A vereadora Heloísa Helena já avisou: vai apresentar uma emenda reduzindo o duodécimo da Câmara Municipal, seja qual for o valor a constar do projeto que será encaminhado aos vereadores pela Prefeitura de Maceió.

Numa frase, ela define sua posição:

– É uma vigarice técnica dizer que o duodécimo da Câmara é de 4,5% da receita do município.

A explicação de HH é cristalina. Ela lembra que a Constituição estabelece que o Legislativo Municipal pode receber de repasse anual o valor correspondente a até 4,5% dessa receita.

“Isso é o teto, que na Câmara se usa como se fosse obrigatório, o mínimo, o piso. Não é obrigação do prefeito mandar colocar esse percentual no orçamento. Em nome do interesse público, ele pode reduzir este valor, que estará coberto pela lei”.

Há um problema, porém: a Casa pode alterar o projeto e, em caso de veto, pode manter o que for aprovado pelos vereadores.

Para Heloísa Helena, isso não faz sentido, principalmente pela situação de Maceió. Ela lembrou que “no ano passado” deixou de utilizar mais de R$ 1 milhão em verbas de gabinete a que teria direito (como os demais vereadores): “Eu solicitei que esse dinheiro fosse aplicado em educação infantil”.

E, de novo com a campanha mais barata entre os vereadores eleitos, Heloísa Helena foi a mais votada pela segunda vez consecutiva.

O cachê de Djavan na propaganda do IPTU de Maceió
Procuram-se procuradores no Tribunal de Contas
  • Katia

    Muito bem vereadora!
    Chega de pouca vergonha com o dinheiro público, faça valer nosso voto.

  • Romao

    Perdi a admiração por essa cidadã, mas a aplaudo pela atitude correta. Onde já se viu um descalabro desse que essas criaturas querem fazer com a capital e os seus cidadãos? Absurdo! O pior são esses mesmos encontrarem votantes, aaafff!!!

  • Claudio Antonio Costa

    É UMA VERGONHA PARA TODOS OS POLITICOS DESSA PEQUENA MACEIO.

  • Ruslan Queiroz

    O Linguajá da Heloisa é tão antigo que ENFRAQUECE a sua ESPERADA ATITUDE…sobre o duodécimo…
    .
    Não é preciso os mesmo TERMOS em todas as entrevistas:
    Balcão de Negócios, bandidos, Vigaristas, Porão de negociatas…

    Já é um Clichê e REPETITIVO…
    .
    PS: Quando é q ela vai mesmo pro NOVO partido?

  • R.MANTA

    Diferente do amigo acima, nunca conseguí perde a admiração pela HH, muito pelo contrário.Se o discurso dela é o mesmo, é porque os problemas continuam os mesmos. VIVA HELOÍSA !

  • Saulo Nobrega

    Essas camaras de vereadores servem para que mesmo? E na Barra de São Miguel, 9 vereadores embolsando R$ 5.000,00 por mês? Que dinheiro mau empregado da gota serena.

  • José Carlos Milito

    Parabéns mais uma vez vereadora.Essa câmarazinha não se renova em nada.Com pouquíssimas exceções.

  • ivone

    Quem não gostar de HH , faça um favor de ir embora de Alagoas.
    COPIOU!!!!!!!!!!!!

  • MANU DAS ARIRANHAS

    retorica pura s.f. Filosofia. Arte de bem falar, de valer-se da eloquência ou da argumentação clara para se comunicar.
    Retórica. Reunião de regras relativas à eloquência: a retórica era valorizada ao extremo entre os antigos.
    Livro ou acordo que contém essas regras.
    Retórica. Na Idade Média referia-se a uma das três matérias, lecionadas em universidades, que caracterizava o trivium.
    Classe em que se ensinava essa matéria.
    Uso dessa eloquência ou dos mecanismos e normas referentes à retórica.
    Pej. Uso de mecanismos contundentes e ostentosos para ludibriar ou vangloriar-se, discurso enfadonho e vazio.
    Pej. Afetação de eloquência ou presunção: isto é pura retórica.
    Pej. Debate desnecessário.
    (Etm. do latim: rhetorica)

  • MANU DAS ARIRANHAS

    gostaria de mais dialética
    Significado de Dialética

    s.f. Arte de argumentar ou discutir.
    Maneira de filosofar que procura a verdade por meio de oposição e conciliação de contradições (lógicas ou históricas).

  • Luiz Eduardo

    A Heloísa fala o que tem que ser falado. Infelizmente as pessoas se acostumaram com as coisas erradas de Alagoas e do Brasil, é uma pena. Sou eleitor da Heloísa, embora esteja desesperançoso com a pólítica. Prá mim, vereador deveria ser trabalho voluntário. Espero que pelo menos o Wilson Júnior fara coro com a Heloísa e ajude a mudar a mentalidade da cãmara.

  • zé

    é por isso que eu não vendo o meu voto, meu voto é dela e acabou, se ali tivesse 11 hh, estavamos todo mundo bem.

