O juiz Carlos Cavalcante, da 2ª Zona Eleitoral, rechaça a afirmação de que houve demora da Justiça quanto à apreciação de um recurso em favor de Ronaldo Lessa, no caso da multa de R$ 42 mil – valor atualizado –, conforme matéria postada neste blog. 

Ele explicou alguns pontos que considera fundamentais para o entendimento da questão: 

– A Exceção de Pré-Executividade não suspende a aplicação da multa. 

– Para recorrer do pagamento da multa à Fazenda Nacional, o cidadão – qualquer um – tem de apresentar um bem no valor do débito como garantia. 

– Não cabe à Justiça emitir ou autorizar guias de pagamento de débitos de qualquer cidadão para com a Fazenda Nacional.

– A Justiça (ele, juiz Carlos Cavalcante) rejeitou o recurso apresentado pelos advogados de Lessa.

– Só depois da sua decisão, o advogado Daniel Brabo apresentou a desistência formal de um novo recurso, e foi feito o pagamento da multa. Muito depois do pedido de registro de candidatura feito na 1ª Zona Eleitoral de Maceió (ao juiz Erick Costa). 

– A multa poderia ter sido paga – ou ter se apresentado algum bem no mesmo valor cobrado – desde 2010, quando o processo contra Lessa transitou em julgado. 

Resumo da ópera: se houve alguma demora ou atraso nos procedimentos legais não foi por responsabilidade da Justiça Eleitoral.

Justiça confirma que Lessa não pode ser candidato
Tereza Collor estreia em campanha eleitoral de Atalaia
  • Dermeval Araújo de Lacerda

    É uma pena essa falta de respeito às determinações da Justiça.Quem quer ser todo poderoso, que tudo entende e, menospreza os cumpridores da Lei, um dia a casa desmorona.
    É uma perda muito grande para nossas eleições municipais o afastamento do Ronaldo Lessa.
    Como ficará o Mozart?
    Poderá ser cabeça de chapa?
    Pergunto aos doutos da política.

  • DAVI SENA

    Ah…que noticia maravilhosa….RONALDO LESSA, candidate-se ao partido dos aposentados.

  • Gregório de Matos

    Com essa decisão, fica claro que, LESSA, COLLOR e RENAN …

  • Vanda lima

    Todo mundo está temendo e inventando coisa para Lessa não ser perfeito. Avente Lessa, sua vitória está chegando…..

  • servilio amorim

    Cícero Almeida é o mais prejudicado. E se a coisa já tinha clareado para Rui, que está caindo surpreendentemente bem na boca do povo, agora então. Com rejeição baixissima, Rui deve ser o prefeito.
    Cícero deve fazer as pazes urgente com Jerferson Morais, afinal…

  • Cícero Fernando Rodrigues Silva

    O que está acontecendo com alguns integrantes da justiça? Temem tanto Ronaldo, qual o motivo?, deixe os alagoanos decidirem nas urnas. Tenho certeza que este tipo de atitude da justiça enfraquece qualquer candidato. Cadê o direito de resposta? Deixem a população dá!(Ele sendo candidato).

  • Elói

    Se ele sair, eleva-se o nível da campanha e a população é poupada do “novo velho”, que já teve suas chances como prefeito mesmo e governador, e nada fez de concreto pra melhorar Alagoas e Maceió.Ah! É verdade que nomeou o irmão para o grande Tribunal de Contas. Mas se trata de benefício para a própria família, e não para a população.