Confesso que temo essa mistura anunciada: as manifestações de rua tendo a participação de policiais – sejam civis ou militares.

A tradição histórica do Brasil não aponta que, nesses casos, as intersecções sejam possíveis e resultem em vantagens para ambos os lados.

Defendo e sempre defenderei o direito dos policiais, desde que desarmados, de reivindicarem, protestarem, extravasarem a sua revolta, seja lá contra quem for: governo do Estado, partidos, serviços públicos, tudo.

Entretanto, nas novas manifestações de rua, em que já aparecem os oportunistas de sempre – além de uma turma que vai só para a baderna -, a cautela recomenda a realização de ações separadas, mesmo sendo justas  todas as reivindicações. Conheço lideranças do movimento sindical policial que são politizadas e combativas – representam uma exceção, no entanto.

O problema, e haveremos de entender, é que a polícia representa o braço armado do Estado – e não da população. Os integrantes das corporações policiais são treinados e formados dentro dessa filosofia, e a arma passa a fazer parte do seu corpo, uma necessidade funcional. 

Haveremos, sim, até pela força das ruas, de construir novas instituições policiais mais voltadas para a cidadania do que para a repressão.

Não é o que acontece hoje, por responsabilidade, inclusive, da ditadura militar, que ainda é muito recente. Os protestos não podem abrigar gente armada no meio da meninada. Pode ser a véspera de uma evitável tragédia.

Nessa quadra da vida brasileira, a polícia estará ao lado do povo até a página vinte.

O resto da história não dá para saber.

Sérgio Jucá acerta ao criar 'Gecoc da Saúde'
Oportunistas já anunciam adesão aos protestos de rua
  • POLICIA E PULIÇA

    Só um pequeno lembrete:

    ESSE PESSOAL DO SINDIPOL, É O MESMO QUE QUIS ACABAR COM O DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO ?

    SE FOR, É BOM ESSA MEMINADA QUE, MOSTRANDO QUE O BRASIL AINDA TEM JEITO, É BOM SE AFASTAR PELO BEM DOS OBJETIVOS DO MOVIMENTO.
    PARA NÃO PAGAREM MUITO CARO AMANHÃ.

  • basílio

    É RICARDO SERIA MUITO BOM QUE VC. DESSE A MESMA DIVULGAÇÃO PARA A APROVAÇÃO DA PEC 300, POR SER DE VITAL INPORTÂNCIA À DIGNIDAE MERECIDA DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES. COM RELAÇÃO A DIVULGAÇÃO QUE VC. DEU PARA REJEIÇÃO DA PEC 37. SERIA UMA FORMA DE TERMOS TAMBÉM POLICIAIS MAIS INDEPENDENTES E HONESTOS CONCORDA!

  • adriano ferreira dos santos

    Sei que a liberdade de expressão é livre, porém, muitas vezes o reporter Ricardo mota gosta muito de aparecer e sensacionalismo, espero que postem essa opinião, já que é livre..postarei no face tambei, dei um scrin aq na tela…Qualquer protesto é licre para para se fazer, desde que de forma ordeira e legal, não adianta colocar uns contra os outras…A pm sabe da sua função, que não é reprimir nem badernar, é simplismente manter a ordem pública. Uma pequena parcela de manifesto merece ser parada por serem vandalos, e cabe a pm identifica-los e não genaralizar os manifestantes que estão próximos desses vandalos, se a pm ultrapassar, irá responder pelo excesso..o que não pode, é fazer o que Ricardo Motta está tentando fazer, jogar grupos légitimos entre si…

  • Romeu

    Se a pauta dos estudantes não é para depredação, para roubar para praticar crime, mas para reivindicação justa para a sociedade de um modo geral, não vejo como não estarem juntos policiais, militares, estudantes, professores, médicos,etc. e a sociedade em geral.

  • pm

    Discordo meu caro Ricardo policia cidadã ja … a policia sai da sociedade…

  • Marcos

    Esta mistura eu tô fora! Todos os episódios com atropelamento ou tiros nas manifestações ocorridas em Maceió foram feitos por Policiais à paisana. Autoritários irresponsáveis. Agora querem aproveitar o embalo do movimento.

