É claro que os advogados do Chapão vão recorrer da decisão do juiz Erick Costa, da 1ª Zona Eleitoral, que negou o registro da candidatura de Ronaldo Lessa à prefeitura de Maceió. Aliás, o único caso registrado na capital. Mas a situação se complica se levarmos em conta que ninguém – com raríssimas exceções – esperava que o ex-governador tivesse o registro negado pelo motivo que já é público: o não pagamento em tempo hábil de uma multa aplicada pela Justiça Eleitoral. 

O que todos imaginavam era que Lessa poderia ter problemas com a Lei da Ficha Limpa, que nem chegou a ser considerada – pelo menos por enquanto.

Os  advogados do Chapão já haviam amealhado farta munição, tudo o que conseguiram, para defender Lessa nos casos previstos na Ficha Limpa. É como se eles tivessem se preparado para uma batalha de mísseis e fossem atingidos duramente por uma petecada, uma estilingada, na linguagem local. E com efeito devastador.

A situação parece tão absurda que muita gente acredita que o não pagamento da tal multa – de R$ 42 mil, em valor atualizado – foi uma ação (ou inação) deliberada. Acho fantasiosa esta versão. Mesmo no fantástico mundo da política partidária.

Na sequência dos acontecimentos vem a pergunta: o Chapão – de Lessa, Collor, Renan e Almeida – tem um plano B, ou o ex-governador pretende seguir como candidato, sangrando até o final da eleição? Condição que reduz os possíveis financiamentos de campanha e aumenta a desconfiança do eleitor.

Obs:

Por causa de uma virose que me pegou, hoje não haverá Doze e Dez Notícias. O blog também ficará mais lento. Espero normalizar a situação o mais rapidamente possível.

Agradeço a compreensão. 

Collor, Mosart e Judson - as opções do Chapão
Justiça confirma que Lessa não pode ser candidato
  • Eduarda Castro

    Lutar até o fim, para vencer.

  • Carlos Henrique

    Ricardo, a culpa de tudo isso é das
    Elites perverssas, dos usineiros, da impressa e do judiciário alagoano. Eles não querem que o Ronaldo, o candidato dos proletários e camponeses, seja eleito para salvar Maceió!

  • Josival

    Mais estão fazendo de tudo pra derrubar a candidatura de Lessa,quem vai dar a resposta é o povo nas urnas,que não vai enganar-se por um rostinho novo…

  • claudio

    Eu sinceramente lamento, tudo o que aconteceu com o Ronaldo Lessa.Eu cheguei a votar nele para governador, quando ele usava uma camisa polo vermelha,sabia convencer e me convenceu, mas infelizmente falhou em sua missão , o poder lhe subiu a cabeça, a arrogância foi predominante em sua administração.Poderia ter sido um ótimo político.

  • Cláudio Leão

    Ricardo,

    É claro que o Ronaldo continua na luta. A justificativa de reduzir financiamentos de campanha ou aumentar a desconfiança do eleitor pode ter também um efeito reverso… E aí vem a pergunta: Há marketing por trás dessa situação… ninguém sabe… é esperar para ver…

  • maksu

    É RUI PALMEIRA!!!!!!!!!!!Basta de políticos viciados. A Democracia exige alternância no poder. Vamos votar 45 e fim de papo.

  • Do povo.

    Quem diria, Lessa acachapado por um estilingue… Perdido por um, perdido por mil. A lei é clara e seus advogados e assessores o deixaram na mão por não darem a significativa importânia a este detalhe: o não pagameno do débito em tempo hábil. Foram pegos de calças curtas, não tem como se defender culpando a justiça por ser lenta, até porque neste caso não foi. Agora é tarde! Quem deve estar rindo a toa é o seu maior adversário: Rui Palmeira. E agora ciço?! Agora o detalhe que não quer calar: decisão juducial será cumprida?

  • jose

    eita cara enrolado,ainda tem gente que acha que ele é o salvador,passou quase 20 anos no poder não salvou nem maceio nem alagoas.

