Um corre-corre hoje na Câmara Municipal de Maceió expôs o que parece ser um embate surdo entre a fiscalização da SMTT e o BPTran (ou a parte que atua nas imediações).

A história ainda não está muita clara. Mas alguns vereadores foram multados por policiais do BPTRAN porque teriam estacionado em local proibido – uma área no entorno da Praça Deodoro.

O detalhe é que a área teria sido destinada pela própria SMTT para os vereadores – a outra parte é dos taxistas, também de acordo com o órgão municipal responsável pelo trânsito.

Até a vereadora Heloísa Helena recebeu a canetada dos militares. Mas o protesto foi geral, tanto que o presidente da Câmara, Chico Filho, diz que vai recorrer das multas aplicadas a todos (indignada, HH disse que vai recorrer sozinha, sem os demais).

Ela disse que os agentes de trânsito do município estavam no local mas não viram qualquer irregularidade.

À boca miúda, fala-se que o “embate” com a Casa de Mário Guimarães teria partido de um coronel da PM, que controlaria o estacionamento em área próxima ao TJ.

Quem?

Eu conversei com o superintende da SMTT, Tácio Silveira.

Ele afirmou que a atribuição para fiscalização de estacionamento em áreas públicas é do órgão que ele dirige, mas explicou que há um convênio com o BPTran para que o trabalho possa também ser feito pelos policiais militares.

Para evitar mais polêmica, Tácio Silveira disse que está sendo firmado um convênio com um estacionamento privado no Centro da cidade para resolver o problema.

Efetivo

Tácio Silveira, aliás, adiantou que está solicitando o aumento do efetivo de agentes de trânsito da SMTT, aproveitando o concurso recentemente realizado.

Atualmente são 190 agentes no total. Com a divisão das escalas, pouco mais de 40 estão nas ruas de Maceió a cada dia – e os problemas só crescem.

Ele quer chegar a um efetivo de 250 agentes de trânsito o mais rapidamente possível.

CPD do Grupo João Lyra também entra em greve
A Eletrobras e outras histórias de tatus-gatos
  • Agente Competente

    Parabéns BPtran pelo feito. É até cômico a Vereadora HH vir afirmar que o agente da SMTT estava por perto e não viu irregularidades. O problema, sabemos bem, exite (não só eu sei, mas todos que passam pela praça Deodoro). A diferença é que são os carros dos vereadores, figuras ilustres. Daí, caso um reles agente de trânsito vá notificar estas figuras IMPORTANTES, mesmo no exercício legal do dever, o agente corre o risco de sofrer sanções. Quantas vezes já ouvi: Ah, este carro você não pode notificar, pois é do vereador fulano de tal. Afinal de contas, a justiça é ou não para todos?! Mais uma vez, parabéns BPtran; quanto aos vereadores, paguem suas multas como qualquer cidadão.

  • caio

    A questão dos poucos agentes é de fácil resolução.
    A maioria enrola na hora de cobrir os plantões.
    Muitos em outras atividades, outros estudando em cursinhos. E não tem nem a capacidade de tirar a farda, frequentam as aulas como se estivessem de folga.
    E comentam que a escala é moleza, desse jeito fica fácil.
    Sr. Tácio Silveira, é hora de prestar mais atenção nos sues agentes fantasmas.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Peninha, preclaro humanista antenado Peninha!

    Eis aqui transcrito parte de nosso texto, a saber:
    O cidadão, que seja consumidor de bebidas alcoólicas ou mesmo abstêmio não pode e nem DEVE ficar à mercê de alguns agentes e fiscais de trânsito, no mais da vez, inescrupulosos, despreparados, desqualificados e incapacitados, pois que, com raríssimas exceções, muitos “agem e autuam” de atalaia!

    Aliás, por aqui em nossas plagas caetés, ainda são inexistentes, neste estado e noutros nos moldes exigidos no CTB – Agentes e Fiscais de Trânsito, e não GCM e funcionários e/ou trabalhadores mecânicos ou braçais de certos Órgãos estatais desviados para operarem como agentes e fiscais. Ou até mesmo a própria PM onde o Trânsito foi, é e está municipalizado, pois só poderão atuar e só DEVERÃO autuar mediante CONVÊNIOS, PARA LEGITIMIDADE DE SUAS EFICIENTES AÇÕES, FORA DISSO DESPENHA DA LEGALIDADE – Vide, pois, Artigos 22 até 25, do CTB:

