PC de Alagoas pode virar problema para Brasil Mais Seguro
A Polícia Civil de Alagoas está na vitrine. E a imagem não é boa.
É claro que o problema é provocado por alguns integrantes da corporação, mas entre estes há gente com força de comando.
Primeiramente, dois casos tomaram a mídia no mesmo dia: o assassinato cometido por um agente da DEI e a “carteirada” praticado por outro agente de uma divisão que é considera elite da PC.
Esta é apenas a parte visível da história.
No debate do Plano Brasil Mais Segura, que hoje tem mais uma rodada em Maceió, já chegam informações dando conta de que a PC alagoana não tem se empenhado tanto quanto deve – o que estaria acontecendo não exatamente por acaso.
Há questões que são muito complicadas.
Por exemplo: boa parte dos inquéritos policiais realizados com sucesso tem sido comandada pela Força Nacional, embora tenhamos aqui delegados competentes e experientes.
Fato é que a presença de delegados e agentes de outros estados em Alagoas é transitória. Eles aqui permanecem graças à solicitação do governo do Estado – com o apoio da Perícia e da PM.
Outro fato importante: o delegado-geral, o simpático Paulo Cerqueira, tem se mostrado resistente à criação de uma Corregedoria de Polícias Integradas e Independente – ou seja: uma corregedoria única.
Esta, diga-se de passagem, é a posição defendida pelo Conselho Estadual de Segurança Pública, presidido pelo juiz Maurício Breda.
Aliás, o magistrado é presença garantida na reunião de hoje sobre o Brasil Mais Seguro.
Pode abordar com profundidade à questão, colocando-se frente a frente com o simpático delegado Paulo Cerqueira. Uma pessoa de quem todos na PC – sem restrições – gostam muito. É o chefe “ideal” – deixa todos à vontade.
Não sei se é o caso para uma Polícia Civil.
A PF e a “carteirada”
Segundo o diretor do Sindicato dos Polciais Federais, Robson Farias, no caso citado por este blog, ontem (matéria sobre a Lei Seca), não houve “carteirada” do agente da PF. Ele negou-se a fazer o exame do bafômetro, mas, diz Farias, o fato não tem qualquer relação com abuso de autoridade. Tanto que o carro ficou apreendido, sendo liberado apenas dois dias depois.
Pergunto: o que custaria ter ajudado um agente da lei, fazendo o exame?
Romao
Ricardo, tem muita gente decente, trabalhadora e zelosa de sua profissão na polícia, mas, é sabido de todos que também existe muito policial bandido, não tem outra palavra e que, por isso, toda essa resistência à criação de uma corregedoria única e à elucidação de crimes quando, muitos deles, estão envolvidos! Infelizmente, muitas pessoas querem ser da “polícia” pra isso: cometer ilícitos, autoritarismo, carteirada e o “diabo a quatro”! Essa é a realidade dura, fria e calculista de alguns ocupantes desse brilhante ofício: ser policial!
Luiz Carlos S. Souza
Tive a oportunidade de trabalhar nas duas polícias alagoanas e constatei falhas e dificuldades em todas. Mas entre as corregedorias, infelizmente a corregedoria da polícia civil trabalha como quer e não como deveria. A corregedoria da PM é mais atuante, inclusive com vários policiais militares respondendo por transgressão à Lei Seca. Com raras exceções de pessoal, a própria polícia sempre se indispõe quando um secretário de segurança não é um delegado e muitas vezes fazem corpo mole. Vimos algumas vezes também indisposições de agentes com policiais da força nacional. Mesmo no dia-a-dia vemos a letargia pra fazerem investigações e solucionar crimes. Claro que nem todos os agentes e delegados são assim, mas é que ainda existe essa cultura da lentidão, mesmo com a entrada da última turma em 2002, fato que melhorou muito a imagem e produtividade da corporação. Tem o fato de os regulamentos das polícias civis serem menos exigentes do que os das outras polícias, o que dificulta a exclusão de maus policiais. A própria polícia federal, que é civil, tem um rigor bem maior no trato de policiais infratores. A PRF e o DPEN também têm bons regulamentos contra maus policiais. É comum ver exclusão em polícias militares e corpos de bombeiros, mas nas polícias civis é algo muito difícil de acontecer. Aqui mesmo teve o caso do modelo morto no interior por um agente; tem delegado que já fez absurdos e nunca foi excluído da corporação. Ou se cria uma corregedoria diferenciada e imparcial ou veremos isso perdurar por muito tempo. O caso do policial que matou o vigilante na serraria só dará em algo, se der, porque foi filmado e divulgado pela mídia, apenas por isso. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.
roberto cardoso
Ricardo,até os exs ainda dao carteiradas. O ex ¨juiz¨Carlos Remigio, embriagado, bateu numa viatura da Força Nacional, desrrespeitou os policiais e nao foi preso por interferencia de autoridades. Essa Força Nacional é independente ou nao ????
