Já está mais que evidente que há um mal-estar entre a 17ª Vara Criminal da Capital e o Tribunal de Justiça – ou alguns dos seus integrantes.

Os decretos de prisão de alguns ex-prefeitos apontam que o juízo de primeiro grau pensa de forma diferente do TJ.

Mesmo considerando que apenas um dos mandados foi cumprido – o do ex-prefeito de Campo Alegre, Maurício Tenório-, parece que o “sucesso” da operação ligou o sinal amarelo para os desembargadores.

Primeiro foi o salvo-conduto concedido ao Marcos Madeira (Maragogi), foragido há quase três meses, seguido do mesmo procedimento beneficiando Márcio Fidelson (Maravilha) e concluindo – pelo menos, por enquanto – com a medida preventiva que atende ao pedido da ex-prefeita Melina de Freitas (Piranhas).

Não cabe a mim julgar se há ou não excessos nas decisões adotadas pela 17ª Vara Criminal da Capital, sempre a pedido do Gecoc.

Mas ficam algumas perguntas no ar:

– Por que o ex-prefeito Marcos Madeira esperou três meses para obter o salvo-conduto, diferentemente dos outros investigados pelo Gegoc?

– Há apenas coincidências em relação ao fato de que a PF começou a cumprir os mandados de prisão, o que não vinha acontecendo?

É claro que o sentimento geral é o de que deve haver uma punição célere – se há culpados. Mas o senso comum não há de ser o guia da Justiça. Dos magistrados espera-se cautela, serenidade e a análise fria das provas.

Fato é, também, que a expectativa geral é de que a partir de agora não acontecerá mais nada (ou quase). A demora na condução dos processos vai se encarregar de apagar na memória coletiva fatos e nomes.

Assim como é uma instância revisora, o TJ tem também por obrigação promover uma Justiça que não pareça injustiça – aquela que tem o tempo como maior aliado.

Deputados do PT e JHC querem cruzar folhas da Assembleia e da Câmara
Atraiçoado
  • Rubens

    Eu rezo todo dia para que homens como Dr. Alfredo e Dr. Mauricio cheguem ao poder de suas instituições.

  • Juanito

    Do jeito que vai, tudo será liberado, inclusive desvios de RECURSOS PÚBLICOS, com direito a salvo-conduto.

  • Consigliere Alagoano

    PF e PC precisam “LIMPAR” as suas MESAS sobre “mandados de prisão”.

    Chega de “MIGUÉ BUROCRÁTICO” e Mão na MASSA, os tempos são OUTROS estamos em PLENO, ” Plano Nacional de Segurança”, os gestores DEVEM cobrar metas semanais do cumprimento dos MANDADOS.
    .
    Sob pena de CONIVÊNCIA, LOBBY e outros Bichos.

  • Paulo Rostner de Olivença

    Meu caro Ricardo, é louvável o seu empenho enquanto formador de opinião, mas os cidadãos que pagam seus impostos não acreditam mais nesta “justiça”, como você bem colocou, que tem o tempo como o seu maior aliado.
    Já comprei a minha passagem, mas só de ida!!!

    Vou-me embora pra Pasárgada

    Lá sou amigo do rei
    Lá tenho a mulher que eu quero
    Na cama que escolherei
    Vou-me embora pra Pasárgada

    Vou-me embora pra Pasárgada
    Aqui eu não sou feliz
    Lá a existência é uma aventura
    De tal modo inconseqüente…

  • Paulo

    Uma dúvida, o salvo conduto do ex-prefeito de Maragogi que demorou a sair ou os outros é que saíram rápidos?

  • Tasso

    Ricardo,leio sempre seu blog como também seu Programa 12:10 e ponto critico.E fico a mim perguntar será que vale a pena essa sua luta por um pouco mais de respeito dos politicos e da justiça para com o povo Alagoano.E a cada dia se vê que nada acontece de serio para acabar com essa bandalheira.se fosse citar as operações que já foram divulgadas pela imprensa e se o resultado fosse aquele esperado por todos nos, pelo menos em parte,talvez ainda restasse um pouca esperança para as futuras gerações.Uma andorinha só não faz verão mas não se canse pois acho que se a imprensa,principalmente os telejornais fossem imparciais como você com certeza muita coisa já teria acontecido.

  • MONICA LESSA

    Não é possível que Alagoas tenha de passar por mais essa vergonha por causa de roubos no poder público.

  • O sistema é bruto

    Ricardo, é verdade o que disse o companheiro, uma andorinha só não faz verão! Diferentemente de muitos comunicadores que metiam o pau nos politicos e se igualaram a eles no poder, eu acho que vc seria diferente,vc tem pulso, tem peito, é centrado…mas o povo é safado…não lhe elegeria! Estão acostumados com mentiras e corrupção…!
    Mas parabéns pela sua luta!

  • O REALISTA

    Entre o Direito e a Justiça, quem prevalece é a Lei do mais Forte…

  • Teresa Marta

    Eu não entendo o porquê de tanta ganância. Eu não consigo imaginar alguém dormir tranquilo quando tantas crianças não conseguem fazê-lo por fome. Quando tantas mães choram a perda dos filhos para a droga, muitos não conseguiram ficar numa escola sem professor, sem merenda…..