Um parecer do procurador-geral da Assembleia Fábio Ferrário – a que o blog teve acesso através de um servidor da Casa – traz revelações surpreendentes e propõe medidas que devem ser adotadas pelo presidente Fernando Toledo.

Por exemplo: existem mais de 20 profissionais da área de saúde na folha do Legislativo Estadual, sem função, praticamente. Mais do que em qualquer posto de Saúde ou ambulatório da rede pública estadual ou municipal.

Segundo o texto de Ferrário, “foi detectado que a Casa, em seu departamento médico, conta com 21 (vinte e um) profissionais da área de saúde, a exemplo de dentistas, psicólogos, psiquiatra, infectologista, clínicos gerais, pediatras, gastro, os quais, sem sombra de dúvidas, no sistema ambulatorial da Assembleia, indiscutivelmente não alcançam o ponto ideal da produtividade e do rendimento reivindicados dos profissionais médicos pela saúde pública, principalmente, no momento atual”.

Apesar de não mencionado no parecer do procurador-geral, há até um neurocirurgião no quadro.

O que ele propõe?

Que esses profissionais – com exceção de dois, que trabalhariam na emergência da Casa – sejam cedidos ao Governo do Estado, ao Tribunal de Justiça (em área específica) e à prefeitura de Maceió. A cessão seria feita através de convênios, sem ônus, para que possam exercer suas atividades junto à população.

Os nomes de todos serão publicados – na íntegra – na folha da Assembleia no final deste mês.

O efetivo da PM

O parecer de Fábio Ferrário foi apresentado em resposta a uma consulta formulada recentemente pelo Conselho Estadual de Segurança Pública, que defendia a necessidade de agregar o efetivo do Gabinete Militar da Assembleia aos quadros da PM.

Outra novidade: há dois oficiais médicos da PM realizando “trabalho administrativo” no Legislativo Estadual.

Ferrário sugere ao deputado Fernando Toledo que eles sejam simplesmente devolvidos ao quartel-geral da Polícia Militar (de onde nunca deveriam ter saído).

Quanto ao efetivo que compõe o GM da Asssembleia, os números também impressionam.

São 82 policiais militares no total:

– 19 oficiais

– 61 praças

– além dos 2 oficiais médicos.

Proposta (ainda tímida): que se devolva de imediato 10% do efetivo da guarda ao comando a PM.

A decisão final caberá a Toledo.

Mas é uma excelente oportunidade para a Casa de Tavares Bastos dar uma boa contribuição ao combalido serviço de Saúde e à criticada área da Segurança Pública em Alagoas.       

Os médicos cubanos e o"protesto" do Brasil pedante
O telefonema que recebi de "Chapéu de Couro"
  • Marcos Gomes

    Estou acompanhando, as notícias referente a essa Vergonha que se chama assembléia Alagoana, e cada vez me sinto enojado e perplexo, diante de tantos desmandos e falta de vergonha dessa casa que deveria ser do povo.

  • tania

    Ricardo, qto mais a gente lê mais fica perplexa com tantos desatinos…..estou pensando em parar de ler as noticias diarias de Alagoas e do Brasil, para preservar minha saude mental….rsss, que sofrimento!!!

  • Pedro

    Caro Ricardo, a Secretaria Estadual de Saúde também tem esse problema, muitos médicos recebendo sem trabalhar, entre outros profissionais, que pena que não temos um deputado para divulgar. O mais interessante é que alguns desses reclamam dos médicos que estão vindo de outros países. Fala sério!!!.

  • de olho

    Sera que ai vão receber médicos cubano do programa mais mécico?

  • Frederico Farias

    Um bacanal com nosso dinheiro.

  • Carla Martins

    Pela primeira vez na vida vejo essa Assembleia produzir coisa positiva, que será a cessão desses médicos para os hospitais públicos. So quero ver!

  • Josafa Vieira

    Viva! O impossível parece que ta acontecendo. O Sargento Garcia perseguindo o Zorro. Será que eu estou acordado?!