Cavalcante
Pior de tudo é o corporativismo existente na PC, até agora nenhum delegado requereu a prisão desse elemento que matou covardemente um motoqueiro no bairro do farol. Policial Civil deveria e essa é sua função em dar segurança a sociedade, na realidade o que se vê é o terror nas ruas com o brasão da Policia Civil de Alagoas.
santos
P C tem papel de proteger o cidadão e não ameaçar e matar. isso que aconteceu e que vem acontecendo e uma vergonha para o nosso estado. chegou a hora de expulsar e prender esses assassinos, vamos denunciar esses covardes ao ministério público. e outra tem policial fazendo as viaturas carros próprios .
Fabiana Fernandes
Caro Ricardo mota,conheço este delegado porque meu esposo trabalhou com ele,lhe digo que você esta sendo infeliz em colocar que ele deixa a vontade os policiais,desta forma,tem o sentido de bagunça administrativa,olhe bem,sou funcionaria do comercio trabalho em media 12 horas,e hoje em media meu marido trabalha 12 horas por dia.O a vontade,é ter acabado com a guerra da policia civil,e as perseguições do passado,você,analise o desempenho de cada instituição,e por fim,veja que o caro blogueiro especula e ataca quem trabalha em silêncio! ha! é papel da policia militar prevenir, ou coibir! obrigado.
Caue Castro
Estamos bem representados, além dos policiais dando “carteirada”, um juiz(aposentado por se envolver em problema parecido) bate no carro da força nacional e sai de lá como se nada tivesse acontecido.
cibele
O plano não está dando certo. Isso é fato. A polícia civil já esteve mais bem comandada. Outro fato. A seds então, tem que sair tudo. Em geral: fora esse comando que se mostra sem competência pra levar e bancar esse plano do governo federal. Cada vez que prendem um ze mane dizem que foi ele quem roubou ou matou quinhentos e nada muda. Versoes mirabolantes que desafiam nossa inteligência. Fora todos eles. Ja chega.
Goes
Isso mesmo, caro Ricardo. Falta pulso. Tem toda razão. Lugar de simpatia é no concurso de miss e nao na polícia civil.
João Neto
Fora esse comando todo. Uma vergonha tanto investimento e ninguém pra fazer a coisa acontecer certa por aqui. A pc precisa de alguém com mais firmeza.
catarina dos santos
Ricardo por favor toque no assunto do juiz que foi “liberado” TOTALMENTE EMBRIAGADO pela Força Nacional após pedidos das autoridades.
Nós simples mortais somos pegos pela lei seca e esse juiz simplesmente é liberado e pronto. Onde está a IMPARCIALIDADE da força nacional, do Dário César???
Ricardo
Ricardo ser chefe de um setor desse e agradar a todos, alguma coisa tá errada e ainda mais,ser contrário a uma corregedoria independente.isso é no mínimo estranho.
Gilmar
Quem escolheu o simpático pra comandar a polícia civil foi o próprio Dario. Culpa dele que escolheu mal. Hora de mudança.
Luiz Vasconcelos
Infelizmente mais um fato destes aconteceu, mas os profissionais de segurança neste Estado parecem que são discriminados de todo jeito, seja salarialmente, moralmente, dentre outros. Mas em todas as profissões existem pessoas boas e ruins, quer no judiciário, no legislativo, em fim em todas as esferas da sociedade.Mas, estamos falando de pessoas, que estão sujeitas a erros. Ninguém até agora procurou saber qual a motivação desse cidadão para cometer esse crime. Não vejo ninguém falando que esse vigilante, “ora vítima”, matou a mulher com uma pedra de 30kg amarrada ao corpo o depois jogou em um rio. A morte, como dizem, é uma redenção…
José Fernando Vasconcelos dos Santos
Cara Ricardo,vc a de compreender que fica dificil trAbalhar com entusiasmo quando seu colega esta ganhando quase dez vezes mais que vc pra fazer o mesmo trabalho e com todo o apoio de vcs da imprensa.
roberto cardoso
Esse ex “juiz” e a cara da impunidade: ja bateu emmulheres,atropelou,desrespeitou a presidenra do TJ, desrespeitou policiais,desrespeitou imprensa,etc….( verdadeiro marginal) e continya tranquilo,recebendo uma gorda aposentadoria..
