Chapão 2014 faz segundo encontro no interior
O Chapão, na sua possível versão 2014, voltou a se reunir hoje com prefeitos e vereadores. A turma escolheu Paripueira – em maio, foi Santana do Ipanema.
O novo encontro – o segundo – contou com as presenças dos principais personagens da oposição nas eleições de 2010 e 2012.
O governador Teotonio Vilela Filho chegou a ser convidado para a “reunião estratégica”, como definem AMA e UVEAL, entidades que assinam a convocação do encontro.
Mas como definiu um dos participantes da mesa (discretamente e por telefone) o clima é de lançamento da pré-candidatura do senador Renan Calheiros ao governo do Estado. Este é o sonhou dourado do presidente do Senado Federal, mas ele continua resistindo a se manifestar sobre o tema de forma mais clara.
Há problemas, sim. Ele conta, é verdade, com o apoio da grande maioria dos prefeitos e vereadores – principalmente do interior -, de Ronaldo Lessa e do senador Fernando Collor.
Pode sim – quem há de duvidar? – ser apoiado também pelo governador Teotonio Vilela Filho.
Eis o busílis.
Calheiros já tem sua própria rejeição, atestada por todos os institutos de pesquisa – inclusive o “da casa”-, e não quer correr o risco de agregar a rejeição alheia, caso de Collor e Vilela.
Do seu colega de Senado, ele tem recebido a cobrança constante e permanente: quer reciprocidade, se não, a pancadaria também pode se estender a Calheiros.
É verdade que o peemedebista já mostrou que tem “couro grosso”, mas teme o passado: as duas derrotas para cargo no Executivo.
Em 1988, para prefeito de Maceió; em 1990, para o governo do Estado, quando recebeu a maior rasteira de sua longa carreira política.
Não pode e não quer correr um novo risco – perder em Alagoas seria abrir mão da força que tem em Brasília.
Oh, dúvida cruel!
caríssimo RM, seria maravilhoso que esse chapão ao fazer a terceira reunião, publicasse uma nota que estariam saíndo da politica para montar em Alagoas uma grande industria, e que iriam empregar diretamente 100.000 trabalhadores. Ai eu tiraria o chapéu para todos eles, e com o peito cheio de orgulho, gritaria para o mundo ouvir, viva o chapão, é de Alagoas, são alagoanos, e amam Alagoas. abs
Não estou de acordo que seja um chapão. Foi uma reunião de políticos para discutir os problemas na política de Alagoas. Collor apoiar Renan? Olha, não creio, viu?
Que Deus tenha piedade de nós
O Collor tem demonstrado ser diplomático, pelo que eu observo ele vem mantendo um bom relacionamento com o Renan Calheiros, mas independente do Renan, percebo que o Collor vem realizando um bom trabalho e isso vai proporcionar a ele um bom resultado nas eleições de 2014.
Renan é o melhor para Alagoas, é competente, exigente, trabalhador, gosta do que faz, tem trânsito em Brasília, são vários os motivos. Esse último faz com que Renan Filho se transforme no candidato do PMDB ao governo do estado. O deputado tem potencial!!
Ricardo, você há de concordar que essa história de chapão remete imediatamente ao velho e desgastado jeito de se fazer política em Alagoas. Não se discute propostas, discute-se manutenção do poder com todos os jogos políticos que isso implica. Os nomes são os mesmos. São velhos caciques, velhas maneiras, velhos problemas. Renan, Collor, Vilela, Biu de Lira e até o Lessa (antes “o outro lado”) são a via da manutenção. E convenhamos, mudança não é coisa obrigatória de modo genérico, mas em Alagoas tenho a certeza de que é a única via possível.
Caro Carlos Ribeiro não é que DEUS tenha piedade de nós.,É
SÓ VOTAR CERTO, EM NENHUM FIXA SUJA, VAMOS LUTAR PRA ISSO.
O melhor para Alagoas chama-se Renan Calheiros esse sim eu confio .
Só lamento que o Ronaldo Lessa até bem pouco tempo uma das reservas morais da política alagoana esteja nesse famigerado chapão, se juntar com Collor, Renan, Ciço, JL e essa turma é demais.Pois convivi com ele na década de 70 e era outra ideologia.
O internauta “José Carlos de Oliveira Simões” contou a piada do século, qualificando o “Sr.” Ronaldo Lessa como “uma das reservas morais da política alagoana”, essa de pocar de rir. O cara tem uma ficha corrida mais suja que pau de galinheiro e é uma reserva moral. Vejam senhores a que chegamos. Faz-me rir mais, ô seu “josé”. E quanto ao famigerado chapão, repito a velha frase: diga-me com quem andas e eu ti direi quem tu és. É muito simples, vejam o que esses indivíduos (para não dizer uma outra coisa) que transformações positivas implementaram – ao longo de suas vidas políticas – ao estado de Alagoas.
O único nome de Alagoas que tem cacife para governar Alagoas tirando do vermelho, que é como se encontra nosso Estado é o Renan.
Concordo diretamente o que Sara Xavier escreveu,em trânsito em Brasília o senador Renan Calheiros,mas o Renan Filho tem mostrado a força jovem que vem mudando o cenário político do nosso estado como o novo prefeito Rui Palmeira,acredito que o Renan Filho seja o próximo a ocupar o Governo Do Estado.
Sem sombra de dúvidas, o melhor para Alagoas é o Renan. Por seu preparo, competência e trabalho assíduo que vem fazendo pelo nosso Estado e pelo Brasil.
Renan, sem dúvida é o melhor para Alagoas, o II encontro foi muito bom e teve o desabafo da Dep. Flavia Cavalcante.
Só sei de uma coisa estou com o Renan e com que ele estiver pq tenho certesa absoluta que é o melhor para Alagoas!