  • Alari Romariz Torres

    O PROCURADOR DO LEGISLATIVO, QUE POUCO APARECE POR LÁ, ESTÁ MUITO PREOCUPADO COM OS ATIVOS E INATIVOS DA CASA. E O 810 COMISSIONADOS COM SALÁRIOS DOBRADOS ELE VAI FAZER O QUE?

  • Alari Romariz Torres

    QUEM COLOCOU OS MÉDICOS NO PODER LEGISLATIVO? QUEM NUNCA SE PREOCUPOU EM ORGANIZAR O SERVIÇO MÉDICO DA CASA? RESPOSTA: OS DEPUTADOS. ELES VÃO SER PUNIDOS? A PREOCUPAÇÃO DELES É SÓ COM COMISSIONADOS E LARANJAS.

  • Fernando Gomes

    Quando o Fábio entrou nessa procuradoria, disse a ele próprio que ele tinha feito uma grande bobagem e ele me disse: pode ser, mas só o tempo dirá. Não entendi muito bem a resposta. Agora dou a mão a palmatória. O pequeno sabe o que faz e até agora só tem acertado. Oxalá os ouvidos moucos da Assembleia o ouçam e que ele continue assim, atrevido e malcriado..

  • wal

    Besteira; eles ainda vão serem reeleitos, querem apostar ???
    Eu acho é tome…

  • REGINALDO

    CARO RICARDO MOTA: TENHO UM CONHECIDO QUE SUA ESPOSA É MÉDICA E TRABALHA EM UM POSTO DE SAÚDE DA CAPITAL, JUNTAMENTE COM OUTRO MÉDICO E UM DENTISTA. COMO PODE ESSA ASSEMBLÉIA POUDRE TER TANTO MÉDICOS E TUDO SEM TRABALHAR ? INCLUSIVE DOIS OFICIAIS MÉDICOS DA PM. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL, PARA NÃO DIZER ESTADUAL.

  • Antônio Carlos.

    Prezado Mota, cada dia aumenta a podridão da assembleia legislativa de Alagoas. Não tem limite para as falcatruas. Os deputados são insensíveis a realidade e ao que é justo. E tome decepção com os nossos deputados. Até quando?.

  • joao carlos

    são essas atitudes que estamos precisamos, vamos acompanhar, e vamos torcer que mais atitudes positivas aconteçam

  • Roberto

    Notícia boa, se todos o orgãos públicos fizessem sua não era necessário importar médicos de outro país.

  • Williams Roger

    Pois é Ricardo, poderiam sim estarem ajudando nos postos de saúde, contudo, NECESSARIAMENTE TERIAM QUE PASSAR PELO REVALIDA!!!!!!!!!

  • Celso de Almeida Barros

    Concordo com o procurador espero que o presidente adote essa medida, estamos em um momento muito delicado em nosso país onde todos nós precisamos fazer nossa parte.

  • Elisabete Pereira

    Como disse a amiga ai Carla, se produzio atos positivos na assembléia legislativa, que a sabedoria tenha alcançado o presidente da assembléia para que tantos outros atos positivos venham para ajudar a nossa alagoas que e tão maravilhosa

  • Jaó Pedro Cardoso

    Sou funcionário efetivo da casa, mas sem duvida essas medidas q agora estão sendo adotadas sao d fato revolucionarias, temos q acreditar q agora as coisas vão mudar,apesar do histórico tenebroso da casa ! Afinal, nunca é tarde p mudar e assim escrever um novo futuro!

  • Cosmo Marques

    Parabéns ao Procurador da Assembléia Legislativa, Fábio Ferrário, pela brilhante atuação. E parabenizar a Mesa Diretora, que vem contribuindo para moralização da casa de Tavares Bastos.

