É impressionante o silêncio da bancada federal de Alagoas sobre o episódio envolvendo o Ibama e o Estaleiro Eisa.

Com exceção do deputado federal (suplente, ocupando a vaga de Rui Palmeira) João Caldas, nenhum outro parlamentar se pronunciou oficialmente sobre a decisão do Ibama. Nem ao menos para dizer que vai buscar novas informações etc. – seja lá o que for.

JC fez um pronunciamento na Câmara Federal, ontem, quando se disse surpreso com o veto do Ibama ao empreendimento.

Calar, às vezes, é tão perigoso quanto agir – a História está cheia de exemplos neste sentido.

Galba Neto

Se o PMDB confirmar o veto ao nome de Galba Novaes Neto para disputar um mandato de vereador, será a segunda rasteira que o presidente da Câmara Municipal de Maceió levará em um mês.

A primeira foi a escolha de Mosart Amaral para ser vice de Lessa, no Chapão liderado pelos senadores Collor e Renan Calheiros.

A decisão pode obrigar o atual vereador, para não perder os dedos, a disputar a reeleição.

Alguns números e ações do Brasil Mais Seguro-AL
"Aumento dos deputados pode inviabilizar Plano de Segurança"
  • Diego Farias

    Só para lembrar os nomes dos nobres deputados federais de Alagoas, já que a população tem memória fraca mesmo;
    Arthur Lira
    Givaldo Carimbão
    Rui Palmeira
    Renan Filho
    Joaquim Beltrão
    Maurício Quintella Lessa
    Rosinha da Adefal
    Celia Rocha
    João Lyra

  • Manoel Moura

    Dar para acreditar no projeto que é a redenção para Alagoas, com um único pai, mãe, padrinho e madrinha que é o imaculado JC – que não é o Jesus Cristo.

  • saulo

    Esse estaleiro só tem dois defensores: o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário Luiz Otavio Gomes. Nos lembraremos disso na hora de votar. E os três do “boicote”.

  • ex-eleitor

    DESDE QUANDO ALGUNS DESSES DEPUTADOS FEDERAIS TEM SE PREOCUPADO COM O POVO? SÓ SE PREOCUPAM EM CARGOS COMISSIONADOS, LICITAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS E MELHORAR A VIDA DELES E DE SEUS FAMILIARES POR ANOS E ANOS E O POVO QUE SE LIXE.

  • Claudio

    Porque será que não teve esse auê todo na Construção do Condmínio LAGUNA que aterrou tanto mangue.

  • coruripensecontente

    O povo alagoano tem que tomar vergonha na cara, nas eleicões não vendam seus votos por banana ou po R$ 50,00, pois é isso que esses politicos federais de alagoas fazem. Povo alagoano acordem. Só um único que se promulciou a nosso favor foi JC. Até o beltrão federal que se acha o defensor dos pobres e lascado ficou calado.

  • Eu lembro

    Estes parlamentares pedem votos afirmando que a Presidente os prestigiam , aí esta a prova
    Kkkkk
    Patetas

  • roger

    no minimo esse saulo deve ta ganhando um dinheirinho vai procura o que faze meu irmao

  • sara

    Frase certíssima essa:Calar,às vezes,é tão perigoso quanto agir,mas o que eles vão dizer?porque eles provaram agora,que não fazem oposição ao governo Téo, e sim ao povo de Alagoas,tanto a Câmara quanto o Senado.Nós o povo, temos que responder a esses parasitas em 2014.

  • Raphael Graziano.

    Bla, bla, bla…. Esqueçam isso, a bancada sequer fora reunida pelo Governador Téo. Foi tudo mais uma mentirinha politica.

  • PêCê

    GENTE, ALAGOAS NÃO AGUENTA MAIS, SER MANIPULADA POR POLÍTICOS QUE SÓ VISAM INTERESSES PRÓPRIOS…
    VAMOS MOSTRAR QUEM OS COLOCAM NO PODER, MAS TAMBÉM, PODEMOS TIRÁ-LOS DE LÁ…
    VAMOS APRENDER, VAMOS NOS MOBILIZAR CONTRA TODOS QUE ESTÃO CONTA NÓS…
    VAMOS VOTAR NULO…
    NULO É A SOLUÇÃO, SE VOTARMOS NULO, ASSUMEM OS NOVATOS, E ASSIM, SUCESSIVAMENTE…
    CHEGA DE SERMOS TRATADOS COMO EXCLUÍDOS DA NAÇÃO…
    NULO JÁ…

  • ITAMAR ALVES SANTOS

    O lema dessa bancada è: EISA- (Se depender de nòs)..É Impossível Salvar Alagoas ou
    EISA – É IMPOSSÍVEL SER ATIVADO

  • Eva Dilce

    Quanto será que custa este Grupo de nobres deputados ao ERÁRIO.Parece que sai muito caro pra sociedade.Até quando???

