É impressionante a reação generalizada, ressalte-se, de rejeição à propaganda do governo do Estado.

Mesmo pessoas que consideram que há ações positivas – e há, em algumas áreas – ainda assim criticam o material que é veiculado na TV, principalmente (até governistas, discretamente).

Quais as razões para tanto?

Sim, é no plural. Todas as propagandas governamentais – nos três níveis – são fantasiosas. Algumas mais, outras menos.

A propaganda, no caso, tenta corrigir a imagem que a população tem das ações (ou inações) do governo, mas elas não podem nem devem dar a sensação de que a realidade foi jogada na lata do lixo.

Se há uma redução no número de homicídios em Alagoas, após a implantação do Brasil Mais Seguro, o que é verdade, nós continuamos liderando o ranking nacional de assassinatos. Isso em um país que é o campeão mundial de mortes por armas de fogo, segundo a ONU.

Alagoas está, então, “comemorando” a nova condição?

Menos, gente, menos.

Este é o caso mais recente, mas não é o único.

Na Saúde, na Educação, na Assistência Social, há de se ter o pé no chão. Mostrar, sim, o que está sendo feito, mas não ignorar a realidade, ou mesmo negá-la.

O governo perdeu, e já faz tempo, a guerra da comunicação. Mas tenta reagir usando peteca – mesmo atirando pedras de ouro.

Dois desembargadores deixam o TJ este mês - um substituto já tem nome
Eleições: Collor investe no PIB de Arapiraca
  • LUIS LINS

    RICARDO,O ESTADO DE ALAGOAS É UMA MÁQUINA FALIDA,TEMOS UM DOS MAIORES DUODECIMO DE ASSEMBLEIAS LEGISLATIVA DO BRASIL,TEMOS O PIOR TRIBUNAL DE CONTAS DO BRASIL ONDE GATO TOMA CONTA DE PEIXES,VÁRIAS TURMA DO ENSINO MÉDIO FALTAM PROFESSORES A SAÚDE PIOROU NÃO FUNCIONAM OS POSTOS REGULARMENTE E AINDA PASSA UMA PROPAGANDA DAQUELA É CHAMAR O POVO DE IDIOTA!A DROGA TOMOU CONTA DOS BAIRROS!

  • fred

    É meu grande, a propaganda de governo que mim marcou nesses dias é essa que o governador estar acendendo velas para os defuntos, é de uma falta de critividade tamanha, e jamais vista, gente o nosso governador infelizmente estar mau assessorado, e essa gente não sabe o tamanho da indignação do povo que a gente convivi. Veja meu caro se voçe indicar uma pessoa par falar com um diretor ou secretario não é atendido, pois essa gente chega no poder engole um cabo de guarda-chuva, fica todo poderoso e fica se achando o tal.

  • Barbara

    Bom dia Ricardo, eu não concordo quando vc diz”Se há uma redução no número de homicídios em Alagoas, após a implantação do Brasil Mais Seguro, o que é verdade” por que foram mais de 200 no mês de abril, em anos anteriores nunca houve números acima de 190 mortes por armas de fogo mensais, e esse ano começando a partir de janeiro está se mantendo uma média de 200 homicídios/mês, esse plano embora tenha a boa intensão de diminuir ele não consegue,não sem mudanças no código penal e sem ajuste no estatuto
    da criança e do adolescente à nossa realidade atual,e a união das secretárias de educação do estado e município para que as duas tenham um só objetivo, o de mudança no sistema de ensino,e a criação de escolas de tempo integral para os nossos jovens. Mesmo com todos essas mudanças só iriamos notar melhorias por volta de 2023, porque essas medidas só iram servir para evitar que os pequeninos não sejam contaminados pela violência que hoje não tem remédio.

  • Samuel Araújo Barbosa

    Que bom ver essa opinião, tão compartilhada pela população alagoana. Ela reflete bem o sentimento do povo do nosso estado frente as mentiras divulgadas pelo governo.

  • fred

    A violência só existe por que os investimentos em educação é pouquissimo e isso se transforma em que: -em violência, violência que cada dia aumentam, aumenta por que as pessoas que são indicadas não são preparadas e não tem projeto nem a curto, nem a médio prazo.

  • missicley oliveira

    Ele (o governador) acha que nós que passamos por várias situações diariamente e vemos todos os dias a verdadeira realidade dos nosso estado, somos cegos ou surdos. Quero ver se esse tal governador ainda algum dia vai exercer algum cargo político tendo recebido voto da população. Se isso acontecer, realmente como se diz: ” o povo tem memória curta”. Esperemos pra ver.

  • PEDRO ACIOLI FILHO

    São propagandas falaciosas e completamente dissociadas da realidade e como você,Ricardo Mota, bem disse atiram pedras de ouro,quero saber o custo das ditas pedras e para tal já solicitei no sítio da Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado de Alagoas,pedido de informações forte na LAI(Lei de Acesso a Informações)acerca dos custos da propaganda institucional.Segue o pedido.

    Pedido de informações a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado de Alagoas

    Senhor Secretário,com base no artigo 10 da Lei 12.527/11,que diz in verbis “Art. 10 Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei,venho a presença de V.Exca solicitar as seguintes informações:

    1- Qual o valor gasto com propaganda institucional por parte do Governo do Estado de Alagoas e demais órgão e secretarias a este vinculado,nos anos de 2007.2008,2009,2010,2011,2012 e os meses de 2013 até a data do presente pedido de informações ?