  • noemia

    Se o MP e os órgão competente não dão conta, em 2014saberemos o troco em não colocar eles de volta a assembleia mais o alagoano tem memória curta e vende o seu voto por 50,00 reais que adianta e as ruas protestar se eles que vão as ruas são os primeiros a venderem o seu voto quando e filhinho de papai troca por emprego de médico,advogado e favores etc quando e pobre vende o voto por mixaria

  • Débora Cardoso

    Ôh meu deus, so queria acreditar nisso. Acerta a mão menino!

  • JALECO PRETO

    OS MÉDICOS QUE ACEITARAM PARTICIPAR DE TAMANHA IMORALIDADE SÃO TÃO IMORAIS QUANTO AQUELES QUE OS COLOCARAM NA DESMORALIZADA ASSEMBLEIA QUE ENLAMEIA NOSSO POBRE ESTADO DE ALAGOAS ! TER VERGONHA É PARA POUCOS !

  • André

    Ontem comi sardinha com cuscuz e acabei pegando uma infecção estomacal. Após o ocorrido, dirigi-me ao posto de saúde e devido a demanda, não fui atendido. Será que eu posso ir até a assembleia legislativa me consultar?

  • Alexandre Sampaio

    Parabéns Dr. Fabio! Precisamos de homens da sua estirpe para acabar com essa farra do dinheiro público que existe na ALE. Siga adiante com a sabedoria e coragem que lhe é peculiar.

  • Roberta Lins e Silva

    Se for ação para inglês ver, é uma furada, mas se for para valer, tiro o chapéu para as propostas. Nao acredito que a assembleia devolva ninguém, mas se devolver, ja começo a ver uma luz no fim do túnel.

  • João Lima

    O que poderiamos esperar do Dr. Fábio? Quem o conhece sabe que não aceitaria uma posição tão sensível quanto essa se não tivesse autonomia pra botar as coisas nos eixos, e está avançando, ou tentando!É sério, competente, respeitado e não precisa da Assembléia pra nada! É uma chance única de mudanças de paradigmas naquela casa. Vamos ver se quem manda vai concordar

  • Dorinha

    Tenho que parabenizar a atitude do procurador Fábio Ferrário, e estimular açoês positivas, a sociedade quer acreditar nas mudanças,
    Mas a verdadeira mudança e em 2014
    Nas eleições pois voto não tem preço tem consequência.

  • Antonio C.Santos

    OLHA AÍ huma boa oportunidade,para o CONCELHERIRO,ANSELMO CONVOCAR M.P.F E M.P.E faser uma inspeçao na ASSEMBLAINHA FAZ CONTAS TAMBEM? O PESSOAL DE LA SÃO CRIA DA ATUAL ASSEMBLEIA.

  • Alagoano Crítico

    Como já escrevi em outrora, a ALE do estado de Alagoas é um verdadeiro SEPULCRO CAIADO!

  • Karina Bittencourt

    Custo a acreditar no que estou lendo. Será que isso é sério, é para valer mesmo. Uma idéia simples, que pode representar muito.
    Lembro as palavras do Dr Sergio Jucá, com a recomendação anterior. Se cumprirem, já estão fazendo muito. É tão inusitado, que custo acreditar que esse elefante branco vai começar a sair do atoleiro

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Esperar que os dirigentes desta Casa tomem a posição sugerida? Sonho brabo!

  • Zu Guimarães

    Tá explicada a razão da excelente saúde (financeira) dos deputados.

  • jobson

    Estão falando de uma assembléia ou de um quartel ? vai gostar assim de soldado no inferno. Gostaria de saber quando vai aparecer por ai um homem ou uma mulher para por ordem e organização nessa casa, para ter cara de assembléia.

  • Albino Lopes

    Depois das denúncias do Deputado JHC esse efetivo aumentou, pq tem muita gente passado mal!!!!!!!!!!!!!

  • carlos

    Sindicato e conselheiros médicos e o silêncio quando se trata dos seus próprios erros!Nem resolvem a falte de médicos e nem deixa o governo resolver!Revalidar e por que não fazem uma auditoria nos prontuários médicos do Brasil e com certeza muitos destes serão reprovados!Corporação do bem ou do mal?