  • paulo

    ESQUECEMOS DOS SENADORES QUE ATE O MOMENTO NAO VEIO A PUBLICO PARA PROTESTAR CONTRA A PESEGUÇAO QUE ESTAMOS SOFRENDO. SO PARA LEMBRAR.
    O NOME DELES SAO:

    FERNANDO COLLOR DE MELO
    RENAN CALHEIROS
    BENEDITO DE LYRA

  • José Williams da Silva júnior

    O imperador do Tabuleiro quer passar a cadeira de vereador para o seu filho, neto do Galba pai e, deseja emplacar o outro filho como vereador em Marechal Deodoro. O povo, talvez, não tenha entendido o jogo do “todo poderoso” presidente da câmara de Maceió: perpetuar-se no poder e mais uma vez, nada fazer!

  • maria claudia dos santos

    Pena que os alagoanos são pitolados,não são informados o quanto alagoas ganharia com esse estaleiro,massssssssssss claro nossos deputados são egoistas de mas pra lembrar do povo,o que importa são os interesses próprio,TOMA ALAGOAS!!!

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, quem sabe, alguns dos políticos que se dizem opositores do governo de Alagoas podem está tomando uísque de 18 anos em comemoração à derrota que eles conseguiram para os alagoanos.

    Não se justifica o IBAMA barrar o progresso de nosso estado. Mesmo porque, Ricardo, certa vez, numa de suas matérias,você disse que pelo projeto os menos de 100 hectares de mangue que seriam degradados o Eisa compensaria com replantação de uma áreia 5 vezes maior.

    Enquanto isso, Pernambuco, em nome do progresso, recebeu autorização, do mesmo IBAMA, para utilizar mais de 1200 hectares. Alem do mais, o órgão já havia concedido a licença ambiental provisória para a implantação do eisa e sinalizou em conceder a definitiva e, por isso, foi que a Petrobras contratatou o Eisa para construir 5 Navios Sondas em nosso estado,o que agora não se sabe como vai ficar essa contrataçao.

    O Eisa nem qualquer fonte geradora de emprego e renda pode ter cor partidário e, porquanto, isso se chama sabotagem política das piores que podemos imaginar. Isso é matar a esperança e os sonhos dos alagoanos.

  • Julio

    Se nas eleições de 2010 quem levou rasteira do chapão foi o Ciço, esse ano foi o Galba… E ninguém que se meta com os interesses dos chefões desse “chapão”, interesses próprios, diga-se de passagem, pois estão nem aí p/ a população…

  • AMIGÃO!!!

    NÃO ACREDITO QUE MEU SENADOR VAI CRIAR UMA COBRA PARA LHE PICAR “GALBA NETO”,TEM MAIS QUE FICAR DE FORA DO PROCESSO ELEITORAL PELO PMDB.

  • leoncio maia gomes

    Simples : se o estaleiro viesse , teria sido Téo o grande gestor do bem e executivo bem sucedido.Como não vem , o ônus também é do governador.é Teo , é Teo , é Téo, quem ama Alagoas….

  • Abel

    Não é novidade para mim este silêncio ,pois,ao que me parece não interressa o desenvolvimento do povo tanto financeiramente ,como culturalmente.Não esqueçamos que ainda vivemos na idade da pedra em alguns setores do nosso Brasil,especialmente no nordeste brasileiro, e coronelismo(feudos)e a política do assistencialismo teimam em persistir nos dias atuais.

  • VAMOS ENTENDER

    O veto???? Um estudo de impacto ambiental foi submetido no processo de licenciamento, junto ao IBAMA, por imposição do MPF, do qual originou-se uma solicitação de parecer tecnico junto ao corpo docente da UFAL, outros locais foram indicados em substituição ao local que tanto desejam, já que foi uma doação do TÉO, de uma área da UNIÃO, de preservação permanente, existe uma ação no MPF para apurar uma boa ação do governo estadual, para um empreendimento do interesse público (SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA), quando é um empreendimento PRIVADO. Ah, as outras áreas não são interessantes porque há “donos”, não terra que pode ser dada por um documento emitido pelo governador. Um segundo estudo de impacto ambiental foi solicitado para fundamentar o processo de licença ambiental, mas mostra-se tão frágil tecnicamente quanto o anterior, e continua com a área de interesse uma área protegida, assim como o LAGUNA e tantos outros, autorizados pelo IMA, será por isso, que o MPF informou a competencia da ação ao IMA, orgão que concedeu indevidamente a licença prévia, que é competência do IBAMA, e para não sofrer as pressoes da política local, está no IBAMA-Brasília. As irregularidades e incoerencias, e as informações que chegam ao público leigo, será que convence? Quantos habitantes de alagoas tem habilitação para trabalhar num ESTALEIRO, vamos olhar as ofertas de empregos semelhantes em PERNAMBUCO e ver a demanda de mão de obra. ACORDEM…isso tudo é jogada…dizer q é culpa desse ou daquele, quando querem desviar a atenção das barbaries que continuam fazendo…querem-nos eternos otários, ignorantes, sem estudo e sem senso crítico…Será que ainda tem jeito???