    Eis o URL de nosso Blog, a saber:
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/04/transito-trafego-infracao-poder-de.html
    Nele trato sobre essa busílis!
    Abr
    JG

  • Tomás

    A O BPTRAN deveria para de criar CASO e fiscalizar o centro todo também, principalmente em frente ao quartel geral da PMAL e TJAL, onde o código de trânsito passa bem longe, são diversas irregularidades de estacionamento de carros particulares de componentes das duas instituições,o que provoca um grande congestionamento na rua Santos Pacheco. Na câmara(local) existe um agente de trânsito que dentro da prorrogativa legal de prevalência sobre os sinais de trânsito pode autorizar estacionamento mesmo havendo placa de proibição.

  • Marcos Frolini

    Caro Sr. Tácio Silveira
    Aproveite esta vontade de seus comandados e oficialize a eles que venham dar uma passadinha pelas ruas transversais e paralelas á praia da Ponta Verde depois das 10 horas da manhã… Verá o que é terra de ninguém.
    Talvez possam ser aplicadas umas multas.

  • Humberto Silva

    Que existe absurdos,existe, mas o cidadão comum ou seja, EU, como posso reclamar. }no dia 15/09/12 fui multado no PM BOX da entrada do polo, motivo: extintor fora da validade, não adiantou falar que estava com a validade e procurei imediatamente um local para comprar o exatintor e o vendedor foi bem claro, ” SEU EXTINTOR ESTÁ COM VALIDADE ATÉ O DIA 30/09/12. Resultado: multa de 127,0 e sete pontos. está certo o BPTRAN?

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Peninha,

    Insto divulgar este URL http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/transito-trafego-transporte-transeunte.html sobre o tema, seu tema me inspirou!
    Abr
    JG
    PS: Se a briosa é INCOMPETENTE, quando e SEM o DEVIDO CONVÊNIO, seu efetivo deveria ser usado noutra ATIVIDADE-FIM. Ou não?

  • silva

    A SMTT era feliz e não sabia.

  • ser mortal

    Tomás se tem placa de proibição o agente pode autoriza ,ho o Tomás quer complica procura teu lugar rapas

  • Marcelo Tenório

    Prezado Ricardo Mota, perto de onde ocorreu esse fato, mais exatamente na rua atrás do Tribunal de Justiça, acontecem diuturnamente fatos muito piores! Guardas do BPTRAN ficam de “plantão” para impedir que os carros estacionem em vagas destinadas aos idosos. Todavia, os carros que possuem o adesivo do TJ podem parar livremente nesse local. Mas isso não é o pior de tudo… Quando os carros que vão sair do estacionamento interno do TJ, esse mesmo guarda do BPTRAN, interrompe o trânsito, para que os carros que saem do Tj trafeguem na contramão! Isso tudo para evitar que eles deem a volta na praça deodoro.

  • Mota

    Lamentavelmente as nossas autoridades não cumprem as Leis, em especial as do Trânsito. É comum encontrar veículos estacionados irregularmente por todo o Centro de Maceió, especialmente próximos a órgãos públicos, e sempre por autoridades do executivo, legislativo e judiciário. Nos locais públicos onde são permitidos estacionar, a invasão dos ambulantes inviabiliza o estacionamento dos veículos, que são forçados a estacionar em locais proibidos ou pagar uma pequena fortuna aos estacionamentos privados.

  • Alagoano Revoltado

    Parabéns ao Bptran. O trânsito está caótico, falta fiscalização, os motoristas fecham os cruzamentos, nós não vemos os agente; a menos que sejam para nos multarem. Como será quando esses agentes estiverem realizando o serviço de Perícia, que o Detran irá repassar para SMTT. Se os agentes, sem registrarem acidentes somem, imaginem quando eles estiverem registrando. 14ª vara e Ministério Público, irão ficar sem ter como punir os condutores infratores…Atenção.

  • WAL

    É; os Senadores,deputados federais, deputados estaduais, vereadores, prefeitos, e governador,parecem seres intocáveis.
    No dia das eleições, darei o troco a todos os que aí estão no poder público que precise do meu voto.

  • SS

    Sem exceção, todos perante o CTB são condutores ou pedestres, passivos a punição quando não cumprir as normas gerais de circulação e conduta. Talvez nossos vereadores, por elaborarem leis, achem que estão acima delas. Se pelo menos 10% de nossos condutores e pedestres, cumprissem o que estar estabelecido no CTB. Nosso trânsito melhoraria significativamente, evitando até morte em acidentes, com isso, estar mais uma vez comprovado que nosso maior problema é a falta de educação.

