalista………..

  • eneida lins

    Maceió é a única capital do país que tem transporte clandestino.
    Vans.táxi-lotação e particulares fazem a farra num desrespeito a lei.
    Pode o transporte público melhorar sem faixas preferenciais como está sendo feito em São Paulo e sem corredores exclusivos?
    Sonha!!!!!!!!!

  • mauricioluiz

    RODRIGO:
    Maceió tem a frota mais nova das capitais do Nordeste e a tarifa equivale a tarifa média destas capitais.
    Pergunte aos órgãos que gerenciam o transporte de Maceió.

  • silva

    É um embrôlho q o ministério publico tem q desenrolar,q eles não esqueçam o concurso da SLUM,ja q a pouco tempo as empresas q limpam a cidade eram irregulares,q Deus nos acuda e abençoe.

  • Gustavo Oliveira

    RODRIGO, o transito está caótico e você colocar mais ônibus na rua? kkkkkkkkkkk esse discurso é tão século 20, ultrapassado… O que tem que ser feito são corredores exclusivos e um plano de mobilidade, temos que fazer o ônibus andar e quem estiver no carro sozinho que sofra com o congestionamento, temos que pensar no coletivo, essa licitação não vai resolver nada, pode até baixar a tarifa agora mas daqui a um ano, como nada foi feito ela terá que subir para bancar os custos. DOCE ILUSÃO!

  • Vera Freire

    Eu desejaria muito que fosse verdade pois os transportes saem caro porque além da falta de segurança falta também a higiene até as baratas passeiam suavemente dentro deles. Eu só acredito vendo

  • RODRIGO

    TEMOS ALGUUNS COMENTARISTAS QUE DEFENDEM A PERMANENCIA DOS ATUAIS EMPRESARIOS E TEM MEDO DA LICITAÇAO,COMO O DIABO TEM DA CRUZ, OUTRO QUER ACABAR COM QUALQUER OUTRO TIPO DE TRANSPORTES DEICHAR SO OS ONIBUS; O GUGA NAO QUER QUE ALMENTE A FROTA; PARECEM MESMO QUE ESTA A SERVIÇO DA TRANSPAL…O PREFEITO VAI SIM FAZER OS CORREDORES EXCLUSIVOS A SMTT ESTA FAZENDO UM BELISSIMO TRABALHO NO TRAFEGO DOS CORREDORES,E COM A DESONERAÇAO DOS IMPOSTOS FEDERAIS, ESTADUAIS, E MUNICIPAIS A PASSAGEM VAI BAIXAR PARA R$ 1.70 (hum real e setenta centavos) PALAVRA DO NOSSO PREFEITO.AGUARDE NOTICIAS LITO E NEIDA…E A LICITAÇAO E CLARO.

  • ANINHA

    A LICITAÇAO VAI MORALISAR ESTE TRANSPORTE DESMORALISADO.