Deu o que já era de se esperar: o Ibama vetou a construção do Estaleiro Eisa no Pontal de Coruripe.

Segundo o parecer técnico do órgão, apresentando no final da semana passada, o empreendimento provocaria grandes danos ambientais à localidade, principalmente pela destruição de uma área de mangue. O documento é assinado pelo presidente (substituto) do Ibama, Fernando da Costa Marques.

O último EIA-RIMA apresentado pelo Grupo Sinergy – que iria construir o estaleiro em Alagoas – foi entregue ao Ibama este ano, após amplas negociações com a direção e com técnicos do órgão ambiental. Nato teve jeito: a resposta foi não.

Já hoje pela manhã, técnicos do Grupo Sinergy chegaram a Alagoas para tentar uma alternativa. Amanhã, em companhia do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, eles retornam ao Rio de Janeiro, para uma reunião conjunta com o empresário German Efromovich.

Eles decidirão, após a análise de outros locais em Alagoas onde o empreendimento poderia ser construído, se vale a pena insistir no investimento em Alagoas.

Dois pesos, duas medidas

O secretário Luiz Otávio Gomes não tem dúvidas de que há algo além da questão técnica.

Ele lembra, por exemplo, que a área em que o Estaleiro Eisa deveria ser construído atingiria 70 hectares de mangue, “que seriam replantado cinco vezes mais. Seria 5 por um. Não teve jeito”.

Em contrapartida, lembra Gomes, o estaleiro construído em Pernambuco destruiu1.260 hectaresde mangue, “e não houve qualquer veto do Ibama ao empreendimento”.

As diferenças não param por aí.

No caso do estado vizinho, o licenciamento ambiental – e para a construção do estaleiro – foi concedido pelo órgão estadual do Meio Ambiente. “Aqui, o IMA até concedeu a licença prévia, mas a Justiça Federal impediu que ela tivesse validade. A argumentação foi de que a competência seria exclusiva da União”.

Prejuízos

Mesmo ainda esperando encontrar uma alternativa de local para o empreendimento litoral de Alagoas, o secretário ressalta os prejuízos para o estado:

– Seria um investimento de quase R$ 2 bilhões, o maior na história de Alagoas. Calculamos em 50 mil empregos diretos e indiretos a serem gerados pelo empreendimento, que iria mudar o perfil da economia alagoana.

Gomes não faz qualquer alusão a influências políticas na decisão do Ibama, mas desde que o Eisa foi anunciado em Alagoas, em outubro de 2009, sabe-se que houve pressões, em Brasília, contra a instalação do estaleiro no Pontal de Coruripe.

E não é para menos. Na recente reunião com o ministro da Justiça, em Brasília, ainda houve quem tentasse adiar o Plano Nacional de Segurança Pública, sob o argumento de que Alagoas não estaria preparado para recebê-lo.

MP de Contas quer barrar aumento dos deputados
Vinganças explosivas
  • REALIDADE

    SERÁ QUE TEM ALGUM SENADOR POR TRÁS DISTO???? PERGUNTO A VOCÊ CIDADÃO!

  • Rosângela

    Infelizmente o Alagoano precisa tomar vergonha e saber eleger politicos comprometidos com o povo, e não com os próprios interesses. Pagamos pela ignorância de um povo que não tem educação porque quem pode promover educação quer o povo para usar como massa de manobra. Este empreendimento traria empregos, para nós, nossos filhos e com certeza para nossos netos. 2012 vem ai, POVO ALAGOANO NÃO SE VENDA POR R$ 50,00, pois quando você precisa de saúde, educação, emprego, segurança, você vai ganhar mais indiferença por quem te comprou.

  • PERISCÓPIO

    BANCADA FEDERAL DE ALAGOAS. O QUE VOCÊS TEM A DIZER SOBRE ISSO? O QUE ESTÃO FAZENDO VOCÊS EM BRASILIA? ALAGOAS É UM DOS ESTADOS MAIS POBRES DA UNIÃO VAI PERDER UM INVESTIMENTO DE 2 BI E NÃO VEMOS NENHUM PRONUNCIAMENTO DOS NOSSOS SENADORES E DEPUTADOS ABERTAMENTE NA MÍDIA DE QUAL O SE POSICIONAMENTO. COM CERTEZA IRÁ P/ PERNAMBUCO QUE JÁ TEM 3 OU 4 ESTALEIRO E O MEIO AMBIENTE DELES PERECE QUE É TOTALMENTE DIFERENTE DO NOSSO, NÉ? NUNCA EXISTIU PROBLEMA P/ QUALQUER TIPO DE INSTALAÇÃO DE EMPRESAS, PORTOS, REFINARIAS, ETC… ATÉ QUANDO IREMOS ENGOLIR ESSA ENRROLADA. NOSSA JUVENTUDE ESTÁ SE ACABANDO NAS DROGAS E SEM OPORTUNIDADE DE EMPREGO. VOCÊS SÃO RESPONSÁVEIS PELO FUTURO DELES TAMBÉM, SEUS FILHOS E NETOS PODERÃO PAGAR POR TUDO ISSO. DESEMPREGO E FOME TRÁZ TAMBÉM MARGINALIDADE ASSALTOS, ASSASSINATOS, ETC. LEMBREM-SE DE TUDO ISSO QUANDO ALGO ACONTECER COM SEUS PARENTES OU AMIGOS. BATAM NO PEITO E DIGAM… “TAMBÉM SOU RESPONSÁVEL POR TUDO ISSO” POIS FUI OMISSO QUANDO DEVERIA USAR O MEU MANDATO EM PROL DE UM POVO POBRE E SEDENTO DE EMPREGO E MELHOR CONDIÇÃO DE VIDA. SAIAM DE SEUS CONFORTÁVEIS GABINENTES E TRAGAM EMPREGO E RENDA P/ O NOSSO POVO. VOCÊS GANHAM E MUITO BEM PARA TÃO POUCO…. COM CERTEZA ALAGOAS SAIRÁ DOS PIORES ÍNDICES QUE HOJE OCUPA. E NÃO SERÁ FAVOR NENHUM, VC ESCOLHERAM ISSO, PELO MENOS FAÇAM O DEVER DE CASA… TENHO VERGONHA DE TODOS VOCÊS… MUDEM ESSA IMAGEM… AINDA HÁ TEMPO… SOS, ALAGOAS.