  • Daniel Damasceno

    nao tem que haver privilegios, multa neles…

  • jader ribeiro macedo

    bptran multe em 1º lugar,os veículos estacionados,na area de segurança do tribunal de justiça,area de segurança nunca foi e nem é estacionamento,mesmo com o convenio com a smtt,sua competencia é onde não houver o agente de transito.ten ezequiel,totalmente desequilibrado e despreparado para o transito,tenha umas aulas com o capitão AMANCIO!

  • Nadeje Bezerra

    A SMTT quer é faturar , colocando mais fiscais nas ruas, a multarem a 3 X 4 sem motivo algum. O que vale é a produtividade para faturar e cobrir o rombo de 2 milhões que Ciço deixou. Inventam multa de todo o tipo e vc não pode nem se defender, porque indeferem tudo sem nem olhar a motivação. Enquanto isso, os agentes da SMTT estacionam ilegalmente nas calçadas, falam ao celular enquanto dirigem e ninguém faz nada.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Aos que não entenderam, permita-me Peninha!
    Por que BPTran? O Trânsito está municipalizado desde século e milênio passados nos idos de 1998, a briosa só e somente só DEVE atuar na área circunscrita aos limites territoriais de Maceió MEDIANTE CONVÊNIO FIRMADO entre os dois Entes Públicos: Estado e Município. Portanto, sem CONVÊNIO firmado, assinado, editado e publicado em Diário Oficial, para que todos tenham ciência e conhecimento dos termos nele ACORDADOS, consoantes previsão legal contida no CTB.
    Fora disso, e sem referido CONVÊNIO falece competência à briosa ou ao BPTRan, que deve atuar, também, mediante CONVÊNIO com a Autarquia DETRAN-AL, mas…
    Querem saber mais sobre o tema? Visitem nosso Blog no URL específico, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/transito-trafego-transporte-transeunte.html
    Ah! Deixem suas considerações, desde já grato!
    Abr
    JG

  • Hermejunior

    Maceió está precisando de mais agentes de trânsito nas ruas, não apenas para aplicar multas, como são duramente rotulados e criticados por um pequeno número de pessoas que estão acostumadas a desobedecer as leis de transito e não aceitam quando são punidos por seus próprios atos inconsequentes, mas sim para tambem realizarem um trabalho educativo e de conscientização no transito de Maceió.
    A carência de efetivo é notória e muito citada pelo próprio superintendente da SMTT.Por que não chamar os agentes de trânsito aprovados em concuso publico recentemente, para reforçar o efetivo que é pequeno para tantas atribuições que vem sendo designadas ao Orgão? Existe uma reserva de agentes com aproximadamente 160 pessoas,dispostas a trabalhar,só esperando um posicionamento positivo do Prefeito.

  • Hermelindo Junior

    Maceió está precisando de mais agentes de trânsito nas ruas, não apenas para aplicar multas, como são duramente rotulados e criticados por um pequeno número de pessoas que estão acostumadas a desobedecer as leis de transito e não aceitam quando são punidos por seus próprios atos inconsequentes, mas sim para tambem realizarem um trabalho educativo e de conscientização no transito de Maceió.
    A carência de efetivo é notória e muito citada pelo próprio superintendente da SMTT.Por que não chamar os agentes de trânsito aprovados em concuso publico recentemente, para reforçar o efetivo que é pequeno para tantas atribuições que vem sendo designadas ao Orgão? Existe uma reserva de agentes com aproximadamente 160 pessoas,dispostas a trabalhar,só esperando um posicionamento positivo do Prefeito.

  • Tomás

    SER MORTAL LEIA O CTB !

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I – as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II – as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III – as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • iraldo nunes da silva

    Vamos terceirizar o Brasil e Alagoas para os Americanos, ingleses, e outros povos administrar. Zera tudo, congresso, justica e outros.

  • saulo amorim

    O superintendente explicou o inexplicável. Ele por acaso não sabe que os estacionamentos privativos em via pública, foram extintos desde 1997? Se a SMTT, não tem a escala de plantão de 24 horas, como pode 190, se transformar em 40?

  • Paulo

    Saulo amorim, a escala da smtt é de 24/72.