O Conselho Estadual de Segurança Pública realizou ontem a sua reunião mais longa, mais tensa e, talvez, a mais produtiva.

A portas fechadas, os conselheiros discutiram em um tom bem acima do que acontece normalmente, mas há um consenso: é preciso haver um “choque de gestão” – principalmente de pessoas.

O blog conversou com vários conselheiros, e o sentimento é de que o Conseg (na definição de um deles) deve “ir para cima”.

A discussão começou quando entrou na pauta a situação da delegacia de Marechal Deodoro, que funcionava com um gato de eletricidade. Os conselheiros que não integram a estrutura oficial da Segurança Pública ficaram irritados ao descobrirem que a direção da Polícia Civil – e a própria SDS – não sabia que o prédio era cedido pela prefeitura da cidade, mas sem qualquer documentação.

Foi só puxar o fio da meada.

Os conselheiros pediram um diagnóstico da situação das delegacias e unidades militares espalhados por todo o estado e ao descobrirem que não há informações oficiais sobre isso resolveram tomar as providências.

Anunciadas em alto e bom som.

Aliás, o juiz Diógenes Tenório deu o tom da cobrança. Afirmou que estava ali porque fora convidado pelo governador, mas mostrou-se inconformado com os rumos da Segurança Público no estado, inclusive com o Plano Brasil Mais Seguro – cuja câmara de monitoramente é coordenada por ele.

O Conseg agora chegou à “tolerância zero”, como ressaltou um dos seus integrantes.

A cobrança vai chegar ao próprio governador Teotonio Vilela Filho, com a palavra de ordem “choque de gestão”. As medidas adotadas de imediato:

– Levantamento da situação de todas as delegacias espalhadas pelo estado no prazo de 15 dias.

– Levantamento da situação de todas as unidades militares no mesmo prazo.

Com o diagnóstico, os conselheiros vão estabelecer metas e cobrar resultados.

Os debates com os representes da PC e da PM foram acalorados, mas ficou evidente que a insatisfação é generalizada entre os conselheiros, principalmente pela falta de informações sobre a estrutura física, de pessoal e de trabalho das duas corporações.

O papel do Conselho, como bem frisou um dos seus componentes, é apresentar propostas para melhorar a situação e reduzir a sensação de insegurança generalizada.

A decisão sobre as ações cabe ao governo do Estado, principalmente ao governador.

E se nada mudar daqui para frente?

“Que se feche o conselho” – afirmou um irritado integrante do colegiado.

Segundo as informações – ainda não confirmadas oficialmente -, até a Força Nacional já estaria reduzindo o seu efetivo em Alagoas.

Vilela receberá o relato integral do embate – salutar e necessário.

Arapiraca se divide em 5 na disputa para a Câmara Federal
Assembleia: sai Olavo e entra Olavo
  • marcos antonio

    O CONSEG deveria escolher dois Batalhões da Polícia Militar e fazer um levantamento de todos os policiais e seus destinos. E depois comparar com as escalas de serviço. Tenho 100% de certeza que os números/militares não vão bater. Isso por que tem dezenas de PMs que ficam à disposição de autoridades com aval de seus comandantes. Começem pelo Batalhão de Guardas.

  • jeconias justino

    Descobriram que é preciso que de fato seja feito alguma? Já é alguma coisa. Essa é voz das ruas, que estar fazendo justiça com as próprias mãos. Esse Conseg não tem utilidade nenhuma para a população. Se tem que mostrem! A situação da segurança estar insuportável.

  • fred

    É LAMENTVEL, MAIS ESSA TURMA DO CONSEG SE REUNE S[O FAZ DISCURSO E NADA DE CONCRETO, ESPERO QUE SE TOME DECISÕES FORTES, COMO POR EXEMPLO ; COLOCAR OS POLICIAIS QUE ESTÃO DE FOGA PARA GANHAR ADICIONAL NOTURNO, DIARIA, ETC. POIS SÓ ASSIM É QUE SE TOMARIA MEDIDA IMEDIATA, ESSE NEGOCIO SE COBRA OS NÚMEROS DE IMOVEIS, E NÚMEROS DE PESSOAS QUE TRABALHAM ISSO DEVERIA SER FEITO HÁ MUITO TEMPO.

