Ao se manifestar sobre um abaixo-assinado na internet, pedindo sua saída da presidência do Senado, Renan Calheiros deu um sinal de que não está – de todo – alheio ao mundo “lá fora”.

Isso é importante, mesmo que não aplaque a fúria daqueles que no mundo virtual se mostram combativos cidadãos e militantes políticos.

Na semana passada, o senador Calheiros enfrentou outro problema na rede: uma estagiária fez uma postagem sobre a morte de um rato (!) no Senado. Foi demitida, como se esperava que acontecesse.

Mas, por enquanto, o presidente do Senado, ao que parece, não tem muito a que temer. A mesma ONG que organiza a petição eletrônica contra ele conseguiu pouco ou nenhum sucesso ao propor um ato público, no Rio de Janeiro: cerca de 200 pessoas compareceram – o abaixo-assinado já teria 1.400.000 manifestações.

Se as redes sociais tiveram um papel importante na chamada “primavera árabe” – que já vive uma estação menos ensolarada -, foi por pelo menos uma razão objetiva: isso aconteceu em países comandados por ditaduras.

 Não é o caso do Brasil (hoje), felizmente.

Mas, por aqui, a internet como campo de atuação política é apenas ainda uma fantasia, alimentada, por exemplo, pela “sonhática” ex-senadora Marina Silva.

Se Calheiros não é indiferente ao que se passa nesse mundo – pelo que repercute fora dele -, ganha pontos e não perde mais do que já não tinha.

Aos brasileiros indignados resta muito a fazer além de só reclamar entre quatro paredes.

Arapiraca será a 'capital' do embate entre Vilela e Collor em 2014
A vida imita a vida
  • gustavo alexandre

    acho que não se justifica, numa democracia, um movimento social preguiçoso.protestar em rede social, se bem feito,serve apenas como ponto de partida,a pressão tem que ser nas ruas.

  • patativa do sertão

    Esse movimento ja esta esgotado(avaaz PSDB), o que importa agora, que é de grande interresse social é a votação do orçamento e varios vetos a ser apreciados pelo senado.

  • Flavia Correia

    Meus amigos esse presidente da ong Emilano Magalhaes Netto jovem de 26 anos quer entrar na carreira politica com a desgraça dos outros essa petição vai ser o numero de votos para ele na proxima eleição se liga meu povo que vcs estão fazendo o jogo dele,abaixo assinado eletronico quem ja viu tão facil colocar e-mails falsos.

  • carllos

    O problema é que ir às ruas protestar requer uma falta ao trabalho, um deslocamento grande para algumas pessoas, enfim. Já a internet é um meio de expressar o real sentimento, a vontade. Deve ser levada em consideração. Não adianta ter 10 milhões de pessoas nas ruas, se não adiantar nada, já que o Renan é nem aí pro povo. Alagoas mais uma vez sofre com chacotas. Só uma ação ou qq outro tipo de procedimento para retirar aquela coisa da presidência. Ou não elegê-lo mais nunca. Acorda Alagoas!

  • J.J.

    O Senador é um homem de bem, apesar de todo o seu harém, rimou? que bando de invejosos, toda a sua fortuna é declarada a Receita Federal e ao TRE (RSRSRSRSRSRSRSRS).

  • monica lins

    O Senador Renan pode ter muitos defeitos,mas o que está por trás de tudo isso é o preconceito contra os nordestinos e principalmente aos alagoano,entre os cinco políticos mais influente da república ele se inclui. E tem mais nunca foi classe dominante, porque nos estados de SP,MG,RJ,RS e PR, que são os mais ricos tem políticos muito pior do que ele. Esse movimento não levantou a voz contra o mensalão, o Lulinha que não sabe de nada, o PT do caixa dois e por aí vai.Vamos mudar o Brasil de verdade fazendo política séria.

