Os “aumentistas” não desistiram.

Segundo informou um advogado dos suplentes que querem vagas na Casa de Mário Guimarães, o grupo dará entrada hoje, em Brasília, em uma Representação contra a decisão do desembargador Sebastião Costa Filho, que vetou o aumento do número de vagas na Casa de Mário Guimarães.

Eles, os “aumentistas”, já haviam conseguido uma vitória importante, com a liminar concedida pelo desembargador Kléver Loureiro – decidindo pela “eleição” de mais dez vereadores em Maceió.

A liminar foi cassada, poucas horas depois, pelo presidente do TJ. É aí que entra a tal Reclamação junto ao Supremo Tribunal Federal, assinada pelo ex-presidente da Câmara, Arnaldo Fontan. Explica o advogado (que não será o autor do recurso, a cargo de escritório de Brasília:

– Só quem poderia cassar a liminar era o Supremo tribunal Federal, de acordo com várias decisões proferidas pelo próprio STF, inclusive recentemente.

A questão vem sendo tratado com discrição. A ideia é exatamente não chamar a atenção sobre o tema, que tem forte rejeição junto à opinião pública.

A luta, agora, é contra o tempo. A decisão, eis a intenção dos “aumentistas” deveria ser tomada antes do ano novo, quando tomam posse os novos vereadores e será eleita a direção da Câmara Municipal de Maceió para os próximos três anos.

Confiando na possibilidade de que os dez suplentes assumam a titularidade, Arnaldo Fontan já articulou uma participação direta na futura Mesa Diretora da Câmara Municipal – seria uma reviravolta e tanto.

É interessante observar: hoje, a matéria estará na mão do ministro Joaquim Barbosa. Ele pode surpreender, acreditam os “aumentistas”, concedendo a liminar – já que o caso seria simples (na definição do advogado, seria “um mero preenchimento de formulário”).

O ministro, que preside o TSE, não demonstra grande simpatia pela classe política. Por outro lado, acreditam, ele é zeloso em relação à Constituição Federal.

Se a liminar pode ser concedida? A resposta é coisa para quem lê bola de cristal – não é o meu caso.

Rui Palmeira deve mudar sede "insalubre" da prefeitura
Sob o comando de Collor, PT e PC do B reforçam oposição
  • robson

    se em feira grande o tre permitiu o aumento de 09 para 11 porque não em maceio, não disistam e a constituição deixem quem quiser falar se deram a feira grande ,maceio tem direito aumento ja para a distribuição fica igual não e heloisa helena.

  • Araujolima

    Que fique bem claro para a população que o aumento dos vereadores não vai honerar em nada para a sociedade, não vejo o porque do não aumento. Quanto mais representantes sem custo, melhor.

  • MACEIOENSE

    SINCERAMENTE É UMA POUCA VERGONHA ISSO SE A OPINIÃO PUBLICA REJEITA JA SERIA O NECESSÁRIO PARA NÃO SER APROVADO , AGORA TÃO TD APERREADO DEPOIS QUE PERDERAM AS ELEIÇÕES PARA VOLTAR , ENGRAÇADO SE 21 NÃO RESOLVEM NADA 31 É QUE NÃO VAI NEM CABER NA CÂMARA , QUANDO ESTAVAM LÁ NO APRECIARAM A MATÉRIA PQ ACHAVAM QUE NÃO PERDIAM . É REVOLTANTE ESSES VEREADORES DE MACEIÓ A MAIORIA VIVE ESNOBANDO A POPULAÇÃO EM BARES E RESTAURANTES CAROS , LUXANDO E EMPREGANDO SUAS FAMÍLIAS UM BANDO DE PARASITAS ENQUANTO O CAOS ESTA INSTALADO NA SAÚDE, ASSISTÊNCIA ,EDUCAÇÃO, TRANSPORTE E LIMPEZA URBANA . VCS ENVERGONHAM O MUNICÍPIO .

  • Leandro

    Caro Ricardo;

    Acredito que estamos num jogo de empurra – empurra, e, todavia, a liminar concedida pelo Des. Kléver Loureiro está, a meu ver, legalmente amparada, pois a sociedade tem que ter ciência, que a própria câmara de vereadores, já deliberou positivamente no sentido de ser majorado o número da vagas para a vereança.

    Então, entendo que o Des. Sebastião ao conceder o revés na liminar do Des. Kléver, fez voltar para a Câmara, a discussão sobre um tema que, inclusive, já foi deliberado.

    Agora, como é uma causa que envolve uma certa repulsa social, devido ao desgaste dos políticos, talvez falte alguém com a coragem, ou melhor, com o bom senso de aplicar a lei, independentemente de sua repercussão, que no caso em tela, queiram ou não, foi muito bem aplicada pelo Des. Kléver, e, não tão bem observada pelo pleno do TRE.

    Portanto, é isso!