  • Aldo Filho

    Que absurdo, Deus do Céu. Alagoas perdeu uma industria desse porte porque alguns politicos assim o querem. Não tenho nenhuma simpatia pelo governo do Sr. Téo Vilela, mas todo esforço deSse governo mediano foi por agua abaixo por falta de interesse e inveja de alguns politicos deste estado.Alagoas perdeus uns 20 anos atrás uma fabrica da cervejaria BRAHMA por ganância e péssima negociação. Dizem até que foi propina demais que pediram. Agora o estaleiro tanto esperado por todos, pois era visto como uma grande industria que iria gerar empregos aos alagoanos. Que vergonha! Triste sina de Alagoas, nada dá certo aqui! Tudo aqui é dificil pela mediocridade politica e ineficiência administrativa. Mas o que pensar de um Estado em seus politicos são envolvidos em desvio de 300 milhões da assembléia, e como premio pela descoberta são nomeados para o tribunal de contas do estado com emprego vitalicios. Irmã de Deputado, irmão de Governador, esposa de Deputado e ex deputados estão lá no TC ganhando salários que não teriam condições em ganhar em nenhuma empresa privada. E o melhor de tudo para os agraciados, o emprego é vitalicio. Por isso tudo, pela roubalheira, pela impunidade, pela falta de pespectica de um futuro melhor, digo todo dia aos meus filhos: ISSO AQUI NÃO TEM FUTURO, QUANDO TERMINAREM SEUS ESTUDOS SAIAM DE ALAGOAS E TENTEM A VIDA PROFISSIONAL LÁ FORA.

  • lucas

    Aqueles que contribuiram para o fracasso da construção do estaleiro tem a obrigação de alimentar as familias que passam necessidade por falta de um emprego, os jovens que entram na marginalidade pelo mesmo motivo. Ma so pior mesmo é a cara de pau para pedir voto em nome do progresso do miserável estado de Alagoas.

  • coruripereal

    não tem jeito ricardo o coruripense vai sempre depender da prefeitura e das usinas.

  • PêCê

    RICARDO, É UM ABSURDO O QUE ACONTECE AQUI EM ALAGOAS.
    ESSE ÓRGÃO, QUE QUER SER TÃO SÉRIO, NÃO PASSA DE MANIPULADO PELAS MÃOS POLÍTICAS NO ESTADO.
    OS POLÍTICOS FAZENDEIROS, DESTROEM MILHARES DE HECTARES DE MATAS EM NOSSO ESTADO, PRA PLANTAREM CANA DE AÇÚCAR E PASTOS. AS USINAS QUEIMAM MILHARES DE HECTARES DE MATAS QUE AS QUEIMADAS IRREGULARES DO CANAVIAL E ESSE ÓRGÃO NÃO FAZ NADA. AGORA, PRA UM EMPREENDIMENTO QUE IRIA TIRAR ALAGOAS DA MISÉRIA EM QUE SE ENCONTRA, DIZ UM NÃO. SÓ ALAGOAS MESMO, HEIN…
    E OS OUTROS ESTALEIROS, SERÁ QUE NÃO TIVERAM IMPACTOS AMBIENTAIS???
    VOU FUGIR DE ALAGOAS, ENQUANTO É TEMPO…

  • josé alves da silva

    E lamentavel que alagoas não consegue crecer por maus politicos quanto pior melhor o empresario que vem fazer investimento neste estado os politicos procuram tirar o estimulo e ai vai p outro estado que foi o caso da petrobras e outros e continuamos de pire na mão pedindo megalhas em brasilia e o povo sacrificado sem emprego e a miseria alimentando aos pessimos pliticos alagoanos que vergonha para nossos filhos que espera no futuro só a criminalidade aumenta e assim caminha os alagoanos

  • Fábio

    O que podemos fazer, Ricardo?
    Não querem dar ao povo de Alagoas o direito de ter seus índices melhorados? Estão tirando de nós o direito de termos orgulho de ser alagoanos?
    Esta é, com certeza, uma das piores notícias que esse povo poderia receber.
    Lamentável…

  • celso

    Pernambuco devastou centenas de hectáres de manque para a construção do Estaleiro de lá, e tudo foi licenciado. Claro, o Estado do LULA. E por cima, o Porto de SUAPE devastou 10 vezes mais de hectáres de mangue, e ainda vai devastar mais para a sua ampliação, e tudo foi licenciado pelo IBAMA. Todos nós que amamos o nosso Estado, estamos indignados que essa discriminação. Vamos ficar na torcida que o Governo consiga outra área em Alagoas para a instalação do EISA.

  • carlos

    Coisa grande para o nosso estado só se for:Crime,anafalbetismo,corrupção etc!!!!!

  • salatiel ramos

    Vamos dar nomes aos bois: o nome do boi é ! Nada fez, nada faz e nada fará. A não ser a política cartorial. A luta continua.

  • jose rocha filho

    Governador crie coragem…vai comer isto calado e os alagoanos…isto é um ato de covardia do governo federal…o deve
    estar rindo á toa.Vamos fazer uma greve geral
    dos alagoanos.

  • J.J.

    Ora, quando nós pensamos em crescimento no estado de Alagoas com centenas de empregos, vem vocês do IBAMA e vetam projetos de instalação de um estaleiro por motivos ambientais? vocês têm é que buscar soluções e não atrapalhar a vida de centenas de famílias que irão se beneficiar, muitos já fizeram seus cursos, se aprimoraram para exercerem funções específicas, gastaram tempo dinheiro, e agora?