    2- Quais os veículos de comunicação e pessoas físicas, beneficiários dos pagamentos referentes a propaganda institucional levada a efeito pelo Governo de Alagoas e órgãos e secretarias a este vinculados,bem como qual o valor que cada veiculo de comunicação e pessoas físicas ,recebeu nos anos citados no item 01 do presente pedido de informações ?

    3- Qual o critério utilizado para a distribuição dos valores gastos com os veículos de comunicação que foram utilizados pelo Governo de Alagoas e órgãos e secretarias a este vinculados, a título de propaganda institucional ?

    4- Qual ou quais as agências de publicidade ou propaganda prestam serviços para o Governo de Alagoas,bem como órgãos e secretarias a este vinculados ?

    5- Qual os valores individuais de cada contrato com a ou as agências de comunicação e propaganda que prestam ou prestaram serviço para o Governo de Alagoas,bem como órgãos e secretarias a este vinculado,durante os anos de 2007.2008,2009,2010,2011,2012 e os meses de 2013 até a data do presente pedido de informações ?

    6- Qual o procedimento da Lei 8.666 (Lei de Licitações) foi utilizado para a efetivação dos contratos acima mencionados ?

    Sendo estas as informações ora requeridas,roga-se a V.Exca que as informações aqui solicitadas sejam prestadas no prazo de 20 dias, ex vi o disposto no artigo 11,§ 1o ,confira-se:

    “Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    § 1o Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias.”

    Sem mais para o momento,subscrevo-me atenciosamente,renovando os protestos de elevada estima e altíssima consideração.

    Cordialmente,

    PEDRO ACIOLI FILHO
    OAB/AL 6613-A

  • Barbara

    Sobre essas propaganda a ideia é:
    “conte uma mentira repetidas vezes
    que a população vai acreditar como se a fosse a verdade” “A propaganda consiste em forçar uma doutrina nos povos inteiros. A propaganda atua na sociedade, no ponto de vista de uma ideia e fá-las maduras para a vitória desta ideia.” – palavras de Hitler no seu livro Mein Kampf. Só que nos não somos o povo dos anos 30.

  • Thiago barros

    Realmente a comunicação do governo está muito ruim, sem criatividade, totalmente fora da realidade. A prefeitura em pouco mais de 3 meses apresenta uma comunicação muito melhor, pra cima, mais alto astral.

  • Jhosi

    Impressionante vc Ricardo ter observado a mesma coisa. Esse tipo de marketing não cola mais. As pessoas estão cansadas da cara de bom moço do governador com a lentidão e omissão do atual governo. 8 anos de uma única obra duplicação da AL 101 Sul. Aumento do individualmento do Estado, educação pior do que na época do Lessa, segurança é uma piada, saúde de faz de conta.
    E o que resta? Rezar pra Deus!

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    O POVO TEM MEMÓRIA CURTA,COMO ANUNCIOU
    UMA BLOGUISTA MAIS ATRÁS ? JÁ VISSE POVO
    BRUTO COM MEMÓRIA ? SÓ PRA FAZER AS SUAS
    NECESSIDADES MAIS BÁSICAS…E OLHE LÁ ! O ALAGOANO QUE TEM CORAGEM DE VOTAR EM
    UM DESSES CANDIDATOS QUE SE APRESENTAM
    PARA 2014,FRANCAMENTE,MERECE UM DESACER-
    TO PIOR DO QUE JÁ ESTÁ PASSANDO. VÃO,
    PESSOAL,CHAFURDAR COM SEUS CANDIDATOS…
    CADA POVO TEM OS POLÍTICOS QUE MERECE!

  • tania

    Lógico q a propaganda não é feita para ser acreditada né? rssssss…. ninguém é tão bobo que pensa q aquilo é verdade, ainda mais quem usa os serviços publicos do Estado……a propaganda é feita para beneficiar empresas de publicidade e para o “ego” do governador…

  • NALFABETO

    Mestre,

    Será que os marqueteiros do Teo estão aprendendo com os marqueteiros do PT ?

    O Brasil real e o apresentado por Lulla, Dillma e o PT & CIA, estão a nos luz de distância.

    Mas,os marqueteiros (existia naquela época?) de Hitler já afirmava: MENTIRA CONTADA SEMPRE TERMINA VIRANDO VERDADE.

    Então ….. !

  • IRRITAÇÃO?

    O buraco é ++++ alto, estruturante, carece reformas nas bandas do cerrado, por falta de NACIONALISMO dos brasileiros. Tem culpa eu, ou do picolé misto? Vamos um pouco ao passado recente, quem disse que nos governos dos Militares o picolé misto era ruim, a prova está que o antigo picolé misto de coco e chocolate, foi o fato gerador de nada ++++ do que da média REAL de crescimento econômico de 6,29% ao ANO (MÉDIA ANUAL) no período de 1964/1985, exatamente em 21 anos. No período de governo Militar, a gestão pública foi compartilhada com Civis, a prova foi na participação total no MINISTÉRIO DA FAZENDA de só e somente só CIVIS: Otávio Gouveia de Bulhões (64/67), Roberto Campos (64), Antonio Delfim Netto (67/74), Mário Henrique Simonsen (74/79), Karlos Heinz Rischbieter (79/80) e Ernanes Galvêas (80/89). A competência dos CIVIS gerou apenas uma MÉDIA ANUAL de 6,29% de crescimento econômico no período do picole misto, de maneira diferente da pseuda Democracia que nos últimos 28 anos não conseguimos chegar aos 2,7% na MÉDIA REAL ANUAL de crescimento econômico e no olho do furação a incompetência de gestão através de políticas econômicas erradas, com ++++ atenção ao CAPITAL (FINANCEIRO) e muito —- estímulo ao TRABALHO (PRODUTIVO). Não se faz como antigamente, tinha PLANEJAMENTO, hoje no improviso. Diante só rindo do voto errado.
    P/Arabutan

