Eu, como tantos que nascem por aqui, tenho com Maceió uma relação que vai, em gradações diversas, do amor ao ódio.

Penso que a capital alagoana se assemelha a maioria das pessoas muito bonitas – e que sabem que são bonitas: descuidam de outras virtudes, que lhes seriam essenciais.

Eis que em Maceió nasceu e cresceu um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Ele, Djavan, é a tradução mais perfeita do que os modernistas de 1922 pregavam: receber todas as influências estrangeiras possíveis e transformá-las, com talento, no mais autêntico produto nacional.

A isso, eles – os modernistas – chamariam de antropofagia cultural, uma tarefa só possível a poucos, muito poucos. Djavan conseguiu o que só Tom Jobim havia alcançado antes. Faz uma música internacional com a melhor marca da MPB.

Foi com agradável perplexidade que ouvi, ontem, a voz do artista na boa propaganda sobre o IPTU de Maceió. O inesperado trouxe uma bela surpresa.

Outra veio em seguida: quis saber como ele havia aceitado o convite para a publicidade, e soube bem mais.

O contato foi feito através de amigos comuns e o “pequeno cachê” terá uma destinação grande: Djavan resolveu doá-lo a uma instituição de caridade, aqui mesmo, em Maceió.

Ele não queria que esta última informação fosse divulgada. Cometo esta “inconfidência” como manifestação da minha admiração pelo artista e pelo homem.

Políticos alagoanos são destaques em The Economist
Heloísa diz que duodécimo de 4,5% é "vigarice técnica"
  • José Carlos Fernandes Neto

    O mais importante é fazer o nosso povo, a juventude especialmente, entender que Djavan existe, pois entupiram os ouvidos do povo com sujeira auditiva. Ouvir Djavan é descobrir vida inteligente no meio da nojeira geral. Tomara que fique algo de positivo e que os recursos do IPTU seja efetivamente investido para amenizar os efeitos da bárbarie.

  • Rejanne Leoni Braga

    ELE é simplesmente maravilhoso. Impar!!!

  • Cadu Primola

    Pelo menos Maceió segue o bom exemplo de outras capitais, como Salvador, e usa o próprio brasão do município como marca institucional. Isso fica constatado na assinatura desta propaganda. Aquela bola vermelha, símbolo da campanha eleitoral da gestão passada, usada como marca do município era um absurdo…

  • ANDRÉ ALMEIDA

    Linda a mensagem, Maceió já uma poesia de belas paisagens, Djavan parabéns.

  • josé santos

    Esse cara sim, é bom! Quanto ao outro cara esperamos que aplique os recursos com decência, para que nos possibilite pensar que a terceira cidade mais violenta do mundo entre as com mais de 300 mil habitantes, não dar as costas para quem mora longe da praia.

  • Daniel Damasceno

    maceió está mudando , no passado pagávamos rios de dinheiro para uma tal de Roberta Miranda desculpe-me os fãs da artista.

  • Silvana Maria

    Parabéns prefeito pela excelente escolha por escolher alguém tão digno para a propaganda uma prova foi a sua atitude de Djavan com relação a doação.
    Que Deus a abençoe e continuando confiando na sua administração prefeito.

  • Jéssica Missiara

    A propaganda ficou muito bonita, os criadores estão de parabéns conseguiram em poucos minutos ressaltar as belezas e por que não as riquezas de nosso estado. Há e Djavan o que falar dele dizer que ele é um cantor maravilhoso,que ele retrata as riquezas do dia-a-dia e que suas musicas são perfeitas e confortáveis não seria uma novidade para ninguém,más de uma maneira simples e acessível á todos, ele tem a musica certa para o momento certo.

  • Marcio Santos

    O cara é bom, o cara é bom… Dez para o Djavan. Que outros sigam o seu exemplo.

  • Ana

    Parabéns Djavan, por o gesto magnânimo! Super fã desse cantor talentoso, que tanto nos orgulha…

  • Rosevaldo Almeida Marinho

    Compartilho a admiração pelo Djavan…
    Não nos deixemos entregarmos ao auto-menosprezo. Alagoas é terra de gente boa..apesar dos pesares.
    E quanto a você Ricardo, cada vez mais me admiro com sua maestria em analisar as nuancias políticas, sociais e humanistas da nossa sociedade.
    Estás usando a língua portuguesa com muita habilidade nessas análises e isso é muito raro. Parabéns!

  • aline lima

    que isto sirva de liçao a estes politicos podre dest estado tao defazado..vergoonha alagoas.