  • luiz palmeira santos

    Isto é um crime para o nosso estado.Quantas mortes ainda precisamos ter?Quanto mais atrasado melhor para os
    maus politicos.E os nossos senadores e deputados federais o que estão dizendo?
    Será que estamos fadados a viver num estado violento, sem emprego, sem educação e sem saude para sempre? Obrigado governo federal por este empurrão para o abismo para o sofrido povo alagoano.

  • jobson

    Esse IBAMA dá nojo, quando autorizou o Laguna, foi nas caladas da noite, com o estaleiro é essa marmelada. Em Pernambuco,não houve dificuldade,tudo isso é questão política, daquele que gosta do atraso, o dia dele vai chegar, não estar muito longe.

  • Expedito Lima

    Juro: eu só posso, eu só consigo, ler isso com lágrimas nos olhos. Como alagoano, de longe, eu penso: Por que, meu Deus? Por quê?
    No fundo, somos todos culpados. Todos: políticos, povo (que os elege) e, talvez, até os que, como eu, podendo ficar, resolvemos ir embora.
    É o fim.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    Ricardo,rapaz; eu não tinha certeza des-
    final melancólico do Estaleiro Eisa,mas
    que eu estava bastante desconfiado,esta-
    va,como sempre! . Antes do pleito de 2010, quando o burburinho político estava no
    auge,eu já havia opinado neste mesmo
    Blog, que eram promessas de campanha e
    desacreditava em seus projetos. Tanto o
    estaleiro como a AL 101 Sul,que ainda
    vai se arrastar e muito. Não deu outra
    É porisso que eu canto,metafòricamen-
    te,aquela antiga vinheta,da aguardente
    Mucuri:” SÓ DEIXO DE ESCULHAMBAR ESTE
    ESTADO QUANDO O CAVALO PRETO BAIXAR A
    MÂAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOO”. ÔMI !

  • Petrucio Publio de Pereira Barbosa

    Decisão técnica correta do IBAMA. Como replantariam o mangue? Se o estaleiro fosse implantado, o aladearmento do secretário em empregos, seria em 30 anos ou mais. As indústrias, para a produção dos equipamentos em metalurgia pesada e mão de obra alcançariam este tempo. Naquele local, sem vocação para o tema, seriam criados todos os vieses da sociopatia existentes na periferia das cidades, e o possível enriquecimento ilicito para alguns. Sugerimos exercitar a vocação do turismo profissional, que agregará riquezas e desenvolvimento sustentado para toda a região, de modo rápido, através do Turismólogo, ao invés de indicações pessoais ou políticas incompetentes para o cargo, fato comum em Alagoas. Aplausos para o IBAMA.

  • João Honório

    O residencial Laguna com a sua marina e a duplicação da AL101 ninguém teve a cara de pau de proibir … Por isso que esse estado não cresce, interesses de meia dúzia de dinossauros da política alagoana se sobressaem a vontade e ao interesse do povo.

  • LUIZ SANTOS

    depois de ler tudo isso só uma coisa o amigo falou a verdade – Alagoas não está preparada para o PNSP

  • Tito[CRB]

    meu Deus as vezes da vontade de desistir e tentar a vida em outro estado, quando que minha amada Alagoas vai se libertar desta corja de políticos safados, sempre eles, os políticos de Alagoas nunca lutam para o desenvolvimento do estado, pelo contrario quer cada vez mais o povo burro e miserável pois dessa forma e mais facil manter o cabresto eleitoral…

  • Prof. Eduardo Sampaio

    Ex-sa!

  • Aline

    Em Pernambuco tudo é permitido. Torna-se necessário a exoneração da direçao do IBAMA para termos esse estaleiro?

  • mario barbosa dos santos

    Enquanto o povo de Alagoas continuar dando o seu voto a esses abutres politicos , estaremos fadados a miseria e a gozação do povo brasileiro.

  • jobson

    Maldito IBAMA, no caso do Laguna, tudo certo, nada de negativo, no caso do estaleiro, os políticos do atraso aparecem para prejudicar, somos sem sorte, com esses políticos que só destroem, estamos perdidos.

  • Ricardo Costa

    É !!!! Deixa os Caranguejos lá, e o povo que morra de fome !!!! Eita Alagoas !!!!

  • lamartine lins

    Ainda tem gente que quer adiar o Plano Nacional de Segurança Pública…
    Ainda tem gente que que fica interferindo para que o estaleiro não seja instalado em Coruripe… como vamos diminuir a violencia sem empregar os jovens? esses são os MAUS Alagoanos que deveriam ter os nome divulgado…

  • MERCANTE

    MEU DEUS QUE URUCUBACA É ESSA DESSE ESTADO?? NADA AQUI VAI PRA FRENTE!! VEJAM PERNAMBUCO: 02 ESTALEIROS, REFINARIA, FÁBRICA DA FIAT E OUTROS. SÓ EM ALAGOAS AS COISAM ANDAM PARA TRÁS!! POIS É ALAGOANOS, FICO TRISTE PELOS IRMÃOS QUE ESTAVAM SE QUALIFICANDO PENSANDO EM TEMPOS MELHORES. PELO JEITO VAMOS CONTINUAR NO REGIME FEUDAL DE SEMPRE. AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO… ACORDA ALAGOAS!!!!

  • Cclaudivan oLiveira

    Alagoas é e sempre será terra do atraso.
    Mas a culpa é de todos nós que votamos por dinheiro e não por trabalho…

  • Agnaldo Rodrigues

    Sempre tive orgulho da minha terra-Alagoas-, mas hoje me sinto envergonhado;Será que 70 hectares de mangue valem mais que a sobrevivência de 50.000 famílias? Vamos perder mais um grande investimento para outro Estado!!! politicagem pura!!!! Decepcionante.

