O desembargador Fábio Bittencourt concedeu liminar ao Agravo Regimental (após correção) apresentado pelo diretor-jurídico do Grupo JL, Diógenes Tenório Júnior.

Objetivamente: ele suspendeu o decreto de falência das empresas pertencentes ao deputado-empresário João Lyra. A decisão havia sido tomada pelo juiz Sóstenes Alex, da Comarca de Coruripe, no último dia 21.

Segundo a assessoria do Grupo JL, o desembargador estabeleceu um prazo de 50 dias (nova correção – a informação sobre o prazo de 30 dias recebi da assessoria do grupo) para que seja apresentado um novo plano de quitação das dívidas das empresas – estimadas, hoje, em R$ 1,6 bilhão.

O Grupo JL está em processo de recuperação judicial desde 2008. Até agora a situação só se agravou.

Por que covardes e canalhas só atuam em bandos
Documento com assinatura falsificada do governador tem número verdadeiro
  • Marcos

    Ricardo Mota, o prazo dado foi de 50 dias.

  • Colaborador

    È como assim ricardo,ele vai apresentar um novo plano para pagar as dividas vai começar tudo de novo mais 05 anos de peleja,ou,deu um prazo para ele chamar o sobrinho bob lyra e passar para ele,so resta esta alternativa ou os credores vão amargar mais um longo tempo de espera,por favor alguem explique melhor essa situação.

  • Minas Gerais

    Um novo plano de quitação como assim? Será que os credores vão aceitar?ou vão amargar mais 05 anos de espera, até quando vai isso? Sera que o senhor João Lyra agora vai tomar uma descisão sábia?

  • Sofredor

    Tudo é possível num pais onde um deputado sai do congresso para a cadeia (na mala de um camburão).

  • Minas Gerais

    Esse plano de quitação nesse momento ainda se chama bob lyra, ou é isso ou é nada,porque se não vão amargar por mais 05 anos, ,os colaboradores de minas temem que quando finalizar a safra ficarão sem receber seus salarios,ferias e 13 salario.

  • Minas Gerais

    Será que o dr João lyra agora ira tomar uma descisão sábia ou vai continuar da mesma forma, Essa nova chance Dr joão chama-se Roberto Lyra, os colaboradores de minas temem que quando terminar a safra não receberão mais seus salarios .

  • ARTUR

    É por isso que a justiça é desacreditada, Parece que estão brincando com coisa seria e os funcionários sofrendo e a JUSTIÇA nem aí. A única saída do devedor é uma emenda parlamentar.

  • Rodrigo Ferreira dos Santos

    O Desembargador bem que poderia também informar ao João Lyra onde ele irá buscar esse dinheiro?? Com que garantias??? Com que credibilidade??? COM QUE VONTADE O JOÃO LYRA ESTA DE RESOLVER A SITUAÇÃO????

  • Alagoano

    Tudo é possível num pais onde um deputado sai do congresso para a cadeia (na mala de um camburão).

  • bebeto

    Esse plano que o Dr. Fabio pediu ja existe, DEVO NÃO NEGO,PAGO QUANDO PUDER. Como e so empurrar com a barriga, então não tenho interesse em pagar.

  • Roberto Ferreira

    Se não conseguiram desde 2008, vocês acham que eles conseguiram agora?. Só alguns desembargadores acham isso possível, não sei o motivo. Quero ver qual o fornecedor de serviços ou de cana que ainda vai cair nessa balela, só aqueles que estão amarrados e são ameaçados de não receberem se não continuarem acreditando na empresa.

  • Carlisson Torres

    Mais uma chance, dada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, espero que de uma vez por todas, em definitivo, sem repetição, o Sr. João Lyra venha com uma proposta decente, para pagar eu e outros milhares de credores.

  • Trabalhador

    So a justiça divina para resolver essa situação,dr joão haja agora com seriedade se não a justiça de Deus dara jeito.

  • Roberto Ferreira

    Se não conseguiram desde 2008, vocês acham que eles terão sucesso agora?. Só alguns desembargadores acham isso possível, não sei o motivo. Quero ver qual o fornecedor de serviços ou de cana que ainda vai cair nessa balela, só aqueles que estão amarrados e são ameaçados de não receberem se não continuarem acreditando na empresa.

  • bernardino

    O Sr. João LYra não cumpriu e não cumprirá. irá dilapidar o resto do patrimonio, comprar imóveis e colocar no nome da namorada e dar uma b………..para os credores. ele tyeve a chance de cumprir e não cumpriu. não ha mais o problema do “social”, pois os seus empregados estão a míngua. o senhor desembargador não poderia dar nova chance a quem não quer cumprir o dever de casa.

  • Pedro Forgasso

    Sou Adv, mudei de seccional, porque a justiça do Estado de Alagoas é corporativista, alienada, ineficiente. Assim como todo o Estado. Nenhum órgão Publico desse Estado Funciona de fato. Estado com grande potencial e imensurável beleza, porém, segue toda vida nas mãos dos mesmos políticos inescrupulosos e nojentos.

  • Rosita Cardoso Silva

    Se fosse o quitandeiro da esquina, já estaria preso.

  • Antônio Carlos.

