A semana que começa é a última antes do início da administração de Rui Palmeira, em Maceió.

Há, ainda, doze nomes do primeiro escalão a serem anunciados. Alguns, como Solange Jurema – resta saber a pasta –, são dados como certos.

Mas há fortes expectativas quanto aos titulares da SMTT e SMCCU. São pastas fundamentais – mesmo que não sejam “secretarias” – para a definição de que cidade Rui Palmeira enxerga para o futuro.

Além do mais, a SMTT terá a licitação do transporte coletivo urbano de Maceió, que Almeida empurrou com a barriga durante quase oito anos, inviabilizando-a quando tentou realizá-la.

A desorganização de Maceió, por outro lado (histórica, não se devendo apenas à atual gestão), precisa ser vista com seriedade. Não dá para imaginar a SMCCU como um órgão meramente fiscalizador, ainda assim sofrendo interferência política todo o tempo.

Eis dois belos desafios para o futuro prefeito Rui Palmeira.

Entregar as duas superintendências a partidos ou a lideranças políticas é dar um passo em direção ao fracasso.

Não é o que esperamos dele.

"Eu te amo" de Gullar e do Natal (Osvaldo Epifanio)
História de passarinho
  • junior

    Sou funcionário porém nao sou politico, mas nem tudo aquilo que se faz de errado e com desrespeito a sociedade, pela SMCCU, 90% é por entendimento pessoal do atual secretário, que nao respeita as leis municipal.

  • Consigliere Alagoano

    […]
    .
    E na SEMAS… quem é?
    .
    […]

  • salatiel

    Os atuais gestores da SMCCU e SMTT, não possuem sequer currículos em suas áreas especificas. O resultado é o caos tanto nas posturas urbanas e no trânsito da cidade de Maceió.
    Mais e o resultado, desta bagunça:
    Semáforos sem câmeras fiscalizadoras ( o prefeito as tirou no primeiro dia de mandato causou centenas de mortos), carros sobre as poucas calçadas, falta de acessibilidade para pessoas especiais e para os normais, cinquentinhas, carroças, “burros-sem-rabo” e carrinho de mão à fole, guardas sem respaldo, falta de planejamento, feira em qualquer lugar, calçada também ocupadas por comércio irregular e por aí vai.
    Outro absurdo: o prefeito Cícero proibiu os guardas de multar.
    como é que funciona isso? infrigem as leis e o fiscalizador as descumprem?
    Por isso essas são áreas sensíveis que o Rui tem que dar um norte, sem populismo.
    A forma Kassab é a melhor.

  • jobson

    Quando ouço SMTT, vem a lenbrança das sucatas dos semáforos, com péssima luminosidede, que dependendo da posição do sol, ninguem sabe qual estar funcionando, vermelho ou verde. Será que o novo superitendente vai ter essa preocupação com os ditos?

  • Motorista

    A SMTT atualmente só faz basicamente lombadas físicas e ainda fora dos padrões. Estas lombadas só servem para ajudar os marginais a praticarem seus assaltos e abordagens. O jardim Vaticano que já tem problemas com segurança pública está cheio dessas lombadas.

  • Valdemir

    Caro Ricardo,
    Não é isto, também, que esperamos do futuro Prefeito. Mas caso ocorra previsível ou imprevisível situação: as duas pastas (SMTT e SMCCU) entregues ou não aliados políticos, não teremos, no nosso atual sistema político-administrativo, como fugir da politicagem. Não sou cético!
    Essa história de ocupante de cargo público ser técnico ou político é uma arrematada tolice. Há muitos homens de grande conhecimento técnico se havendo muito bem como políticos, enquanto grandes políticos se transformaram em verdadeiras enciclopédias de conhecimentos técnicos, dignos, portanto, de causar inveja tanto a uns quanto a outros.
    Na verdade existem outros interesses por trás disso tudo. E nesse afã, nessa ânsia de levar vantagem, pessoas são envolvidas e manipuladas para que, através da veiculação de conceitos enganosos, grupos e blocos políticos possam concretizar desejos às vezes escusos, que nem podem ser publicamente expostos. Quando um profissional é catalogado como técnico é porque maquinações outras querem expô-lo publicamente dessa forma, com o intuito de enfraquecê-lo e cuspi-lo do poder. Para que? Para abrir o cofre e promover ações lastreadas por verbas que, com toda certeza, vão beneficiar o bolso de alguém. Da mesma forma, quando se exige um técnico para um cargo, em detrimento de um político, é com o desejo de fechar a torneira que está forrando o bolso de um concorrente.