  • Aderaldo

    NÃO TEM PROBLEMA NÃO!!!! ESSE ESTALEIRO VAI PRÁ PERNAMBUCO,OU SERGIPE JÁ DEVIA TER ÍDO A MUITO TEMPO. LÁ ESSE ORGÃO TEM MAIS COMPETÊNCIA LÁ NÃO TEM FRESCURA NÃO. SE É PRÁ GERAR EMPREGO LÁ ELES NÃO TEM FRESCURA NÃO AQUI É ALAGOAS.

  • Frederico Farias

    Posso parecer leviano, mas esse novo capítulo tem cheiro de políticos alagoanos “trabalhando” contra Alagoas.

  • luiz palmeira santos

    Todo o povo alagoano está insatisfeito
    e amargurado com isto e o Rei…não ele
    está feliz.

  • Paulo

    Pelo amor de Deus, será que o Satanás junto com a pomba-gira jogoram chimbra aqui em Alagoas? Será que iremos continuar vivendo no atraso por culpa de picuinhas politicas que só nos fazem sermos vistos como a escória dessa nação?
    Fica aqui o meu desabafo. Isso é inacreditável.

  • André Gomes

    Estaleiro para contruir o que? A EISA não ganhou a concorrência da Petrobras e portanto não vai ter o que construir neste estaleiro de araque. O estaleiro de Pernambuco foi viabilizado porque primeiro eles ganharam uma concorrência para construção de navios, e assim ficou possível a implantação do estaleiro.
    Eu sabia desde de o início que isso era uma tremenda marmelada.

  • jose carlos

    É interessante o condomínio laguna foi aprovado pelo IBAMA…..SACANAGEM COM O POVO ALAGOANO

  • Henrique

    Vergonha. E os alagoanos ficarão calados a essa discriminação? Cade nossos senadores e deputados para votar contra todas as matérias do gov federal? Lógico que não vão fazer.

  • Felippe

    Engraçado com é essa terra “das” Alagoas… destrói-se mangues para construção de condomínios de luxo, mas para criação de emprego e renda para um estado com os piores índices do Brasil, não pode! Aí daquele que tocar na casa de um caranguejo!… Será que é a politicagem… ou os peitos de fora das ativistas do Rio+20?!…

  • Carlos Henrique

    O que irrita são expressões como “pressão politica”… “Houve quem tentasse”… E nunca se dá nome aos bois. Já se foi o tempo que isso aqui era terra de “CABRA MACHO”

  • pedro

    Vamos continuar assistir Pernambuco, Sergipe, Bahia e outros Estados caminhando para o progresso e Alagoas ficará, como sempre, a ver NAVIOS, OBRIGADO SENHORES POLÍTICOS. Alagoas tem os políticos que merece.

  • João Carlos Gayoso Mendes

    Sem poder político de fogo e uma bancada federal inexpressiva e dispersa(falta um José Thomaz Nonô), só um improvável apoio regional a Alagoas poderia levar um órgão contraditório como o IBAMA a referendar um projeto de tal dimensão para este sofrido Estado.

  • Ricardo Melro

    A decisão do Ibama causa danos irreversíveis à situação social de Alagoas. Só tenho a lamentar tamanha falta de bom-senso. O que destrói o meio ambiente é a miséria. O que é que essa turma tem na cabeça?! Será que nao sabem do mal que estão fazendo para nossa sofrida terra!

  • Kleber Brandão

    Fica difícíl assim! E uma palhaçada isso! Aff!

  • Ferro

    Ricardo, essa notícia não é nada menos do que todos os alagoanos já sabiam……isso vem se arrastando há anos. E toda vez que chega próximo a eleição os políticos usam para se promover. O estado de Alagoas é o retrato do atraso e desgoverno. É uma vergonha……
    Mas o IBAMA está corretíssimo. Existem vários locais para se contruir algo deste tipo em Alagoas. Por que Coruripe??? Será que é por que alguém comprou terreno e queria ganhar em cima???

  • indignação!

    ABSURDO ESTA DECISÃO DO IBAMA, PRECISAMOS SABER QUEM SÃO OS POLÍTICOS QUE ESTÃO POR TRÁS DESTE ÓRGÃO PARA EXPULSÁ-LOS DA POLÍTICA ALAGOANA, POIS SÃO UMA VERGONHA PARA OS ALAGOANOS DE BEM.

  • Gregório de Matos

    É incrível, mas é verdade. Os do QUANTO PIOR MELHOR – venceram a batalha sobre um milhão de habitantes. Os mesmos, que especularam que Alagoas não estaria preparada para receber o projeto piloto de segurança pública. Até quando eles vão CONTINUAR ENGANANDO?

  • Adilson

    Uma vergonha! Ricardo, deverias dar nomes aos bois, só assim a sociedasde alagoana ficaria a par dos canalhas políticos que tanto interferem para o não desenvolvimento de nosso Estado. Fato que seria mostrado em OUTUBRO, período que eles mais precisam da população.Só falta vetarem a exploração da VALE me Craíbas.., o que não duvido após as ELEIÇÕES!

  • Pablo Casado

    E as “forças ocultas” por trás dessas negativas não são nem de fora do Estado…

    É por isso que Pernambuco, bem ao lado, vai para frente (e também Sergipe, menor que Alagoas) e nós aqui tomando…

    Esses políticos “ambientalistas” por trás do IBAMA deveriam ser deixados nas florestas que serão inundadas em Belo Monte ou no leito da transposição do São Francisco, nus e amarrados, pra aprender a ver o meio ambiente fora de Alagoas…

  • Alagoano

    Não podemos esperar nada destes governantes que estão aí. Politicos que atuam em causa própria, tudo que poderia melhorar Alagoas, se não passar pela mão deles é vetado!!!!
    Aqui os Coroneis políticos mandam em tudo!!!! E não dexam chegar o desenvolvidmento para o povo!!!
    Por isso vamos viver nessa eterna miséria!!!