  • Carla Gouveia

    O slogan “NUNCA SE FEZ TANTO” deveria ser complementada com “NUNCA SE FEZ TANTO MAL “.Alagoas está prestes a um caos sem precedentes. Temos um histórico que condena nossos gestores, e parece que maracutaia, improbidade administrativa e ingerência são qualidades imprescindiveis aos que administram os serviços do nosso Estado. Faço um comparativo dos salários recebidos pela maioria do funcionalismo público com o do mínimo, que em 2003 era R$ 240,00…Hoje ele é de R$ 678,00, e o meu salário é o mesmo de 2003… E esse Governador ainda diz que deu mais de 100% de aumento! Para quem? Deputados? Justiça? Aqueles que mantém a máquina funcionando é que têm sido sacrificados, injustiçados e sofrido todos os desmandos desse governo. Nossa saúde está imprestável, profissionais estão adoecendo, falta estrutura física, condições de trabalho e motivação para desempenharmos nossas funções. Segurança? isso é uma piada. Nunca se matou tanto, nunca se mentiu tanto, nunca tivemos tantos assaltos, homicídios e insegurança.E a Educação? Alagoas tem a pior educação , os analfabetos institucionalizados…Vergonhoso tudo isso! Infelizmente nosso povo apesar da fama de “esquentados” somos um povo pacato, esperançoso, mas o Sr.Governador está abusando, e muito de toda paciência do povo alagoano. Deve receber o título do pior Governador da história de Alagoas…Acabando com tudo, inclusive com a fé e esperança de dias melhores para todos alagoanos.

  • Vânia Maria

    Quem ver as propagandas do governo, acha que ele está falando de outro Estado ou não mora aqui. Eu particularmente fico muito indignada e com a sensação de está sendo feita de idiota, achando que o governador quer mesmo tirar uma onda com os Alagoanos.Por outro lado,gostaria muito que o nosso Estado estivesse como ele manda mostrar em seus comerciais,mas infelizmente é tudo uma fantasia.

  • marcony Vieira

    ótimo tema.

  • Paulo Costa

    Discordo plenamente quando se fala que a violência é fruto da falta de Educação e Saúde,pois se assim fosse os filhos dos Ricos não roubavam e não matavam, pode gastar Bilhões em Educação e em Saúde, se o ser humano não tiver base familiar não será nada, se assim fossem os analfabetos do sertão do Nordeste seriam todos ladrões,pois mais sofrimento do que se ver no Sertão não existe no Brasil,e por outro lado os filhos de rico não roubavam e nem faziam parte de quadrilhas organizadas, agora a Educação que salva vidas é a Educação de berço, que vem da família do pai e da mãe, essa sim faz um ser humano com dignidade, moral e ética. Temos que parar com esse discurso de que a violência é fruto da falta de Educação,pois muitos pais e mães hoje jogam seus filhos nas escolas e não acompanham o desenvolvimento do mesmo,se é reprovado vai colocar a culpa no professor, não procura ir mensalmente saber como o filho tá indo na escola, hoje sabemos que as escolas estão cobertas de drogas, antigamente quando a família fazia sua parte a escola por meio do estado apenas completava ensinando para a vida (palmatória) coisa que hoje é proibido para que os bichinhos não cresçam revoltados, o que tá destruindo o nosso País de fato é a ausência do estado sim, mais na ausência em proibir que novelas sejam vinculadas alienando o povo,incitando a prostituição, a violência, a desunião, as emissoras só pensam em lucrar com filmes de violência, aonde seu publico ainda está em faze de desenvolvimento mental, A novela Malhação só ensina os adolescente ao que não presta, como é que nosso pais será um país serio e com um índice de violência baixo desse jeito. Sou a favor que o Ministério da Justiça comece a intervir nas musicas, nas Novelas, nos programas de auditório como o do João Cléber, nos filmes violentos etc.

  • Nascimento

    Um déficit enorme na PM e na CIVIL, e o cara anuncia a contratação de 1440 na segurança pública. Desde 2001 não há concurso na civil e o cara faz um concurso pra apenas 400 vagas, apenas 40 vagas pra delegado quando há cerca de 80 cargos vagos. Por isso não resolvem crime nenhum, com o acúmulo de inquéritos nas delegacias por falta de pessoal, de estrutura e de vontade mesmo. Simplesmente falida a segurança pública de Alagoas.

  • maria jose

    achei que esta muito cedo para comemorar, todas as semanas eu vejo muito bandido sendo preso, oque não se via nas gestões anterior, o governador tem se esforçado para baixar os indicies, a violência parece que esta na cultura do povo alagoano que muitas vezes que resolver cituações com violência esquece que o nosso estado tem justiça, que muitas vezes é falha, más tem, as pessoas tem que se reenducar,

  • PROVOCA o errado.

