Na prática, a Câmara Federal aprovou ontem a Emenda Donadon, nome do deputado federal – agora sem partido – que está preso na Papuda por roubo do dinheiro público.

O que diz a Emenda – agora lei?
Que qualquer um, desde que tenha mandato parlamentar, pode roubar o dinheiro público, ser condenado em todas as instâncias da Justiça, que continuará na condição de autoridade.

No presídio, carcereiros e colegas de Donadon – e dos demais que por lá chegarem – terão de tratá-lo por “excelência”.

Na justificativa do projeto da emenda aprovada, ainda que não escrita formalmente, está dito que a matéria é preventiva, na linha do “hoje é ele, amanhã pode ser qualquer outro congressista”.

A Emenda Donadon poderia ser apenas um apêndice da lei que dá foro privilegiado aos detentores de mandato, o que vale para os crimes mais variados.

Aprová-la ontem, no entanto, ganha uma força maior na corrente de congressistas que defendem o direito ao roubo do dinheiro público.

Lembrando

O deputado federal Natan Donando foi condenado a mais de treze anos de prisão pelo STF, em dezembro 2010. Só no final de junho, no entanto, ele teve a condenação confirmada e foi recolhido ao presídio do Distrito Federal.

Foi o primeiro deputado federal com mandato a ser encarcerado, o que foi considerado insuficiente por seus pares para que tivesse o mandato cassado (foram 223 votos pela cassação, 24 a menos do que o necessário).

Acusação: desvio de R$ 8,4 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Por motivos superiores, ele não poderá comparecer as sessões da Câmara Federal pelo menos até 2015.

Uma injustiça que há de ser reparada.

Em tempo

Três deputados da bancada de Alagoas faltaram à votação na Câmara Federal: João Lyra, Renan Filho e Rosinha da Adefal.

Por quê? Pois é, por quê?

Documento com assinatura falsa do governador leva MP a investigar Secretaria de Saúde de Maceió
Novo secretário de Saúde de Maceió assume papel de "interventor"
  • Ovídio

    Caro Ricardo, o que se poderia esperar? A Câmara de Deputados só respira coorporativismo. Agora me digam se também não é de se lamentar a nossa Justiça, ou seja, uma Instituição secular, que é o STF, somente agora em 2013 “CONSEGUIU” a façanha de condenar, com sentença irrecorrível, um político brasileiro. Isso mesmo, Donadon, também poderá ser chamado de Deputado Valiseè, ou seja, o primeiro nunca se esquece.
    JUSTIÇA TARDIA NÃO É JUSTIÇA !!!

  • wal

    As figuras que faltaram RENAN CALHEIROS/ ROSINHA DA ADEFAL/ JÕAO LYRA, servem para que mesmo ??????

  • luis anisio

    Ricardo, melhor dizer: os deputados que apoiaram o deputado presidiário e deram as costas ao povo de Alagoas..

  • Jr Gama

    Caro Ricardo, essa votação de ontem foi uma verdadeira “tapa” para não dizer “bofetão” na cara da sociedade. Mesmo com todas as manifestações, invasão do congresso etc, mesmo com todo apelo da população contra a corrupção, eles vão lá e votam a favor de um deputado condenado pela última esfera jurídica no país a continuar como “excelência”. Isso mostra mais uma vez a verdadeira desqualificação de nossos políticos (não são todos, mas a maioria) a cultura do roubo do dinheiro público vem de gerações, vários desses deputados são de famílias “políticas”, coronéis do voto, ladrões centenários, bandidos de gravata. É revoltante, podemos dar o troco no voto, mas uma fatia da população que depende desses bandidos, seja em prefeituras, em empregos arrumados etc, eles continuam votando e elegendo essa gente. É revoltante.

  • bebeto

    Ricardo, quando o povo vai as ruas os politicos CANALHAS, ficam se acovardando, nas caladas da noite agem dessa forma.

  • Rosita Cardoso Silva

    E o POVO não vai para as ruas? Eu quero ir.

  • Gregório de Matos

    O pior dos BANDIDOS é o bandido político. E estamos todos ó …

  • fred

    PENSE NA TURMA DO MENSALÃO, VÃO TODOS SER ABSORVIDOS

  • Ricardo José Gomes da Rocha

    RICARDO MOTA, O DEP. RENAN FILHO ESTAVA PARTICIPANDO DAS FESTIVIDADES DE EMANCIPAÇÂO POLÍTICA DA CIDADE DE LAGOA DA CANOA.

  • ROBSON FARIAS.

    MAGNATA DA ESCRITA! E AGORA JOSÉ? É O ÁPICE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA.VERGONHA DE SER BRASILEIRO,MELHOR SERIA BOLIVIANO.

  • jobson

    Quem votou a favor do canalha tem medo de ser o próximo. Segundo Lula, na câmara tem mais de trezentos ladrões.

  • Alvaro de Melo

    É deputado federal de Rondônia, como ele poderia desviar dinheiro da assembléia de Roraima!!?? Dando informação errada.

  • Carlos Alberto Santos

    RENAN FILHO, ROSINHA DA ADEFAL E JÕAO LYRA, são piores que os deputados que não se omitiram e compareceram ao plenário para votar em favor do donadom (com letra minúscula mesmo).

  • JEu

    A resposta tem de ser dada pela população indignada nas próximas eleições, não votando nos fichas sujas e manter as manifestações contra a corrupção neste país.

  • Paulo Marcos

    O PAÍS AGORA ACABOU. DEPUTADO PODE TUDO.
    O POVO É IDIOTA.
    FECHEM O CONGRESSO NACIONAL.
    FECHEM AS ASSEMBLEIAS.
    NUNCA PENSEI QUE EU DIRIA ISSO MAS TO COM SAUDADES DA DITADURA.

  • breno klinger

    Ricardo, não sei por que tanto espanto; aqui na nossa casa do espanto ALE acontece muito pior.

  • Paulo Sérgio

    Meu Deus, em quem vamos votar? já me deu vontade de rasgar meu título. Não temos mais em quem confiar, principalmente nestes políticos de Alagoas. Renan Filho estava nas festividades em tal cidade (não justifica) João Lyra (é uma desgraça) e Rosinha (está no mesmo caminho)

  • Guilherme Belmonte

    Gente porque tanto espanto, mas afinal quem elege esta turma não somos nós, ora deixem de xurumelas e vão aprender a votar, parem de votar no amigo do pai, do tio, do vizinho aprendam a votar em pessoas certas acabem com o voto de compadre, por achar que vão ganhar alguma coisa votando num suposto conhecido de alguém do seu relacionamento.