O médico João Marcelo Lyra não é mais secretário  de Saúde de Maceió.

Em conversa com o prefeito Rui Palmeira, ontem, ficou definida a saída do titular da pasta que enfrenta mais problemas na administração do município.

Oficialmente, o oftalmologista deixa o cargo “por motivos pessoais”, mas as dificuldades de realizar algumas ações mais urgentes – como, por exemplo, a compra de medicamentos e a própria reforma dos postos de saúde – foram fundamentais para que ocorresse a mudança.

Há pouco mais de uma semana, o próprio prefeito promoveu algumas mudanças nos setores administrativo e financeiro da Secretaria de Saúde, mas não houve avanços.

Ainda não está definido um nome para substituí-lo, mas é provável que boa parte da excelente equipe montada por Lyra permaneça na secretaria. Jaelson Ferreira, atual secretário de Administração, assume como uma espécie de interventor. Ficará no cargo – é a ideia inicial – pelo menos até desentravar os trâmites burocráticos que hoje parecem intransponíveis.

Novo secretário de Saúde de Maceió assume papel de "interventor"
O ex-PT e o PT 2.0 em Alagoas
  • rosangela Fonte

    QUE PENA !!!!! DEVIA IR EMBORA A TURMA DELE TODA, PRA VER SE AS COISAS SAI DO PAPEL, FIQUE DE OLHO RUI

  • Servidor municipal

    infelizmente por causa de 1 grupo de pessoas , a maioria que trabalha e que é gente de bem, paga o pato. antes de julgar algo, deve ser conhecer primeiro, antes de ver os erros dos outros enumero 5 dos seus…fica de Olha Rui também…

  • Do Senado eu vejo tudo! E agora é que vejo mesmo!

    Ricardo,
    O Secretário entende do assunto saúde, tem competência e muita disposição, mas infelizmente esbarrou numa equipe, colocada por ele mesmo, que não estava, e continua, em sintonia com suas ações e aspirações por uma saúde melhor.
    O secretário deveria ter aberto os olhos a mais tempo e está mais de olho nas pessoas da sua equipe e que estão muito próximas, pois foram eles quem puxaram o tapete do secretário.

  • sergio

    Esse negócio de médico gerir uma secretaria, não é bom. O melhor ministro da Saúde do Brasil, foi o Zé Serra. As especialidades dele? Economia e administração. Para mim tem que ter gestor em todos os lugares. Administração pública não é brinquedo e inviabiliza o governante quando não funciona. Bom seria se tivéssemos cinco Luiz Otávio Gomes.

  • MARIA DE LOURDES

    É PRECISO TER PULSO PARA ENFRENTAR ESSA SECRETARIA, A BAGUNÇA ESTA MUITO SÉRIA, POSTO PEQUENOS LOTADOS DE FUNCIONARIOS SEM FAZER NADA, COM APENAS UM MÉDICO PARA ATENDER A POPULAÇÃO. O PROBLEMA DOS POSTO É A FALTA DE FISCALIZAÇÃO, E A FALTA DE CUMPRIMENTO DO FAMOSO ESTATUTO DO SERVIDOR PUBLICO TÃO EXIGIDO NO CONCURSO. ENTÃO DR JOÃO VC FEZ BEM EM PULAR FORA, BOA SORTE.

  • Renata Moura

    Acredito que são muitos os entraves pois uma TAC proposta pelo Ministério Público está há dias na mesa do prefeito aguardando uma “simples” assinatura!

    Vamos tirar os contratados e colocar os concursados que buscam seu espaço para trabalhar de verdade!

  • luciana

    Perfil totalmente diferente do nosso querido prefeito ,ne.

  • Henrique Melo

    O problema não é o Dr. João Marcelo Lyra (muito bem intencionado por sinal). O problema são as pessoas que o assessoram. Foram nomeadas para cargos chave pessoas que não sabem nada de administração pública.Aonde vamos parar PREFEITO? MUDANÇA NA EQUIPE. O DR. JOÃO MARCELO era o inocente dessa história toda!