    A falta de água no São Francisco, não só pela escassez de chuvas, mas também pelo uso do “p”pensar “p”equeno, de maneira desordenada e indiscriminada pela via da irrigação de grandes projetos no cerrado Baiano, consumidores substanciais de águas dos afluentes do rio São Francisco, chamados de rios Grande, Corrente e Carinhanha, deve-se mencionar que o uso desordenado foi com a complacência da outorga pelo GOVERNO FEDERAL segundo a ANA, salvo engano Agência Nacional de Águas. Como no Brasil toda política é feita no corporativismo do “p”ensar “p”equeno, no improviso, sem o devido planejamento lógico, jamais poderiam liberar água para irrigação antes da última barragem ou usina do modelo energético brasileiro, no caso específico XINGÓ. Depois de XINGÓ até a cacimba OCEANO ATLÂNTICO, são 208 Kms por margem ou 416 Kms, que adentrando 30 Kms de cada margem, temos nada menos de ++++ de 12.000 Kms² para utilizar irrigação por gotejamento, microaspersão, convencional e sem uso da terra nas partes mais pobres (Hidropônia), na produção agropecuária, nosso setor primário responsável pelo produção de bens de consumo, no cultivo de plantas e criação de animais. Temos de citar o uso da Forragem Hidropônica, com a produção de 30 kg/m²/quinzena de massa verde, ou 7.200 TONELADAS/ANO por hectare pleno, qual cultivar que produz um volume de 7.200 TONELADAS por HA/ANO? Não existe, a não ser nas cabeças do “p”ensar “p”equeno. Isto sim, é a quitação adequada da DÍVIDA SOCIAL, uma vez onde tem CANA, GADO e SOJA, só existe concentração de renda, infelizmente é a verdade e o BRASIL não acordou para minimizar um pouco a diversificação agrícola.
    Presidenta DILMA, pelo amor de DEUS acorde, entendo da sua vontade de colocar esse trem nos trilhos, tanto cobro CIDADANIA, com aponto ERROS e SOLUÇÕES.
    É uma pena se não acompanham os meus passos, quanto ++++ o raciocínio.
    N.B: O próprio governo fez pesquisas em 1998/99, depois que nossa equipe de técnicos trabalhou em 1993, após ter visto um confinamento de 65.000 carneiros com alimentação produzida entre 10/12 ha de Forragem Hidropônica e fica calado, esconde do pequeno agricultor o salto de produtividade.
    Diante, só resta a graça de rir.
    P/Arabutan.

  • José Alberto Ribeiro

    Corro na praia todos os dias há 7 anos. Nos últimos dois perdi as contas de vezes que flagrei pessoas consumindo drogas a beira-mar. A maconha está solta, de dia, de tarde e a noite. As pessoas estão sentindo orgulho de dizer que fumam maconha nas redes sociais e não sentem vergonha de serem vistos com um baseado. Isso se banalizou. Nem falo do crack, pois esse é consumido nas escondidas, longe dos olhos. Mas daqui a pouco estaremos presenciando o crack na orla também. Propagandas do governo me enojam, sejam elas da prefeitura, do governo ou da presidência, pois cada centavo gasto na mídia é um centavo a menos na reeducação do nosso povo. Temo um dia que minha vida e minha educação de muitas horas de leitura e estudo se percam pelas mãos de um bandido qualquer viciado e semianalfabeto. Não que a minha vida valha mais que a dele, mas que a vida dele não acabe com a minha…

  • FABRICIO

    Concordo com o Ricardo Mota, realmente quando assisto a essa propaganda governamental me dá ânsia de vômito, pois apesar de não ter acesso aos dados oficiais, basta acompanhar o noticiário para ver que a realidade é outra. Coincidentemente enquanto escrevo esse comentário vejo no site uma menininha com uma vela na mão dizendo que a violência diminuiu. Assim não dá. Parafraseando um deputado estadual “Mentira não governador!”.

  • suely sarmento

    CD os 3.500 funcionarios concursados??? CD o aumento de 106% dos funcionarios??Cd as Empresas??? Ql funcionario recebeu esse aumento?? só se for ele o TEO e os Comissionados!! Acho que o Ministerio Publico tem que ser acionado e parar com tantas mentiras na TV!! isso é o PSDB!!!!É impressionante comO ele(Teo) Zomba dos ALAGOANOS!!!

  • Silvio

    Ricardo, ainda bem que vc abordou este assunto.

    Esta propaganda do governo chega a incomodar muito. É muita falsidade. Este gorvenador está no poder há quase 8 anos e em sua gestão a violência explodiu. É muita incompetência.

  • Ana Carvalho

    A propaganda do governo que trata do reajuste de 106% na folha dos servidores com uma moça de jaleco é uma grande mentira. Nós servidores da área tivemos até agora,digo em todos estes anos que o Sr. Teo encontra-se como governador apenas 6% de reajuste !!!

  • sandro santos

    Que democracia é essa que não publica meu cometário.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Infelizmente para todos nós, não há como não concordar com a sua matéria. É mesmo uma tristeza!

  • Walisson

    Infelizmente, a sensação que tenho é de que, se AL fosse uma industria ou fábica ou empresa, estaria à beira da falência pelos próprios administradores que, em meio a crise tentariam de todo modo desesperado convencer os funcionários de que está tudo bem.
    Não queremos saber de números em relatórios, queremos ver a prática nas ruas, ter a verddeira sensação de que melhorou. E isso só vai ser possível quando houver a melhora SIGNIFICATIVA que tanto queremos. Às vezes tenho a sensação de que nós alagoanos fomos abandonados, rejeitados por pessoas que deveriam cuidar melhor de nós…

  • Wellington Souto

    Todas são fantasiosas mesmo, pois vejam as propagandas que falam em Saúde, é sempre os doentes sorrindo os médicos e enfermeiros com aquele largo sorriso de como se estivesse tudo bem,na segurança pública colocam os PM sempre alegres como se dissessem: nossa que paraíso aonde não há bandidos parece até o céu.
    Deveria ter um limite de gasto com publicidade, apenas 0,5% do que se gasta em investimento na segurança.

  • a favorcontra

    todo mundo reclama e ninguem tem razao!o bom disso e os meios de comunicao que leva alguns trocados do governo.

  • jose ricardo dos santos

    Caro Chará, infelizmente, é uma tremmmmenda hiprocrisia tudo isso. Essa idáia de todo o “querer é poder”, dá nissso! Por isso, precisamos refletir muito em nossas vidas. Que Deus te Abençoe.

  • Euclides

    Se tudo está tão bem, inclusive na saúde, porque (mais uma vez) o Governador foi fazer sua cirurgia do menisco em São Paulo? Desde que assumiu o governo fez umas três intervenções.Todas beeeeeeem longe de Alagoas, porque será?

  • REGINALDO

    CONCORDO COM O INTERNAUTA PSULO COSTA. TODO O PROBLEMA É DA BASE FAMILIAR. A EDUCAÇÃO QUE RECEBEMOS DOS NOSSOS PAIS. A ESCOLA ENSINA E É IMPORTANTE, MAS NÃO IMPEDE DE ALGUEM QUERER DELINQUIR. QUNTAS FAMILIAS POBRES ESTÃO POR AÍ E SEUS FLHOS HONRANDO SEUS NOMES ? E OS RICOS NAS DROGAS, ASSALTANDO, MATANDO, TRAFICANDO, DE QUEM É A CULPA ? E OS ENSINAMENTOS DAS NOVELAS DA GLOBO? QUEM RESPONDE? TUDO ESTÁ PERDIDO. VIRAM A RESPORTAGEM DO CABRINI NO SBT COM RELAÇÃO A DROGA EM MACEIÓ QUE PASSOU NO DOMINGO A NOITE NO SBT ? VIRAM OS CHEFES DO TRÁFICO COMA ARMA NO COLO E DIZENDO QUE MATOU VÁRIOS ? É ISSO AÍ !

  • rafael

    Isso é a forma de CALAR A BOCA da mídia alagoana de modo geral, a Secretaria de comunicação é uma das que mais gastam no estado, e pra justifica esses repasses, fazem essas aberrações, rindo do povo, e tentando calar as TVs com nosso dinheiro, para que reportagem que mostrem o caos que estamos não cheguem a todas as casas dos alagoanos, e assim continuemos a viver essa utopia governista.

  • Bezerra

    Resposta: porque o povo não come capim. Tá todo mundo vendo que os homicídios continuam altos e março deu um galope e o governador vem com uma dessas. O POVO NAO COME CAPIM.

  • sempre em alerta

    cara,se olharmos direito as mortes são nas favelas e por briga de gangues sei que poder ser um absurdo o que vou dizer mais só ta morrendo marginal,vc não ve esses crimes nas praças e nas ruas do centro pois a policia passa sempre a força nacional só fica na ponta verde porque,manda os caras pra dentro do vergel, do benedito bentes do reginaldo ai sios crimes vão acabar.deixa a policia nas comunidades pra vê,pois assim os bandidos ficam entocado e não vão ficar trocando tiro na rua e nem saido pra roubar nas outras localidade

  • Valdemir

    A propaganda do governo é enganosa. Geralmente, mudo de canal por alguns segundos, pois mostra uma realidade que não existe aqui em Alagoas. Tudo isto irrita.

  • barakinalama

    Como baixou a violência se os próprios “agentes” da lei estão matando a queima roupa em plena luz do dia como no caso recente lá no conjunto josé tenório-serraria? Eu presenciei a cena lamentável com requinte de grande covardia porque atirar num indivídio pelas costas e ainda, não satisfeito, deu o tiro de misericórdia. Inventa outra governador porque essa não colou!

  • Maria

    CADÊ RICARDO ESSE TÃO COMEMORADO REAJUSTE DE 106% DOS SERVIDORES,POIS NA MINHA CONTA E NO MEU CONTRA-CHEQUE ATÉ AGORA NADA,E RICARDO ESTAMOS EM MAIO DE 2013 E O GOVERNADOR ATÉ AGORA NEM FALOU NA REPOSIÇÃO SALARIAL DOS SERVIDORES NEM PELO IPC.O HOMEM TÁ SILENCIOSO ESPERADO QUE O MAR PEGUE FOGO…

  • Vinícius

    È Ricardo, essas pedras de ouro estão bem amargas para digerir, e além de tudo fere princípios constitucionais, mas nesse Estado a lei não alcança à todos, pode-se fazer promoção pessoal com o dinheiro público que não é nada de mais porque existe coisas mais graves e fica por isso mesmo.