    Sou totalmente a favor do desenvolvimento, mas não a qualquer custo, e não para beneficiar A ou B…se possível deveriam ser verificadas a veracidade das palavras aqui postadas, um estaleiro que não tem licença nunca seria contratado pela Petrobras, e os processos licitatórios. Povo pelo amor de Deus vamos tentar entender os fatos, para cobrar os direitos…É fato o estaleiro só pode ser construido na área que escolheram por interesse de “alguens”, nenhuma outra área foi estudada, para saber quantos milhoes, seriam gastos a mais, será que foi contabilizado possíveis ataques de tubarões a BARRA DE SÃO MIGUEL, a praia do GUNGA…Porto de Suapé não causou nenhum problema a Porto de Galinhas, ambos no municipio de IPOJUCA, mas as praias de Jaboatão e Recife, o que dizemos…as correntes são sul-norte, tão logo houver um desequilíbrio em Coruripe, ao norte serão as implicações, resumidamente…Vamos refletir sobre a tolice que vez por outra falamos…precisamos de infra-estrutura, saude e EDUCAÇÃO…então teremos mão de obra, e grandes investidores sérios querendo se intalar e trazer benefícios para nosso Estado.

  • jobson

    Uma bancada cara e sem utilidade, tem apenas um objetivo, aumentar o patrimônio e arrumar a família, o povo é apenas para os eleger. Fiscalize a pessoa em que você votou.Os dois senadores mais velhos, são apenas figurantes.

  • alagoano

    É NOSSOS REPRESENTANTES REALMENTE DEMONSTRAM A FALTA DE INTERESSE EM MELHORAR NOSSO ESTADO PARA ELES ALAGOAS TEM Q CONTINUAR ESSE CURRAL ELEITORAL Q É E ALGUNS DELES USANDO SEUS MANDATOA EM TODAS AS ESFERAS PARA DISPOR DA IMU(PU)NIDADE PARLAMENTAR. UMA VERGONHA

  • Luiz Malta

    Está mais do que claro que trata-se da sabotagem política, como disseram alguns do leitores, eles não sabem fazer oposição ao Téo e sim ao estado de Alagoas. Vamos dar o troco já nas eleições municipais.

  • sergio

    Ricardo, não votei no senador Renan, não gosto dele politicamente, já que não o conheço como pessoa, mas o que vemos na mídia a respeito dele não é nada elogioável,mas a bem da verdade, eu ontem (3ª feira) estava vendo a TV Senado e vi o senador protestando contra a discriminação que Alagoas sofre quanto a atitude do IBAMA, pois esse órgão (cheio de petista) deu parecer favorável a Pernambuco e Santa Catarina, na mesmíssima situação de Alagoas e o nosso estado o IBAMA negou. Daqui a pouco levam o estaleiro para Sergipe e aí o horizonte se abre. Os outros deputados e senadores não se pronunciaram, não têm tempo para isso. Para eles o negócio é Viva Santo Antonio, São João e São Pedro com o copo na mão. Nós, o povo, não vemos nada, somos cegos e nas eleições voltamos a votar neles.

  • LUIS

    RICARDO,O GALBA JÁ ESTÁ ATRÁS DO SENADOR RENAN DIZENDO QUE VAI APOIAR O RONALDO PRA Q SEU FILHO SEJA CANDIDADTO PELO PMDB MAS JÁ FOI ASSINADO UM TERMO SE O FILHO DELE FOR CANDIDATO MAIS 20 PRE CANDIADTOS DEIXARÃO O PMDB AÍ LHE FAÇO UMA PERGUNTA ELE VAI TROCAR UM CANDIADTO POR 20???O O RENAN QUER FAZER A MAIOR BANCADA NA CAMARA E HJ O PMDB TEM 42 NOMES A SER CANDIDATO!!!DESSES 20 CITADOS SOMAM MAIS 30 MIL VOTOS!!!

  • pedro

    Enquanto isso, Fernando Collor vai ao plenário defender o novo presidente Paraguaio, quando deveria peitar o Ibama que está boicotando o estaleiro em Alagoas.

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, não tenho procuração de nenhum dos dois, e nem os conheço pessoalmente, mas, precisamos dar à mão a palmatória : o pai João Caldas, surpreendeu em Brasília,(?), e o filho tem sido, e é no momento, o único Deputado que merece o voto do povo alagoano, face às posições corajosas que tem assumido. Aí, devemos reconhecer, que ele contrariou todos os que pensavam que ele seria uma nulidade. Parabéns então, para o pai, e para o filho.

  • j.humberto

    Caro Ricardo,por falar em Galba. Galbas neles.

  • Laert Baracho Wanderley

    Essa novela ainda vai durar, principalmente em época de eleição.