  • Há lagoas

    É muito bom saber que ainda temos bons representantes na Terra dos Marechais!
    Fica aqui minha torcida pelo novo governo, e por toda a minha gente.
    Saudades de minha terra querida…

  • Carlos Henrique

    Atitude Ricardo… Atitude! Infelismente poucas pessoas tem.

  • Matuto aloprado

    É uma pena que não se pode mais ouvir musicas de Djavam, é que ele não paga o famigerado “JABÁ” (pagar para tocar sua música)

  • lewdyano

    só nos resta uma coisa a dizer: parabéns, pelo gesto humano e decente. e destes alagoanos que este estado precisa

  • rafaela de castro

    Quando vi pela primeira vez logo reconhecí a voz inconfundível do Djavan. Cantor maravilhoso!! Linda propaganda!! Ideia maravilhosa da prefeitura e equipe organizadora!! Parabéns Rui e parabéns Djavan pelo lindo gesto!!

  • Jose da Cruz

    Essa campanha mostrou o que antes eu tinha dúvidas. A equipe de Rui Palmeira apesar de jovem e “inexperiente” na administração pública, é muitíssimo competente! Parabéns prefeito! Sua equipe é 10!

  • Vinicius Gonçalves

    Gostei! Aproveito para parabenizar pela escrita. Boas observações e bons pontos de vista. Abraço!

  • Renata Cléa da Silva Cavalcanti

    Olá Ricardo, boa tarde.
    Sei que o espaço aqui destina-se a mencionar a participação de Djavan na campanha publicitária do IPTU de Maceió.
    Todavia, em razão da ausência de outro tópico referente aos questionamentos que vou fazer, venho neste momento pedir sua ajudar para tirar algumas dúvidas sobre a situação dos servidores de Maceió. De fato, os descontos dos vales-transporte são feitos quando recebemos nossos vencimentos (final do mês), mas os créditos só estão “caindo” no final do próximo mês. Por outro lado, nossos processos administrativos referentes ao retroativo (este é só um exemplo) estão “parados” deste a última gestão.
    Trago essas dúvidas, porque gostaria de alguma informação, pois quando entramos em contato com a Secretaria de Administração, só nos dizem que não sabem informar ou que não tem previsão para o andamento dos processos.
    Contamos com sua ajuda. Obrigada.

  • Perseu Halley Minin De Lins

    Essse sim é o verdadeiro ser humano,q fez a propaganda já sabendo oq iria fazer com o cachê,parabéns DJAVAN pelo exemplo q vc nos deu e q sirva d lição pra esses ladrões q sujam o nome d nosso amado estado e pove q tanto sofre por termos polítcos corruptos!

  • bebeto

    Parabens ao prefeito Rui Palmeira pela escolha e valorizaçao dos nossos talentos, parabens Djavan pela sua grandeza e mostra com isso que não esqueceu as origens.

  • Rose Marie Hora

    Djavan… que maravilha!!! Fiquei muito feliz com essa atitude de quem ama as raizes e que por certo a valoriza, mesmo quando não aconteceu o mesmo, pois os dirigentes de Alagoas deveriam aprender a valorizar a sua classe artistica que diga-se de passagem, é imensurável. Parabéns ao Rui Palmeira que teve credibilidade por parte deste fenômeno de cantor!

  • Bepe Guedes

    Djavan é o ìcone da musica MPB.
    É A ESTRELA RADIOSA DE ALAGOAS, PORÉM GOSTARIA MUITO QUE DJAVAN FOSSE MAIS ALÉM NO SEU AMOR POR ALAGOAS. JÁ ASSISTIR DJAVAN EM OUTRAS CIDADES E ELE, COMO OS BAIANOS NÃO DIVULGA ALAGOAS COMO DEVERIA. MESMO ASSIM DJAVAN SOU SEU GRANDE FÃ.

  • Marcos Paulo

    Parabéns para Djavan e para o nosso amigo Ricardo Mota, porque só assim o povo de Maceió saberá da verdade e da transparência do Prefeito Rui Palmeira. Cachê pago; Cachê doado! Todos de parabéns.

  • RCesar

    Seria tão bom que todos os alagoanos artistas, que brilham e se destacam fora do nosso estado fizessem como o Djavan.

  • André

    Bem que a Prefeitura poderia divulgar no Portal da Transparência ou na sua página no Facebook quanto foi o “pequeno cachê” do Djavan, afinal não é só os salários dos funcionários que devem ser divulgados, e sim todo e qualquer gasto público.

  • TANIA

    Legal….já que não foi com artistas q moram na cidade, Djavan contribuiu para melhoria de alguns… Parabéns!!! Foi otimo sabermos disso….

  • marcelo

    Ele é O CARA!