  • Consigliere Alagoano

    PROPAGANDA….
    .
    Quando a Força Nacional e as Forças Locais, vão começar a ter um presença em locais de RETOMADA nos PONTOS MAPEADOS?
    .
    BRASIL MAIS SEGURO é INVISÍVEL neste PONTO, A presença sem ESCAPES na GROTA do ARROZ é um bom teste.
    .
    Mas se prefere fazer a GUARDA e PROTEÇÃO…
    .
    E os Helicópteros de visão noturna, se acha q os bandidos trabalham de 8:00 as 18:00
    .
    Mais seriedade pessoal

  • V.SANTOS

    RICARDO,ESSE GOVERNO É RIDÍCULO E SENSACIONALISTA,ESTÁ COM UMA PROPAGANDA FANTASIOSA NA QUAL DIZ QUE O FUNCIONALISMO TEVE UM AUMENTO ATÉ MARÇO DE 2013 DE 106%,QUE MENTIRA!!!MINHA MÃE É FUNCIONÁRIA APOSENTADA DO ESTADO(TÉCNICA EM ENFERMAGEM)DESDE QUE O GOVERNADOR TEOTÔNIO ASSUMIU HÁ 6 ANOS,ELA TEVE SEU SALÁRIO REAJUSTADO EM 20% .

  • Fernando

    Eu acho que o teo só terá chance em sua campanha ao senado se ele aceitar que seu governo tem erros e mudar para um que mostre as coisas boas mas, tb aceite os erros do governo. Nenhum governo é perfeito.

  • Acertou na mosca

    Ricardo, o tema abordado por você, com certeza será o mais comentado do seu blog, porque a irritação do povo é generalizada. Você externou o sentimento de todos Alaganos. Parabéns pela matéria.

  • JESB

    ESTA SITUAÇÃO NÃO SERÁ RESOLVIDA APENAS COM EDUCAÇÃO. É NECESSÁRIO QUE O GOVERNO CONVOQUE E INVISTA EM IGREJAS SÉRIAS, PARA PREGAÇÃO DO EVANGELHO EM TODA A ALAGOAS. MISSÃO (PALAVRA DE DEUS) COM JUSTIÇA SOCIAL PERMANENTE, CERTAMENTE NUM FUTURO PRÓXIMO TEREMOS REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE.

  • Cicero Isidoro

    Práticas dessa natureza geralmente acontecem quando o governante tomado pelo poder atinge o seu ponto máximo de prepotência política, ele passa a ver os eleitores, o povo, como se fossem meras pessoas estúpidas, ignorantes, sem discernimento para entender que as propagandas veiculadas na TV tiveram como objetivo de “prestar contas” ou mesmo de tentar mostrar ao governo federal que os recursos investidos no Brasil Mais Seguro não surtiram os efeitos esperados. Quando assisto a propagando juntamente com minha esposa nos sentimos com a cara de trochas, porque logo após vem o noticiário estampando assaltos, assassinatos, tráfegos de drogas, arrombamentos, e tantos outros crimes que são cometidos em plena luz do dia sem que os nossos desprestigiados e desvalorizados heróis policiais deem conta por serem poucos em número frente ao exercito de marginais que atuam diuturnamente nas ruas. Desculpem-me pelo desabafo.

  • Lima Junior

    Irrita porque todos nós sabemos que não é a realidade que nós estamos passado, esta última dizer que a criminalidade está baixando é simplesmente uma piada. O que vem acontecendo é que o governo está mascarando os números das mortes por armas de fogo, porque quando alguém é atingido por arma de fogo e é socorrido para o Hospital Geral e morre lá eles não colocam como assassinato, está foi a magica que o Governo encontrou para diminuir os números de homicídios em Alagoas.

  • Glauceste Saturnio

    Respeitado jornalista RM, acho muito improvável que o Sr. venha a ler este comentário, mas vamos lá. Custo acreditar que o Sr. esteja engolindo essa falácia da SDS de que conseguiram diminuir os homicídios em AL. Pura manipulação dos dados, o Sr. quer um exemplo: Um cidadão que é alvejado a tiros e dá entrada no HGE e só vem a falecer 3 dias depois, vai entrar nas estatísticas da SDS como homicídio? Não, pois o que a SDS faz é contabilizar as mortes no local do fato. Não se deixe enganar pelo DC.

  • lucas borba tenório

    IRRITA O POVO,PORQUE ANTIGAMENTE A MÍDIA ERA A VOZ DOS QUE NÃO PODIAM FALAR E HJ EM DIA ESTÁ TUDO COMPRADO E SÓ CONTAM A HISTORINHA DELES….A MENTIRA NUNCA SERÁ DESNUDA SEM UMA IMPRENSA COMPROMETIDA COM A VERDADE.

  • Nivaldo Caetano

    Parabéns Ricardo por abordar esse tema da propaganda enganosa desse governo.
    Ficamos bastante incomodados e revoltados, como servidores públicos, sobre a inverdade referente a esse reajuste de 106%; pelo menos alguém de visibilidade e respeito nos representou muito bem nessa matéria.
    Obrigado.

  • BEATRIZ

    ao assistir a propaganda não tem como associar a realidade e perceber que há uma disparidade perplexa!