  • fred

    Por favor mim responda, HELOISA HELENA recebeu os salarios de janeiro e fevereiro com reajuste, é dinheiro é bom. O que lamento é que a nossa vereadora sempre aparece com discurso de efeito, e isso até hoje nunca resolveu, espero que as proposta da vereadora chegue para o povo, pois até agora não vejo resultado algun, póis ser oposição é bom demais, o dificil é governar.

  • iraldo nunes da silva

    Porque o povo nao elege mais politicos como Heloisa? Eh muita lama no nosso Estado!

  • Lilice

    HH tá tda FALANTE, qdo Galba era o presidente ela ficava CALADINHA, CALADINHA não ia de encontro a nenhuma ATITUDE ABSURDA tomada pelo PRESIDENTE DITADOR…

  • Rosita Cardoso Silva

    Heloisa continha merecendo o meu voto é uma pena que ela não tenha denunciado os rombos da administração passada. A Prefeitura está sem memória.

  • José Rodrigues dos Santos

    Eu e minha familia votamos em Heloisa e cada vez mais a admiro. Parabens Heloisa.

  • Marcio Santos

    Esse foi o meu voto. Quanto ao internauta que disse ter perdido a credibilidade em HH, gostaria até de saber em quem ele votou. Ao Ruslan Queiroz, penso que ele sabe muito bem o que é estilo individual. Cada pessoa tem seu repertório lexical e isso não empobrece o discurso, principalmente no caso da HH. Se as coisas ainda não mudaram, talvez em razão de esclarecidos como o Ruslan, para que mudar o discurso? O povo entende muito bem a fala de Heloísa.
    Digo mais: ai de nós, Ruslan, se não fosse a Heloísa.

  • jobson

    Gostaria de saber quais são os vereadores que seguirão Heloisa nestes argumentos.

  • Aparecida Almeida

    É muito difícil os projetos apresentados por Heloísa Helena serem executados, quando a cúpula que comanda a câmara e a prefeitura é contra a tudo que ela apresenta e argumenta, daí ser fácil criticá-la.Ela sempre vai ser lembrada na política,por que a sua marca é essa, de combater a corrupção.Se pelo menos 50% dos políticos do nosso país agissem como Heloísa Helena, com certeza, nós teríamos um ‘Brasil Melhor’.Lhe admiro muito.Parabéns!!!!

  • carlos

    Olha,Heloisa Helena,o presidente da camâra é jovém com outra mentalidade,junto com outros jovéns,sem vícios.Francisco hollanda Filho,Galbinha Neto,Dudu Ronalsa e o veterano conhecido pelo seu altruísmo Antônio hollanda.Estes não vão fazer pressão pelo teto.Deve haver algum engano e temos ainda de quebra o vereador Kellman,linha dura e delegado,casado com uma deputada,vigilante com o erário,para ser usado na educação,saúde e segurança!!!

  • Donaldo Monteiro

    R.Manta, você foi conciso e objetivo. Um dia quando essas acordarem para a realidade e ter a noção do verdadeiro papel de um político, saberão entender o porquê da Heloísa – e não só ela – ter essa postura que incomoda tanta gente.

  • sergio

    Ricardo, vc fala tanto que nao gosta do discurso do Collor e destaca essa pessoa ai. So fala e nada !!!

  • thiago cesar

    Estou com Heloisa e não abro,essa mulher representa a verdadeira esquerda e a luta de classes trabalhadoras.pouco importa se seu discurso é velho,isso é tapai para aqueles que a odeiam!viva HELOISA HELENA FUTURA SENADORA DE ALAGOAS!

  • fala serio

    Os meus parabéns a esta vereadora, e ao caro jornalista, por estar dando este espaço as pessoas sérias. existe vereadores carimbados na malandragem deste poder municipal, os que estão na mesa diretora atual e a anterior, precisam ser investigados. atenção MP; OLHE OS QUE ESTÃO E OS QUE FORAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • João

    os políticos sabem quais são os temas fáceis, que logo ganham o gosto popular.Qualquer político que fale em devolver salário, não usar carro oficial etc., sabe que essa divulgação lhe rende muitos frutos (votos) e propaganda de graça na imprensa.A velha demagogia de sempre, que nem arranha a raiz dos problemas.Em Brasília, a Câmara e o Senado são meros adornos, pois o Executivo deita e rola e o Legislativo só diz amém.Aqui, a campanha da vez é retirar recursos da Câmara e inflar a Prefeitura. O resultado disso: um Legislativo fraco, com servidores despreparados (quem vai querer trabalhar num lugar que remunera mal, não tem força institucional e nem condições materiais ideais de trabalho ?). Quem perde com Legislativo e Judiciário fracos ? A democracia.Por que a Polícia Federal é respeitada ? Bom orçamento, delegados e policiais bem remunerados, frota de veículos potentes, armamentos bons etc. E as polícias estaduais ? Delegacias caindo aos pedaços, e por aí vai…Enfraqueçam a Câmara, inclusive financeiramente, que nem para o futuro haverá esperança de que ela melhore, com a entrada de servidores bem remunerados e qualificados, vindos de concursos públicos sérios, fiscalizados pela sociedade e pelos órgãos públicos competentes.