O senador Fernando Collor deu início ao processo eleitoral de 2014, tornando pública a sua pretensão de continuar no Senado Federal a partir de 2015.

É uma iniciativa importante do presidente do PTB de Alagoas.

Que vai trabalhando para reconstruir a sua imagem em Alagoas junto ao eleitor formador de opinião, já que ele nunca deixou de ser um líder de massas – uma espécie de ídolo, pelo estilo contundente e ainda algo jovial.

O trabalho do jornalista Joaldo Cavalcante, contratado para ser seu consultor na área de comunicação política, já começa a dar resultados.

Cavalcante, o que é amplamente reconhecido, é um profissional dos mais qualificados nessa área tão complicada para o cidadão comum.

Currículo invejável  

Ele foi secretário de Ronaldo Lessa durante praticamente oito anos, ajudando o ex-governador na construção de uma boa imagem junto à opinião pública.

Se Lessa perdeu a eleição para o Senado, em 2006 (para o próprio Collor), não foi responsabilidade de Joaldo Cavalcante. Eu diria: foi a soberba que derrotou o ex-governador.

Depois, o jornalista Joaldo Cavalcante assumiu a coordenação de Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, com a difícil missão de criar canais de relacionamento entre o deputado Antônio Albuquerque e a chamada sociedade civil organizada – o que parecia quase impossível.

O trabalho, é inegável, vinha sendo vitorioso, mas foi interrompido pela Polícia Federal, em 6 de dezembro de 2007, com a Operação Taturana.

Mais recentemente, Joaldo se manteve distanciado de Lessa. Não trabalhou na campanha para a prefeitura de Maceió. Deu consultoria à prefeita de Rio Largo, candidata à reeleição, e a Patrícia Sampaio, em Palmeira dos Índios.

Sem munhecada

Agora, com Collor, ele assumiu a missão de reconstrução da imagem do senador do PTB, que se mantinha um tanto distanciado das questões políticas locais.

Hoje, em encontro com a imprensa alagoana, o ex-presidente não só disse que é candidato ao Senado em 2014 como também apontou o seu mote de campanha: a Segurança Pública, a área mais vulnerável do governo de Vilela (seu provável adversário).

Além da questão pessoal com o secretário Dário Cesar – a quem já foi muito ligado, o que é pior nesses casos – Collor ataca a “fragilidade” de Vilela na adoção de medidas contra a violência, mesmo contando com o apoio do governo federal.

É um discurso que, sem dúvida, encontra eco.

A outra vertente é a presença dos usineiros em cargos políticos de destaque: governador, presidente da Assembleia – entre outros. Isso é fato.

Assim como fato é: foi o então governador Fernando Collor, em 1989, quem assinou o famoso Acordo dos Usineiros, meses antes de se candidatar a presidente da República. O custo do acordo, aliás, está sendo tema de um trabalho de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, outro estado cuja economia tem forte ligação com o setor açucareiro.

Interessante: o senador tenta a apagar má impressão sobre aquele famoso discurso, em Teotônio Vilela, nas eleições de 2010.

Além de chamar Vilela de “o maior bandido de Alagoas”, Collor preveniu:

– A partir de primeiro de janeiro de 2011 haverá um novo governo (…), e eu já vou avisando de agora a estes que estão importunando o dia a dia das famílias alagoanas: deixem o estado de Alagoas, porque se não deixarem, vão sentir o peso da minha munhecada no espinhaço deles.

O ex-presidente diz agora que foi uma metáfora.

Digo eu: que metaforão!

Deic: o que pode ser evitado deve ser evitado
Em nova Ação, Rogério apresenta "documentos" sobre união estável de Célia e Luciano
  • zé

    Esse Joaldo Cavalcante, só pegou pedreira, tirando logico a patricia sampaio, sera que o nosso munhecada no espinhaço tem jeito?

  • Ricardo

    É isso aí!!!! Collor 2014 para combater a violência em Alagoas!!!
    Meu voto é dele!!!

  • Marcos

    Senador Collor, grande combatente da violência em Alagoas.

  • Rita

    Isso ai Collor,alagoas precisa de você no Senado Federal para continuar trabalho pelo nosso estado!!!2014 Collor Senador do povo!!