Anônimo com motivos
e o IML que agora é que estão mandando os laudos cadavéricos,e lesão corporal para as delegacias do ano passado, isso na capital e for interior, vixi … ou seja, com seis, sete e até oito meses de atraso e o inquérito tem trinta dias para conclusão. É só verificar pra v se é verdade.
Ricardo
Ricardo Mota,não julge todo um trabalho feito por policiais abnegados ao longo de anos com o erro de dois de seus integrantes, você precisa conhecer a realidade da PC Alagoana, não de ouvir dizer vá as delegacias ver seu quadro de pessoal e as reais condições de trabalho,sei que seu tom irônico tem endereço certo, mas sei tambem que seu papel como multiplicador de opinião é ser honesto em suas colocações,não seja superficial e procure responsabilizar e mostrar a sociedade a quem interessa uma policia judiciária despreparada e desmotivada, a PC não se resume a DEIC e TIGRE,eles ainda dispoêm de alguma estrutura de trabalho, mas não vão resolver sozinhos os problemas de Alagoas, então responsabilize a quem de direito e cobre soluções, não podemos fazer corpo mole em algo que não estamos inseridos,o “PLANO BRASIL MAIS SEGURO” exclui a polícia alagoana e você está cansado de saber disso.
Carlos
Ricardo esse plano é uma furada,só com um aumento de efetivo das Policias uma melhor remuneração parecida como a da força nacional que é de 7.000 reais por
mês e a justiça alagoana fazendo o papel dela, que é de deixar bandido na cadeia e ñ de soltar vagabundo pq ñ tem vaga nos presídios, isso tudo é conversa, temos mais PMs cedidos a Força Nacional que aqui no estado, e Pms competentes dando treinamentos a tropas de elite da própria Força.Se observarem quantas prisões são feitas diariamente e quantos vagabundos ficam presos.
REGINALDO
JÁ SE FOI O TEMPO EM QUE A POLICIA CIVIL TRABALHAVA. NESSES ÚLTIMOS ANOS SE PRECISA PEGAR NO BRAÇO DE UM DELEGADO OU AGENTE PARA TRABALHAR. É CERTO QUE EXISTE EXCESSÕES, MAS SÃO POUCOS. TEMOS DOIS BONS EXEMPLOS: CARLOS REIS E JOBSON CABRAL. TEMOS ESSA DELEGADA NOGUEIRA QUE É MUITO EMPENHADA.
Vania Nunes
Caro Ricardo. eu realmente não concordo com sua colocação. Acho que vc gostaria que fosse ainda o Zé preguiça como é conhecido o José Edson, ou o Marcilio Barenco. Este ultimo que acabou com a policia civil dividindo-a em grupos. vc esta muito equivocado vc nem deveria falar da PC. Pois não conhece nada. Pergunte ao setor financeiro da instituição o que estes dois ultimos “diretores” deixaram. Eram farras e mais farras com dinheiro de adiantamento, que se quer eram comprovados. veja os procesos no integra.
sertanejo cagota
Sejamos realistas, meu caro Ricardo, esse plano “Brasil Mais Seguro” não pode nem ser criticado, pois ele nem existe, e só podemos falar em algo que existe, exemplo disso é o o polêmico ex-juiz Remígio que mais uma vez apronto das suas e como punição ele teve aposentadoria de R$ 22.000,00 e a regina Miki só exigiu que ele pagasse a vtr da FN, pode? Por que não pediu a mesma punição que pediu aos PMs da ROCAM do BPRP? Vou responder: rabo preso.
Ricardo
É xará, a qualidade de seus comentários não é mais o mesmo de outrora; eles (comentários) se baseiam em informações tendenciosas e/ou erradas. Não se administra uma instituição tão complexa com chicotes, pirotecnia, sensacionalismo e etc… É necessário uma administração participativa, descentralizada, aberta ao diálogo e focada em metas; o que não significa falta de pulso.
Aliás, procure informações sobre as despesas com peças de veículos, adiantamentos imorais, locações, fracionamentos de licitações, inquéritos desenvolvidos de forma incompetente e danosa, os quais foram alardeados de uma forma e findaram com a máscara caída; e que geraram danos irreparáveis a muitos. Corregedoria é bom, e já existem tantas: Corregedoria da PC, Promotoria do Controle Externo do MP e Conselho Estadual. Será que o problema é falta de corregedoria? Ou o problema está na precariedade da instituição, a qual é carente de tudo; prédios dignos, equipamento de trabalho, efetivo, excessiva carga horária, salários baixos, inexistência de acompanhamento psicológico, alimentação nos plantões, armamento e etc… Você já foi em alguma delegacia? Você conseguiria desenvolver seu mister num ambiente daquele? O policial trabalha num ambiente que o torna insensível, onde a cadáver é cena de seu cotidiano; com carga horária absurda e desumana; em elevados níveis de estress; destratado diariamente; desmotivado; perseguido e etc.. Vamos resolver as condições que lhe são dadas para depois ser tão exigente.