    O que o povo quer? O que o povo deseja? Anos, décadas e séculos se passam e os nossos governantes estão sempre na contra-mão das aspirações do povo. O que se quer, na verdade, são pessoas que não se desgarrem do “modus operandi” das ruas, das fábricas, das casas mais humildes, dos bairros mais pobres, dos rincões mais distantes. Agentes públicos que não percam o contato com o pedido de socorro dos violentados, dos desempregados, dos desdentados, dos que não têm mais a quem apelar. Ficar apontando se este ou aquele é técnico ou político é uma questão de somenos importância, além de deixar o debate num plano muito superficial. Ser humano, ter sentimentos, sofrer, chorar, se contaminar, se contagiar com as dores dos mais humildes – eis a questão. Vamos mudar este conceito e tratar o assunto com mais profundidade?

    Um grande abraço e um Feliz Natal.

  • Leopoldo

    Ricardo, se voce quiser, poder mandar averiguar.
    Atualmente na SMCCU, nao se cumpri lei municipal, são varios processos parados por falta de ação: taxas de localização e de ambulante, uns pagam e outros nao. Esitem mais de 6000 processos sem conclusão, mas não por causa da politica não é falta de ações mesmo. La a lei é para os inimigos,os favores da lei é para os amigos. E POR ISSO QUE O ÓRGÃO É TIDO COMO ÓRGÃO DE CORRUPÇÃO.

  • Zu Guimarães

    O Ricardo tem toda razão, Rui, não é o que esperamos de você.
    Seja diferente, Maceió precisa!

  • luciano

    Kara fico sem entender e vou continuar sem esse comentario desse povinho querendo que volte a industria das multas esse só pode ser um beneficiario do esquema façam mil favores. eitha alagoas retrogada.

  • maria jose

    Socorro, mudar urgentemente esse atual secretario da SMCCU, é um verdadeiro joão sem braço, ver que esta errado e não conserta, 85% dos funcionarios da SMCCU, estão ali brincando, enquanto isso, MACEIÓ, vem se transformando em uma verdadeira FAVELAÇO, hoje se constroi em qualquer lugar, sem ser incomodado, fiscalizado, foi feito concurso para fiscais, e não se ver resultado, ninguem respeita codigo de postura, se é que maceió tem, é feira livre no centro de maceio, é comerciante usando calçadas, para uso proprio, maceió hoje é uma cidade ABANDONADA, não sou funcionario publico, más as vezes que precisei daquela, instutição não obite respostas, AQUILO É UMA BAGUNÇA.

  • theo Oliveira

    Uma coisa que me desagrada é a crescente propaganda desrregulada em nossa cidade. Além do lixo orgânico, temos que aturar esse lixo visual por todos os cantos. O monopólio dos outdoors, fachadas, placas de toda natureza etc. Até quando?

  • salatiel

    Alguns cínicos infratores vem falar em “industria de multas”. Na minha opinião tratasse de corruptos utilizando o blog do Ricardo, em causa própria.
    Vai com essa conversa para a CET – Companhia de Engenheria de Tráfego de São Paulo? Experimenta colocar um anuncio ou out-door, fora dos padrões?
    Eu que digo: êita “povinho safado”, esse nosso.
    Não punir com multas rigorosas as infrações de trânsito é crime de responsabilidade, que desemboca em CORRUPÇÃO!
    Corrupção não e coisa de politicos, é coisa de gente safada, travestida de cidadão!

  • João Paulo

    ESSA SEMANA PROCUREI A SMCCU PARA REGISTRAR UMA DENÚNCIA, FUI PELA MANHÃ E ATÉ ÀS 10h NÃO TINHA FUNCIONÁRIO PARA FAZER A OCORRÊNCIA, ENTÃO FUI EMBORA E FIQUEI TENTANDO POR TELEFONE, SEM LOGRAR EXITO, RETORNEI A SMCCU E LÁ ESTAVA UMA FUNCIONÁRIA BATENDO O MAIOR PAPO COM OUTRO DESOCUPADO E SOMENTE ÀS 13h30min CONSEGUI REGISTRAR A DENÚNCIA; O SUJEITO CONSTRUIU A CASA INVADINDO ÀREA PÚBLICA E NADA DE FISCAIS DA PREFEITURA, PODE! É POR ISSO QUE O ÓRGÃO NÃO FUNCIONA; SÃO FUNCIONÁRIOS VELHOS E ULTRAPASSADOS, VENCIDOS PELO TEMPO E CANSADOS E AINDA COLOCAM UMA SUJEITO COMO ESSE TAL DE GALVACIR QUE PODE ATÉ SER UM TÉCNICO, MAS TEM UM PÉSSIMO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MUITO ARROGANTE.