  • fred

    Meu caro RICARDO, é lamentavel vê esse senhor COLLOR mais uma vez substimar a burrice do nosso povo, pois fazendo uma retrospectiva de sua vida politica: – FOI PREFEITO BIONICO DE MACEIÓ, DEPOIS FOI ELEITO DEPUTADO FEDERAL, DEPOIS SE CANDIDATOU-SE A GOVERNADOR, E GANHOU(COM HÁ FAMA DE SER CASSADOR DE MARAJÁ), ENTÃO COM APOIO DA GRANDE MÍDIA NACIONAL FOI CANDIDATO A PRESIDENTE E GANHOU, O RESTO MAIORIA DO POVO BRASILEIRO SABE. APÓS PASSADO VARIOS ANOS SE CANDIDATOU-SE EM ALAGOAS HÁ VARIOS CARGOS, E POR FIM SE ELEGEU SENADOR DA REPÚBLICA, DERROTANDO O CANDIDATO RONALDO LESSA(EM QUE A MAIORIA DOS SERVIDORES PÚBLICO TINHA DESPREZO POR ELE). UMA INFORMAÇÃO – QUANDO GOVERNADOR COLLOR NÃO SÓ MASSACROU OS SALARIOS DO POLICIAIS TANTO CIVIS COMO MILITARES COMO O PIOR DO PAIS, E TAMBÉM AO SER ELEITO GOVERNADOR FOI AO ARIZONA VÊ O SISTEMA DE IRRIGAÇÃO PARA IMPLANTAR NO NOSSO SERTÃO, ELE NÃO CONSEGUIU IRRIGAR UM METRO EM NOSSO ESTADO. GENTE EM 2015 A NOSSO FAMILIA VAI DIZER NÃO A COLLOR.

  • Judith

    Senador COLLOR, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento do nosso país, concedeu aumento de no mínimo um salário mínimo para os aposentados, responsável pelo código de defesa do consumidor e muito mais.

  • Rita

    Não sou a Rita que é a favor do Retorno do Collor, pelo contrário, esse aí, é um atraso para este Estado já tão sofrido e cheio de maus políticos infelizmente.

  • Eduardo

    Parabens Presidente, vamos todos colocar o atrazo de Alagoas no seu devido lugar. em 2014 Collor na cabeça para senado e Renanzinho governador. Feliz Natal a todos alagoanos e que Deus nos proteja de todo o mau que esse governo nos causa

  • Silvio

    Collor o Senador do povo. Trabalhando muito pelos menos favorecidos.

  • Judith

    COLLOR será mais uma vez o nosso Senador, porque Alagoas precisa muito do seu trabalho.

  • Barros

    É um retrocesso muito grande, nao existe mais espaço para esse tipo de política, muita falacea e pouca AÇÃO!! Vcs lembram quem criou dificuldades para que o estaleiro nao fosse implantado em Alagoas!!! Por isso voto em Teo para o Senado por acreditar em seu trabalho e reconhecer os avanços que tem feito em nosso estado. Parabéns Teo Vilela pela seriedade com que governa Alagoas e obrigado pela persistência e luta para trazer o ESTALEIRO ate que enfim ele vem!!! Teo senador!!!

  • salatiel

    E COLLOR IMAGINA QUE TEO VILELA É O LESSA?

  • Romao

    Ricardo, gosto muito dos seus textos, mas, por favor: NÃO DÊ PILHA pra esse homem não! O governo atual pode até ter demorado a admitir a necessidade de uma intervenção mais drástica, mas tá fazendo. Não tá como queremos…, mas tá!

  • Cristiano Magalhães

    Mais do mesmo…Sempre os mesmos…

  • túlio

    MUITO BEM. EM 2014 É COLLOR SENADOR. VOTO COLLOR 14. É COLLOR, É COLLOR SENADOR !!!!!!

  • Fábio

    E o que o “ilustre” senador fez por Alagoas durante todo esse tempo? NADA. A violência em nosso estado é consequência da presença de gente como ele representando o povo de Alagoas. E o jornal delle anda fazendo de tudo para dizer que elle trabalhou durante esses anos. Por que ele não vai embora de vez?!!

  • jose faustino

    meu caro Ricardo,e muito triste esse cidadão chamado de collor falar em violência em nosso estado,veja só temos nove deputados federais e trez senadores em brasilia,eu pergunto:o que esses cidadões ja fizeram para combater a violência no nosso estado? Você collor diga aos alagoanos que você já faz pra combater a violência em alagoas,fazer criticas sabe fazer o que deve não faz.Só sabe criticar,porque Renan não se manifesta,porque não tem saída pra dizer ou falar sobre a violência no nosso Estado?porque não tem cabimento,foram eleitos para trabalhar pela nossa alagoas 9 deputados 3 senadores e um governador nenhum diz vamos se juntar com Téo e bater na porta da presidente,ele foi só e estamos vendo de pouco a pouco melhorando graças a você Teo nós já sabia que essa arrogância desse senador Collor,que fazer mídia na sociedade alagoana mais nós alagoanos não somos burros e sim temos sabedoria.Zombando dos bestas que o apoiaram. Me despeço com Feliz Natal a você Teo Vilela e um feliz Ano Novo de felicidade.