  • Roberto Theodosio Brandão

    Deveriam ter proibido na época a destruição dos mangues nas margens da rodovia que liga Maceió até a Barra de São Miguel. Deveriam ter proibido os loteamentos nesta mesma região onde hoje foram erguidos condomínios de luxo. Aqui em Alagoas são dois pesos e duas medidas. Dá para entender? Não é necessário explicar

  • Daniel Inacio Lima

    Não tenho mais nada para comentar,só lamentar…que pena.Que país de homens pequenos…

  • Deivisson Sobral

    Esse governo é assim, passou todo esse tempo se esquivando de sua incompetencia e colocando a culpa nos outros, é conspiração pra cá, conspiração pra lá, atitude que é bom não esxiste! Isso é desculpa esfarrapada, tem que trabalhar, não mostrar um monte de mentira na televisão, ninguém aguenta mais!!

  • Alagoano

    É assim mesmo… Nada em Alagoas vai pra frente, deixa o estaleiro pra lá, tenho certeza que a Bahia, Pernambuco, Sergipe Etc., vão correr rapidinho para oferecer vários lugares e mais vantagens… Nossa política é uma M…. Fazer o quê. mais um investimento que Alagoas perde. Enquanto isso, o povo que se dane.

  • Alfredo Massaranduba

    Quem é visceralmente contra o Téo? Quem tentou reter verba para a duplicação Maceió-Barra de S. Miguel? Quem torce e não só torce, atua desesperadamente para o governo do Téo ser pior, bem pior do que já é? E Alagoas ainda elege um político desse naipe, gostamos mesmo de andar de ré…

  • sara

    Não há dúvida que a decisão do Ibama teve pressão de políticos por trás,os mesmos que não querem que Alagoas cresça,e sim,que continue pobre e miserável,para eles se reelegerem.O número de senadores são 3 em todos os estados da federação,os dos outros estados lutam pelo o estado deles,por que os de Alagoas não?Em Pernambuco foram destruídos 1.260 hectares de mangue e o Ibama não vetou,por que vetar o estaleiro em Alagoas?Senhores políticos,que fizeram de tudo para o estaleiro não vir para Alagoas,se vocês tiverem consciência(que eu duvido),tem milhares de famílias que estavam depositando a sua esperança nesse empreendimento,e agora?É,o futuro de um caranguejo é mais importante do que o futuro de uma criança.Alagoanos,até quando vão continuar votando nesses homens que torcem contra Alagoas e o seu povo?Não sejam masoquistas!!!!!!!!!!!!!!!

  • Michel Le Campion

    TÁ NA CARA QUE É UMA DECISÃO POLÍTICA!!! OU MELHOR, POLITIBURRA!!!

  • Carlos Eduardo Araujo

    Além de termos os piores índices de tudo que não presta, ainda não temos prestígio político! É prakaba mesmo!
    E eu que pensava que os políticos de AL sabiam negociar as escuras. Talvez até saibam, mas só pra interesse próprio.
    Quem sabe se o Sr. Efromovich providenciar uma verba extra eles não consigam essa licença com o IBAMA.
    Talvez estejam esperando por isso!
    Desabafo de um Alagoano que não pensa em voltar pra terra natal. #indignado

  • wilson

    realmente há dois pesos e 2 medidas inclusive aqui no próprio estado. O IBAMA autorizou a construçao do Condomínio Laguna e vetou a do Estaleiro. Os danos ambientais do Laguna foram “mímimos”. e o desenvolvimento do Estado? aí tem….

  • Ricardo Melro

    Ricardo, “há algo de podre no reino da Dinamarca”. O Ibama desde o inicio vem atuando de forma muito estranha. Quem nao lembra daquele primeiro parecer de nº 48 que veio de Brasília onde o “técnico” afirmou, inacreditavelmente, que o cais social iria se estabelecer em Alagoas, como se nós fossemos uns idiotas. Disse mais o inusitado paecer à época: “Já em termos socieconômicos destacamos a expectativa gerada pela possível instalação do empreendimento na população da região nordeste, o que acarretará migração para o Estado de Alagoas de trabalhadores em busca de oportunidade de emprego. Tal fato gera favelização e sobrecarga nos serviços públicos, já carentes no Estado (saúde, saneamento básico, educação, etc). Outro ponto relevante, diz respeito ao porte do empreendimento que acarretará demanda por diversos insumos não presentes em Alagoas, impactando o sistema viário nas unidades federativas vizinhas e a dinâmica da economia regional”.

    Enfim, o parecer “técnico” de agora só veio a confirmar o plano para condenar Alagoas a permanecer na miséria social. Parabéns aos técnicos do Ibama que fizeram isso, e que acreditam que nós nao percebemos o que está por trás de disso. Resta o MPF tomar uma medida para reverter essa coisa.

  • Mário Lamenha

    Pernambuco hoje lamenta a instalação do Estaleiro. Os problemas de infraestrutura e do despreparo de mão de obra fizeram com que os navios atrasados perdessem os prazos de licitação com a Petrobras. O investimento da empresa pública retornou para o Rio de Janeiro e a Pernambuco restou o prejuizo e os problemas ambientais já conhecidos por conta do desmatamento do mangue.
    Mais de 15 mil pessoas vivem e sobrevivem da atividade pesqueira na regiao do Pontal de Coruripe. Esses pescadores não seriam aproveitados na organização trabalhista do estaleiro e teria uma grande mudança no seu estilo de vida.
    Sou favorável ao parecer do IBAMA. Trazer um empreendimento deste porte sem investir um real no preparo de mão de obra não traria nenhum beneficio a população alagoana.
    Fora que o argumento de replantar 5 vezes mais a area desmatada não convence nem mesmo ao mais leigo. Replantar onde e como? O secretário Luiz Otavio deve ser um gênio da biotecnologia que vai ensinar a humanidade a replantar mangue!