    Prezado Mota, infelizmente estão todos sonhando e não querem enxergarem a verdade. A situação é fácil, pura lógica de matemática.Não tem enganação, a não ser para os que tiram proveito e protelam a falência:.
    1.O campo das Usina de Alagoas, somente produzem atualmente 30% da cana que produziam em 2008.
    Motivo:Falta de investimento no campo.
    2. Mesmo situação em Minas Gerais.
    3. Parque industrial sucateado, não tem reparo devido para completar uma moagem em tempo de gerar lucro.
    Motivo: Falta de recursos.
    A dívida aumentou, o patrimônio diminuiu.
    Como sem produzir açúcar e álcool vai pagar as dívidas da recuperação e as atuais.
    os contratos assumidos, não são cumpridos, que diga a Petrobras que o Collor obrigou a mesma a compra 04 safras de álcool não entregue. Fora as vendas futuras com a iniciativa privada, e também não entregue. Impunidade total nos desmandos do JL.
    A Aero Lyra, causa prejuízo absurdo, entretanto, tá lá para deleite do dono, das elites e das autoridades.
    O Jornal fechou com mais de 10 anos dando prejuízo.
    A impunidade da justiça somente causou mais prejuízo pois na falência, os bens hoje já não são bastante para pagar a todos os credores.
    Todas as chances foram dadas pela justiça, sempre atendendo os pedidos protelatórios do JL.
    Não entendem que o desejo escondido no inconsciente do JL é quebrar, para não deixar nada para ninguém.
    Infelizmente, que vai pagar o pato é toda a sociedade alagoana, principalmente os trabalhadores rurais.
    O último ato que JL espera da justiça, é quando as Usinas de Alagoas,não iniciarem a próxima safra, pois não possuem cana própria para a moagem, aí se entenderam o engodo que provocaram.
    A recuperação concedida é um privilegio, caso não seja cumprida tem que ser decretada a falência.
    E os sindicatos dos trabalhadores Rurais e da Indústria, até a presente data ao lado e em defesa com seu silêncio, sempre em favor do JL, como se explica?
    JL já decretou sua auto falência já faz muito tempo, e todos envolvidos estão surdos e cegos, e outros bem espertos tirando proveito do butim final.
    É o que basta. Acorda TJ.

  • Barbosa

    Sou Alagoano, morei nesse estado de miseria durante 49 anos da minha vida, graça a Deus há tres anos mora fora do estado, nada muda em alagoas, a justiça continua sento omissa aos crimes dos poderosos, grande parte dos alagoanos sã coniventes com a corrupção e com os maus politicos, vejam que já elejeiram esse senhor duas vezes deputado ferderal, sem falar em outros policos corruptos e, ladrão e assassino.

  • Luiz

    Acredito que pelos comentários feitos, nenhuma pessoa leu a decisão, primeiramente o prazo dado foi de 50 dias, o recurso não foi um Embargos de Declaração, mas sim um Agravo Instrumental, penso que as pessoas não pesaram as consequências que a falência desse grupo teria para a sociedade alagoana, não só em termos de desemprego, êxodo rural, aumento da mendicância, violência, entre outras… Acho que o Desembargador pesou todas as consequências jurídicas e sociais, tanto que concedeu um prazo para que o grupo submetesse um novo plano de recuperação à assembleia geral de credores, que se trata de um ÓRGÃO SOBERANO para decidir sobre o futuro do grupo, mesmo porque, decretada a falência os bens irão a leilão, e, serão arrematados por valor muito menor ao do comércio, inclusive, acredito que o valor arrecadado não dará sequer para sanar as dívidas. Pergunto: Será que a venda normal do ativo, não dará para pagar os débitos do grupo?

  • Antônio Carlos

    Prezado Mota, voltando ao tema, quero alertar ao TJ, TRT e PRT que o discurso fascista espalhado pelos incrédulos, adultos infantilizados, picaretas, pilantras e os que tiram proveito econômico da situação e os Liristas, falando sobre desemprego e questão social com a falência do Grupo JL, é a mais pura mentira deslavada, pois cada Usina em Alagoas, somente mantém hoje em torno de 140 empregados em cada usina entre campo e indústria, às três usinas não empregam hoje sequer 500 empregados, quando neste período empregavam em média 3.500 trabalhadores. A redução de mais de 3.000 empregos diretos, das Usinas, foram realizadas através de demissões sem pagamento das rescisões trabalhistas, e não existe depósito do FGTS desde 2008, e não recolhe o INSS ( apropriação indébita), pois desconta do trabalhador e não recolhe. A Justiça do Trabalho está abarrotada de processos Trabalhistas, com pedido de pagamento das rescisões e dos depósitos do FGTS, estão passando necessidades os trabalhadores demitidos, e os salários com mais de 05 meses. Que situação, sem emprego, não receberão as rescisões. O trabalhadores demitidos estão migrando para outros Estados, em busca de trabalho. Os Sindicatos dos Trabalhadores aceitam com passividade e tranquilidade o que o patrão JL decide.
    Todos sabem que não tem recuperação, chegou ao ponto que não tem plano que salve, pelo falta de produção das Usinas de fabricarem açúcar e álcool, para pagar os débitos. Para recuperar o campo será preciso milhões e vários anos para voltar a serem produtivos. Todas as oportunidades foram dados, entretanto o dono não quer recuperação, seu desejo é destruir o que construiu. Lamentável, entretanto é desejo do humano, pois nada causa espanto nos desejos escondidos, embora, neste caso, seus sinais já vem de muito tempo, fácil de perceber.
    Repito: JL decretou sua auto falência já faz muito tempo, pois sua forma de conduzir a recuperação não deixa dúvida. Somente não enxergou ainda que não quis, ou quer ainda tirar proveito.

  • Minas

    Mais de 20 comentários e todos tem a mesma visão, visão do que não vai resultar em nada!
    Alguns amigos na entre safra passa necessidades por falta de pagamento, como pode isso?
    Empresas de grande porte, sustentável faz algum tipo de avaliação para medir a satisfação de seus funcionários, caso fosse feita pelas empresas de JL qual seria o resultado?
    Sem Mais!!!