Ricardo
O policial também é cidadão e tem o direito de se negar a fazer bafómetro, pois isso é um direito previsto em nossa carta magna; o cidadão é punido por exercer seu direito, só no Brasil.
Ricardo
O policial cometeu um ato absurdo em momento de fúria, pois, havia um criminoso que lhe perturbava há muito tempo, procure informações sobre a ficha criminal do “motoqueiro”; é bem verdade que tal fato não justifica o ocorrido, porém, podemos refletir sobre o ocorrido e avaliar as condições em que os humanos policiais são submetidos, como se não bastasse a estressante profissão; ainda viver em ambientes deploráveis, níveis extremos de cobranças, falta de condições, salários ínfimos e absurdamente desiguais, convivendo com o risco de morte diariamente e sendo menosprezado e afrontado por criminosos que se sentem intocáveis, cotidiano convívio com cenas indesejadas, que transformam qualquer humano em pessoa insensível, defesa natural do corpo humano. É muito fácil apontar, julgar, condenar e criticar.
amado lopes de queiros
No momento a única solução é fazer como fez governador outrora , extinguiu a literalmente PC.Se for sopesar vantagens e desvantagens observará nitidamente que é melhor para o estado.Não apura os crimes , agentes e delegados se misturam de tal forma e promiscuidade que não vale apena insistir.Não precisa nem demitir é só passar para inatividade,abrir concurso e começa do zero.
Paulo Rostner de Olivença
Caro Ricardo, propaganda enganosa, esse é o meio que o governo do Téo Vilela encontrou para mascarar a ineficácia do Plano Brasil Mais Seguro em Maceió, cidade piloto escolhida pelo Governo Federal, e que não foi por acaso.
As últimas manchetes mostram a realidade de uma capital onde o desmando impera em todos os poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo.
Não acredito em nenhuma mudança na segurança pública que traga melhoria para a sociedade alagoana, quando os principais “atores políticos” são os mesmos que sempre desprezaram o Estado de Alagoas, a exemplo de Collor(mesmo quando Presidente da República), Renan Calheiros(por duas vezes presidente do senado), Biu de Lira e o Exmo. Governador Teotônio Vilela que sofre de um mal que acomete 99% dos políticos brasileiros, chamado de estado letárgico.
bebeto
A coisa por aqui esta como o Diabo gosta, ninguem respeita minguem, tambem nao e respeitado.
AMARO
DEVERIA COLOCAR UAM MATÉRIA NO BLOG COBRANDO CONDIÇÕES DE TRABALHO, INVESTIMENTO E CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR,E NÃO APENAS CRITICAR. O BLOGUISTA DEVERIA PRESTAR ESSE SERVIÇO PARA A SOCIEDADE, COMO O SEU ZÉ QUE MORA NA BREJAL, O CIÇO QUE MORA NA GROTA DO ARROZ E A MILHARES DE ALAGOAS. A SOCIEDADE AGRADECE.
José
Caro Ricardoem todas as profissões (inclusive no meio jornalístico) existem bons e maus profissionais. Tenha certeza que os agentes e escrivães de polícia de Alagoas (e não os da Força Nacional) estão fazendo o máximo que podem para cumprir (e estão cumprindo) a meta a estabelecida pela Direção da Polícia Civil. Outro ponto importante e que a população deve saber é que um policial que está à disposição da Força Nacional, além do salário que recebe de suas respectivas corporações recebe pelo menos mais R$ 6000.00 (seis mil reais) mensais. É importante, ainda, que se diga que a Polícia Civil alagoana não passa a mão na cabeça de quem erra, ou seja, quem pratica algum ilícito certamente responde por ele. Por fim, entendo que a Direção da Polícia Civil não é apenas “simpática”, mas sim coerente, coisa que todos nós devemos ser.
robson
caro ricardo descordo quando falam que a forca nacional esta resolvendo boa parte dos homicidios porque um amigo irmão foi assssinado no antares em 07/03/2013 e ate agora não avancou o inquerito são quase 60 dias e nada acho que devemos voltar ao passado dente por dente olho por olho so assim este governo vai ter o que comemorar.
gabriel alcantara
Por favor jornalista faço seus comentários críticos contra o Tribunal de Justiça e SEDS por terem interferido na atuação dos PMs da FN e PMAL contra o Juiz embriagado e aposentado. Não bata apenas nos operários, atinja tbm a direção.
