É preciso, de fato, que o julgamento do caso Lessa, no TSE, aconteça o mais rapidamente possível. 

E não só o Chapão deve torcer por isso. Também o eleitorado da capital precisa acompanhar com interesse esse embate na Justiça Eleitoral.

São vários os motivos:

– Primeiramente, a dúvida sobre a legalidade da candidatura de Ronaldo Lessa é ruim para ele, mas não é nada bom para aqueles que querem votar em um nome da oposição – seja ele qual for.

– E mais: se o recurso apresentado pelos advogados do Chapão não for julgado até o final do primeiro turno, há possibilidades reais de a oposição não levar nenhum candidato para o provável segundo turno.

Como? Eu explico.

Se o julgamento ficar para o segundo turno, Lessa, um dos prováveis mais votados no primeiro turno, não pode entrar na nova fase da disputa sem que tenha o registro da candidatura, conforme explicou o advogado Marcelo Brabo.

O que aconteceria? Um terceiro nome, o mais votado a seguir, entraria na disputa. O que seria uma distorção no processo eleitoral – o que não é bom para ninguém.

A aposta de Brabo é de que isso é motivo suficiente para que o julgamento aconteça o mais rapidamente possível.

Ele diz mais: acha que em função do volume de recursos no TSE, até agora, “é quase impossível que o julgamento não venha a ocorrer ainda no primeiro turno da eleição em Maceió”.

Mas tudo depende, afirma, de quem será o relator da matéria, que já chegou hoje ao Tribunal Superior Eleitoral.

Já há intensa movimentação, também – como é praxe nesses casos – das lideranças políticas interessadas no caso, lá em Brasília.

O que pode, também, ajudar a agilizar o julgamento.

Para o Chapão pode significar, ao final, chegar ao segundo turno sem candidato. Depois da votação do primeiro turno não se pode mais mudar uma candidatura majoritária.

Chapão investe na "censura" a Almeida
Tudo na Hora e Pajuçara FM entrevistam candidatos à prefeitura de Arapiraca
  • Arthur

    Correto o ponto de vista, Ricardo! Creio eu que esse julgamento, pelo pouco q conheço das tramitações dos processos no TSE, deverá ocorrer no mínimo nas duas ultimas semanas antecedentes ao pleito. Agora, pode ser que pela natureza da matéria, em que o direito postulado pelo RL não é bom, o que o torna fácil em julgá-lo, aí sim, imagino que se aumentam as chances de um julgamento próximo.

  • Danilo Barros

    Não entendi bem, no caso quem seria oposição… e a campanha da coligação por uma nova maceió, esta certa, se é Lei tem que ser cumprida. Nessa história não tem nenhum coitadinho, ou daqui a pouco tudo será culpa do candidato do PSDB, como no scooby-doo, q tudo é culopa do ruivo.

  • jose

    Politico com pendencias com a justiça é assim mesmo,tem que se preucupar em fingir uma boa imagem para os eleitores,inclusive se fingindo de vitima,e se preucupar ainda mais em conseguir ganhar na justiça.

  • Deivisson Sobral

    É realmente iportante que seja votado logo, as pessoas querem a segurança de que seu voto vai valer. É o meu caso, vou votar no Ronaldo, não acredito no candidato do governo e o governador é o grande responsavel por isso.

  • Observador

    O chapão mostrará que tem influencia em Brasilia para legitimar o Ronaldo Lessa , isso fará que ele seja o mais votado no primeiro turno, apesar de tudo.

  • Francisco Maranhão

    POR QUE O JUGAMENTO DE LESSA NO TRE-AL FOI UMA VERDADEIRA PERSEGUIÇÃO POLITICA.

  • Daniela Cerullo

    Só uma correção: Lessa é candidato da situação, não da oposição!

  • leide silva

    pelos julgamentos que estamos vendo dos 45 com processo no TRE todos foram liberados com direito a fogos ,churrasco e musica até o sol raiar.E agora nós leitores estamos vendo a mesma perseguição ao candidato Ronaldo quando o mesmo foi candidato ao governo em 2010 Prejuízo e eles os 45 kkkk.

  • Fernando

    Era bom que o julgamento em Brasilia,fosse realizado em 2013.

  • Alessandro

    Ricardo não entendo esse lance de oposição que você relata, posição é quem está ocupando a cadeira ou seja o Chapão, e a coligação do Rui é que é oposição. Você descreve no seu comentário justamente o contrário.

  • Fora, Chapão!!!

    Tô doido pra ver as próximas pesquisas eleitorais. Lessa caindo, caindo, caindo… kkkkkkkkk

  • Luciano

    O melhor é ter Ronaldo na disputa, assim RUI afundará de vez a vida política de Ronaldo, Ciço e por tabela Collor. Renan ganha uma sobrevida por ainda ter mandato até 2018, mas sairá tb apagado para seu plano de 2014 ao governo. E o melhor de tudo que o povo mostrará que o voto é soberano fazendo com que esses caciques refaçam sua forma de fazer política.

  • barbosa

    Engraçada, quando o Ronaldo era governador o povo falava que ele não prestava, agora virou o salvador da patria. Pobre eleitor.

  • simão verissímo

    Em Alagoas tudo é engraçado.
    O candidato perde um prazo importante(a justiça não negocia com perda de prazo, e lá no TSE, sem Cacà, o resultado será 7×0 – isso já é pacífico) e ao ser punido se diz “perseguido político”.
    Alagoas sofre até hoje com os demandos do cidadão “perseguido”.
    Alagoas entrou no CALC.
    Alagoas nunca conseguiu um emprestimo internacional.
    O Aeroporto foi concluido a “toque de caixa” e hoje a coisa está vindo à tona.
    São 56 processos espalhados, varas à dentro.
    Parou saúde, parou educação…
    Agora na eleição desfaçadamente mete o pau no atual prefeito. Vou melhorar isso…vou fazer aquilo…Vou fazer 60 creches…
    Prefeito, nada fez. Cícero era só um “analfabeto” para ele.
    E o Cícero de “bobo da corte”, sem entender nada.
    A ELEIÇÃO VAI SER DE UM SÓ TURNO! VEJA QUE O TÉO É MESTRE NISSO. A ESTRATÉGIA DO CHAPÃO ESTÁ A DERIVA. DO JEITO QUE O TÉO GOSTA.

  • rafael

    lessa 8 anos de prefeitura, lessa 8 anos de governo = maceio 16 anos de atraso. pior fase de desemprego em alagoas no governo lessa.

  • joão dos santos

    caro ,rafael vc é funcionario do governo e está ganhando pra posta isso ai que vc está postando , o estado está acabado é agora nesse governo do 45 , fora psdb , fora 45 , agora é 12