  • bbarbosa

    O partido do referido senador já domina o congresso nacional, a vice-presidência da república e os cargos mais importantes da nação brasileira. O partido apesar disso não tem um nome sequer com condições reais de se eleger presidente da república. O que o partido quer, é manter-se eternamente no poder, apoiando sempre quem for eleito(com o seu objetivo primordial de ocupar cargos e mais cargos relevantes em que são geridos bilhões de reais). Quanto ao senador renan calheiros parece-me que o mesmo não deve se preocupar com as críticas, porque as poucas que aqui existiam contra ele, estão desaparecendo(vide TNH e Extra que, pareciam serem mais críticos). Hoje tá tudo dominado! Como no Brasil e especialmente em Alagoas não se investem maciçamente em EDUCAÇÃO, esses tipos de políticos sempre serão eleitos(pelos que não têem educação formal e política). E, viva o Maranhão e Alagoas, dois estados bem parecidos com a européia Suìça e a fria escandinávia(Finlândia, Islândia, Noruega, Dinamarca e Suécia).

  • Tânia

    Sabe, as vezes dar preguiça mesmo ir as ruas, ou a qualquer manifestação contrária a esses políticos, podemos comprovar por esses comentários aqui mesmo, que isso gente? Preconceito contra nordestino? Eu sinto muitas vezes vergonha em dizer que sou nordestina, apesar de ter uma vida digna e de ser cumpridora dos meus deveres, mas sinto vergonha por esses políticos, que por virem de uma região pobre, deveriam ser exemplos de honestidade e não fazer o que fazem, lamentável.

  • ClaudioSilva

    Todo tipo de luta contra a corrupção e a impunidade é benvinda. Quando digitamos na internet a nossa indignação a politicos que só pensam neles e nada fazem pelo povo – não estamos falando sozinhos – em quatro paredes. Tanto é verdade que o Sr. Renan fico sabendo que as coisas já não ficam em quatro paredes mais o mundo todo sabem.

  • carlos s.

    RICARDO,

    COMO disse a MONICA, mais uma vez eh preconceito contra os alagoanose nordeste……………..

  • Júlio César

    O senador Renan mostra que está preocupado em fazer o melhor na presidência do Senado. Ele já avisou que quer reduzir custos. Logo vocês vão ver que ele tomará medidas para modernizar o Congresso e reduzir custos. Mais uma vez o senador está provando que é o mais preparado para presidir o senado e o Congresso Nacional . Quanto as assinaturas eu me reservo o direito de não comentar mais , todo mundo sabe que não tem valor de nada . Dá mais uma vez uma lição de democracia, de respeito a Constituição. Mesmo sendo alvo de tantas provocações, ele promete transformar a mensagem das ruas em ação política, em transformação do Congresso para atender a vontade popular.

  • Rutte

    Essa lista contra o Senador são jovens influenciados e além de tudo virtual, vamos esperar uns meses, que Renan Calheiros vai calar a boca de muita gente porque ele é um ótimo articulador e faz acontecer.

  • Araujo

    Senador Renan é um vencedor sair de onde saiu e chegar a onde chegou, e só resta dizer aos invejosos tchau.

  • wal

    Se um cidadão deste dependesse do meu voto, ele estaria frito.Esta é a minha arma, quero ver ninguém me segurar.

  • AAraujosilva

    E a ‘ditadura da corrupção’
    dos PTralhas e associados,
    não conta ???

  • Ferro

    Ricardo, sábias colocações.
    O eleitor, se é que alguns são, reclamam, xingam, agridem. Porém na hora de depositar o seu voto, continuam votando nas mesmas pessoas há décadas. Por isso temos os políticos que temos. Os eleitores os colocam no poder e os perpetuam!!!

  • nivaldo melo

    o renan tem feito um bom trabalho no senado,quem seria melhor?
    ele tem trazido muitos recursos para o estado e municipios.
    o renan tá amadurecido nas ideis.
    deixem ele trabalhar .
    os sulistas não se conforma de ve um
    nordestino no comando de uma casa importante.
    renan nelles.