  • José Carlos

    Pois podem começar a arrumar as malas, conselheiros… a informação de bastidores é de que o governo já decidiu que a recomendação dada no Acórdão 049/2013, do Conseg, de convocar um maior número de aprovados para o curso de formação de Delegado de Polícia não será cumprida… Mesmo sabendo que faltam 85 delegados e tem 70 para se aposentar, insistem em convocar apenas 40 aprovados. Detalhe metade destes devem deixar Alagoas antes mesmo de concluir o curso, já que passaram em outros concursos… A outra metade vai levar um verdadeiro choque, mas é nos gatos instalados nas delegacias do interior do Estado…

  • Sara Costa

    Com certeza os conselheiros têm muita boa vontade de ajudar na Segurança Pública. Mas enquanto usarem a desculpa da Lei de Responsabilidade Fiscal para não contratar mais policiais ficaremos reféns da insegurança e da impunidade. A primeira recomendação para tentar reverter o caos (convocar mais delegados) já foi dada, agora é ver se o governo quer mesmo resolver o problema… A Polícia Civil quer cumprir a decisão e até alugou o prédio de uma faculdade para formar os novos delegados, vamos ver se o Palácio República dos Palmares vai deixar.

  • Manoel do Espírito Santos

    É lamentável que tenhamos chegando a este ponto, mas o governo ainda tem uma última chance de resolver vários problemas no apagar das luzes… Cabe ao governador ouvir o Conselho, que é formado por técnicos… Chega de usar velhas desculpas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal. Alagoas clama por mais segurança e precisa de policiais nas ruas e nas delegacias… Li no TNH1 uma notícia de que o Conseg quer que o governo contrate 90 delegados concursados, vamos aguardar o cumprimento… Caso não, fecha as portas e o último que sair entrega a chave ao governador… É como vc disse, caro Ricardo… “Reage vai, reage”…

  • Mário

    Caro Ricardo.
    Parabéns aos conselheiros do CONSEG pelo choque de gestão. Cabe ao governador ser enérgico e rápido em suas decisões (meio difícil). Só nos resta rezar e pedir proteção divina.

  • Carla

    Ué… Mas o conselheiro indicado pela Direção Geral da PC para compor o CONSEG é justamente o cara responsável pela parte administrativa da instituição!! E não sabia passar os dados de como estavam as delegacias???? Danou-se! Fecha as portas mesmo!!

  • Sílvio Maciel

    Se o governador não cumprir as recomendações do colegiado é melhor que este feche as portas mesmo… Passar horas debatendo um problema para quando chegar na hora da decisão, o governo dizer: a Sefaz não deixa eu contratar mais delegados e policiais… Alagoas não aguenta chorar mais tantas mortes… Basta!

  • ARTUR

    Ricardo, onde tiver Dr. Diógenes Tenório, Mauricio Breda e Dr. Raimundo Tavares a seriedade esta junto. Só sinto falta de mais hum, Dr. Antônio Sapucaia para fechar a seleção.
    Abraço Ricardo.

  • Pedro de Tal

    Os conselheiros deveriam fazer um tur pelas delegacias de Alagoas, mas façam agendamentos… Vão achar curioso ao encontrar o mesmo delegado em cinco ou seis delas… Estão brincando de fazer Polícia Civil… Na SDS e na Segesp, a preocupação com o Conseg é tanta que até já perderam os ofícios enviados para que chamem mais delegados no concurso em andamento… Se os conselheiros quiserem eu fecho a porta e apago a luz…

  • Paulo Soares

    É impensável que não convoque todos os aprovados da polícia civil. Caso este absurdo ocorra, o efetivo, que já é abaixo do mínimo, se tornará praticamente inexistente.
    Qualquer desculpa para que a convocação não ocorra significa que não temos governantes que se preocupem com a população alagoana.
    Conselheiros do CONSEG: o choque de gestão, realmente, está mais que na hora de acontecer! Falta de estrutura, falta de efetivo, falta de plano de carreira, falta de tudo…! Vocês, conselheiros, são, possivelmente, os únicos que podem exigir diretamente do governador mudanças!