OBSERVADOR
MESTRE, TAVA TUDO INDO BEM NO GGI, ATÉ QUE O PROMOTOR ALFREDO DISSE, APÓS REVELAR QUE O QUADRO DE SEGURANÇA ATUAL AINDA É MUITO GRAVE, QUE ERA CONTRA O USO PELA GUARDA MUNICIPAL DE ARMA DE FOGO, E O CORONEL EDMILSON, ATUAL SECRETÁRIO, DISSE QUE TEM QUE ARMAR, E AÍ, O QUE VC ACHA? O BICHO PEGOU
valderio
Que saudades do ex delegado Macilio Barenco.
Galvão
Deus cobra daqueles que pelo poder esquecem as virtudes.
Bianca
Na época do dr Barenco, a polícia civil era respeitada . As estatísticas não eram isso que a gente vê hoje e não havia essa bagunça. Tão cedo e já com saudades do dr Barenco e sua equipe.
Gustavo Henrique Rocha da Silva
Há comentários coerentes com a realidade, mas há outros sem conhecimentos de causa, por isso as pessoas precisam se reeteirar mais sobre determinados assuntos e situações, para não serem levadas pelo oportunismo de alguns e viverem na ignorância.
revoltado
E muito facil resolver essa situação na PC vai trocando de direção ate uma conseguir acertar.
sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro
SAIA DESSA CANETINHA !!!!!!!!!!!
Márcio
Como vai ficar o caso dos delegados que chegaram ao cargo pela “janela” aberta em 1990, sem concurso público e de forma inconstitucional? Vão continuar no cargo? O que mais decidiu o Conselho de Segurança?
PROBLEMAS? Sim RH.
Nada de RECURSOS HUMANOS, mas, dos presidentes RENAN & HENRIQUE, tem coisa errada, é justamente na LOA-2013 – Lei Orçamentária Anual que na EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA POR ÓRGÃOS, registra que do dia 12/04 a 20/04 o governo Federal da nossa idolatrada meiga simpática inteligente bonita e bella, nossa querida presidenta DILMA VANA ROUSSEFF de fato e de direito NÃO, NÃO, NÃO gastou R$ 0,01, quanto ++++ R$ 1.000.000.000,00 usuais e pontuais no Orçamento da União, é regime de contenção de DESPESAS? Como de fato algo fenomena!!!! O ++++ notável, é que hoje 27/04 continua o Portal do Senado Federal e Câmara dos Deputados registrando a mesma posição do dia 12/04!!!!!!!! SÃO APENAS 15 (QUINZE) DIAS DE ATRASO, SEM INFORMAR AOS BRASILEIROS DE COMO SE GASTA NOSSOS IMPOSTOS.
É inacreditável como a casa do POVO, será do povo MESMO, fica omissa em informar aos BRASILEIROS, e vale a pena o repeteco, de como se gasta o NOSSO DINHEIRO através do ABSURDO dos 88 TRIBUTOS existentes, impostos gerados quando infelizmente vamos as compras. Se ao invés de 88 tributos, tivéssimos apenas 5 (CINCO) tipos de IMPOSTOS, com certeza na verdade verdadeira seríamos muito ++++ FELIZES e o governos com ++++ RECEITA DE TRIBUTOS.
Exatamente, é quando na competência do falar novas ideias e conceitos, menciona com muita propriedade o presidente da Câmara deputado federal HENRIQUE ALVES:
“O MODELO DE REPARTIÇÕES DE DIREITOS, DEVERES, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO, ESTÁ FALIDO, PRECISA SER REVISTA”. mais adiante diz que vai fazer o PACTO FEDERATIVO COM GOVERNADORES E PREFEITOS, será o início da reforma política com a FALTA DE HARMONIA entre os PODERES, principalmente colocando o nosso SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – STF a tutela dos 300 picaretas do Congresso Nacional segundo o ex-presidente LULA existir naquela casa do povo.
Certa feita foram reclamar ao nosso todo PODEROSO na criação do universo, porque no Brasil tudo era bom, sem vulção, sem tuzinami, etc, aí ELE respondeu: Tenham calma, vocês vão ver o povinho que vou botar, e não é que DEUS tinha razão, nosso povo NÃO É NACIONALISTA, não tem a percepção de defender a PÁTRIA, FAMÍLIA, são meros coadjuvantes no uso de PICARETAS no Congresso Nacional para catar o metal precioso NIÓBIO. Pit stop para srsrsrsrsrsrsr, depois dessa de eguus asinus, só resta recolher a minha insignificância e pedir desculpas pela vergonha que passei. SENHOR perdoa, elles não acompanham os meus passos, quanto ++++ o raciocínio.