  • wal

    Não é fácil encarar as lambanças deixadas pelo CIÇO ALMEIDA e sua turma. E o pior aquentar uma população mal
    informada, ou burra por convicção,mal educada, gosta de passar fome,sede,e sofrerem com catástrofes…

  • Roberto amorim

    Após 8 meses de mandato a saúde está cada dia pior. Acabaram com o PPG (programa de proteção a gestante, falta medicamentos, materiais, lençois, impressos, etc. A cada dia piora a assistência por falta de condições de trabalho. É preciso haver uma reestruturação, pois o pouco que funcionava foi desestruturado.

  • Indignada

    Os concursados da reserva técnica estão aguardando convocação, porque o número de contratados, em muitos casos supera o número de concursados da reserva técnica e infelizmente o prefeito, apenas o prefeito, não assinou o TAC . Até o secretário da saúde já havia assinado. Por que será? Queremos explicações, Senhor Prefeito!!!!

  • Hermes

    Ele não deveria ter aceito o convite para o cargo. Perdeu seu precioso tempo, por sua boa fé e altruísmo. Entretanto, neste país, onde criminosos são julgados pela suprema corte, exatamente por corrupção, continuam a exercer mandato, uma pessoa de boas intenções não tem lugar em cargo público.

  • Maceionse

    João Marcelo sem dúvida tinha tudo para ser um excelente Secretário, o problema foi que ele e sua equipe era Honesta, e gente honesta nesses cantos não presta.

  • Marcio Falcão

    Secretário cheio de boas, mas enquanto quem o acessorar for indicado por vereadores e etc….. não só a saúde como outra pasta qualquer não vai e nem vem…….certos politico e muitos funcionários CONCURSADOS não querem nada, imagina CERTOS INDICADOS! Tenho família que trabalha na secretária e sei como tem gente ENCOSTADA e quem quer trabalhar de verdade chega a ser QUEIMADA das rodas!

  • Paulo Lima JR

    Esse nível de excelência que o blogueiro diz ter a equipe do secretário não se vê na prática. Quem anda nos postos de saúde bem sabe disso. Ele colocou teóricos da medicina para tocar uma rede complicada e não vai ser o secretario de administração que dar jeito por que também não entende. Talvez o Luiz Otávio do Téo Vilela seja a solução. Será?

  • carlos

    Uma coisa é uma coisa,outra coisa é outra coisa. Na campanha tudo pode e acaba até com as filas do PAM,salgadinho depóis que assume vem os entraves politicos só governa se ceder ou melhor ou dar o desce.Dr.Marcelo saiu mas não deu.O cara é bom,mas a equipe do prefeito será que é do cara é bom!Vereador em grupo nem o cara bom pode!

  • Zu Guimarães

    Nomeia um cubano…!

  • carlos alberto alves

    E inegável as boas intenções de João Marcelo…. Mas a Saúde Pública não vive só disso. Vá aos Postos de Saúde. Estão iguais ou piores do que eram antes.. Colocaram diretores de ‘NÍVEL SUPERIOR”, achando que resolveriam os problemas e que na sua maioria não entendem nada de administração pública e poucos vão dar seus expedientes normais. Falta de tudo: Remédio, Profissionais, boa vontade, etc. Trabalhei 8 anos como diretor de Unidade de Saúde, e minha dedicação era imensa, as vezes até motivo de gozação de alguns. Não que eu fosse melhor que ninguém.. mas gostava de fazer o meu papel, afinal era pago para isso. Hoje em dia, as direções destas Unidades contam até com 2 assessores (técnicos) e o que eu pude ver foi o caos.

  • tania

    Acho q a própria equipe q ele montou o destruiu….gente que está lá há anos e não consegue dá um passo a mais na estruturação da saude municipal…..e os novos que chegaram, tbém não conseguem fazer a coisa funcionar….Pam Salgadinho, grande exemplo, nada melhorou…..direção completamente afastada dos problemas da unidade, caos!!

  • Maria silva

    Se um Médico como Dr João Marcelo não conseguiu ninguém mais conseguirá da um jeito nessa saúde publica.O pessoal dessas secretárias não ta nem ai pra saude da população. querem só o seu no bolso.