  • José Pinto de Luna

    Olá Ricardo,
    Estive hoje, na qualidade de advogado, na delegacia de Fernão Velho, inclusive participei da “vaquinha” para o almoço dos valorosos colegas que ali trabalham. De fato é uma vergonha para os policiais compartilharem um espaço, tido como delegacia, com o público em geral. Senti o constrangimento dos colegas ao me receber. Mal tinham uma cadeira para me oferecer. Então ofertaram-me o gabinete da delegada, uma simples mesa de recepcionista, digna de uma antessala de qualquer espelunca xexelenta. Assiste razão ao Conseg. Condições dignas de trabalho aos colegas policiais…

  • Reinaldo C. da Silva

    Finalmente a indignação chegou ao CONSEG. Os atuais membros são capacitados e conhecedores das mazelas do Estado. Se não tomarem uma decisão forte agora, a seriedade, a competência e honestidade que marcam o trabalho de cada um será abalada. A sociedade já vive este dilema a muito tempo. A cobrança deve ser incessante, pois, nem umas das Polícias tem seus próprios planos de Segurança Pública. O Comando da PM é escolha pessoal do Governo que se utiliza de critérios políticos para indicar o Oficial para o cargo, a experiência profissional e o plano de segurança de combate à criminalidade ficam em segundo lugar. É preciso que neste item o CONSEG. faça valer a sua competência exigindo que os próximos candidatos ao Comando da PM, apresentem seus planos de segurança pública, com especial ênfase ao combate à criminalidade e a definição de metas a serem alcançadas. A PM tem Oficiais competentes para isso. Temos planos de segurança de carnaval, das eleições, de futebol, de grandes eventos e outros mais, contudo, o plano maior que deveria tratar do combate à criminalidade não existe. No contexto atual, isso ocorre porque o governo não poderia se comprometer a cumprir metas, ou seja construir quartéis, delegacias, adquirir viaturas, armamento, fardamento, alimentação, fazer concurso, qualificar pessoal e implantar melhorias vencimental. Assim sendo, também não tem moral exigir eficiência dos seus policiais. O resultado de tudo isso é delegacias caindo aos pedaços, quartéis imundos, acúmulos de inquéritos sem investigação, racionamento de combustível, viaturas velhas e armamento ultrapassado. A final, com este quadro, como combater com eficiência e eficácia o crime. O bandido sabe de tudo isso. Choque de gestão parecer ser a palavra certa, porém, vamos passa do discurso para ação. Quem não tiver a altura de cumprir o que estabelecido, peça para sair ou seja posto para fora, claro, dentro da legalidade. O CONSEG vive o melhor momento para sua afirmação. Não pode deixar ser usado pelo governo na sua administração nefasta

  • Antônio Miguel

    Eita situação difícil a de Alagoas… O plano Brasil Mais Seguro furou, não temos mais policiais e a última esperança vai fechar as portas… Não acredito que o governador dê qualquer ouvidos para o Conseg… O pedido por mais delegado divulgado pela imprensa não valeu de nada para a Segesp e SDS, vamos ver agora a resposta do governador… Será a primeira chance que ele terá de dizer que tem alguma consideração pelo que diz o conselho nesse momento de crise.

