O Chapão, na sua possível versão 2014, voltou a se reunir hoje com prefeitos e vereadores. A turma escolheu Paripueira – em maio, foi Santana do Ipanema.

O novo encontro – o segundo – contou com as presenças dos principais personagens da oposição nas eleições de 2010 e 2012.

O governador Teotonio Vilela Filho chegou a ser convidado para a “reunião estratégica”, como definem AMA e UVEAL, entidades que assinam a convocação do encontro.

Mas como definiu um dos participantes da mesa (discretamente e por telefone) o clima é de lançamento da pré-candidatura do senador Renan Calheiros ao governo do Estado. Este é o sonhou dourado do presidente do Senado Federal, mas ele continua resistindo a se manifestar sobre o tema de forma mais clara.

Há problemas, sim. Ele conta, é verdade, com o apoio da grande maioria dos prefeitos e vereadores – principalmente do interior -, de Ronaldo Lessa e do senador Fernando Collor.

Pode sim – quem há de duvidar? – ser apoiado também pelo governador Teotonio Vilela Filho.

Eis o busílis.

Calheiros já tem sua própria rejeição, atestada por todos os institutos de pesquisa – inclusive o “da casa”-, e não quer correr o risco de agregar a rejeição alheia, caso de Collor e Vilela.

Do seu colega de Senado, ele tem recebido a cobrança constante e permanente: quer reciprocidade, se não, a pancadaria também pode se estender a Calheiros.

É verdade que o peemedebista já mostrou que tem “couro grosso”, mas teme o passado: as duas derrotas para cargo no Executivo.

Em 1988, para prefeito de Maceió; em 1990, para o governo do Estado, quando recebeu a maior rasteira de sua longa carreira política.

Não pode e não quer correr um novo risco – perder em Alagoas seria abrir mão da força que tem em Brasília.

Oh, dúvida cruel!

Deputados estaduais fazem pacto eleitoral contra JHC
JL já investe pesado nas eleições de 2014 e contra um velho adversário
  • avm.fp.

    caríssimo RM, seria maravilhoso que esse chapão ao fazer a terceira reunião, publicasse uma nota que estariam saíndo da politica para montar em Alagoas uma grande industria, e que iriam empregar diretamente 100.000 trabalhadores. Ai eu tiraria o chapéu para todos eles, e com o peito cheio de orgulho, gritaria para o mundo ouvir, viva o chapão, é de Alagoas, são alagoanos, e amam Alagoas. abs

  • Mariana mendes

    Não estou de acordo que seja um chapão. Foi uma reunião de políticos para discutir os problemas na política de Alagoas. Collor apoiar Renan? Olha, não creio, viu?

  • Carlos Riberio

    Que Deus tenha piedade de nós

  • Thiago Souza

    O Collor tem demonstrado ser diplomático, pelo que eu observo ele vem mantendo um bom relacionamento com o Renan Calheiros, mas independente do Renan, percebo que o Collor vem realizando um bom trabalho e isso vai proporcionar a ele um bom resultado nas eleições de 2014.

  • Sara Xavier

    Renan é o melhor para Alagoas, é competente, exigente, trabalhador, gosta do que faz, tem trânsito em Brasília, são vários os motivos. Esse último faz com que Renan Filho se transforme no candidato do PMDB ao governo do estado. O deputado tem potencial!!

  • Alex

    Ricardo, você há de concordar que essa história de chapão remete imediatamente ao velho e desgastado jeito de se fazer política em Alagoas. Não se discute propostas, discute-se manutenção do poder com todos os jogos políticos que isso implica. Os nomes são os mesmos. São velhos caciques, velhas maneiras, velhos problemas. Renan, Collor, Vilela, Biu de Lira e até o Lessa (antes “o outro lado”) são a via da manutenção. E convenhamos, mudança não é coisa obrigatória de modo genérico, mas em Alagoas tenho a certeza de que é a única via possível.

  • Paulo Nunes

    Caro Carlos Ribeiro não é que DEUS tenha piedade de nós.,É
    SÓ VOTAR CERTO, EM NENHUM FIXA SUJA, VAMOS LUTAR PRA ISSO.

  • palmeirense dm

    O melhor para Alagoas chama-se Renan Calheiros esse sim eu confio .

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Só lamento que o Ronaldo Lessa até bem pouco tempo uma das reservas morais da política alagoana esteja nesse famigerado chapão, se juntar com Collor, Renan, Ciço, JL e essa turma é demais.Pois convivi com ele na década de 70 e era outra ideologia.

  • Gregório de Matos

    O internauta “José Carlos de Oliveira Simões” contou a piada do século, qualificando o “Sr.” Ronaldo Lessa como “uma das reservas morais da política alagoana”, essa de pocar de rir. O cara tem uma ficha corrida mais suja que pau de galinheiro e é uma reserva moral. Vejam senhores a que chegamos. Faz-me rir mais, ô seu “josé”. E quanto ao famigerado chapão, repito a velha frase: diga-me com quem andas e eu ti direi quem tu és. É muito simples, vejam o que esses indivíduos (para não dizer uma outra coisa) que transformações positivas implementaram – ao longo de suas vidas políticas – ao estado de Alagoas.

  • Maria José

    O único nome de Alagoas que tem cacife para governar Alagoas tirando do vermelho, que é como se encontra nosso Estado é o Renan.

  • Fabio (arapiraca)

    Concordo diretamente o que Sara Xavier escreveu,em trânsito em Brasília o senador Renan Calheiros,mas o Renan Filho tem mostrado a força jovem que vem mudando o cenário político do nosso estado como o novo prefeito Rui Palmeira,acredito que o Renan Filho seja o próximo a ocupar o Governo Do Estado.

  • Juliana

    Sem sombra de dúvidas, o melhor para Alagoas é o Renan. Por seu preparo, competência e trabalho assíduo que vem fazendo pelo nosso Estado e pelo Brasil.

  • Bcsantos

    Renan, sem dúvida é o melhor para Alagoas, o II encontro foi muito bom e teve o desabafo da Dep. Flavia Cavalcante.

  • Clara Lessa

    Só sei de uma coisa estou com o Renan e com que ele estiver pq tenho certesa absoluta que é o melhor para Alagoas!