  • Alex Ferro

    Um abacaxi que o futuro superintendente da SMCCU precisa descascar são os loteamentos fechados, existe lei que permite o fechamento, porém alguns conseguem autorização e outros não, tudo depende de avaliação política, é necessário avaliar tecnicamente e deixar de querer barganhar.
    Outro problema urgente são as construções irregulares (favelas) que muitos empresários inescrupulosos vendem terrenos em encostas e a prefeitura nada faz, basta ver o terreno que está sendo planeado na AV Pierre Chalita, a barreira está sendo toda cortada para beneficiar uma construtora. Quem ganha com isso?

  • Rafael Medeiros

    Definitivamente,a nova gestão deve avaliar com bastante cautela os cargos comissionados da SMTT, pois em algumas vezes que estive lá para resolver simples problemas com relação ao transporte, observei que há uma certa incompetência por parte de alguns desses, além de um péssimo clima organizacional. Há meses tento resolver um problema causado por uma empresa de ônibus,entretanto, nunca pude resolver por completo. Isso são reflexos da estão medíocre de Cícero Almeida.

  • Ecio Luiz Angelo Marques

    É precisamos de um tecnico para organiza e diciplina o sistema de transito e transporte púbrico de massa

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Seria interessante que os escolhidos, respectivamente, e no mínimo, para o cumprimento de suas atribuições futuras, mas já às portas,conhecessem as Leis Municipais nº 4.675, de 29 de dezembro de 1997, e nº 3.538, de de 23 de dezembro de 1985. Será que conhecem?

  • ARTUR

    RICARDO VELHO! QUEO TE DESEJAR UM FELIZ ANO NOVO E QUE TENHA UMAS FERIAS BEM AROVEITADA, VOCÊ MERECE.
    QUANDO FALA SMTT LEMBRO DE FABRICA DE MULTAS. QUANDO SE FALA EM SMCCU LEMBRO DE DESORGANIZAÇÃO E DE APADRINHADOS POLITICOS.

  • Gerson

    Talvez a Superintendência da SMCCU não tenha atendido a todos como gostaríamos, mas no que diz respeito a casas de festas que veem desrespeitando e tirando o sossego do cidadão, tem atuado energicamente, juntamente com o Ministério Público Estadual, representado pelo Promotor Alberto Fonseca da pasta do Meio Ambiente, com tudo isso nós queremos agradecer toda essa atuação, agradecer ao Dr. Galvaci; superintendente, o fiscal de postura Charles que atuaram no fechamento imediato de casas de festas localizadas no bairro da Serraria, que vinham mais uma vez repito tirando a paz e o sossego de famílias que moram próximos a essas casas de festas.

  • Rodrigo Souza

    Espero que o o novo prefeito não faça das secretarias o que este prefeito atual fez, somente usando a SMTT para ganhar dinheiro com multa, vai tarde este.

  • flavio ferreira

    O que Maceió precisa é da integração das políticas públicas de Mobilidade urbana. De parcerias. De convênios entre estas instituições. Que os órgãos abaixo discriminados trabalhem juntos: SMTT, SMCCU, Secretaria Municipal de Planejamento, Infraestrutura, Denit, DER, Detran e CBTU. E que o planejamento não contemple apenas a Capital, mas a grande Maceió; uma visão Metropolitana para um horizonte de no mínimo, vinte anos.E por favor, respeitem os técnicos. Isso tem que mudar para haver seriedade.

  • José Nelito Ferreira

    A maioria das pessoas ignoram a importância desses dois órgãos para a cidade de Maceió. São estratégicos na questão da Mobilidade urbana. Sabe-se que a nossa capital atravessa uma grave crise nesse setor. Trânsito, transporte e a questão urbana(SMCCU).É preciso que o nosso futuro Prefeito seja bem orientado sobre o assunto porque Maceió não aguenta mais tanta ingerência ao longo dos anos. Bom trabalho, Prefeito.

