O conselheiro Cícero Amélio está nadando de braçadas no oceano do Tribunal de Contas. Nesta quarta-feira, ele se inscreveu como candidato a presidente do TC, por enquanto o único, tamanho é o apoio que ele já conquistou entre os colegas.

Com a ajuda, por exemplo, do ex-deputado Celso Luiz, com quem militou na política assembleística por vários mandatos, Amélio tornou-se o candidato do correspondente ao Chapão, dentro do palácio de vidro da Fernandes Lima. Já tem os votos – e o apoio – de Otávio Lessa, irmão do ex-governador Ronaldo Lessa, de Cláudia Brandão, mulher de Celso Luiz, e provavelmente, de Rosa Albuquerque, irmã do deputado Antônio Albuquerque. 

A inscrição de candidaturas pode ser feita até a próxima sexta-feira, dia 30. A eleição é em 15 de dezembro.

As dúvidas que ainda persistem: Amélio terá o voto do conselheiro Anselmo Brito, o único que chegou ao posto sem indicação política?

E mais: haverá outro candidato? O único, em tese, que pode vencer Amélio é o atual presidente do Tribunal, Luiz Eustáquio Toledo, que, em caso de empate, ficaria com a vaga por causa da idade. Mas isso, ao que parece, é uma possibilidade remota. 

Hábil político de bastidores, Cícero Amélio é quem encabeça a frente contra o Ministério Público de Contas, cujos integrantes viraram uma pedra no sapato da grande maioria dos conselheiros. Esta estaria sendo a sua plataforma interna para a eleição de 15 de dezembro.

Diga-se de passagem: tem tido a coragem que outros só demonstram entre quatro paredes.

Por que a "CPI das mágoas" de Collor deu em nada
A Operação Porto Seguro da PF e o Estaleiro Eisa
  • André

    Infelizmente com esses acordos políticos, essa casa deixa de deliberar sobre pautas relativas as fiscalizações das contas dos municípios para uma nova casa legislativa Alagaoana.

  • André

    Infelizmente surge uma nova casa Legislativa com os mesmos acordos políticos mesquinhos e individuais ao invés de se fazer sua principal deliberação de fiscalizar contas municipais e outras.

  • carlos

    Parabéns,conselheiro Otávio Lessa,pela escolha como forma de gratidão que uma mão lava a outra.O honrado ex-deputado e conselheiro Cícero Amélio,quando deputado teve a difícil tarefa de desbruçar em um análise frofundo para referendar o seu nome para esta corte guardião no uso correto do dinheiro público.Nada mais correto neste momento você honrar este compromisso póis os iguais se indentificam!!

  • Marcos Mendes

    Alagoas sem jeito, por isso só temos coisas negativas nesse estado.

  • Alisson Brito

    O líder carismático gera admiração.O carisma facilita enormemente o caminho para a liderança, isso o Amélio tem de sobra.

  • carlos

    Diga-se de passagem:Concordo é autêntico por isso tem coragem e cumpre o que promete custe e que custar para o erário.É um homem de vanguarda e os procuradores de conta que se cuide com Cícero Amélio, nem vem que não tem e quem tem vem quer tem!!!Alisson Brito o defini muito bem,é lider nato e caromástico!!!!

  • beto pacheco……

    parabéns AMELIO VOCE MERECE.

  • beto pacheco……

    VC E UM LIDER. POR ISSO VC MERECE ESTA NESTA DISPUTA ………….COM CERTEZA COM CERTEZA VC VAI SER PRESIDENTE……..

  • José Arthur Lopes F. Filho

    Gostaria de ver uma análise fria e clara,Ricardo da origem,motivações e apadrinhamentos que levaram estas ´pessoas a “conselheiros do tribunal de contas”.Eu até sei de alguns,mas não tenho acesso ao grande publico como você.Sei que tem irmão de gopvernador, irmã de deputado,esposa de etc.etc..

  • Joaquim Piraua

    Parabéns conselheiro,vc é merecedor,por sua competência,sua linhagem,tudo lhe faz merecedor desta nova missão.Boa sorte a frente de nossa corte de contas.