  • juliana A

    Muito me surpreede esta decisão do prefeito Rui Palmeira. Posso dizer com conhecimento já que sou efetiva do quadro há mais de 10 anos que dr Joao Marcelo foi sem dúvida o melhor secretário de saúde que tivemos nos últimos anos. Um homem íntegro e sobretudo incorruptível. Problemas administrativos tem em toda secretaria, o problema é que não deram tempo da equipe trabalhar e fazer acontecer. Eu estava com muita esperança que veria o sus funcionar, mas agora tenho minhas dúvidas. Vamos ver quanto tempo esse jaelson ficará. Na minha opnião ele vai esquentar cadeira pra algum político que está arrumando as malas pra entrar nessa secretaria e começar com a roubalheira que conhecemos bem. Sinto muito pela população e por todos os servidores públicos da saúde assim como eu. Vamos aguardar o furacão. Rui não faça besteira. Não queremos nos arrepender de tê-lo colocado na prefeitura.

  • Carolina

    Existem cargos em que não é obrigatório concursados e é justo que os mesmo sejam chamados, porém os contratados são muito mais empenhados a trabalhar, porque os concursados por ter esse emprego estabilizado se acham dono das razões e não cumprem seus horários de trabalho e falta demais. João Marcelo tinha uma ótima equipe e eu espero que permaneça.

  • Juliana A

    Muito me surpreede esta decisão do prefeito Rui Palmeira. Posso dizer com conhecimento já que sou efetiva do quadro há mais de 10 anos que dr Joao Marcelo foi sem dúvida o melhor secretário de saúde que tivemos nos últimos anos. Um homem íntegro e sobretudo incorruptível. Problemas administrativos tem em toda secretaria, o problema é que não deram tempo da equipe trabalhar e fazer acontecer.

  • Julio

    Ricardo, o Drº João Marcelo saiu porque estava combatendo os apadrinhamentos políticos e o loteamento de cargos na saúde, o que deixou diversos vereadores revoltados e gerou mal estar com o prefeito. Infelizmente, como ele não conseguiu acabar ou ao menos diminuir essas práticas nefastas, o secretário se viu obrigado a deixar o cargo…

  • amauri ferreira

    É RICARDO,NÃO VAMOS VALORIZAR TANTO A CAPACIDADE DO DR JOÃO MARCELO,PQ DESDE QUE ASSUMIU OS DENTISTAS DA USF. SELMA BANDEIRA NÃO TRABALHAM POR FALTA DE UMA SIMPLES SELADORA QUE CUSTA R$200,00 E ELE SABIA.QUANTOS NÃO DEIXARAM DE SER ATENDIDOS?

  • Augsto Soares da Silva Azevedo

    Parabéns Dr João Marcelo pelo grande trabalho a frente da SMS em apenas 8 meses. Mostrou que é possivel sim mudar o quadro de robalheira que sombreia aquela Instituição. Implantou o Bio-Sus q é o monitoramento dos procedimentos realizados pelos prestadores. Descentralizou o CORA. Implantou a Saúde do Homem. O NASF. o SAD. Minimizou as filas no PAM Salgadinho. Mais de 1.500 cirurgias foram realizadas uma demanda reprimida de mais de 4 anos.Aumentou os leitos nas maternidades, Implantou as Ilpes por coincidencia hoje elogiada pelo Ministério da Saúde como experiência Exitosa. Os entraves? As licitações que nunca aconteceram ao longo de 8 meses.A Centralização incompetente da CPL na secretaria de finanças que não entendem a emergencia da saúde.Os medicamentos nunca licitados, os correlatos que nunca chegaram e desembocam nas reclamações sucessivas da comunidade.DR João Marcelo é um Cientista.internacional não poderia jamais perder seu tempo precioso correndo atrás dos usurpadores do dinheiro público.Pobre Prefeito! Que infeliz troca de Gestor.Qual é mesmo a profissão do atual secretário? Ele sabe que no Estatuto da SMS só pode ser secretário se for da Área? É bom verificar para não ser derrubado pelo Conselho. Parabéns Secretário e Bem Vindo ao seu trabalho. Não vale a pena trabalhar para quem na produz. A População haverá de lhe dar o troco nas próximas eleições Rui Palmeira pois não acredito na renúncia do Secretário.Estavámos vivendo um momento único na SMS com a Saúde sob o comando do Gestor e não do Prestador como foi ao longo dos anos.Não acredito em você Rui Palmeira.