  • CARLOS MAURICIO

    Caro Ricardo,não seria mais proveitoso se voltassemos a ser ligados a Pernambuco? Quem sabe o estaleiro não viria. Quem anda pelo Estado vizinho nota uma robustez economica,industrias sendo instaladas etc. Ou então, o maior articulador politico do PMDB, estaria em campanha politica, chegando como salvador de um Estado quase letargico, ou melhor em coma.

  • CARLOS AZEVEDO

    Mais uma vez,Alagoas sofre uma derrota, o estaleiro EISA, que era visto como a redenção para o nosso estado,previsto para gerar milhares de empregos,fazendo crescer economicacmente e socialmente o tão sofrido estado detentor de numeros alarmantes de violencia,desemprego,analfabetismo entre outros.
    Nos resta agora lamentar,dormir e sonhar, quem sabe um um venha uma usina nuclear………

  • CARLOS AZEVEDO

    Mais uma vez,Alagoas sofre uma derrota, o estaleiro EISA, que era visto como a redenção para o nosso estado,previsto para gerar milhares de empregos,fazendo crescer economicacmente e socialmente o tão sofrido estado detentor de numeros alarmantes de violencia,desemprego,analfabetismo entre outros.
    Nos resta agora lamentar,dormir e sonhar, quem sabe um dia venha uma usina nuclear………

  • rogerio barboza

    ESSE ESTALEIRO AINDA VAI ELEGER MUITA GENTE EM ALAGOAS. FOI MUITA PROPAGANDA, MUITO ALARDE, FOGOS E MUITO DINHEIRO GASTO COM PROPAGANDA “ENGANOSA”, QUANDO JÁ SE SABIA DAS DIFICULADES INTESTINAIS QUE O PROJETO ENFRENTARIA. SABE-SE, HOJE, QUE ALGUNS POLITICOS INFLUENTES TRABALHARAM CONTRA A INSTALAÇÃO DO EMPREENDIMENTO, OUTROS SE OMITIRAM, E O SR. GOVERNADOR COM ESSA PECULIAR INCAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO, DO ALTO DE SUA INÉRCIA CRÔNICA, NÃO CONSEGUE DE FATO GOVERNAR ALAGOAS. PENSO, INCLUSIVE, QUE TÉO VILELA ARREPENDEU-SE DE TER GANHO A ELEIÇÃO, ACHO QUE PREFERIRIA ESTÁ NO SENADO NAQUELA MARÉ MANSA QUE TÃO BEM COMBINA COM SEU TEMPERAMENTO.

  • Alagoano Revoltado

    É a versão alagoana da múmia do Maranhão. Ridículo o que ele tem feito com nosso estado. Com finalidades meramente eleitoreiras, manipula tudo o que acontece na nossa Alagoas. Nada de bom pode acontecer em Alagoas no governo Téo. Todo mundo mete o pau no governador! Não estou aqui para defender o Téo, até porque nem simpatizo muito com ele, mas a verdade há de ser dita.

  • Ivone Moura

    Se este estaleiro fosse de verdade ele teria acontecido, como é obra de ficção politica nunca vai sais do “papel jornal”… obra que vai trazer progresso e desenvolvimento, primeiro ela é bem planejada e depois muito bem executada. E não comentado quando é ano eleitoral… governo fraquinho esse nosso.

  • Mário

    Lamentável notícia sobre a não implantação do estaleiro EISA. Enquanto boa parte da população continuar elegendo certos políticos e governantes, seremos discriminados e carentes de educação, saúde, segurança, emprego, etc. Triste realidade de um Estado feudal.

  • mano

    Um absurdo… um estado pobre como o nosso, veta uma empresa como essa de tecnologia de ponta por causa da safadeza política. Acho importantíssimo a participação de um orgão ambiental…mas vetar!!! eles deveria sim colocar condições…replantio, trabalhos socias e por aí vai…. e não perder quase 50mil empregos. UM ABSURDO AS PESSOAS TEM QUE REINVIDICAR…

  • FÁBIO BRANDÃO DE BRITTO

    Ricardo é muito trista saber que nosso estado é tão bonito e com gente tão batalhadora e que infelizmente nada de bom na economia acontece,já não basta a desiluzão politica e com o judiciário ainda conspiram contra nosso crescimento que está muito aquem ao dos outros estados da federação,mas como bons alagoanos vamos continuar lutando

  • carlos

    Fica evidente que as forças políticas em nosso estado não querem perder os seus currais eleitorais. Alagoas para no tempo, e nós alagoanos, ainda continuamos sendo tratados como vaca leiteira para esses políticos coronelistas.

  • Luiz Paulo Sodré

    Não há como duvidar, que temos aí uma decisão puramente política,coisa de ciúme de homem que é a pior coisa que existe.

  • Dirge Fausto

    Meu Deus, quanta inocência. Só otário acreditaria nessa balela. A própria empresa tinha uma vontade proporcional à cada momento político vivido pelo estado. Há cada eleição, sim, há cada eleição o assunto volta a tona, depois esmurece. Claro que o Ibama poderia consceder isso, mas, com que pressão.Nem nossos políticos, qualquer um inclusive o governador, salvo nas ocasiões perto de pleitos eleitorais, nunca bateram a porta de ninguem para viabilizar isso. E o empresário, o pretenso investidor, só fazia também por pressão do governador e sempre às vésperas de eleição como ocorreu agora. No final é aquilo que 99,9 % dos alagoanos pregou… Nadica de nada, nunca, e nunca mesmo. Afinal, o Governador nada faz pelo estado, tudo que tem aqui é o Governo Federal, as obras que ele diz que fez, como Shoping, Fábricas e até (pasmem) cinemas, que ele diz que trouxe para alagoas, são na realidade prospecção dos Gerentes da Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Só espero que essa verdade apareço, ou no mínimo, que seja contestada após a publicação, pois contestar pode, o que não se pode é esconder a verdade.