  • Gregório de Matos

    RESPOSTA: Até a morte. Chega ser hilariante e inacreditável o cinismo daqueles que defendem o “Sr.” LESSA dizendo tratar-se de uma “conspiração” política e jurídica para impedir a candidatura delle. Ora, a lei é clara e NÃO existe “brechas” para se entendê-la/interpretá-la difentemente. O que reza: o candidato SÓ ESTARÁ APTO, se não tiver nenhuma pendência transitado em julgado, o que não é o caso em tela. E o que é pior, esses mesmos que defendem o LESSA, que é o mesmo que fazer apologia aos DESMANDOS, a IRRESPONSABILIDADE e INCOMPETÊNCIA do passado, vêm, no presente momento, responsabilizar a imprensa SÉRIA, repito, só a SÉRIA, por QUERER CONFUNDIR a opinião pública. É preciso se ter uma santa paciência, para podermos suportar esses ABUTRES da RAZÃO.

  • bel

    O LESSA ENTROU NUMA FRIA, FOI NA ONDA DE RENAN E COLLOR. VOCE IRIA???

  • paulo de tarso coelho neto

    Ronaldo foi um grande prefeito de Maceió por duas vezes e também governador.O governo atual mostra a sua incopetência e quer fazer o seu candidato para continuar humilhando o alagoano com um desastre de administração:saúde,educação,segurança pública e política salarial.Lessa tem coragem de enfrentar a justiça com seguramça e bravura.

  • Roberto

    Pessoal, ter a esperança de Ronaldo Salvar Maceió? e porque ele não salvou o estado durante 08 anos que ele comandou? porque ele quebrou o Ipaseal? porque deixoui de pagar os consignados dos funcionarios que tiveram os nomes negativados, enquanto isso o estado descontava em folha? é por isso que esse estado não sai sai da miseria. Cada um tem o governo que merece.

  • rogerio barboza

    Isso tudo é meio louco, inclusive o enfoque que o nobre jornalista atribui aos fatos em suas previsões que me parecem um mero exercício de futurologia. Ronaldo é um candidato forte, infelizmente, porém, todos nós sabemos que essas pendengas juridicas serão resolvidas e dificilmete sua candidatura não prosperará. Esses acontecimenos jurídicos devem-se ao fato de ser a Lei eleitoral uma verdadeira cocha de retalhos, um conjunto de leis esparsas editadas a cada pleito, que por esse motivo oferece margem a decisões que a princípio parecem conflitantes. A segurança jurídica em matéria eleitoral é algo um tanto quanto surreal.

  • ANDRÉ PEPES

    RICARDO, MELHORAS PRA VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR!
    ACREDITO QUE MUITA COISA, MAS MUITA COISA VAI ROLAR AINDA POR TRÁS DESSA ELEIÇÃO. É MUITA INOCÊNCIA ACHAR QUE COLOR E SUA TRUPE VAI DEIXAR ISSO BARATO? O PODER EM ALTO ESCALÃO E AS “FORÇAS” QUE O ACOMPANHAM ESTÃO ASSANHADOS COMO UM ENXAME, TODOS PARA PROTEGÊ-LO ENTÃO IMAGINE UM NÚMERO INFINDO DE “OPERÁRIAS” TRABALHANDO DIA E NOITE POR ISSO!
    ESPEREMOS PORTANTO AS CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS DESSA NOVELA QUE ESTÁ APENAS A COMEÇAR!

  • José Williams da Silva júnior

    O jogo político em nossa capital só começará a partir de meados de agosto. Agora é articulação e muito conchavos. Alguns boatos e tudo acaba em pizza. Deveríamos estar ouvido e discutindo o plano de governo e não possibilidades ou não de elegibilidade. Contudo, meu voto é de Ronaldo.

  • É uma pena.

    É uma pena que Lessa tenha feito tamanha escorregada na casca da banana, não pagando no tempo hábil o que devia a Justiça Eleitoral, para tirar as certidões necessárias ao registro da sua candidatura, teve seu registro indeferido. A arrogância de Lessa levam a esquecimentos temporais que prejudicam no fim da política de Alagoas. Teimoso, só ele é certo, errou mais outra vez e final da história, é uma pena. Coitadinho.