  • Maria de Fátima Santos

    E, nas pequenas Cidades, como a Barra de São Miguel, 9 vereadores ganhando quase R$ 5.000,00 por mês e se reunindo uma vez por semana. Não fiscalizaram as contas do ex-prefeito que foi afastado pela justiça e o rombo fica para a população pagar. Deveriam receber 1 salário mínimo, afinal ser vereador é uma missão e não meio de vida.

  • Delane Barros

    Camarada Ricardo, ouvi seu programa hoje, quando você falou sobre o caso do Marcelo Malta, que tenta assumir uma vaga com o aumento no número de cadeiras. Até te telefonei, mas só fez chamar.
    Somente pra colaborar: fiz e refiz minhas contas sobre o coeficiente e em todas o Marcelo fica de fora. Quem assume é a Salete (nem lembro o sobrenome dela), uma do PSC. Verifique que ao fazer a primeira divisão simples de votos, o coeficiente do PCdoB fica quase no limite.

  • Ivonete Moura

    31 não vai impedir a robalheira, que fique 21

  • concurseiro arrochado

    Até parece que esse nobre advogado (Arnaldo Fontan, para se ver como qualquer um é “bichurel” em direito) sabe o que tá falando.
    É lógico que o presidente do TJ tem poder para cassar a execução de liminar proferida por desembargador.

  • Ricardo Prado

    Esses que estão aqui defendendo o aumento, nada mais são, do que aqueles que pretendem usurpar o erário público.Resta saber, se o STF vai concordar com esse circo armado em nossa capital, pois se eles não tiveram tutano para tal aumento, pq agora querem que a Suprema Corte decida. Até nisso foram covardes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • José Carlos Fernandes Neto

    Enquanto o povo comemora o natal e ano novo os “artistas” preparam o golpe, vamos reagir mandando email para o Presidente do STF. Maceió precisa de mais professores, médicos, lazer, cultura……Chega de bandidos na politica.

  • Zé Líder Comunitário

    NO QUE PODERIA MELHORAR OU NÃO O AUMENTO DE VEREADORES? ESSA DISCUSSÃO PARTE DOS MAIS ESCLARECIDOS OU SERÁ QUE A MAIORIA NÃO SABE O SIGNIFICADO DISSO? NA VERDADE O POVO NÃO TEM MUITO A RECLAMAR; ORA, SE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E MUDANÇAS CABE AO PRÓPRIO POVO, MAS NÃO O FAZ DE FORMA COERENTE EM SUA MAIORIA. O QUE NOS RESTAM? O SUPREMO QUE NÃO CONHECE OS NOSSOS PROBLEMAS DECIDIR…

  • Marcos

    Minhas palavras se limitam ao do Ze lider comunitario disse tudo o cara.

  • Salmont Gonzaga Silva

    Espero que não! Mas espero também que o ministro tenha lido um pouco sobre o que acontece no cenário da política alagoana. Com isso, jamais ele aprovaria tal nojeira, claro, ele sendo realmente o dizem por aí(cumpridor da lei).

  • jobson

    Quem argumenta que se aprovar 31 vereadres não vai aumentar as despesas, mentiroso,ou foi iludido, caso assumam vão batalhar para aumentar o duodécimo, este poder é gastador,21 é ate demais.

  • sara

    A Constituição só é usada em favor desses políticos,e o direito do povo que é garantido pela a nossa tão respeitada Constituição,onde é que fica? Onde está o direito de todos?O que precisamos é de educação de qualidade,saúde,segurança… e não de aumento do número de vereadores.Fugindo do assunto,por que um fiscal de renda ganha mais do que um professor?Não entendo!!!!!!!!!!!

  • justiceiro

    Eu acho uma vergonha, se pensar em aumentar o numero de vereadores, onde 21 já é muito. vergonha…

  • marigleide moura

    Ao meu ver, ao invés de aumentar, a Justiça deveria decidir pela redução das vagas. Os 21 são demais, para não fazer nada. Existe gente demais mamando sem fazer nada.Se fosse para trabalhar de forma voluntária e gratuita não haveria essa insistência. Ridículos.

  • Probo

    Ao concurseiro arrochado,

    Sendo o MS originário, não sei se é o caso, não pode o Presidente do TJ cassar liminar de Desembargador.Vide a Rcl 13248. Caberia a suspensão ao Presidente do STJ ou STF, conforme a matéria.

  • mariana

    Ricardo juro que eu queria ter uma linha de acesso direto ao ministro para fazer uma fofoquinha a reispeito como funciona a politica no nosso estado, para que ele usa-se, a mesma atenção que ele tem com a nossa constituiçao. Garanto que ele reduziria o numero de vereadores não so aqui como em todo territorio nacional. A questão e a falta de educação em nosso pais cria-se situações como esta Mas nós o povo não usamos de maneira correta o poder que temos em mãos.

  • walter

    para que mais dez carrapatos,sugando o erário, desse jeito vão acabar matando o hospedeiro.