  • Rodrigo

    Vamos embora desse Estado aqui e uma perda de tempo para jovens que querem trabalhar e empresas que poderiam fornecer todo tipo de suprimento que este empreendimento precisaria, enquanto no Estado vizinho começara a construção de mais 2 estaleiros.

  • Renato

    Por isso que não fiquei no clima de oba oba, a frase: “O estaleiro é nosso” Sem dúvida o veto vai além de questões técnicas. A razão disso é simples, cada povo tem o governo que merece, no caso em específico estou a falar do povo e dos políticos desse Estado de Alagoas! Torço para que Alagoas saia do buraco, mas primeiro o povo precisa escolher melhor seus representantes!

  • Victor Fernandes

    Forças contrárias ao desenvolvimento e segurança? Isso só se vê em Alagoas. Como foi citado, pernambuco fez como quiz, em nome de desenvolvimento, Bahia e ceará fazem, e aqui, mesmo com a compensação do q for destruido não se consegue. Sobre segurança, então se o estado estivesse preparado poderia receber ajuda… como se um paciente que tem q ir para a UTI, mas só se melhorar a saúde…

  • ex-eleitor

    QUEM SÃO AS FORÇAS POLITICAS E NEFASTAS QUE ESTÃO CONTRA O DESENVOLVIMENTO DESSE ESTADO? TEM QUE A POPULAÇÃO TER CONHECIMENTOS.

  • José Carlos Milito

    Pernambuco tem um governador,já o Estado das ALAGOAS….

  • DILMA assuma o governo.

    Veja o que é DESgoverno, DILMA usa de dois pesos e duas medidas, o governador de Pernambuco Eduardo Campos do PSB da base aliada do governo DILMA, conseguiu sem interferência do IBAMA autorização do IMA e DESMATOU 1.200 ha de mangues para instalar o ESTALEIRO, que já está funcionando. Já o governador de Alagoas Teotonio Vilela do PSDB, por não ser da base aliada do governo DILMA, desta feita com interferência do IBAMA, não consegue autorização para instalar o Estaleiro EISA, mesmo propando repor mais de 70 ha de mangues que serão destruídos. Aí o Arabutan diz: DILMA, você é uma economista do “p”ensar “p”equeno, tudo porque não assumiu de fato e de direito a presidência da República, como pode a minha querida presidenta DILMA ROUSSEFF prejudicar um Estado pobre como Alagoas, não autorizando a implantação de uma indústria que vai gerar cerca de 50.000 empregos diretos e indiretos? Com essa inteligência toda de prejudicar Alagoas, se colocar esses juizos na cabeça de uma ave penada, não acerta o caminho do poleiro.
    Não só DILMA, o próprio CORECON/AL arquivou uma denúncia que fiz entre 2004 a 2006, foi por aí, quando solicitei do Conselho Região de Economia de Alagoas, na gestão do economista Denivaldo Targino, que apurasse o exercício ilegal da profissão do ECONOMISTA, face o Parecer do IBAMA contrário a implantação do Estaleiro EISA, ter sido elaborado por Biólogos que defenderam a tese da favelização! E na denuncia chamava a atenção do CORECON/AL, no exercício ilegal da profissão do economista, quem pode elaborar parecer no aspecto econômico do aludido projeto é o economista com o devido registro no CORECON e jamais Biólogos e vice-versa. A minha denúncia suscitou em arquivamento pelo CORECON/AL na gestão do presidente Denivaldo Targino, alegando de maneira informal, que foi pela falta na formulação da minha denúncia em anexar o parecer do IBAMA! Entendo quem dever solicitar cópia do parecer do IBAMA, já que foi feita a denúncia, é o próprio CORECON/AL, órgão FISCALIZADOR na profissão do economista quanto a sua regularidade. Diante, não poderia assumir o cargo de Conselheiro Eleito para o exercício a partir de 2012, como forma de repúdio a posição do CORECON/AL contra a instalação de uma indústria com capacidade de criar 50.000 empregos diretos e indiretos em uma Alagoas pobre e com índices de violencia alarmantes.
    Agora pergunto: Cadê o senador Renan Calheiros, cadê o senador Fernando Collor, cadê o senado Benedito de Lira, todos da base aliada do governo Dilma, para defender nossa Alagoas na geração de emprego e distribuição de renda junto a classe pobre.
    Presidenta DILMA, você que se diz socialista, tome uma medida enérgica contra uma posição tacanha, mesquinha do seu governo contra os pobres, porque o Estaleiro EISA vai gerar empregos, postos de trabalho e distribuição de renda, na BASE DA PIRÂMIDE SOCIAL ou seja Dilma os POBRES.
    Desse jeito a minha querida presidenta DILMA não acompanha os meus passos, quanto mais o raciocínio do PENSAR GRANDE.
    Agora, para PAGAR R$ 462,5 bilhões a DÍVIDA em 2012 até o dia 23/06, pelo Ministério da Fazenda, aí DILMA defende os RICOS, mas para os pobres soldadores, mecânicos, técnicos da região que iria ter uma oportunidade de trabalho, DILMA só persegue porque são de ALAGOAS.
    Em defesa da FAMÍLIA pobre de ALAGOAS e pela instalação do Estaleiro no porte do EISA.
    P/Arabutan

  • HERBSON MAX LESSA CAVALCANTE

    Creio que é hora de dar nomes aos bois! O estaleiro fica sob suspeição de ser uma quimera no meio de tantos interesses políticos e financeiros no pobre rico Estado das Alagoas.

    Abraços

  • MARCIO VINICIUS

    Quem sabe o problema esta n’ao no adversario de Dilma (TEO) e sim nos seus aliados em AL mencionados pelo Dilma assuma o governo.