  • Joaquim Pontes

    Verdade seja dita. Esses médicos são herança antiga da casa e não foram nomeados por Fernando. Hora, então de coloca-los para trabalhar. Um absurdo. Nas vara de infância e família , por falta de psicólogo, os processos param. Presidente Malta, pegue com as duas mãos para esse povo compor as equipes multidisciplinares

  • Antonio

    Agora me diga Ricardo, Esse estado tem ética?

  • RP PMAL

    O certo era devolver todos os oficiais ao QCG, pois não dão 1 hora de trabalho diário, ou seja, não contribuem com nada.

  • Ferro

    Mais uma vez a Assembleia de Alagoas dar exemplo para o Brasil de má administração. Quem pode resolver tudo isso. Não só com relação a Assembleia, mas das câmaras municipais e Federais, senado, etc… Ou seja desta política suja do estado de Alagoas. É o próprio povo de Alagoas.
    Porém quando chega a eleição, o povo vota nas mesmas figurinhas. Depois vem se lamentar nas redes sociais, blogs, etc… Mas ninguém faz sua parte, que é tratar de banir os MALAS da política do estado.

  • GUARDA-VIDA

    EITA !!! ESSE NEURO-CIRURGIÃO É DO CBMAL…

  • Reflexão!!!

    Sr.Jornalista,
    Essa Assembleia em algum tempo adotou alguma atitude em favor do povo?
    Sabe dizer pra que serve esse entidade?
    Até quando as pessoas vão continuar se sacrificando para que a “farra” com o dinheiro público continue?

  • Sofia Aguiar

    A Assembleia está tempo uma bela oportunidade de dar um exemplo de equilíbrio e decrue nem tudo está perdido. Se começar a acertar, poderá passar a ser vista com outros olhos. É uma questão de optar entre fazer o certo ou continuar no erro

  • Rainerio Torres

    Serão devolvidos e posteriormente volta tudo como era. É sempre assim.

  • poly

    sr.ricardo mota temos o direito de criticar ou parabenizar as coisas seja imparcial,pois nem so de pão vive o HOMEM,ESPERAMOS QUE AS NOVAS MEDIDAS TRAGAM PAZ A ALE/AL NOVOS TEMPOS,PARABENS DR.FABIO FERRARIO PELA ATITUDE.

  • Marcelo Márcio

    Dá para fazer uma alusão a música da Carmem Miranda.O que é que a Assembleia tem…

  • Wellington Santos

    Digamos que seria um Sistema Único de Saúde (SUS) perfeito, com médicos de todas as especialidades à disposição. Quanto aos militares, daria até para montar um Quartel General. Nossa!!!

  • Flexaldecima

    Olá Ricardo Mota, se continuarem cortando os comentários que eu faço quase que diariamente em seu blog, eu vou parar, de escrever, quem vai perder, são vocês, desculpe a minha franqueza, acho que democracia não se faz assim.as vezes faço comentários em outros site Nacional e os comentários são pesados e eles publicam, só no TNH1 é que vocês CENSURAM.PORQUE?

  • Paulo Marcos

    Ricardo já vi que voce nao publica comentarios com o nome dos agraciados com emprego na assembleia.
    Isso é uma desmoralizaçao, gente rica com emprego…
    Isso é crime.

  • Paulo Marcos

    Ricardo,
    Essa questao da assembleia ja ultrapassou tudo que se podia imaginar… TEM QUE TER INTERVENÇAO.
    O Toledo transparente pagou dinheiro emprestado com emprego a dono de factoring, pagou cavalo de raça com emprego a dono de haras, colocou empregada domestica, empregou sobrinho que mora na Australia… O que ta faltando mais?
    Enquanto isso o hospital nao tem medico, nao tem equipamento, nao tem remedio…