O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, mostra mais uma vez que está antenado com a voz das ruas.

Ao anunciar a criação de um “Gecoc da Saúde”, ele atende aquela que parece ser a maior reivindicação das ruas: uma assistência decente numa área indecente no serviço público em todo o país.

É claro que não é só isso. O “conjunto da obra” é que está sendo contestado pelos manifestantes, mas segundo os institutos de pesquisa, a Saúde de péssima qualidade foi o item mais citado pelos manifestantes.

Digamos que a expressão “Gecoc da Saúde” é uma licença “poética” desse velho jornalista para denominar um agrupamento de promotores que vai trabalhar exclusivamente com as demandas populares nessa área tão sensível e sofrida.

Até agora, tem sido a Defensoria Pública, majoritariamente, que vem atuando para garantir aos cidadãos o que deveriam ter direito sem que precisassem ir á Justiça.

O grupo criado pelo procurador-geral Sérgio Jucá será comandado pela promotora Michelini  Tenório, que já trabalha na área há um bom tempo.

As secretarias de Saúde – estadual e municipais – reclamam da “judicialização”, que consideram excessivas.

Pode haver exageros, mas o problema é que não parece haver outro caminho, nesse momento, que não o da Justiça, levando as pessoas a terem acesso a medicamentos, tratamentos médicos etc.

Onde a mão for errada – ou mais pesada – que se encontre a solução plausível. O que não se pode, e as ruas já não mais admitem, é que as pessoas morram à míngua por falta de tratamento (ou até de uma consulta com especialista).

Farmex

Esta faltando fita de glicemia na Farmex  há duas semanas,  reclama um internauta já exausto de passar por tantos vexames.

Judicialização? Há outro jeito?

Almeida assume presidência do PRTB na próxima semana
Protestos: não dá para juntar estudantes e polícia armada
  • Alexandre dos Anjos

    Vamos fazer uma campanha para ser criado também o GECOC da EDUCAÇÃO.

  • Juliana

    Que o Gecoc da saúde seja ágil em fiscalizar também o valor dos contratos de compras realizadas com dinheiro do SUS e que o MP tenha força para combater a inércia dos gestores da saúde.Falam muito e pouco fazem

  • ARTUR

    Essa medida do Dr. Sergio Jucá chega em uma boa hora. Quero alertar ao Dr. Sergio que verifique os serviços prestados por determinados PLANOS DE SAÚDE ¨HAPVIDA¨ com hospital próprio e sem condições de atender casos complexos e por economia, limita os seus usuários ao atendimento em sua própria rede, mesmo sem ter estrutura nem pessoal qualificado para determinados casos.

  • juliano

    Ricardo, nos postos de saude de Maceió falta seringa. Achei que sabia disso.

  • LIDIA REGINA

    Gostaria muito que desse certo pois precisamos muito de alguem que faça alguma coisa pelos menos favorecidos.
    Pois do jeito que estava com a porcaria desse cora na saude que a gente passa mais de 06 mêses para fazer um exame, e marcar uma consulta pior nem se fala.

  • LUIZ CARLOS SILVA

    Parabéns pela iniciativa, espero que o fornecimento de medicamentos e insumos realizados pelo CAF/FARMAJUD e FAMEX seja fiscalizado de perto pois assim os processos transitados e julgados bem como o próprio Judiciário passem a serem respeitados pelos Estado e Município.
    FAVOR DISPONIBILIZAREM UM TELEFONE DE CONTATO.

  • Andrei

    Como médico aplaudo esta iniciativa. Os médicos são a favor da melhora nos serviços públicos de saúde, fiscalização e rigor na aplicação dos recursos destinados, além de transparência total. O descaso do governo (em todas as esferas) é o grande culpado por este caos.