  • SERGIO

    O SECRETÁRIO É BOM, MAS SUA ASSESSORIA-MOR, ESTÁ DERRUBANDO-O. COMUNICAÇÃO ENTÃO…
    1. VOCÊS LEMBRAM QUE A CENTRAL DE FLAGRANTES FOI INAUGURADA SEM O SIMBOLO DA POLICIA JUDICIÁRIA? SÓ RECENTEMENTE FOI COLOCADO.
    2. VOCÊS NOTARAM QUE NO RIO E SÃO PAULO, NOS PRÉDIO DAS DELEGACIAS TEM O NOME “POLICIA” BEM GRANDE. QUEM NÃO É DE MACEIÓ, NÃO CONSEGUE IDENTIFICAR UMA DELEGACIA. É COMO SE OS CARAS ESTIVESSEM ESCONDIDOS.
    3. NO BATALHÃO DE EVENTOS NO JACINTINHO TEM SEMPRE 12 VIATURAS DESARRUMADAS, OU SEJA, NOS LOCAIS DESTINADOS AS VIATURAS, FICAM CARROS DE PARTICULARES NA PORTA DO BATALHÃO. PELO MENOS 6 VIATURAS FICAM COM A TRASEIRA PARA A RUA. SE AQUILO FOSSE UMA UNIDADE POLICIAL PADRÃO, AS VIATURAS ESTARIAM LIMPAS, COM SUAS FRENTE PARA VIA, LADO A LADO, COM POLICIAIS OLHANDO O TRANSITO E COM O SIMPLES NOME DO BATALHÃO NA PORTA. COMO ESTÁ PARECE UMA APRESENTAÇÃO DE OFÍCIO, QUE NINGUÉM CONSEGUE LER.
    4. TEM UMA UNIDADE POLICIAL NA PRAIA DA PAJUÇARA, PERTO DA BALANÇA DE PEIXE, QUE OS POLICIAIS FICAM ESCONDIDOS, COM CARROS PARTICULARES NA PORTA DO SIMPÁTICO QUIOSQUE E SEQUER TEM O NOME “POLÍCIA” NO QUIOSQUE.
    5. OS LADRÕES E ASSASSINOS ANDAM DE MOTO. CADÊ UM ESQUADRÃO DE MOTOS, ABORDANDO TODO MUNDO COMO É FEITO EM ARACAJU? COPIEM O MODELO DE ARACAJU: 4 MOTOCICLETAS POR PATRULHA, COM 8 HOMENS, DOIS EM CADA MOTO, PARANDO MOTOS SUSPEITAS. ISSO DIMINUI O CRIME DE ROUBO EM 30%.
    6. PORQUE AQUI SÓ TEM DOIS TIPOS DE BLITZ: OU É A LEI EFICIENTE “LEI SECA”, OU A DOIS ATRÁS DOS POSTES. POR QUE NÃO ORGANIZAM BLITZ DO BOPE, DA RP E A DA FORÇA NACIONAL?
    TENHO PENA DO DÁRIO. PEÇO AO CONSEG, NA PESSOA DO EXCELENTE DR. MAURICIO BREDA E DEMAIS MEMBROS QUE FIQUE FIRME E CONTINUE FAZENDO SUGESTÕES. ESSA DE NÃO HAVER DADOS DE GESTÃO NAS DELEGACIAS E UNIDADES MILITARES, ERA PARA O DÁRIO
    MUDAR TODA A SUA ASSESSORIA PESSOAL. JÁ AS UNIDADES POLICIAIS BAGUNÇADAS E SEM A IDENTIFICAÇÃO GENÉRICA É DEMAIS. COM ISSO ELE “APRENDEU” QUE TEM ATIVIDADE QUE NÃO É PARA UM POLICIAL, MESMO SUPERIOR, COORDENAR. ADMINISTRADORES, ECONOMISTAS, JURISTAS MILITANTES E ASSISTENTES SOCIAIS, FAZEM BEM MELHOR QUE O “POLÍCIA”
    MAS ELE, DÁRIO, SABE DAS COISAS. É UM GRANDE HOMEM NO TAMANHO, NO PROFISSIONALISMO E NO
    CORAÇÃO DE ALAGOANO.
    FICO TORCENDO.

  • ERISVALDO

    publica meu comentário, nobre colega. Transparência e independência.

  • Valdo Souza

    Delegacias imundas, sem segurança, superlotadas(algumas), mal localizadas, com poucos policiais (as vezes 1 p plantão para cuidar de preso e guardar o patrimônio) essas e outras mazelas que aflingem a segurança do estado. Esta é uma realidade que todos já sabem e não é de hoje. A indiganação do CONSEG é que suas recomendações não são seguidas. Também podera. O CONSEG só foi criado para que o governo estadual recebesse verba do governo federal. E não foi pouco dinheiro não, neste momento há cerca de 20 milhões de reais a disposição da SDS para o setor de inteligência que até o momento não foi gasto Um real sequer.
    A sede do DEIC, por exemplo, vai fazer aniversário de um ano que foi pelos ares. Ou seja, O único grupo que fazia um trabalho sério e continuo está alojado em biongos na DGPC. ABSURDO. Vários profissionais já pediram exoneração pelas más condições de trabalho. O govenro compra um prédio velho por 2 milhões de reais mas até o momento o prédio ainda não está pronto e nem vai ficar nem tão cedo. Enquanto isso a criminalidade cresce. Prefeitos são vítimas. Acessoras de Juizes são vítimas. A população em geral é vítima. O CONSEG tem razão em reclamar, mas tem que reagir se não vai ser desmoralizado pelo mesmo governo que lhe criou.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Caro Ricardo Mota,
    Creio que se digladiarão ao saberem que nem mesmo o sesquicentenário Quartel do Comando Geral – QCG pertence ao patrimônio da briosa e, bem assim, os demais quartéis, salvo o do Segundo ou Terceiro BPM, quando não “cedidos” para uso por termos de cessão de uso, são locados de particulares “vencedores” de ligeiras licitações…
    Visitem aos quartéis de improviso, inopinada e inesperadamente e descobrirão coisas do arco-da-velha; olhem alojamentos e refeitórios, mormente das escravizadas praças…
    Ah! Leiam aqui http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/09/um-plano-de-seguranca-publica-para-al.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/09/seguranca-publica-nao-se-faz-com-o.html dentre outros no nosso Blog, sim?
    Enfim, terceirizaram o uso das viaturas – todas ou quase todas locadas de locadoras de sempre vencedoras – tanto quanto aquelas firmas dos fornecedores de alimentação (por falar nisso em que pé está aquele assombroso ou escabroso caso dos superfaturamentos de alimentação do Sistema e da SEDS?
    Abr
    JG