  • steve

    É impressionante que para algumas pessoas policiais não são cidadãos, não devem criticar o governo nem tao pouco reivindicar seus direitos.
    Creio que essa “meninada” são um bando de aculturado que vão as ruas influenciado pela mídia sem saber ao menos o que reivindicam, principalmente em Maceió, onde há manifestação contra o aumento da passagem.
    obs.:O prefeito já sinalizou que não haverá aumento de passagem então por que os estudantes protestam?
    obs.:A meninada para as vias mais movimentadas impedindo a circulação de pessoas, caso haja a necessidade de se fazer um socorro sem ambulância como fica o cidadão enfermo?
    obs.: Na minha opinião as manifestações deveriam ser na porta do governador para vê se ele tem vergonha na cara e dá uma solução plausível.
    obs.: Na minha humilde opinião a meninada vai a rua como se fosse ao carnaval, ou seja, para se divertir !!!
    E para os politicamente correto vai minha filosofia: Polícia perto incomoda e longe faz falta.

  • Neto

    FORA DE FOCO! Sou a favor de melhoria salarial para a categoria, mas o foco do movimento é para melhorias na SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTES e ANTI-CORRUPÇÃO. Sindicatos, lutem mais na próxima campanha salarial e lá levantem a bandeira da PEC 300. Esta mistura realmente não combina. Também to fora!

  • Luis Cavalcante

    Boa tarde Ricardo e a todos!!
    Não sou contra policiais ou qualquer pessoa que queira se manifestar contra o que vem acontecendo em nosso pais. O foco disso tudo gente se chama o combate em definitivo contra a CORRUPÇÃO E CORRUPTORES em nosso estado e em nossa naçâo!!!!!!Sou contra sim é bandeiras de partidos, sindicatos etc, pois esse nosso protesto é APARTIDÁRIO!! Agora nâo deixo de forma alguma de ficar atento no que nosso amigo Ricardo Mota nesse texto cita: ” Pode ser a véspera de uma evitável tragédia. Fiquemos todos atentos!! Ricardo, até associaçôes de representaçâo das forças armadas estâo ingressando nos movimentos!!Digo: Nâo tenho nada contra policiais sejam civis ou militares…. Só sou radicalmente contra faixas e bandeiras de partidos, sindicatos etc!! Repito: NOSSO PROTESTO É PACÍFICO E ESTAMOS INDO AS RUAS DESSE PAIS INTEIRO É CONTRA A BANDALHEIRA QUE ASSOLA E VAI DE TESTA.. DE CARA CONTRA A MORAL E OS BONS COSTUMES QUE APRENDEMOS COM OS NOSSOS AVÓS, NOSSOS PAIS… MORAL!! ÉTICA!! NÃO A CORRUPTOS E CORRUPTORES!! NÃO A IMORALIDADE QUE ASSOLA ESSE ESTADO E ESSA NAÇÂO!! CHEGA GENTE!! BASTA!!! Obs: Caro amigo STEVE, Tenho 53 anos e sempre participei de qualquer movimento de rua que tenha um foco: MELHORIAS NA EDUCAÇÂO.. NA SAÚDE… NA SEGURANÇA.. EM NOSSOS SALÁRIOS ETC. O preço das passagens dos coletivos foi só o estopim para que todos nós parassemos de hibernar!!!! Acho que respondi a você com clareza o que estamos fazendo não foi? Abraços Ricardo. Steve e a todos os cidadâos de bem de nosso estado e nosso pais!! Esqueci: Steve, o senado aprovou a PEC das domesticas nâo foi? Não desqualificando quem quer que seja ou categorias.. Me diz, quanto você acha que deve ganhar um profesor… um agente de saúde… um médico.. um policial que sâo pais e mâes de familias que todos os santos dias saem as ruas para combater crime etc? Vou dar um chute por baixo: ESSAS CATEGORIAS DEVERIAM ESTAR GANHANDO NO MÍNIMO UNS RS: 50.000,00 você concorda? Mais uma vez, abraços a todos!!

