São vários os pré-candidatos ao governo do Estado, mas o embate aberto, quase sem controle, a esta altura, se dá pela vaga no Senado Federal, no próximo ano.

Por que isso acontece?

Há várias razões, inclusive pelo estilo dos postulantes à única vaga disponível para a “corte de Renan Calheiros” em 2014.

Uma delas, entretanto, pode ser considerada decisiva: tanto para o atual senador Fernando Collor como para o governador Teotonio Vilela Filho essa será – provavelmente – a última eleição da vida deles.

É chegar à aposentadoria como senador ou se despedir da vida pública longe de um mandato eletivo.

Tudo que acontecer, a partir de agora, será, sim, com o objetivo político-eleitoral.

Collor batendo e se chegando, de novo, a lideranças políticas do interior.

Vilela avançando, também, nas áreas mais sofridas do território alagoano: vai levar o governo ao Sertão, como nunca aconteceu nos últimos seis anos.

Maceió é um caso à parte.

O eleitorado local é mais fluido e mais suscetível ao que existe ainda da chamada opinião pública (vulnerável, no entanto, como toda a coletividade, às emoções).

A pergunta é: uma briga cruenta entre ambos pode abrir espaço para uma terceira candidatura?

No interior é mais difícil, salvo as eventuais “ondas” que arrastam as multidões eleitorais (aliás, nenhum dos dois postulantes ao Senado, no próximo ano, tem mais o perfil de “grande líder das multidões” – por mais que ainda guardem esta ilusão).

Francisco Holanda Filho, mas pode chamar Chico Filho
Maurício Breda: "Eu posso dar 20 sentenças por mês. Por que um delegado não pode fazer 10 relatórios?"
  • Romao

    Ricardo, confio em Deus que nenhum dos dois consiga mais esse feito, aaafff! Chega!

  • João Carlos

    Só tenho uma resposta para isso Ricardo, Alexandre Fleming 500!

  • J.J.

    Ricardo, agora há pouco uma pessoa conhecida minha precisou de atendimento médico, procurou os postos de saúde e nenhum tem um médico de plantão, sabendo-se que mesmo em greve, por lei tem que ter o mínimo de 30% do efetivo. É caso de polícia, gente morrendo todos os dias por falta de atendimento e ninguém toma providências, muito menos o Ministério Público que são amigos da riqueza; paguei a consulta do amigo. QUE VERGONHA!!!

  • jeconias justino

    Ricardo o que o terceiro colega comentou é o que realmente interessa e não essa briga pelo poder que não resultar em quase nada para a população. Em Alagoas a saúde vai mal, a educação, a assistência social, a segurança … e querem ficar discutindo isso.

  • juanito

    Essa de aposentadoria será uma, ou, mais uma vergonha para nós, alagoanos.
    O governo atual representa uma ” tartaruga ” e o adversário um ” desmemoriado “.

  • Sara

    Por que esses candidatos,ñ sentam e vão discutir o melhor pra Alagoas?Claro, isso só em sonho!