P/Arabutan.
fred
O nosso estado é assim, quando se fala em segurança pública se fala em ; ARMAS,COLETES E VIATURAS. Mim responda meu caro RICARDO se voçe j´ouviu falra que os policiais civis através da direção geral se reuniu, para ouvir há opinião da base, isso nunca ocorreu, é lamentável, pois as decisões nunca foram debatidas, e sim colocada de guela abaixo. Deveriamos se reunir, ai sim vamos debater o que é mais importante.E quanto um dirigente for unanimidade fique de orelha em pé, e olhe quem estar ao seu derredor.
De olho na coruja
Pois é, Ricardo. Tem que ter coragem, para escrever e falar sobre a Polícia Civil, mas é a pura realidade: na vitrine e mal vista. Público e notório que o comando é pluriacéfalo, onde a simpatia tem sinônimo de fraqueza, condescendência e vista grossa, por puro medo de se perder status e poder, ou agradar muitos num só espaço. Também não era para menos, pois o acordo para se chegar onde está o atual comando, era se entregar as vontades dos subordinados e dos que os colocaram, leia-se Dário César. Que o atual Diretor Geral saia da posição de Marionete-Geral da Polícia Civil e saiba aceitar que toda crítica-construtiva tem sua razão de ser, pois guarda vozes na Polícia, nos demais poderes e na sociedade, que assiste um bando de pobres sendo presos para dar resposta e gerar mídia, sem qualquer foco e para inglês ver. Mas na vida, nem todos “comem capim”, como disse aavó de Bárbara. Se é que há grupos na Polícia Civil, divisões, hoje se tornaram um agregado de colcha de retalhos, onde cada pedaço tem sua própria vontade. Vontade de quê? Vocês completam de acordo com a visão realística e próxima de cada um… A minha resposta: MUITO MAL NA VITRINE. PARABÉNS RICARDO!
Policial que trabalha
Política é um caso sério..quando querem “detonar” perdem até o bom senso! Os números existem, a Polícia Civil trabalha. Mas, como em todo lugar, existem pessoas de má ídole, acabam generalizando e esquecendo do que se faz de bom. Os números falam, e se eles não representam o que a sociedade espera, ninguém lembra que a PM tem que estar na rua, e depois que a PC investiga, o Judiciário tem que julgar e manter os infratores na prisão. Carteirada do PC? E do juiz (que nem na ativa está mais), ninguém fala? Claro…o douto juiz, como tantos outros ilustres que envergonham nosso país assinando aberrações jurídicas, são intocáveis. Sou policial e posso dizer que a maioria, apesar de não ter as condições ideais, se desdobra em fazer sua parte (e até mais do que ela). O Delegado Geral é “querido” porque ao menos ouve os servidores, não como os anteriores que sequer recebiam os policiais em seus gabinetes. No entanto, só os que estão dentro da instituição sabem o quanto ele é exigente. Mas para quem quer “esculhambar”, justo é sinônimo de “simpático” em tom irônico..fazer o que? Transformarmo-nos em super heróis para atender os anseios dos que tem o espaço para falar e que poderiam unir-se a situação, apresentando sugestões, ao invés de só criticar.
Homicídios
Engraçado..falam da FN mas nem procuram saber a composição das equipes, se tem policiais alagoanos, e o mérito das conclusões dos IPs ficam só pra eles…
Luci
Um dia desses estavam falando que a equipe da FN e PM era truculenta, que não sabia abordar, que toda a população tá reclamando…e agora é quem ganha o elogio? tá bom, né?
Antonio
Tisc, tisc…Sr. Ricardo Mota, o sr. não está sendo tendencioso não?
regina
Ricardo, procure saber como a atual gestão da PC, comandada pelo Paulo simpático está utilizando os adicionais noturnos!! Sabe como? Transformou adicional noturno em bonificação! Completa farra de adicionais! Improbidade pura! Cadê o MP!!??
thiago santos
na epoca do marcilio barenco o governador era o mesmo, e a pc não não era assim e também não existia a FN, nem esse plano e não era bagunça, então falta pulso firma, pq era uma epoca sem apoios e a coisa andava, não entendo.
J.J.
