O senador Renan Calheiros, exímio articulador político, continua trabalhando nos bastidores para afunilar a disputa em Maceió.

Como? Ele ainda tenta demover o PT do B de lançar a deputada Rosinha da Adefal candidata ao cargo ocupado por Cícero Almeida.

Segundo alguns interlocutores do líder do PMDB no Senado, Calheiros avalia que se tirar Rosinha do páreo, também consegue convencer Galba Novaes a desistir.

O objetivo seria estratégico: o peemedebista acredita que poderá fechar a eleição no primeiro turno – com a vitória, é claro, do seu candidato: Ronaldo Lessa.

Juntamente com Collor e Almeida atuando ambos, principalmente, na periferia, Calheiros investe na possibilidade de eliminar o segundo turno da eleição.

E haveria, até, um outro fator decisivo para tentar liquidar o jogo no primeiro turno: se o plano de segurança, lançado na semana passada, der resultados concretos e visíveis, nos próximos dois meses, a oposição perderia seu principal discurso – exatamente o da violência (o que tem sido demonstrado fartamente).

O PT do B tem resistido ao assédio de Calheiros, mas ele tem até a próxima quinta-feira, considerando o prazo limite da entrega das atas partidárias, para convencer Rosinha da Adefal e entorno a jogar a toalha.

É bem verdade que o campo governista tem duas candidaturas fortes na disputa pela cadeira de Cícero Almeida: Jéferson Morais e Rui Palmeira.

Mas uma polarização, já no primeiro turno, pode esvaziar uma das duas candidaturas, sem que aquela que – em tese – que tomará a dianteira consiga ultrapassar a metade dos votos válidos.

Uma tarefa também hercúlea para o Chapão de Lessa, Collor e Renan – mesmo com o apoio de Almeida.

Vilela nomeia novo secretário do Meio Ambiente
Toninho Lins e Fátima Correia ainda não têm vices
  • Anti-Corrupto

    O Collor vai muito ficar na mão do Renan.Ele sabe que a vaga de Senador está em cheque e vai querer ficar sem mandato.

  • GUSTAVO SANTOS

    É RUI PALMEIRA PRA CIMA DESSA TURMA MONTADA POR RENAN, COLLOR E LESSA!!! PRA FRENTE MACEIÓ.

  • Cassi Lima

    Eita! mulher! arretada até tu Renan ta como medo. Seria muito covardia vc rosinha aceitar está decisão de Renan.

    Vamos caminha agora é 70 neles eu acho é tome.

  • Dirge Fausto

    Enquanto isso, continuam mortes e assaltos inclusive a bancos, invasão de residências, entre outros. Será que vale a pena votar, nesses e principalmente no candidato do Governador ou o do Vice????? A resposta do Alagoano para essa insegurança pública devia sair nas urnas, e a imprensa faria um favor gigante se incentivasse o voto NULO.

  • Pedro José

    Esse Renan é um brincalhão, não seu valor ao Galba e agora reconhece o seu valor.
    Galba neles.
    Eu sempre disse a chapa certa é Galba prefeito e Ronaldo Vice e ponto final.

  • sergio

    É TRISTE CONSTATAR QUE O RENAN CALHEIROS PREFERE QUE AS PESSOAS MORRAM, COM O PLANO DA SEGURANÇA PÚBLICA DANDO ERRADO, A PERDER UMA SIMPLES ELEIÇÃO DE PREFEITO.
    POBRE RENAN…
    AGORA SÓ TEM UMA COISA QUE ELE NÃO ENTENDE: O ELEITORADO JOVEM (MAIS DE 65%) ESTÁ ARTICULADO EM TORNOS DOS JOVENS RUI PALMEIRA(PSDB) E MARCELO PALMEIRA (PP).
    MACEIÓ PARA O FUTURO!
    A ESTRATÉGIA É FANTÁSTICA.
    OS VENDILHÕES DE ALAGOAS, VÃO TREMER!
    EM TEMPO
    (O DISCURSO DO CANDIDATO LESSA, NA “CONVENÇÃO” MOSTROU RANÇO CONTRA RENAN, CÍCERO E COLLOR – QUE SE RECUSOU A FALAR, PORQUE LESSA, INÁBIL, DISSE QUE “ELLE” VEIO SEM “CONVITE”)
    OI!

  • Robson Farias

    MAGNATA DA ESCRITA! NO FINAL DE SEMANA REVIA “O PODEROSO CHEFÃO”.POBRE DON VITO, SE TIVESSE CONHECIDO ALAGOAS.

  • Manoel Moura

    RICARDO, DAR UMA NOTA QUANTO AO PEDIDO DE VISTA DO RENAN NO PROCESSO DO IBAMA, E O RECADO DO MESMO AO ÓRGÃO, QUE SÓ LIBERA QUANTO DA DECISÃO DO ESTALEIRO. MOSTRA TUA COMPETÊNCIA E INSENÇÃO

  • ze

    A politica de alagoas é a coisa mais linda mundo, LEMBRO COMO HOJE, ronaldo lessa saindo candidato a prefeito de maceio anos atras, com toda sua humildade, tendo como vice heloisa helena, carregando uma faixa preta XO CORRUPIÇÃO, hoje vejo, essa COLIGAÇÃO CHAMADA CHAPÃO, (COLLOR/RENAN/CIÇO/JOÃO LIRA/LESSA) SE ISSO É ESQUERDA, O RUY É OQUE?, os valores MORAL foram invertido, ate o PT FAZ PARTE DESSE CHAPÃO, OQUE É ISSO?, são os donos de alagoas/maceio.

  • EDSON MACARRÃO

    O SENADOR RENAN ESQUECEU QUE QUEM DECIDE ELEIÇÃO É O POVO, E O POVO ESTAR COM O JOVEM RUI PALMEIRA.

  • jose antonio dos santos

    Esta eleição da capital será uma especie de PEBLISCITO: O eleitor vota em Rui, pela decencia, pela probidade na maneira de administrar ou vota em RONALDO pelo que aconteceu no passado.

  • Julio

    O Galba tem que sair candidato sim, foi chutado pelo chapão e não tem nada a perder, muito pelo contrário…

  • Irene Lira

    Renan não se precupa com a sociedade, e sim com os cargos políticos que ele e toda a família Calheiros possam ter. É lamentável que o povo alagoano seja tão leso ao ponto de ainda acreditar nos discursos dessas pessoas. Insisto em dizer, dentre tais candidatos, votarei no MENOS pior, Rui Palmeira. É um cara jovem que merece um voto de confiança.

  • heyder pereira campos

    MESTRE: A MOÇA AÍ, SÓ DE CHATA, DEVERIA NÃO ACEITAR PAPO DE NINGUÉM. FAZER UM BELO FINCA PÉ E PRONTO. TÁ NO FOGO, TEM DE QUEIMAR. COM GALBINHA É A MESMA COISA. SEM PAPO. LEMBRO QUE DISSE SOBRE OS DOIS: ELA AFOITA E ELE PODERIA TER FICADO QUIETO EM SEU LUGAR. AGORA SERÃO VITIMAS DE ASSÉDIO. PODERIAM PASSEAR NO RECIFE ATÉ O DIA FATAL .

  • Carmem

    Quanto pior,melhor para se ganhar uma eleição!torcem pela violencia nao diminuir…é repugnante!

  • fabio

    Sera que o dono de MURICI, que ser, ou é DONO DE MACEIÓ?

  • Mário

    Primeiro Renan tem que explicar para Alagoas, porque o Ibama não cedeu a licença ambiental do estaleiro EISA e quem está por traz dessa negativa. Segundo Renan tem que saber que Ronaldo Lessa já era. Agora é Rui

  • FRANCISCO

    Renan e Collor esses ja eram perderam meu voto, a hora agora é GALBA NOVAES esse tem esperiencia e trabalha e não vai ser dominado por ninguem como o Rui ou o Jefeson. dale GALBA agora é nossa vez.

  • Paula Ribeiro

    Ricardo,

    E o “amizade shinchera” está apoiando quem?
    Parece que com a dificuldade, o velho coronel perdeu os amigos sihincheros de outrora.
    Coitado, ninguém o quer

  • v.santos

    A nossa melhor opção é o Ruy Palmeira,até o presente momento tem apresentado -se como um homem jovem de propósitos e ideias verdadeiramente condizente com o que nós Alagoanos estamos almejando a muito tempo( AÇÃO, ATITUDE E HONESTIDADE ).

  • Jailson Silva

    O principal discurso do tal chapão,será a violência, portanto, estão torcendo para que o plano de segurança do governo dê errado, isso mostra como eles gostam do eleitorado alagoano. Rui Palmeira neles…

  • Alex Ferro

    Só falta combinar com os eleitores.
    Porém estes contam com a falta de honradez e ética da maioria da população favelada e analfabeta.

  • j.humberto

    Galba, não desista, o povo está com vc.