  • Moacir Pereira da Silva

    Fico-me plenarmente lisongeado por saber que o nosso DJAVAN participou desta propaganda, retratando assim, o nosso BELÍSSIMO ESTADO. Ele por si só surgiu da classe pobre.Humilde como toda a sua família, por exemplo: a sua mãe lavava roupa de ganho para minha mãe(segundo a minha própria mãe comenta). PARABÉNS “DJA”. E PARA SEMPRE ÉIS O MELHOR COMPOSITOR E CANTOR BRASILEIRO.

  • PERSIVALDO FIGUEIRÔA

    A PROPAGANDA É LINDA,MACEIÓ COM ESSA BELEZA E QUE DEUS NÃO FEZ A MENOR QUESTÃO DE ECONOMIZAR, JUNTANDO A VOZ INCONFUNDÍVEL DE DJAVAN ATÉ AJUDA A QUE PAGUEMOS IPTU, E QUE SEJA BEM REVERTIDO EM SEUS FINS…..RICARDO VC FEZ BEM EM REVELAR QUANTO É DIGNO ESSE FILHO DA TERRA QUE PODERIA ATÉ SER MAIS BEM APROVEITADO E EXPLORADO,NO BOM SENTIDO,QUE ELE SEJA EXEMPLO E UMA PROVA DAS COISAS BOAS DESSA TERRA.

  • Cynthia

    Djavanear o q há de bom…

  • RCesar

    Creio com toda certeza e sem mêdo de errar, que o prefeito Rui Palmeira será um exemplar administrador para Maceio. Contanto que, os derrotados procurem o que fazer e não tentem prejudicar sua administração.

  • ROBERTO ALVIM

    QUEM TEM COM QUE PAGAR NÃO DEVE,EU VOU TER QUE PARCELAR,VALEU DJAVAN,RUIM É DEVER.

  • joão

    Será que a “barata” não está soprando para morder?, isto só vou saber quando o carnê chegar.Outra: os vales transportes dos professores não estão chegando aos mesmos, apesar dos descontos (apropriação indébita?) E mais: quanto ao cachê? em quanto importou?; para qual instituição foi?; qual o critério da seleção desta instituição? gato escaldado ainda tem medo de água fria?. Mais até aqui a equipa do cara ainda não mostrou nada de bom. O trânsito do velho “Jaça”, misturado com feirante que cada vez mais toma o espaço público, e ainda nada foi feito. Por último, tenho medo desta enxurrada de de elogios, pois toda unanimidade é, se não burra, perigosa.

  • Adriano

    Parabéns… excelente escolha.

  • Rita de Cássia Feranandes

    Já era fã desse grande músico e compositor e agora então me orgulho de ser alagoana.

  • Evanildo

    Djavan, apenas falando você é grande; simples assim.

  • Romao

    Cresci ouvindo Djavan… Muito linda a propaganda! Mais uma vez, parabéns prefeito Rui Palmeira, pela iniciativa brilhante de convidar um conterrâneo para enaltecer a grandiosa obra de arte esculpida em nossa terra pelo dedo de Deus! Quanto ao cantor Djavan, muito nobre a sua atitude em doar o cachê recebido, Deus o abençoará mais e mais.
    Ricardo, muito singular e ao mesmo tempo eloquente suas palavras nesse artigo. Parabéns, também!

  • Diogo

    djavan sempre foi um grande exemplo

  • Valdemir

    Djavan é um magnânimo dotado de uma grande alma, grandes virtudes e inteligência. Ele é um orgulho para todos nós – brasileiros, nordestinos e alagoanos, principalmente.

  • GUILHERME BRAGA

    Um homem do BEM!!!! Pensa no Social e na Coisa Pública.
    Valeu Djavan !!11
    Valeu Ricardo Mota pela sempre boa informa jornalistica.

  • NELMA BARROS

    Parabéns Ricardo pela inconfidência: cresceu minha admiração e carinho por você e pelo amado Djavan, que tanto enobrece minha querida Alagoas. Abraços

  • Paulo Malta

    Que coisa espetacular!!! Quando vi e ouvi a mensagem percebi antes de aparecer o crédito que a voz daquele tom pertencia ao nosso DJAVAN. Gostei demais!!!!!!

  • ADRIANO MARIANO

    Fiquei maravilhado com a atitude exemplar deste artista nota mil, que para nossa alegria e alagoano. um compositor fantástico e fora de serie que nos dar esta tapa prazerosa de musica de qualidade .Nossa cidade sem duvida nenhuma estar entre as duas mais lindas do pais e com governantes sérios e comprometidos este quadro negativo que estamos frequentando nestes últimos anos mudara e alagoas será a terra que todos nós ,inclusive o mito Djavan sonha em ver .