Sua Excelência, Dr. Remígio, é mesmo bom de carteirada, desmoralizou a “Força Nacional” e afins cheio de Whiski e ainda teve como cúmplice a Sra. Regina Miki, “Secretária de Segurança Nacional” (que pompa) dando essa desculpa esfarrapada (que não era atribuíções da Força Nacional, tal mister). Vou bater com o meu FUSQUINHA no carro da FN cheio de cachaça, será que vou apanhar, hein? bando de frouxos. Somos 70% de analfabetos funcionais, mas trouxas não.
Sérgio Vargas
Competente e conceituado jornalista, Ricardo Mota, pela primeira vez achei tendenciosa e de conteúdo politico essa matéria postada em seu blog. Devido ao ato isolado de um policial, você está querendo colocar a sociedade contra a Polícia Civil de Alagoas. Você tem muita credibilidade e não precisa se envolver nesse ambiente nojento da politica. A Polícia Civil do nosso estado é composta na sua maioria de pessoas integras e de princípios. Mesmo assim, continuo admirando o seu trabalho.
Amanda Feliciana Terto
“A corda arrebenta sempre do lado do mais fraco”. O problema da segurança pública é de responsabilidade da polícia civil? É justo analisar uma instituição inteira baseado no erro de alguns?
Caro blogueiro, se assim for… Não tem classe pra errar mais, que a de “Jornalistas”, que aqui em Alagoas, são tendenciosos, não buscam esclarecer os dois lados da estória e estão subordinados aos “donos das mídias”, que são políticos (ou ligados a eles) e por esta razão não estão preocupados com a verdade, mas com a VENDA da notícia.
J.J.
Ricardo, cadê meu comentário? vou bater agora mesmo com meu fusquinha no carro da “Força Nacional”, já tomei um litrão de 51º, será que esses embusteiros me prenderão e tomarão minha CNH? cuidado, sou amigão do Juiz, de “briga de galo” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
Horácio
Parabéns de olho na coruja. Muito bom seu comentário. Agora aguentem.
Ana costa
Jornalista, a Policia Civil esta muito atuante. O delegado Paulo Cerqueira é um coordenador da instituição extremamente ativo. Conforme o site da PC divulgou, no primeiro trimeste de 2012 foram 1900 inqueritos concluidos, no mesmo período em 2013, foram 2600
atento
Parabéns Ricardo Mota e o comentário De Olho Na Coruja. É isso ai.
Marcos Leite Goes
Ricardo, há tempo não vejo palavras tão sábias. Quem sabe toda essa simpatia apática não é fruto da maneira que se chegou ao poder.? Dá a impressão que Quando nao se manda e não se tem autonomia fica assim. Chega de prender pés de chinelo e apontar como criminosos que mataram ou assaltaram 500 de uma vez só. Chega de dados duvidosos e propagandas que irritam pelas inverdades. Chega. Fico com a frase da semana, mas mudando um pouco: o povo não come capim.
Edson M. A. Filho
Infelizmente a lei e as polícias em Alagoas só se aplicam a pobres, pretos e…! Veja o caso dos políticos corruptos, do juiz aposentado Remígio que está na mídia e inumeráveis outros casos conhecidos pela população. Na verdade, Alagoas nunca foi um estado, muito menos sério, apenas um feudo de políticos corruptos e autoridades diversas descompromissadas com o Povo e a Lei, onde o cidadão comum não merece importância ou respeito algum.
marcos antonio da silva
É lamentável o que ocorreu essa semana quando um agente da polícia civil, que deveria dar exemplo a instituição, pratica um ato de covardia, em plena luz do dia, contra uma pessoa, executando pelas costas, sem dar chances de defesa ao mesmo. A sociedade alagoana está revoltada com o que aconteceu e as autoridades, no caso, a corregedoria, não informa o paradeiro desse marginal. Governador, tome uma providência nesse caso que é grave, e muito grave para a imagem da PC e de uma especializada em cobater o crime em Alagoas que é o DEIC.
anderson de oliveira
Caro jornalista em nenhum dos dois casos em tela existiu abuso de autoridade,visto que a Constituição Brasileira garante que o indivíduo não é obrigado a produzir provas contra si mesmo,isso até uma criança é conhecedora.Em todas as Secretarias existem desvio de condut, todos os dias a nossa MILAGROSA PM e a nossa HEROÍCA PC doa sangue em prol da sociedade infelizmente viver de fofoca é bom,mas todos sabem que o que dar ibope são notícias policiais.O senhor se acha o ser mais perfeito que existe na terra saia do seu ar condicionado e vá viver a realidade das ruas.
policial civil
Se a polícia está mandando inquéritos agora é por conta das metas do conseg e da corregedoria que o conseg obriga a ir. Só por isso. Mérito do CONSEG. Agora faça não que o conseg manda pra corregedoria.
katia
A força nacional era pra fazer mais pelos investimentos e não, como disse as materias, deixar um juiz escapar.