  • wendell

    QUER MAIS ELITE DO QUE RENAN BOIS DE OURO,FERNANDO COLLOR DE MELLO JUNTO COM RONALDO? DEPOIS SAI ATACANDO DEUS E O MUNDO E A CULPA É DO JUDIÇIÁRIO E DOS USINEIROS? PERGUNTA AO SÉRGIO DÓRIA E AO CHEBA ASSESSORES DIRETOS DO RONALDO SE ELES PENSARAM NOS CAMPONESES E PROLETÁRIOS?

  • Não existe ética!

    Para o bem de Maceió!Amém……..

  • Lula

    É do povo é do povo é do povo E Jeferson Morais 25. Sera o fim do ronaldo lessa pelo bem de alagoas.

  • Ellson Teixeira

    Dizer que o companheiro Ronaldo Lessa é “o candidato dos proletários e camponeses” como assim o descreveu o sr. Carlos Henrique pouco à cima é tirrar onda do povo!!!

    Ô carlão!!!

    Tá de brincadeira é???

    Como ele pode defender alguma coisa com os pés e com as mãos amarradas???

    Secretaria(as) tais são do Renan,
    Secretaria(as) tais são do Collor,
    Secretaria(as) tais são do Almeida
    alguma coisa que dê pra o J.Lyra
    é aquela frase dos três mosqueteiros, “Um por todos, e todos contra o povo”

  • Raphael

    Uma lembrança aos virtuais navegantes: prazo é prazo!
    Há de se questionar as razões ao não pagamento em tempo hábil. Mas, reitero, prazo – por sua natureza regressiva e imperativa – deve ser respeitado, sob pena de, por exemplo, impedimentos (como no caso em tela).
    Diferente de alguns, sou apartidário e não viso benefícios pessoais com a eleição ou rejeição de determinado político. Torço sim pela vitória do correto, da vontade real do povo (livre das alienações de “jingles” indutores do erro, de votos comprados, de “favores” superfaturados), pelo estrito cumprimento da Lei, pela escolha melhor ao maceioense, ao alagoano que é, todos os dias, “surrado” pela vergonha e ausência total de escrúpulos da maioria dos homens públicos dessa terra.

  • Ellson Teixeira

    José Williams da Silva júnior, parabéns!!!

    Difícil de encontrar um bom comentário de alguém que vota no Ronaldo.

    Concordo com você que as preocupações deveriam ser outras.

    Plano político por exemplo…

  • Elói

    Se ele sair, eleva-se o nível da campanha e a população é poupada do “novo velho”, que já teve suas chances como prefeito mesmo e governador, e nada fez de concreto pra melhorar Alagoas e Maceió.Ah! É verdade que nomeou o irmão para o grande Tribunal de Contas. Mas se trata de benefício para a própria família, e não para a população.

  • raquel

    Nao existe plano B, Ronaldo lessa será o futuro prefeito de Maceió, quando o povo quer, nínguem tira. E como diz o próprio eslogan da campanha…. É RONALDO LESSA COM A FORÇA DO POVO!!!

    LESSA 12

  • mordido

    tem comentaristas que vivem uma alagoas inlusionaria,fantasiosa parece que vive no mesmo planeta do governador que mostra uma alagoas que nós povo do dique estrada,vergel,trapiche e grande periferia desconhecemos,pois quem passa na avenida senador rui palmeira na beira da lagoa pros que não querem ver,está ali a realidade do alagoano,sofrido acuado e como disse Rui Barbosa muitas vezes invergonhado de ser honesto por viver num mar de mentiras e aproveitadores.Ronaldo salvou a prefeitura numa epoca negra o mesmo fez com o estado olhe a historia de cada um,quem faz parte do imaginario, quem baixou a cabeça pra tudo que esta ai,e quem pegou tudo quebrado e consertou,VIVA RONALDO QUE DEUS O ABENÇOE.

  • luiz

    cole o 25 no peito…

  • bruno

    Ronaldo Lessa é Bi-inelegível!

  • karl

    O Renan e proletário e o Collor camponês,porque são os direitos dessa elite que elle agora defende.