  • Antonio

    Promoção de PEC para ganho salarial no meio de uma campanha popular contra CORRUPÇÃO, e em prol da SAÚDE, EDUCAÇÃO e TRANSPORTES não tem muita sintonia com o movimento. Agora Policial à paisana não atira nem atropela ninguém.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Literata do noticiário Peninha ouso esposar díspares conceitos sobre a nossa polícia cidadã, reconhecida e premiada pelo governo federal como a mais cidadã “destipaís”.
    Enfim, indiscutível, induvidosa e insofismavelmente todo o poder é do povo, é fato! Mas quem o exerce, goza, frui e usufrui é o seu representante (?) – QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA TODAS ESSAS VIÇOSAS, EFERVESCENTES E JUVENIS MARCHAS SOCIAIS. Notaram?
    Já é chegada a hora de se reduzir essas estratosféricas mordomias parlamentares e acabar com o político de carreira ou de carteirinha ou de famílias via sucessão, herança ou legado – chega de juniores na Política. Ou não? Outra aberração é a figura do suplente, ou não?
    Aliás, enquanto o movimento é popular, pacífico, pacifista, puro, legítimo, social e da juventude e de estudantes inteligentes e de BRASILEIROS que buscam Um Brasil Para os Brasileiros e não somente para os parlamentares, a despeito de uns ínfimos aproveitadores infiltrados mascarados militantes saqueadores perversos e cheios de ódio e adeptos da violência, roubos e depredações, há desinteligências nos embates, lides ou confrontos polícia versus baderneiros e tem sobrado aos profissionais de imprensa e, depois, recairá sobre os policiais – Hora de sermos inteligentes: essa ebulição social não é caso de Polícia. Já o disse antes!
    E aqui quero reiterar: E o nosso policial – ainda que não queiram os suseranos do Poder -, é gente, é cidadão, é humano e é povo sim! A polícia é do povo, pelo povo, para o povo e com o povo e não das Instituições corruptas falidas, que nem estão aí para os reclamos sociais do povo e as usam contra seu povo. Não pode e nem deve!
    Reflitam sobre isso, jovens do povo, imprensa e policiais, sim?
    Peninha, aquela polícia estatal usada contra o povo deixou de existir desde nossa Carta Cidadã, mas alguns governos e comandantes olvidaram isso, ela existe para protagonizar, praticar, assegurar e garantir todos os Direitos Fundamentais do cidadão.
    Abr
    JG
    PS: em 17 de julho de 1997 estávamos todos juntos ou esqueceram disso? Infelizmente, encontro-me enfermo…

  • Sérgio Carvalho

    Caro Ricardo concordo qdo diz que preocupa essa união,qto ter uma polícia voltada p a cidadania isso já existe,a polícia qdo tem de ser cidadã ela é e qdo tem de ser opressora tb,o problema é que temos na sociedade pessoas medíocre que só sabe criticar e olhar o seu umbigo mas antes de fazer criticas vejam as condições de moradia,salariais,trabalho,saúde etc.dos policiais,aquela que o governo tanto propaga que paga bem,pois é ninguém esta preocupado com isso no bem estar desses profissionais,é muito bom Ricardo criticar sem antes conhecer a realidade e o dia a dia do policial,existe sim a truculência o excesso o abuso de poder mau profissional como em toda profissão,mas POLICIAL É SER HUMANO DE CARNE E OSSO É PAI É FILHO AVÔ,é essa pessoa truculenta que deixa sua família sem saber se retorna para defender essa SOCIEDADE medíocre e mesquinha.

  • Steventina

    Steve, vc. falou e disse tudo o que penso. Acrescentaria apenas , além do palácio, também essa Assembléia corrupta. Parabéns.

  • Ferro

    Ricardo boa tarde!

    Lembro-me de um comentário seu. De que o pessoal destes protestos tivesse cuidado com os APROVEITADORES. E está começando a aparecer. Como está se conseguindo alguns benefícios com a turma destes protestos, agora a polícia quer pegar carona. Pois não tem competência para conseguir sozinha. Na verdade não tem moral.

  • Ritinha

    Mota, sabia que nessas manifestações, de quem eu mais sinto pena é dos policiais? Coitados, ganhando pouco, estão ali trabalhando, apanhando, recebendo pedradas, chutes, pauladas e quando revidam, são chamados de truculentos, violentos, despreparados… O que eles tem a ver com a corrupção , com os maus políticos, com o aumento das passagens, com a PEC 37? Enquanto eles servem de bodes expiatórios, os políticos se escondem.

  • Marcos

    Claro q PM, BM e PC podem sim particiaparem da manifestação já q tb fazem parte desta sociedade…ou não? hj já esta se criando um comciência de protesto com legitimidade, quem ñ poderia participar seria estes q pinchar, depedrar patrimônio quer sejam publico ou privado, o seu ricardo ñ fala nada sobre isto,é sim ligítimo a participação dos policiais ou qualquer classe nas manifestações, é melhor tê-los no nosso lado do quer contra sejam bem vidos e vamos a luta por uma alagoas com mais saude, segurança e menos safadesa

  • viajante

    os policiais querem pegar um embalo dos estudantes pra fazer volume. ano passado houve uma oportunidade da policia se juntar com os estudantes para protestar contra a corrupçao e pela educaçao em Alagoas e eles(policiais) fizeram questao de nao se misturarem com os estudante. outra: deve haver prioridades; saude, educaçao e anti-corrupçao. o resto vem depois. o interesse de todos primeiro e depois o de poucos. Acorda Alagoas