  • Dias Gomes

    Perfeitas as palavras dos conselheiros. Se não puderem ajudar, é melhor fechar a sala e voltar para seus trabalhos. Chega, governador, de querer administrar Alagoas como uma empresa que tem de dar lucro. As pessoas estão morrendo e não temos policiais civis, militares e delegados. É hora de seguir as recomendações do colegiado e o plano de segurança à risca, caso não esse governo será marcado como sendo aquele em que mais se conseguiu verbas, mas também como o mais omisso na área da Segurança Pública…

  • José Matias

    A convocação dos concursos da Polícia Militar e Civil estão às vésperas. É hora de dar uma resposta com a convocação do máximo que puder de candidatos, governador. Precisamos de polícia nas ruas. A ousadia é tanta que se assalta e mata em plena tarde na avenida mais movimentada da cidade porque se sabe que a fuga será tranquila. As recomendações são feitas pelo Conseg, cabe ao senhor cumprir ou se omitir!

  • José Ivo Cabral Júnior

    Só tem uma saída: Alagoas declarar guerra a Sergipe e se entregar ou achar um político honesto. Obs não é por acaso que os piores índices do Brasil são os de Alagoas e Maranhão, estados do atual e ex presidente do congresso. Acorda Brasil……………….

  • Jelson

    Isso sem fazer um raio x no corpo de bombeiros, pq … o predio já foi condenado pela propria defesa civil, reboco caindo na cabeça das pessoas… caindo

  • JAILSON

    Brasil mais seguro? onde foi investido tanto dinheiro? segurança zero!! QUEREMOS MAIS POLICIAS NA RUAS!!!

  • Gerson Souza

    PARA A SEGURANÇA, O CHOQUE DE GESTÃO, TEM QUE SER DADO NA VALORIZAÇÃO DO POLICIAL, PORQUE SEM ELES O PLANO NÃO ACONTECE, MAS O GOVERNO INSISTE EM VALORIZAR APENAS OS DELEGADOS E OFICIAIS.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Até que enfim. Tomara que o Governador tenha a coragem de agir como precisa. Realmente: necessário e salutar!

  • Alagoano Indignado

    Se pedir um raio-X das delegacias o SINDPOL sabe e já distribuiu para o ministério publico e o próprio conselho.
    Afinal todos vão ter aumento no duodécimo.

  • Cibelle Canavella

    Ricardo, a Delegacia Geral do jeito que é composta jamais vai apresentar um resultado competente e satisfatório, o Delegado Paulo Cerqueira é competente, mas colocou pessoas que estão compromissadas com seus próprios interesses ou de políticos, pessoas que nos bastidores estão lutando para tomar sua cadeira.

  • C.souza

    Escolham a unidade da poícia militar que mais apreende armas no estado (BPRP) e façam uma visitinha…tem mais de 50 motos paradas que não sai as ruas por falta de pneus, viaturas sucateadas próprias e cedidas de outros batalhões! uma vergonha absurda para uma unidade especializada, em nenhum outro estado isso acontece!

