Os juízes que integram a força-tarefa criada pelo desembargador Sebastião Costa Filho para julgar as ações de improbidade que tramitam em Alagoas prolataram cinco sentenças que atingem diretamente alguns dos principais acusados na Operação Taturana, da PF.

As principais decisões:

Na Ação de Improbidade impetrada pelo Ministério Público em função de empréstimos considerados fraudulentos junto ao Banco Rural foram condenados:

– Cícero Amélio

– João Beltrão

– Arthur Lira

– Nelito Gomes de Barros

– Paulo Fernando dos Santos (Paulão)

– Maria José Viana

– Adalberto Cavalcante

– Cícero Almeida

Eles terão de devolver aos cofres públicos a quantia desviada do erário, além de perder os direitos políticos e os cargos públicos que estejam ocupando.

Obviamente, as sentenças passam a valer depois de transitadas em julgado.

Em outra decisão da força-tarefa (uma ótima iniciativa do presidente do TJ), também houve várias condenações por empréstimos fraudulentos junto ao Banco Bradesco, que foram pagos – pela Assembleia.

Os condenados:

– Cícero Amélio (de novo)

– Cícero Ferro

– Celso Luiz

– Dudu Albuquerque

– Fernando Gaia

– Marcos Ferreira

– Nelito Gomes de Barros.

(Também foi condenado o servidor Haoroldo Loureiro.)

As penas são, praticamente, as mesmas.

A força-tarefa vai entregar um relatório completo do exaustivo trabalho realizado pelos magistrados.

A comissão, pelo menos por enquanto, deixa de existir.

Sua recriação, com os mesmos ou outros nomes, depende do futuro presidente do TJ, José Carlos Malta.

Outros deputados ainda serão julgados na Taturana
Nabor Bulhões defende Almeida na denúncia do lixo, hoje no TJ
  • Ricardo Prado

    Qual cargo eles perderão? Já que na maioria dos casos os processos são julgados quando os acusados já não exercem nenhum. Balela….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Probo

    A taturana faz suas primeiras vítimas no âmbito cível. Falta agora a resposta no âmbito penal. Ao contrário do que divulgado pela imprensa local, o único que está sendo investigado pelo stj é o futuro presidente do TC. Os demais estão sendo processados no trf5 (deputados) e jfal. Em breve teremos sentenças e acórdãos penais.

  • JBarbosa

    Meus amigos, não é um orgulho para nós termos como presidente do TC um sujeito condenado pela justiça?

  • Observador Atento

    Pronto. Agora vai sobrar dinheiro no Estado. Vocês acreditam ?

  • carlos

    Que a justiça seja feita ao menos uma vez!
    Quero que eles percam seus direitos políticos já e melhor ainda, que devolvam toda a grana desviada.
    Por favor Justiça, seja justa! Por favor!
    ALAGOAS CLAMA!

  • zé

    UM FELIZ NATAL para todos os taturanas, ricardo, e o que acontece com o novo presidente do TC?, tem só que devolver a micharia ao erario.

  • cidadao

    CICERO AMÉLIO NÃO É O RECÉM ELEITO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS/AL.
    QUE BOM NÃO É, UM PRESIDENTE JÁ CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, PARA FISCALIZAR OS COLEGUINHAS. COISA BOA! ISSO É ALAGOAS.

  • Cícero Catonho

    Só acredito que Cícero Amélio perderá o cargo de Conselheiro quando eu ver! Se preparem para engolí-lo “de novo”…

  • ISAQUE GOIS

    BOA TARDE, VEJAM NA MAOS DE QUEM ESTÁ O TRIBUNAL DE CONTAS DE ALAGOAS! EXISTE COMPROMISSO COM O POVO? VERGONHA

  • PIZZA

    PIZZA PARA VARIAR,NÃO VAI DAR EM NADA!!

  • Jorge Fernando

    Cobrar alguém e condenar alguém depois que ele morre é sem futuro, essa palavra condenação para esses Malaquias da politica Alagoana é mesmo que um copo de água para quem está com sede. Eu pago pra ver um camarada desse ir pra cadeia e ficar pelo menos um ano lá, como também devolverem o que roubaram. E se devolver alguma merreca a titulo de multa certamente não vai para o cofre do Estado e sim de outro tolinho que já está de olho.

  • Edson M. A. Filho

    É compreensível a descrença do Povo alagoano na justiça local, já que foram muitos anos de desmandos, desvios e crimes de toda ordem por parte de maus políticos. Entretanto, precisamos acreditar que Alagoas e o Brasil estão mudando e que a corrupção política deve ser punida e combatida a qualquer preço. Já se percebe pequena luz na escuridão do fim do túnel!

  • Abel

    No caso de servidor efetivo o mesmo perderá o emprego pela cepa? E no caso de servidor comissionado,será exonerado,mas ,poderá voltar a ser comissionado? O problema é que é na ALE,vamos ver se servidor condenado perde emprego na ALE.Sabemos que servidor público que for condenado a mais de 4 anos de reclusão e transitado em julgado ,é tchau,porém ,estamos em ALAGOAS,e aqui é tudo diferente em relação ao restante do País.

  • Valdemir

    Estou envegonhado e indignado, mas esta é uma realidade geral dos tribunais de conta, leiam a matéria abaixo:
    http://cirandas.net/ceciliabsousa/blog/vergonha-luto-e-indignacao-lilian-martins-e-eleita-conselheira-do-tce-pi

  • nivaldo melo

    bom acabar com essas historias de dizer que vao prender taturanas,o que estao esperando,só prendem ladrao pobre.parem com essa bricadeira de mau gosto.

  • Rita

    É como você mesmo diz Ricardo. Neste país, só Pobre, Preto e Prostituta é que vão pra cadeia. Duvide-o-do que esses aí citados devolvam alguma coisa ou sejam presos. No fim tudo acaba em pizza. Agora ter um presidente do TC como o Cícero Amélio é de doer no coração e nos bolsos…

  • carlos

    Presidente do tribunal de contas de Alagoas,como é que fica o conselheiro Cícero Amélio.A maior autoridade de um orgão fiscalizador das contas públicas,sendo condenado pela justiça onde era integrante desta quadrilha?

  • vitor maceio

    O QUE ESTAMOS PRECISANDO NA VERDADE É DE UM JOAQUIM BARBOSA PARA DAR UM BASTA NESSA VERGONHA.COMO É QUE PODE UM SUJEITO QUE ROUBOU MILHÕES DOS COFRES PUBLICOS E JÁ CONDENADO PELA JUSTIÇA,SER ELEITO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DE ALAGOAS,É O MESMO QUE ENTREGAR UM GALINHEIRO PARA UMA RAPOSA TOMAR CONTA.ESPERO QUE A JUSTIÇA NÃO PERMITA ISSO,OU SERA QUE HAVERA NEGOCIAÇÕES?

  • juanito

    esse é o nosso estado… uma vergonha!!!
    corrupção, desvios, abuso de poder… até quando?

  • paulo Barbosa

    EM QUE AI DAR ISSO??? SE UM JÁ É PRESIDENTE DA CORTE, NO CASO, O TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS.