Seria uma tolice imaginar que a operação inaugural do Plano de Segurança Pública quer reduzir drasticamente a criminalidade em Maceió e Arapiraca.

Ela há de ter, sim, algum impacto apenas no sentido de mostrar a mobilização de forças dos governos federal e estadual – é, na verdade, uma demonstração de força.

O trabalho, de inteligência, principalmente, deve dar muito mais resultado, e a ação da nova Delegacia de Homicídios, trabalhando 24 horas por dia, cuida de uma questão considerada essencial pelo Ministério da Justiça: a impunidade, que estimula a prática de crimes.

Mas é importante, sim, mostrar volume, neste primeiro momento. E por mais que muita gente ache – ou queira que seja assim – os efetivos que estão chegando a Alagoas vem para ficar. E deve crescer consideravelmente até o mês de agosto.

Primeiro ato: como vencer a desesperança?
Ação mobiliza 400 policiais e 4 helicópteros em Maceió e Arapiraca
  • heyder pereira campos

    MESTRE, ENTÃO TÁ. EU PENSO QUE SE A INTELIGENCIA VIESSE TRABALHANDO HÁ UNS MESES ANTES DESSE APARATO TODO, O RESULTADO SERIA MUITO MELHOR. OU NÃO ?

  • pedro araujo da silva

    Para que este plano der certo tem que ter um Secretario competente,pois esse que ai está não tem nenhuma qualificação para este plano…

  • pedro araujo da silva

    ESTOU DE ACORDO COM O AMIGO HEYDER PEREIRA, SE ESTE SECRETARIO TIVESSE COMPETÊNCIA ALAGOAS NÃO ESTARIA NESTE ESTADO…

  • bel

    SÓ VAI PRENDER OS POBRES.QUE PENA!!!

  • Ruslan Queiroz

    Ricardo,
    .
    Em 3 meses saberemos…
    .

    O que ESPERAMOS contra a DESCONFIANÇA de OUTRAS operações.
    .
    IMPORTANTE:
    INFORMAR a população que “REVISTAS” vão acontecer e serão necessárias, que isso não é INVASÃO e sim PREVENÇÃO em ônibus, transporte alternativos, ruas suspeitas .
    .
    •Colocação na sua Função da FORÇA NACIONAL em ambientes INÓSPITO;
    •INCURSÕES SURPRESA em PONTOS já MAPEADO pela… I-N-T-E-L-I-G-Ê-N-C-I-A da SEDS… ;
    •Operações em CONJUNTO, e APOIO do HELICÓPTERO não em PASSEIOS, em ROTAS de MARKETING chapa-branca, mas sim em forma GEO-ESTACIONÁRIA em APOIO as operações de TERRA;
    •Grampo telefônico e se preparar para REBELIÕES EM PRESÍDEOS, para tirar o FOCO da Operação[RETALIAÇÕES];
    •Responder e não Reagir a possíveis ENFRENTAMENTOS.
    •RETOMAR e FICAR junto com ações Pontuais de Saúde, Educação, Limpeza, locais TOMADOS pelo TRÁFICO, Só retomar e não haver a PRESENÇA do ESTADO naquela COMUNIDADE não ADIANTA.

  • pedro

    É puro confete, nonde vão prender bandidos, as prisões estão vazando pelo ladrão, muito eficiente mas sem nenhuma eficácia.

  • Pablo do Carmo

    Esse programa de segurança pública lançado hoje pela apoio e junção dos governos federal e estadual vai diminuir bastante a violência em nossa Maceió, confio e torço para que tudo que foi planejado dê certo.

  • Dirge Fausto

    Demonstração de Força, com o secretário dizendo que não haverá policiamento 24 horas? Demonstração de segurança com 400 homens, quando o estado precisa de no mínimo um aumento de 3.000 policiais? Demonstração de força em Maceió e Arapiraca fazendo migrar o bandido para as cidades de interior? Demonstração de forma sem coibir 24 horas a entrada de “bandidos” nas fronteiras; sem coibir a entrada de armas e drogas? Continua a pirotecnia, mas como queremos que dê certo, vamos aguardar.

  • Romero Coelho

    O “start” do Plano de Segurança corrobora o que o Governo vem dizendo há tempos: quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada encontra desculpas.

  • FRED

    CERTA FEITA ALGUEM MIM PERGUNTA, – POR VOÇE LUTA TANTO POR TENTAR GANHAR BEM : VEJA BEM EU SOU SERVIDOR PÚBLICA HÁ MAIS DE VINTE E CINCO ANOS, TENHO TRÊS FILHA UMA FORMADA EM DIREITO, E DUAS QUE ESTUDAM NA UFAL(SENDO QUE UMA FAZ ENGENHARIA AMBIENTA E OUTRA QUE FAZ MEDICINA), O QUE QUERO É DÁ DIGNIDADE HUMANA PARA AS TRÊS, E ISSO SÓ PODERÁ OCORRER SE O SENHOR GOVERNADOR MIM DÊ DIGNIDADE MAIS SIM, DE SALARIO, O QUE NÃO ACONTECE. RICARDO, QUANTO AO BRASIL MAIS SEGURO, É UM PROJETO DE GOVERNO, MAIS PRIMEIRO VAMOS SER SINCERO, DEVEMOS OLHAR PRIMEIRO A NOSSA EDUCAÇÃO INVESTIR PESADO, POIS SÓ ASSIM PODEREMOS COMBATER ESSA VIOLÊNCIA NO SEU NASCEDOURO. É GENTE, COMO A VIOLÊNCIA ESTÁ AI, ENTÃO VAMOS ENFRENTA-LA. È TEO JÁ AÕA CINCO ANOS E MEIO E OS ÍNDICES DEIXA O NOSSO GOVERNADOR DE MÃOS AMARRADAS, POIS ELE NA REALIDADE FEZ SUAS PROMESSAS PU PROPOSTAS, E ISSO TEM QUE SER CUMPRIDAS.

  • Barbara da silva

    Como se fosse novidade ,esse plano na verdade ‘e um meio de fazer as policias trabalharem mais e sem direito a contrapartida por parte do governo que so pensou em um plano que aumentasse o efetivo nas ruas, diminuido assim a folga dos pms ainda mais, nada de aumento real de efetivo nada de aumento real de salarios,com isso ele esta ludribriando os pms e o povo, e se caso veio dinheiro federal ja era.

  • Romero Coelho

    Mas vejam só, o Plano de Segurança nem saiu do papel direito e já tem reclamantes de plantão dizendo que não vai dar certo. Quem só reclama agrava as dificuldades. As únicas pessoas que nunca fracassaram foram as que nunca tentaram.

  • Pablo do Carmo

    Assim, segurança pública é um processo (ou seja, uma sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade), que compartilha uma visão focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais, saúde e sociais. É um processo sistêmico, pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos. Bem vindo e desejo que o Plano de Segurança restaure o que sempre foi desagregado por governantes anteriores.

  • carlos

    Probelama está instalado e tem que ser combatido e sua origem todos conhecem que é: impunidade,corrupção que são os pilares desta triste realidade que deve ser combatida agora e muito mais alongo prazo com políticas públicas com investimento na educação etc.A corrupção é a gêneses de tudo isso aí,tem que botar na cadeia os prefeitos,deputados enfimos gestores corruptos que são os produtores da miséria que leva ao crime!!!Quanto mais polícia é uma prova que estamos perdendo para bandidagem de colarinho branco!!!

  • PEREIRA PMAL

    Meu caro Ricardo, a um grande desejo de redução de indíces de violência em Alagoas, porém como ja falei aqui, como alguém que labuta todo dia nesse oficio de ser policial militar,todas essas ações de nada adiantará se o material humano não for valorizado, E COBRADO, e esse tema é algo que vc raramente toca em seus comentários, penso que as intenções são as melhores tanto da parte do governo federal quanto da SDS, porém deveriam copiar o nosso vizinho Pernambuco, que conseguiu reduzir drasticamente os índices de homicídio, como?? pagando hora extra, periculosidade, traçando metas para os batalhões, e quando estes atigem gera um 14º salário, melhoria nas instalações físicas do quarteis, terceirização da limpeza e alimentação dos quartéis, é inimaginavel com tamanha violência ainda vermos policiais de faxineiro e conzinheiro, essas são medidas pequenas diante de tantas anunciadas, mas é o que o material humano mais anceia, é claro e concordo, se o estado der estas condições naturalmente poderá cobrar, acho que essas mudanças principalmente na delegacia de homicídios será benefica, porém os homicídios derivam em sua maioria do tráfico de entorpecentes, direta ou indiretamente, se não for combatido só remediaremos a consequencia e não a causa, espero que realmente traga melhoras, quanto ao concurso muito bom, entretanto deveria ser estudada uma medida a longo prazo, como a entrada de 1000 homens a cada ano até termos preenchida o quadro operacional que hoje é de 11 mil homens, quanto a 40 vagas pra oficial, não vejo pq, pois não existe vagas pra promoção pra cap, nem pra maj, tudo abarrotado, ou seja pra quer concurso pra oficial se não existe previsão de promoção tem TEN E CAP passando 10 anos pra serem promovidos quando o interticio seria de 3 anos??? BOA SORTE a toda segurança pública de Alagoas espero que tenhamos dias melhores daqui pra frente.

  • Ricardo

    Poderia ser mais de 800 homens se a turma dos gabinetes e assessorias militar estivesse trabalhando.

  • tolerancia ZERO

    Essas medidas paliativas vai dar um pequeno resultado sim, mas nada adiantarar se não for mudada a lei,se não valorizar os policiais com salarios dignos.Pode colocar dois policias em cada residencia e mesmo assim não vai dar resultado,pq não adianta prender e depois soltar. A policia prende a lei solta,vcs ficam falando que é falta de policiais nas ruas mais não é não senhor policia agente tem de mais, falta é salarios dignos,condições de trabalho,isso sim falta e daria resultado,mais não como sempre a mídia vem fazendo a cabeça da população e tirando o foco, ludibriando a boa fé dos alagoanos.VOLTO A REPETIR POLICIAIS NÓS TEMOS, oq existe é muita ciumeira besta em ver o policial ganhando bem.

  • miguelense

    ACHO QUE ALAGOAS VAI COLHER BONS RESULTADOS , MAIS ATÉ AGORA SÓ VEJO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES PARA MACEIÓ E ARAPIRACA, SÃO MIGUEL DOS CAMPOS NA QUAL DOMINA O TRAFICO DE DROGAS EM ALAGOAS SÃO 4 POLICIAIS POR TURNO , SEM FALAR EM QUANTOS SÃO CORRUPTOS…ESPERO QUE LEMBREM DO INTERIOR ALAGOANO , POIS O Q VAI TER DE BANDIDO SE MUDANDO DE MACEIÓ PARA OS INTERIORES…..

  • JESUS CRISTO NÃO AGRADOU QUANTO MAIS ……

    Parem de pessimismo, parem do quanto pior melhor…Meu Deus, quanta gente imbecil que não acredita nas ações, memso que tardias. Vamos sim, dar um crédito ao Governo Federal, ao Governo Estadual, ao Governo Municipal, a OAB, ao Ministério Público, A Polícia Federal, a Polícia Militar , a Polícia Civil que estão envolvidos nesse Plano de Segurança. As Pessoas pessimistas e desacreditadas devem se engajar naquelas que não acreditaram em Jesus Cristo e o colocarm na Cruz.

  • Kekulé

    Bom dia Ricardo,
    Fica uma interrogação no ar: todo esse
    planejamento, essa demosntração de força, mas tem uma coisa que não faz sentido. Se vai prender tanta gente, onde irá colocar esse povo todo, se há presidios sendo desativados.
    Abraços.

  • Barbara da silva

    Parabens pereira da pmal pelo seu comentario foi muito direto e objetivo, s’o que de imediato o governo federal deveria ajudar o gov. do estado a colocar pelo menos 4.000 homens (soldados) na PM.

  • salatiel gomes

    Infelizmente só vemos pronunciamento politico. Os que se dizem formadores de opinião, estão armados de ranço. Alagoas é violenta há séculos. Contudo a mediocriadade só fala em “mais homens”, em achar “culpados” e dizer que o governador que não é afeito à violência é o culpado, esquecendo que o o governador passado é o mais responsável, por desestruturar as polícias(quando o atual assumiu, até as fardas estavam “poídas”).
    A revolta boicotista é porque os politicos não mandam mais na policia. A surpresa foi constatarmos que os policiais gostavam de ser mandados por politicos. O dinheiro agora “rola” menos. a atitude do governador em valorizar a policia, atingiu o “propinoduto”.

  • Maquiavel

    Ricardo,a quantidade de homens é insuficiente.A PM perdeu quase 3000 homens em 3 anos.A cada ano se aposentam mais de 800 homens.Como esse governador vai fazer um concurso pra 1000 homens? Isso é uma piada.Q conta é essa?
    Outra coisa,e o material humano?Vc não pode exigir desses caras se não estiverem motivados,q uma coisa q esse governador sabe fazer é desmotivar o servidor,e motivação pra mim é dinheiro.Vamos torcer pra q dê certo pois Téo é mestre em estragar td q cai na mão dele.Eita governadozinho ruim!

  • AGUIAR

    ATENÇÃO GOVERNADOR E AUTORIDADES,PALMEIRA DOS INDIOS NO QUAL O PREFEITO É DO PSDB,A CRIMINALIDADE É UMA DAS MAIS VIOLENTAS NO ESTADO.LÁ ATÉ DELEGADO FOI SEQUESTRADO,MEDICA SEQUESTRADA, ASSALTOS E CRIME.POR FAVOR,LÁ TEM O MAIR INDICE DE TRÁFICOS DE TODO TIPO DE DROGAS.AGUARDO UMA AÇÃO CONSTANTE,É SÓ LEVANTAR OS INDICES.NÃO ABONDONE A TERRA DO GRANDIOSO,”GRACILIANO RAMOS”,SUCESSO TÉO.

  • Antonio Walter Carlos Da Silva

    VOLTO A AFIRMA ESSE PLANO SÓ IRA DAR CERTO SE FOR MUDADA TODA A CÚPULA DA SEGURANÇA , POIS TROCARAM SEIS POR MEIA DUZIA ……….

  • INDIGNADO

    O internauta Ricardo tem razão: passem pelo Tribunal do Faz de Conta, e verão militares fardados TOMANDO CONTA DO ESTACIONAMENTO. OUTROS CONTROLLANDO O ELEVADOR DO PRESIDENTE. UMA VERGONHA NACIONAL. SÓ MESMO EM ALAGOAS.

  • maos atadas

    meu caro ricardo mota,so não estou entendendo uma coisa,se por 1 acaso ter algum resultado esse sistema vai haver varias prisoes certo? e onde vão colocar esses presos?

  • maos atadas

    me lembro que na minha infancia,brincava na rua ate altas horas de portas abertas,brincava de fazer o percusso que os onibus fazia so passeando,saia da pajussara de madrugada quando terminava o maceio fest ate mangabeiras a pe,sem medo algum.hj mesmo trancado dentro de casa nao temos segurança,quando se anda de onibus é o trageto todo pedindo a deus que nao aconteça nada,queria eu que meus filhos tivessem a infancia que tive,é 1 pena,na verdade nao acredito que esse plano der certo,mas o tempo vai dizer…

  • maos atadas

    desculpas pelo pajussara e sim pajuçara…kkk

  • J.J.

    Ricardo, ponha meus comentários por favor, senão os crimes do estado praticados pelos políticos cairão no esquecimento.