  • Marcos

    Sou eleitor do senador, más sempre fui contra algumas atitudes dele.Acho que politica se faz com propostas, mostrando o que há de errado e possiveis soluções, sem agredir e citar nomes.O Povão gosta muito dele, más a rejeição é alta, acho que por este temperamento agressivo.
    Em 2014 eu voto nele, más esta mudança é fundamental para a sua campanha obter êxito.

  • carlos

    o Mundo vão vai acabar hoje,calendário Maia adiado.Quando o competente jornalista consegui esta difícil tarefa com a volta do novo Fernando Collor,com a população formadora de opinião acreditatando na volta do novo Collor,vai sim acontecer o fim do mundo.Parabéns,por esse disafio Joaldo Cavalcante.Oxalá,que não tenha que sair correndo,mais de 100 km,por horas!!!

  • Filipe Diego

    é incrivel ver as pessoas falando co COLLOR dos Deputados e etc, sabe por que? “não defendo” mas lembre-se que o governador tem a autoridade Estadual pra dar ordens e decretar certas coisas, me falar que os senadores e deputados nunca que fizeram nada, concordo, mas vamos incluir ai, os prefeitos e vereadores e o governador( com um maior parte da responsabilidade, esse secretário ai D.C. Quais as ações? vou vai melhorar em que? melhorou em que? NADA. qual é o pior o que fala ou o que pode fazer e não faz? Pois é meus caros,a culpa não pode ser creditada aleatoriamente, se querem falar mal do collor, falem de todos, todos estão juntos nessa, todos são responsaveis nessa, só que ao meu ponto de vista o Governo junto com sua equipe um pouco mais, e não quer admitir intervenção por orgulho,ai me pergunto, orgulho de que? Acorda Alagoas.

  • Rafael Ipioca

    Bom dia.

    O que esse senador fez por Alagoas ??? Nada ???? O que esse senhor fez pelo Brasil ????Próxima eleição para senador terá 3 nomes fortes… eLLe, Teo e Heloisa Helena … Acho que elle fica em terceiro…Teo com grande rejeição em segundo e acredito muito que Heloisa Helena voltará para o lugar que nunca deveria ter saído….Senadora !!!

  • Marcelo

    Esse collor é o que na verdade Senador?
    de onde. por que nunca vi um projeto desse moço. elle só vive na imprense dele criticando o governador podendo estar fazendo algo pelo nosso estado. Esse incompetente não consegue se reeleger pior ele estar torcendo para o Teo vilela não se candidatar, por sabe que perde a eleição para o Teo Vilela.

  • Aldo Filho

    Só lembrando aos esquecidos. Esse fanfarrão ai, (COLLOR)arrasou a prefeitura quando prefeito, nomeando sem concurso mais de 5 mil funcionários para a antiga FEMAC ( lembram??), quando Governador arrasou o estado fazendo acordo com os usineiros.

  • Antonio Carlos Melo

    Ricardo, a paroxima tragédia acontecerá [é questão de tempo] no antigo Hotel Beiri, na rua do Sol, Centro de Maceió. L´´a tem milhares de armas, munições, drogas, e creio também alguns explosivos. A SDS tem conhecimento. Agora é só esperar a próxima tragédia.

  • Edvaldo

    Caro Ricardo:
    O povo de Alagoas merece sofrer, porque apoiar um Político que nunca fez nada pelo nosso Estado, ao contrário, só fez difamar o nosso povo com suas atitudes. Um Homen que criticava o Lula agora está do mesmo lado dele. Toma povo de alagoas.

  • Aranda

    É COLLOR sim, minha gente vcs gostam de luzes holofotes o q o Senador faz por nos Brasileiros a gente sente em suas ações e não em propaganda como vcs gostam, leia os projetos de lei á época em q elle foi presidente da república, o qt elle fez aosmenos favorecidos. mas vcs gostam de propaganda enganoza ai e q mora o perigo de termos politicos de imprensa e não de parlamento; Feliz Natal e um 2013 de muita luz paz harmonia e sensatez nas escritas REZAR é o melhor remedio para todos, não a violencia. Mas a MUNHECADA NO ESPINHAÇO MUITA GENTE PRECISA SIM. deixe de tá falando só por inveja, se vc for assaltado bem q vc daria uma munhecada sim, só falta-lhe a coragem ai sim.Fiquem com DEUS.