  • VALDIR MAURÍCIO DE BARROS

    CARO RICARDO MOTA, PARA COMPLETAR SUA MATÉRIA SOBRE ESTE ASSUNTO VENHO A FALAR DO CASO DO MEU FILHO, DAVIDSON MAURÍCIO DE BARROS 08 ANOS, ALAGOANO E INFELIZMENTE PORTADOR DESTA DOENÇA(DIABETES).
    TEM MEU FILHO ATRAVÉS DE DECISÃO JUDICIAL O DIREITO A INSULINA LANTUS, INSULINA HUMALOG, FITA DE GLICEMIA, AGULHAS ENTRE OUTROS INSUMOS PARA TENTAR ATRAVÉS DE UM TRATAMENTO MÍNIMO EM QUE ESTA NAÇÃO DEVERIA TER DE OBRIGAÇÃO PARA ELE SEM SER ATRAVÉS DE DECISÃO JUDICIAL.
    A DECISÃO JUDICIAL É CONTRA A SECRETARIA DE SAÚDE DE MACEIÓ DESDE JUNHO DE 2010 E DE LÁ PRA CÁ É PURO SOFRIMENTO E HUMILHAÇÃO, NÃO SEI LE DIZER CASO EU NÃO ESTIVESSE VIVO COMO SERIA O SOFRIMENTO PARA MINHA ESPOSA QUÊ ALÉM DE CUIDAR DELE AINDA TER QUE TODO MÊS IR SE HUMILHAR NA FRENTE DA FAMOSA E FAMIGERADA (F A M A J U D).
    ESCREVI VÁRIAS VEZES SOBRE ESTE ASSUNTO TODA VEZ QUE VOCÊ TRAZIA A TONA E POSSO ATÉ ME ARREPENDER O QUE ESCREVER A PARTIR DE AGORA, NA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR TODA VEZ QUE SE PRESSIONAVA APARECIA ALGUNS DESTES INSUMOS, INCLUSIVE A ALENTADORA LANTUS, MAS NESTE 06 MESES DA NOVA ADMINISTRAÇÃO A COISA FICOU PIOR DO QUE ANTERIORMENTE, ESPERO QUE QUALQUER NOMENCLATURA SEJA CHAMADA ESTA COMISSÃO, VENHA RESOLVER O PROBLEMA DE ALAGOANOS DIABÉTICOS.
    POR FAVOR EXIBA ESTE COMENTÁRIO NA INTEGRA, TENHO A CERTEZA DE QUÊ NÃO OFENDI NINGUÉM DA POLÍTICA OU JUSTIÇA ALAGOANA, É SÓ UM DESABAFO DE UM PAI DE DIABÉTICO QUE NÃO PEDIU PRA NASCER COM ESTA DOENÇA NUM PAÍS DOENTE, SENDO ADMINISTRADO POR PESSOAS DOENTES POR CORRUPÇÃO, POR FAVOR.

    ATENCIOSAMENTE,

    VALDIR MAURÍCIO DE BARROS

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, já que será criado um “GECOC” da saúde, o que dificilmente, na minha opinião, terá continuidade,vamos cobrar das autoridades competentes a retomada das obras do Hospital Geral da Serraria(antiga via expressa), onde hoje funciona o Fórum Federal, que não foi adiante por decisão “política” para favorecer os “grandes empresários” que controlam a saúde neste Estado.

  • roberto simoes

    é caro ricardo vc não quer publicar o comentario, mas se trata da mas pura realidade, muitos insumos são comprados porem são desviados seja pro vereador do setor X, e quando o assunto é diabetes os insumos em geral são desviados, qnd o cidadao vai ao posto a resposta é sempre que nao tem e logo depois na saida do posto aparece alguem dizendo q tem como conseguir, pois tem “acesso ao estoque”. São familiares ou amigos que abordam o cidadao e fazem esse mercado negro. Cansei de denunciar isso, assim como o furto de medicação controlada para traficantes nas redondezas e o que foi feito NADA, querem o que de prova que eu prenda esses picaretas… sinto muito pois tenho filhos e nao irei por em risco minha familia

  • REGINALDO

    NÃO ACREDITO MUITO NESSE TRABALHO DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE O PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA QUER IMPLANTAR,PORQUANTO NA INSTITUIÇÃO JÁ EXISTE OS PROMOTORES QUE ATUAM NA ÁREA DA SAÚDE E QUASE NADA FAZEM, EXCETO A DEFENSORIA PÚBLICA QUE TEM UM EXCELENTE TRABALHO A ESSE RESPEITO. DATA VÊNIA.