O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, deu uma longa entrevista, ontem, abordando vários problemas da maior cidade brasileira (e um dos maiores orçamentos, também).

Um ponto chamou a minha atenção porque acho que, ainda que proporcionalmente, as ações anunciadas por ele podem ser desenvolvidas aqui.

Na questão da Segurança Pública, Haddad falou na atuação da prefeitura para ajudar a prevenir – principalmente – a violência.

Como?

Principalmente com a melhoria da iluminação pública em áreas de maior incidência da criminalidade. Também com a preparação e deslocamento da Guarda Municipal para essas áreas, definidas num “mapa da violência”.

Este trabalho, aliás, já vem sendo feito pela SDS, em Maceió, com o mapeamento das regiões onde os crimes de homicídios, principalmente, acontecem e à noite (como lá em São Paulo).

Esse tipo de informação, mesmo que limitada, possibilita a redução dos assassinatos na capital. O Jacintinho, como destacou Regina Miki (a insultada), ontem, é um bom exemplo.

O prefeito Rui Palmeira pode buscar – e conseguir -parceiras com a Eletrobras (que ainda cada vez mais fraquinha) e o governo do Estado para transformar a realidade perversa e insuportável da violência em Alagoas.  

 

Rui só terá o orçamento de 2013 em abril
Políticos alagoanos são destaques em The Economist
  • Paulo Rostner de Olivença

    Corretíssimo, caro Ricardo,pois já havia comentado em outra oportunidade no seu blog, que a questão da violência e a falta de segurança na cidade de Maceió não pode ser associada exclusivamente a ausência do poder público nos bairros,mas a uma questão fundamental que é o planejamento urbano, aí inserido a iluminação pública de qualidade e os equipamentos urbanos que permitem a mobilidade das pessoas com segurança.
    Portanto,a melhoria da segurança pública não pode estar dissociada da urbanização dos espaços.
    Como melhor exemplo, cito o bairro histórico de Jaraguá, onde houve um investimento altíssimo na sua reurbanização e na segurança pública, e hoje está entregue aos usuários de crack e assaltantes de todos os tipos.

  • Alberto Flores

    Votei no Rui e torço para que ele faça um bom governo…sou funcionário da prefeitura a mais de 20 anos-
    secretaria de educação-SEMED porém esses 2 primeiros meses o que vimos foi o caos, pessoas incompetentes assumindo cargos que deveria ser exercido por tecnicos corte de pequenas vantagens para o funcionario que ganha pouco… nossa ex-reitora Ana Deyse ta deixando muito a desejar…uma pena.

  • wal

    Comentarei quando Haddade,vier com uma novidade…

  • Meirinho

    GRANDE RICARDO, ESSA SEMANA ESTIVE NO BAIRRO LEVADA E CONSTATEI COMO AS PESSOAS VIVEM MAL NESSA LOCALIDADE. NÃO EXISTE SANEAMENTO E AS RUAS SÃO UMA VERDADEIRO FOSSA A CÉU ABERTO. GOSTARIA DE CONVIDAR O PREFEITO RUI PARA DAR UM PASSADINHO POR LÁ.
    ABRAÇO.

  • Cidadão

    Concordo plenamente, mas so um detalhe, a Guarda Municipal de SP é armada, a nossa ainda continua descumprindo o estatuto do desarmamento que dar o direito aos guardas de trabalharem armados.

  • pedro fernando tenorio de amorim

    O problema da segurança em Alagoas é mais sério do que se pensa, vi a conversa de um PM dizendo que estava em uma viatura quando houve um assalto a um Mercadinho de Bairro, dizia que na viatura esta um soldado dirigindo e ele(dois), armados com revolver 38, o rádio alertou e deus as caracteísticas do carro e dos bandido que passou por eles e os cumprimentou, quatro homens bem armados. Como pode reagir, vai ser herói morto. Aí eu pergunto, a questão é salarial, quem fez o concurço aceitou ganhar o que o Estado esta pagando dentro do nível de escolaridade exigido, ou é questão de comando, ou é falta de efetivo para combater a violência Aí a população paga com imposto e com a vida. ESTAMOS FRITOS!

  • SEGAL

    Mota: aqui vão algumas sugestões para diminuir a criminalidade em Maceió: 1) reduzir em 50% os duodécimos das sinecuras alagoanas( leia-se: Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas)e destinar as verbas para aumentar o número de policiais militares e civis, pagando o que eles merecem.2) – firmar um acordo com os proprietários dos motéis em Maceió para evitar que os criminosos continuem a se esconder onde as polícias não os procuram.3) – Exigir carteira de identidade de todos os clientes para ter acesso a rede bancária. 4)- Colocar viaturas policiais nos 03 acessos para a capital, farol,região sul e norte, etc…

  • João Bosco

    Ricardo, pelo amor de Deus, até você, tão sagaz em identificar a pilantragem em palavras e ações cometida pelos políticos alagoanos, está caindo nessa do Fernando “Poste” Haddad? Esse rapaz é o típico petista, capaz de propor a mais antiga das ações como se fora a última novidade. E o pior, sem sequer ficar vermelho. E sabe por que ele faz isso? Porque ele sabe que até mesmo o jornalismo supostamente mais digno vai cair na cascata. Afinal, ele é do PT, ele é de esquerda, é progressista. E o Kassab era um reacionário de direita que deixou a cidade de São Paulo um “caos”… Vergonha!

  • Zé Roberto

    Gostaria de fazer um comentário, todos os dias uma viatura da SMTT vai até a Avenida Aristeu de Andrade, próximo da TV Pajuça, na parte em que a via não é mais dupla e não tem saida pra carros, e ficam abordando os donos de carros que estacionam no lado do Museu de História Natural da UFAL, pois foi construido um prédio, e na época da construção a construta pediu a SMTT para colocar duas placas de proibido estacionar, pois caso algum carro estacionasse ali atrapalharia as carretas que descarregam areia, cimento, ferros, brita e outros materias. Concluído a prédio não foram retiradas as placas. Por isso, todos os dias uma viatura da SMTT vai a uma rua sem saída pra carros e ficam incomodando os moradores da rua, bem como poderiam está em um local em que relamente necessite de uma viatura da SMTT. Obrigado pelo espaço para fazer este protesto.