REGINALDO
SENHOR JORNALISTA: FIZ UM COMENTÁRIO A RESPEITO DO QUE UMA INTERNAUTA HAVIA DITO, COM RELAÇÃO AO DESVIO DE ADIANTAMENTO QUE FOI FEITO NA GESTÃO DO DELEGADO BARENCO E JOSÉ EDSON, E NÃO FOI PUBLICADO. LAMENTO ESSE TIPO DE CENSURA,PORQUANTO FOI UMA INTERNAUTA ACIMA QUE COMENTOU.
JOSE
ESTAVA LENDO O SEU COMENTÁRIO, E EM SEGUIDA OBSERVEI AS POSTAGENS SOBRE O COMENTÁRIO, SINCERAMENTE ACHEI QUE VOCE FOI INFELIZ, IRONIZANDO O DELEGADO GERAL, FAÇA UMA PESQUISA EM LOCO, DENTRO DA INSTITUIÇÃO(POLICIA CIVIL)OU NO SITE DA POLICIA CIVIL, PARA DAR UM EXEMPLO SOLICITE AO SETOR COMPETENTE A QUANTIDADE DE INQUERITOS PRODUZIDOS DESDE QUE ELE(DIRETOR GERAL) ASSUMIU; EQUILIBRIO NAS FINANÇAS, EFETIVAÇÃO DE INUMERAS OPERAÇÕES POLICIAIS, NA CAPITAL E EM VÁRIOS MUNICIPIOS.A POLÍCIA CIVIL É COMPOSTA DE PESSOAS INTEGRAS, COMO EM TODA CLASSE EXISTEM AQUELES QUE SE DESVIRTUAM, PORÉM NÃO DEVEMOS GENERALIZAR, ATUALMENTE O DELEGADO GERAL ESTÁ DESEMPENHANDO UM ÓTIMO TRABALHO, POR ISSO É MERECEDOR DO MEU RESPEITO. ENQUANTO VOCE,SEGUNDO SEU COMENTÁRIO, SUA IMAGEM NO MEU ENTENDER DESCEU AO NÍVEL MAIS BAIXO DE POSTURA JORNALISTICA!
Gisele
Parabéns Ricardo! De tão simpático o diretor geral parece não tomar medidas pra conter a violência. O Deic depois da explosão tá sem nem local pra trabalhar direito e as delegacias são péssimos locais de trabalho. Até fuga de 15 pela porta da frente teve em Delmiro. A delegacia de homicídios produz menos que outras que nem tem esse investimento todo. Falta comando. Se as delegacias chegaram a produziram mais inquéritos todo mundo sabe que foi por conta do CONSEG que obrigou com as metas. Por isso, Parabéns Ricardo Mota. Seu espírito crítico é importante nesse Estado.
Cris Elis
Fala sério, qual instituição não tem sua banda podre? Esse delegado “simpático” trabalha sem holofotes, e só pq. ouve seus colaboradores policiais é tido como à vontade demais, Ricardo vc. como grande formador de opinião tem o dever de checar bem suas informações antes de influenciar seus leitores, porém continuo te admirando como profissional competente que é!
Pedro
É interessante, foi publicada a lista dos funcionários da Câmara Municipal de Maceió, nela consta o nome do França Moura, salário R$ 17.700,00 radialista que nunca deu um dia de serviço na casa, vocês da impressa não deram a devida atenção ao caso, agora vem cobrar das outras profissões transpareça, pimenta no dos outros é refresco.
Gerson Souza
Caro Ricardo Mota,sou ouvinte e admirador de seus comentários,no entanto não poderia deixar de externar o meu testemunho da operacionalidade do atual Delegado Geral da Polícia Civil,Paulo Cerqueira,alagoas toda sabe do trabalho deste abnegado delegado quando a frente do DEIC.
Confundir cara feia ou alegre com competência é complicado.Se o plano Brasil mais seguro,ainda não deu o resultado esperado,deve-se a séries de falhas,que como todo projeto precisa ser corrigido.
Chefe com cara feia e mal educado é coisa do passado,
Isso dava certo quando a polícia ainda trabalhava a cavalo,e seus comandados eram analfabetos e ignorantes.
Quanto ao seu comentário,sem o conhecimento de causa cuidado, para não ser taxado de Prepotente,”Aquele cara que sabe o preço de tudo,mas não conhece o valor de nada”.
Continuo sendo seu ouvinte e lendo seus comentários.Um abraço.
joana prado
barenco nunca mais.adeus……