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo,
    Durante o decorrer do ano fiz diversos comentários afirmando que a SMTT e a SMCCU não estavam respeitando o CTB e o Plano Diretor da cidade de Maceió,respectivamente. Esse fato é notório e vem prejudicando toda a sociedade com ações irresponsáveis praticadas por pseudoprofissionais que ocupam essas pastas.Ao meu ver o assunto é extremamente grave que deveria envolver o MPF no caso da SMTT, uma vez que o CTB/CONTRAN é uma Lei Federal, e no caso da SMCCU, o MPE.
    O Prefeito eleito Rui Palmeira tem a obrigação de resgatar o respeito e a importância que a SMTT e a SMCCU têm para o planejamento urbano de Maceió.
    Se o Prefeito Rui Palmeira comenter o mesmo erro dos demais “gestores”, desprezando esses conselhos, certamente, levará Maceió para um verdadeiro colapso urbano sem precedentes.

  • Zé da Silva

    Caros leitores! é com grande satisfação que nós técnicos da SMTT nos colocamos mais uma vez a disposição do trabalho que nossa cidade precisa. Onde a gestão que tá acabando (GRAÇAS A DEUS), nunca deu o verdadeiro valor, colocando elementos alheio ao compromisso técnico da nossa cidade de Maceió. Aos comissionados que estão saindo eu canto um trecho da música “VAI, VAI NA PAZ E NÃO VOLTA JAMAIS…”

  • ANALISTA POLITICO

    O NOME IDEAL PARA A SMTT É JOSÉ MOURA, UM TÉCNICO COMPETENTE E HONESTO.
    PENSE BEM RUI O CARA É BOM.

  • José

    O Prefeito Rui Palmeira vai ter muito trabalho para por ordem na questão do transporte complementar. Um quadro verdadeiramente caótico dentro de Maceió. Os nossos dirigentes permitiram que isso acontecesse. Foram muito condescendentes com eles e nada fizeram pelo transporte coletivo. Agora, deixaram a bomba nas mãos do Rui. O próximo Superintendente da SMTT terá que ter muita coragem para estabelecer a ordem que, outrora, havia no setor, na época da Prefeita Kátia. A nossa belíssima Capital não é merecedora desses desmandos.

  • José Nelito Ferreira

    Poucos têm conhecimento da lei do Estatuto das Cidades que obriga as Cidades com mais de quinhentos mil habitantes a terem um Plano Diretor de transporte. Mais precisamente, um Plano de Mobilidade Urbana. E Maceió não tem um. Os nossos dirigentes, ao longo dos anos,negligenciaram esse fator, tão importante. Agora, é hora de consertar o gravíssimo erro, enquanto é tempo, senão, as consequencias serão ainda mais desastrosas para Maceió que cresce vertiginosamente, sem freios. Sem planejamento.

  • Paulo Rostner

    Recado ao “Analista Político”: tudo de errado que existe no trânsito de Maceió teve a mão do arqto.José Moura, essas foram as palavras de técnicos da SMTT que nunca tiveram a chance de se pronunciar durante a gestão deste cidadão. Percebe-se claramente, caro Analista, que você desconhece o que é engenharia de trânsito ou talvez seja um cabo eleitoral ainda em campanha.
    CUIDADO PREFEITO RUI PALMEIRA, ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISÃO SOBRE A SMTT, OUÇA A PRATA DA CASA, E VOU MAIS LONGE, TRAGA UMA CONSULTORIA ESPECIALIZADA COM PROFISSSIONAIS RECONHECIDOS NO PAÍS, POIS O CASO DE MACEIÓ É GRAVÍSSIMO.

  • Fabio Poeta

    Engraçado.Justo no dia 19 o Diário Oficial do Município de Maceió parou de publicar as edições dos dias 20,21,22 e 26, onde poderíamos cf princípio constitucional de saber os nomes dos comissionados que foram e ainda serão até a próxima segunda-feira exonerados. Será algum truque. Alguém escapará incólume à vigilância da nova gestão. Mas como cidadão vigilante estou de olho 24 horas, em prol de nossa cidade maravilhosa, por uma cidade que minha avó não teve mas que meus filhos e próximas gerações merecem ter. Boas Festas e clamar pelo sangue de Jesus que Deus dê sabedoria ao novel prefeito.

  • José

    O amigo analista político cometeu um grave equívoco ao indicar o nome do Arqto Moura para dirigir a SMTT. Segundo colegas desse órgão e da Prefeitura, trata-se de um bom caráter, mas, não de um bom técnico. Pois,em seus projetos viários, priorizou muito o automóvel, em detrimento ao transporte coletivo. Cabeça dura, ignorou a orientação dos técnicos da casa. Cometeu gravíssimos erros. inversão de conceitos. O Prefeito Almeida foi mal orientado na sua política de mobilidade urbana.