  • pardal

    Marcos pra falar tem q ter ciência do q fala. O episódio do tiro não foi um policial e sim um agente da sima

  • Rodrigo

    Caro Ricardo Mota, o policial é tão cidadão quanto qualquer outro ser humano dentro da sociedade apesar de não receber este tratamento nem do Estado, tampouco da Justiça, e agora da mídia… sou Estudante universitário da UFAL e sou POLICIAL MILITAR ando armado pela infeliz necessidade e por prerrogativa. Sou atingindo duplamente pela ingerência de nossos governantes. Em quanto policial e em quanto estudante. Porque não podemos unir forças por uma luta justa… Não deste um argumento sério. Só insinuações maliciosas e um medo irracional. Desconheces a máxima a união faz a força? A verdade é que nutris um ódios pela Polícia e sempre destilado aqui em seu blog. se tens medo eu tenho sede, fome e esperança de dias melhores… repense!

  • R E A L I S T A

    A insatisfação é geral no País entre os profissionais da área da EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, porém nas ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS, CONGRESSO NACIONAL, CÂMARA DOS DEPUTADOS, com certeza não participarão de nenhuma manifestação. A CORRUPÇÃO tem que ser combatida, precisamos de pessoas que assumam determinadas funções com seriedade e honestidade, pois vemos ainda pouco denúncia da mídia com relação a esse MAL que afeta o BRASIL. Quanto a junção entre policiais e estudantes vejo com bons olhos pois os policiais também foram ou são estudantes em busca de melhorias de capacitação profissional. Boa qualidade de educação, atendimento médico e bons salários para todos. Abraços!

  • JEu

    Este é um dos momentos especiais para a nação brasileira e, por conseguinte, para cada brasileiro. Ora, em São Paulo, os médicos entraram nas manifestações para protestar contra o plano do governo federal em trazer médicos extrangeiros e para reivindicar melhores condições de trabalho, incluindo salários. Os membros do ministério público, embora não participarem diretamente das manifestações, também se beneficiaram com as mesmas para a rejeição da PEC 37. Os profissionais da educação já participam dos movimentos também por melhores salários e condições de trabalho. Será que somente os policiais não têm o direito de apresentar suas reivindicações? Estou de pleno acordo de que devem participar em seus horários de folga e desarmados, considerando que os demais que estão trabalhando devem cuidar da segurança de todos, manifestantes ou não, inclusive para agir para retirar os baderneiros, seja quem for, do meio dos cidadãos de bem e providenciar os trâmites legais em cada caso. Se queremos uma polícia cidadã, é necessário reconhecer a cidadania de cada policial.

    Resposta:

    Estetoscópio não é um risco para os cidadãos.
    Quem garante policiais desarmados nas manifestações?
    Vamos demorar muito, ainda, para formar uma polícia cidadã.
    Mas estamos a caminho.

    Saudações democráticas,
    Ricardo Mota

  • uilton vasconcelos

    Ricardo,os manifestantes estao esquecidos da caixa economica federal,que tambem e um banco social e esta gastando furtunas com os clubes brasileiros para que,este s clubes gastem com altos salarios c treinadores e jogadores,e bom ficar alerta.

  • Rodrigo

    para todos… http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/06/27/estudante-tenta-beijar-pm-em-cordao-de-isolamento-de-protesto-no-centro-do-rio.htm

    o unico risco que corre em juntar os estudante e os policiais manifestantes é criar um movimento mais forte…

  • MARTA DE BRITO

    VAMOS AS RUAS PEDIR PARA ACABAR COM COM ESSA TAL DE IMUNIDADE PARLAMENTAR QUE NA VERDADE E IMPUNIDADE PARLAMENTAR VAMOS LEVANTAR ESSA BANDEIRA URGENTE

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Insto ao amigo e demais leitores seus visitarem nosso Blog, a saber;
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/10/soldados-merecem-o-devido-respeito.html

    Talvez assim e a partir daí passem a nos entender e nos respeitar como seres humanos, no mínimo. Ou não?
    Temos mais deveres que direitos, mas, ainda assim, não podem e não DEVEM nos tolher de direitos fundamentais de irresignação e livre expressão do pensamento!
    Abr
    JG

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Literata do noticiário, permita-me somente mais este adendo, a saber:
    Eis que “ser policial exige a rapidez de um executivo, a coragem de um herói, o discernimento de um juiz, o tato de um psicólogo”. (Sic.) S.K.
    Reflitam sobre isso, jovens do povo, imprensa e policiais, sim?
    Abr
    JG