  • carlos

    Emprestar o seu nome e seu tempo numa guerra sem fim!Causa e efeito!Querem resolver o efeito que parece fácil mas não é! Todos os dias entra no mercado das drogas vítimas da corrupção tipo: 300 milhões da assembleia,100 milhões Tribunal de Contas,!13 mulhões Fundeb,Coruripe,outros milhões agora Assembleia Legislativa de uma tal GDE e assim vão produzindo todos os dias futuros marginais onde tiraram achance destes terem escolas,esporte,lazer,saúde,emprego ou melhor oportunidade de ser gente no bom sentido!Assim não tem conselho que resista por muito tempo!A corrupção é o mentor que alimennta a violência!acredito que pode sim melhorar só com uma mudança radical nas escolhas dos nossos deputados,vereadores,senadores,prefeitos e governador!!Renovação sem maquiagem!

  • Hélio Augusto

    Então o CONSEG está no caminho certo: fazer o dever de casa é um bom começo e sinal de boas perspectivas.

  • kenya farias

    Será que ninguém percebe que esse tumulto todo está sendo causado pelos excedentes do concurso da polícia civil? Observem as cartas que eles mandam para a imprensa .Eles estão jogando uns contra os outros no intuito de serem convocados ,só isso! Olha os comentários acima ,são eles !Ridiculo,desesperados!!Atrapalhando um serviço sério!!Ainda querem ser Delegados ? Ou fofoqueiros,leva e trás ?

  • Carla Gouveia

    Muito me espanta o CONSEG dizer que desconhece o atual quadro de segurança e condições de trabalhos das polícias do nosso Estado! Temos vários representantes “importantes” das polícias e da justiça dentro do CONSEG , e reuniões onde deveriam ser abordados os temas que realmente fossem mais urgentes. Não há efetividade nas ações, não há condições de trabalho, não há competência de quem estar a frente da segurança, é um jogo de faz de conta que só a população sai perdendo.
    A polícia, e falo especialmente da militar, pois fui criada nesse meio, e infelizmente ela já vem sem comando há muito tempo, não porque faltam pessoas qualificadas, e sim pela politicagem sem fim que a rodeia. Pessoas sem competência sendo colocadas para gerenciar setores que necessitam de conhecimento científico , ou no mínimo saber notório, alguns inclusive com vida pregressa duvidosa e mal vistos pela família miliciana.
    Tenho falado há algum tempo que a situação só tende a piorar, são inúmeros assassinatos, assaltos, crimes sem soluções, são pais perdendo filhos, esposas perdendo maridos, e a sociedade ficando refém dessa violência desenfreada.
    Sinceramente não vislumbro dias melhores para Alagoas, a única esperança é a sociedade se rebelar contra esse sistema podre que comanda o nosso Estado. A receita não é tão difícil assim: coloque pessoas com coragem, independentes, propicie ambiente e condições de trabalho, motive e valorize seus homens, vamos deixar de falsos discursos, de mostrar surpresa quando a notícia já é velha.
    Vamos facilitar o trabalho dessas polícias, policiais podem morrer com um tiro dado na nuca ou pelas costas, mas quando atiram são submetidos há várias situações constrangedoras, muitas vezes punidos porque desempenhavam suas funções, Direitos humanos deve ser implantados para humanos, pois não considero humanos aqueles que matam e violentam crianças, ou aqueles que matam pais de famílias simplesmente porque não gostaram de suas caras. Em um sistema organizado poderemos usar um processo democrático, mas no “CAOS” a única coisa que interessa são os resultados, e para que resultados sejam alcançados precisaremos de homens de coragem, uma “JUSTIÇA” verdadeiramente justa e imparcial, além de uma sociedade que cobre esses resultados.
    Se alguém se sentir seguro nesse Estado se pronuncie, pois já estamos vivenciando um quadro alarmante da violência, e entre policiais e bandidos, sem nenhuma dúvida posso afirmar que os bandidos estão se destacando, e se algo muito agressivo não for feito teremos que pedir autorização para os bandidos para sairmos de casa! É ISSO QUE QUEREMOS?

  • carlos

    Carla Gouveia,seu comentário foi excelente porém se colocarem às pessoas,com estas qualidade teoricamente falando na prática pouco vai funcionar ou não!Vai aparecer outros grupos da briosa para criticar!Você,que foi criada neste meio sabe muito bem,quanto voces são desunidos que nem conseguem participarem de festas no clube dos oficiais por não confiam em ni….