  • Manoel Belarmino

    É até piada dizer que deu 106% de aumento ao funcionalismo. A folha pode até ter crescido este tanto mais o aumento ficou para os secretários de estado e adjunto em mais de 146%. O aumento dos servidores foi de 6,5%.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Para correção da anterior:

    Peninha, meu caro Peninha! – Que ousado sou, não?
    Por que há AVERSÃO, REJEIÇÃO e OJERIZA quando não repugnância, náusea ou antipatia às “vinhetinhas oficiais”? Ora, bem sabes! Além de desperdício do Erário e de carecer de criatividade ou inteligência, são mais que irreais, fantasiosas, invencionices e falazes são acintosas, sobretudo, enganosas e zombam das dores dos alagoanos, mormente dos sentimentos dos que perderam seus entes queridos VITIMIDADOS por CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS CONTRA PESSOAS HUMANAS.
    É um escárnio igualmente àquelas gargalhadas de desdém aos REAJUSTES ANUAIS LEGAIS DOS SERVIDORES ativo e inativos, lembras?
    Ademais, olvida ou desrespeita aos seres humanos, gentes caetés, HOMICIDIADOS POR ASSASSINOS NÃO CONTIDOS PELOS PLANOS ANUNCIADOS E COLOQUIADOS MENSALMENTE – a cada colóquio mensal uma falácia (sei que tens acompanhado a tudo), uma tentativa de LUDIBRIAR, de mascarar, ESCAMOTEAR, OMITIR ou mesmo NEGAR os FATOS e nossa cruel REALIDADE.
    O Estado, o Governo, o Poder Público e todos os demais arautos seguidores do tal PLANO sabem de suas ineficiências, ineficácias e INCOMPETÊNCIAS: como bem o disse a Desa Elisabeth – a mídia demonstra diuturnamente. É seu DEVER protagonizar uma a SEGURANÇA PÚBLICA adequada, condizente e mínima que seja e ASSEGURE o Direito de ir, estar e vir de cada cidadão.
    Zomba ao assestar 106% de AUMENTO ao servidor – só se foi o subsídio dele e dos parlamentares, inclusive retroativo a Maio de 2011. Ou do seu exército de conselheiros, comissionados e cargos de confiança, os quais são IMPRECISÁVEIS.
    Há um déficit inexplicável, intolerável e inaceitável nos efetivos policias estaduais – só da briosa ele reduziu os 16.200 fixados pela Lei 6400/2003, para pouco mais de 12.000 – ver Lei 7372/2011. Aliás, prometera MIL/Ano, lembram? Fato é que a nossa briosa está sendo escravizada em face de exíguo efetivo e excessiva demanda, mas o vice-rei bradara: “AL não precisa de MAIS policiais.” Os alagoanos, sim, e necessitam muito, pois estão à mercê do CRIME dos CRIMINOSOS.
    Peninha, em SP matou-se metade do que se matou aqui, e lá estão querendo a cabeça dos responsáveis, aqui parece estar tudo igual à vinhetinha: na mais perfeita PAZ, SEGURANÇA e TRANQUILIDADE!
    Uma coisa é certa: ainda estamos à luz de velas! Onde as empresas, o EISA, o tal de AL tem pressa, e blá, blá, blá!(?)
    As vinhetinhas são veiculadas (e eles creem piamente nelas – todo demente crer no que diz), na certeza de que somos todos imbecis, idiotas e ignorantes.
    Abr
    JG

  • Sandro Melo

    Fazer com o nosso dinheiro é fácil. Quero ver tirar do dele, como os professores Monitores que apesar de pagar impostos para ter seus salários, estão trabalhando desde de fevereiro e nada de pagamento por parte do governo(s)!!!

  • Alagoano

    Gastar dinheiro público para fazer essa propaganda, pela amor de Deus onde é o fundo do poço?

  • Alan Aleixo

    Na minha opinião esta propaganda ao invés de transmitir uma melhor imagem do governo, no tocante a segurança, estar na realidade revoltando ainda mais a população, pois fica uma sensação de “deboche” por parte do governo em querer passar algo inverídico e tendencioso. Os números não mentem mas podem ser facilmente maquiados, dependendo do angulo que são analisados. Parabéns por levantar em sua coluna este importante assunto.

  • ricardo

    GOVERNO FANTASIOSO!

  • josivaldo julio de oliveira

    todas elas são mentirosas, principalmente quando tem reportagens de outras emissoras fora do estado. tipo conexão reporter exibida no domingo dia 28 de abril quando foi entrevistado um cidadão que comanda o trafico na localidade cidade sorriso no complexo benedito bentes, na segunda feira já estava sendo vinculada a propaganda de que a criminalidade tinha diminuido no estado MENTIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    PARA CORREÇÃO DA NATERIOR:

    Peninha, meu caro Peninha! – Que ousado sou, não?
    Por que há AVERSÃO, REJEIÇÃO e OJERIZA quando não repugnância, náusea ou antipatia às “vinhetinhas oficiais”? Ora, bem sabes! Além de desperdício do Erário e de carecer de criatividade ou inteligência, são mais que irreais, fantasiosas, invencionices e falazes são acintosas, sobretudo, enganosas e zombam das dores dos alagoanos, mormente dos sentimentos dos que perderam seus entes queridos VITIMIDADOS por CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS CONTRA PESSOAS HUMANAS.
    É um escárnio igualmente àquelas gargalhadas de desdém aos REAJUSTES ANUAIS LEGAIS DOS SERVIDORES ativo e inativos, lembras?
    Ademais, olvida ou desrespeita aos seres humanos, gentes caetés, HOMICIDIADOS POR ASSASSINOS NÃO CONTIDOS PELOS PLANOS ANUNCIADOS E COLOQUIADOS MENSALMENTE – a cada colóquio mensal uma falácia (sei que tens acompanhado a tudo), uma tentativa de LUDIBRIAR, de mascarar, ESCAMOTEAR, OMITIR ou mesmo NEGAR os FATOS e nossa cruel REALIDADE.
    O Estado, o Governo, o Poder Público e todos os demais arautos seguidores do tal PLANO sabem de suas ineficiências, ineficácias e INCOMPETÊNCIAS: como bem o disse a Desa Elisabeth – a mídia demonstra diuturnamente. É seu DEVER protagonizar uma a SEGURANÇA PÚBLICA adequada, condizente e mínima que seja e ASSEGURE o Direito de ir, estar e vir de cada cidadão.
    Zomba ao assestar 106% de AUMENTO ao servidor – só se foi o subsídio dele e dos parlamentares, inclusive retroativo a Maio de 2011. Ou do seu exército de conselheiros, comissionados e cargos de confiança, os quais são IMPRECISÁVEIS.
    Há um déficit inexplicável, intolerável e inaceitável nos efetivos policias estaduais – só da briosa ele reduziu os 16.200 fixados pela Lei 6400/2003, para pouco mais de 12.000 – ver Lei 7372/2011. Aliás, prometera MIL/Ano, lembram? Fato é que a nossa briosa está sendo escravizada em face de exíguo efetivo e excessiva demanda, mas o vice-rei bradara: “AL não precisa de MAIS policiais.” Os alagoanos, sim, e necessitam muito, pois estão à mercê do CRIME dos CRIMINOSOS.
    Peninha, em SP matou-se metade do que se matou aqui, e lá estão querendo a cabeça dos responsáveis, aqui parece estar tudo igual à vinhetinha: na mais perfeita PAZ, SEGURANÇA e TRANQUILIDADE!
    Uma coisa é certa: ainda estamos à luz de velas! Onde as empresas, o EISA, o tal de AL tem pressa, e blá, blá, blá!(?)
    As vinhetinhas são veiculadas (e eles creem piamente nelas – todo demente crer no que diz), na certeza de que somos todos imbecis, idiotas e ignorantes.
    Abr
    JG

  • EDINHO DO CONSELHO

    RICARDO MOTA,
    MUITO BEM LEMBRADO, ESSE TEMA QUE EM OUTRO MOMENTO JÁ TINHA FEITO UMA CRÍTICA SOBRE ELE, SÓ QUE É PRECISO A NOSSA JUSTIÇA ASSISTIR TV E TAMBÉM LER SEU BLOGS, TALVEZ FIQUEM MAIS INFORMADAS. DIZ A LEI BRASILEIRA QUE: “FALSIDADE IDEOLÓGICA É CRIME”. PORQUE NÃO MULTA A SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO OU DETERMINA A SUSPENSÃO DA PROPAGANDA INVERÍDICA OU MANDE QUE OS SECRETÁRIOS ENVOLVIDOS APRESENTEM AO MP/AL RELATÓRIOS DAS VERACIDADES AO POVO ALAGOANO. A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, QUANTOS ADOLESCENTES PERDERAM O ANO LETIVO PASSADO E QUANTOS FICARAM SEM FAZER O PROCESSO SELETIVO SUPERIOR. A NOSSA POLÍCIA MILITAR DE DOIS A QUATRO POLICIAIS POR MUNICÍPIOS QUE VERGONHA E POLÍCIA CIVIL NEM SONHAR, O INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO ENTREGA UMA CARTEIRA COM DOIS MESES, FALTA DE FUNCIONÁRIOS. A NOSSA SECRETARIA DE TRABALHO QUE PASSA TRÊS MESES PARA ENTREGAR A CARTEIRA DE TRABALHO, FALTA DE FUNCIONÁRIOS. A SEPAZ, O MP/AL JÁ MULTOU E NÃO TEM PROJETOS PARA ADOLESCENTES DE DOZE AOS QUINZE ANOS, SÓ PRISÃO OU MORTE. É NESSA FAIXA DE IDADE QUE INICIA O USO DAS DROGAS, ONDE ENTRA O PAPEL DO ESTADO E A FALTA DE APOIO COM AS FAMÍLIAS, ASSIM O MESMO SE EXIME DE SUAS RESPONSABILIDADES DEIXANDO DE CUMPRI O SEU PAPEL.

  • técnico do hge

    É MUITA FANTASIA FALAR EM 106% DE AUMENTO !DESDE QUE ESTE GOVERNADOR SUBIU AO PODER SÓ RECEBI $50,OO DE AUMENTO ATÉ HJ E DESAFIO QUEM POSSA VIR PROVAR AO CONTRARIO!PEGANDO MEU CONTRA-CHEQUE DE 2003 EU POSSO MOSTRAR QUE RECEBIA MAIS DO QUE RECEBO HJ!!!ONDE ESTÁ A IMPRENSA QUE NÃO MOSTRA A REALIDADE DO HGE ? QUANDO FALAM EM SAÚDE SÓ DIVULGAM A FAVOR DO LOBY DOS MÉDICOS!!!SAÚDE SÃO TODOS SERVIDORES DOS MAQUEIROS A TODAS CATEGORIAS!!!

  • zé

    aqui no sitio são jorge, praticamente não tem crime, o ultimo foi no mês passado, e os acusados todos estão preso, parabens governador, deixem o homen trabalhar. quem torce ao contrario são os maus policiais, que acham que ganhão pouco.

  • Objetivo

    Porque é simplesmente maquiada e enganosa…

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    EI PESSOAL,VAMOS TODOS MORAR NO SÍTIO
    SÃO JORGE . LÁ TEM LEI,TEM POLÍCIA E SÓ
    MORA GENTE DE BEM . MAS RAPAZ, O PARAÍSO
    TÃO PERTINHO E NINGUEM SE DEU CONTA …
    Ô ZÉ , COMO É MESMO O SEU SOBRENOME ?
    SERÁ O ZÉ DO EGITO ? ÔMI !