  • gerson batista filho Neto

    A natureza foi pródiga com Alagoas e não merece ser atacada deste jeito.Quem conhece o Pontal de Coruripe sabe que o impacto seria grande e certamente espécies seriam destruídas.contraparodiando o coronel da cidade:” Prefiro ver cem estaleiro antiecológico fora daqui do que o meio ambiente destruído”

  • predadorpr2011

    Eu acreditei no estaleiro(virtual) desde a campanha do teo para governador,em terra de cego quem tem um olho e rei e imaginem em terra de usineiro (Alagoas),niguém tem vez.

  • ô povo burro

    Salvem os caranguejos!!!!!!

  • Castro

    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]

    CC:

    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]

    Carta aberta aos Srs. Senadores e Deputados Federal.
    Foi com tristeza que li nesta manhã a notícia sobre a negativa de licença para instalação do estaleiro Eisa em Coruripe Al (notícia em anexo). Fico mais triste ainda quando analiso o comportamento dos políticos alagoano “eleitos pelo povo”, quem defendeu a execução desse projeto? Ao analisar pela audiência pública realizada em abril de 2012, os alagoanos terão que pensar muito antes de votar, como não pensam nem analisam os candidatos, Alagoas está como está.
    Na audiência pública no Pontal de Coruripe estavam os seguintes políticos: João Beltrão (estadual); Joaquim Beltrão (federal) e Bil de Lira (senador). Bil falou as vezes que esteve no Ibama e com quem falou sobre o estaleiro. E os demais, deputados estadual, deputados federal e senadores, onde estavam? Porque não marcaram presença para mostrar a força do estado? Para mim essa ausência é a prova que os políticos de Alagoas não representam os interesses dos alagoanos, só vêm os próprios, mas, quando há altos interesses dizem que representam o povo. Vejo os políticos do Sudeste e Sul sempre empenhados em defender os seus estados, e os nossos? Defender partidos e os seus interesses, rara exceção.
    O desenvolvimento do estado de Sergipe não tem como comparar com Alagoas, o estado de Pernambuco está há anos luz, o que fazer? Com a resposta nossos representantes.
    Alagoanos não fiquem deitados eternamente em berço explêndido, (votem pelos resultados de cada um) (Democracia é alternância de poder, se assim não fosse não haveria eleição) ignorem o lema da bandeira, (ordem e progresso) ordem não temos, progresso só para meia dúzia. Alagoas tem 60% ou mais de analfabetos e semi analfabetos, se não é pedi muito alfabetizem-se politicamente que o nosso estado melhora.

    25/06/2012 Ibama veta Estaleiro Eisa no Pontal de Coruripe
    Deu o que já era de se esperar: o Ibama vetou a construção do Estaleiro Eisa no Pontal de Coruripe.
    Segundo o parecer técnico do órgão, apresentando no final da semana passada, o empreendimento provocaria grandes danos ambientais à localidade, principalmente pela destruição de uma área de mangue. O documento é assinado pelo presidente (substituto) do Ibama, Fernando da Costa Marques.
    O último EIA-RIMA apresentado pelo Grupo Sinergy – que iria construir o estaleiro em Alagoas – foi entregue ao Ibama este ano, após amplas negociações com a direção e com técnicos do órgão ambiental. Nato teve jeito: a resposta foi não.
    Já hoje pela manhã, técnicos do Grupo Sinergy chegaram a Alagoas para tentar uma alternativa. Amanhã, em companhia do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, eles retornam ao Rio de Janeiro, para uma reunião conjunta com o empresário German Efromovich.
    Eles decidirão, após a análise de outros locais em Alagoas onde o empreendimento poderia ser construído, se vale a pena insistir no investimento em Alagoas.
    Dois pesos, duas medidas
    O secretário Luiz Otávio Gomes não tem dúvidas de que há algo além da questão técnica.
    Ele lembra, por exemplo, que a área em que o Estaleiro Eisa deveria ser construído atingiria 70 hectares de mangue, “que seriam replantado cinco vezes mais. Seria 5 por um. Não teve jeito”.
    Em contrapartida, lembra Gomes, o estaleiro construído em Pernambuco destruiu1.260 hectaresde mangue, “e não houve qualquer veto do Ibama ao empreendimento”.
    As diferenças não param por aí.
    No caso do estado vizinho, o licenciamento ambiental – e para a construção do estaleiro – foi concedido pelo órgão estadual do Meio Ambiente. “Aqui, o IMA até concedeu a licença prévia, mas a Justiça Federal impediu que ela tivesse validade. A argumentação foi de que a competência seria exclusiva da União”.
    Prejuízos
    Mesmo ainda esperando encontrar uma alternativa de local para o empreendimento litoral de Alagoas, o secretário ressalta os prejuízos para o estado:
    – Seria um investimento de quase R$ 2 bilhões, o maior na história de Alagoas. Calculamos em 50 mil empregos diretos e indiretos a serem gerados pelo empreendimento, que iria mudar o perfil da economia alagoana.
    Gomes não faz qualquer alusão a influências políticas na decisão do Ibama, mas desde que o Eisa foi anunciado em Alagoas, em outubro de 2009, sabe-se que houve pressões, em Brasília, contra a instalação do estaleiro no Pontal de Coruripe.
    E não é para menos. Na recente reunião com o ministro da Justiça, em Brasília, ainda houve quem tentasse adiar o Plano Nacional de Segurança Pública, sob o argumento de que Alagoas não estaria preparado para recebê-lo.

    Alcides de Castro

  • Tito Mendes

    Felicitacoes a justica federal por fazer cumprir a lei!! e que o estado busque melhor ultilizar o litoral alagoano.

  • ze

    Cadê, os nossos senadores?, RENAN/COLLOR E BIL, E OS NOSSOS DEP. FED?., Quantos empregos perdidos, e ainda querem tomar conta de maceió denovo, O GOVERNADOR FEZ A PARTE DELE, e voces não moveram uma palha para defender esse empreendimento.

  • LUIZ ALBERTO

    Deixem de hipocrisia! Alagoas não tem governador. Essa estória de EISA foi criada para o Téo ganhar a eleição. Todo mundo sabia dessa conversa. Isso valeu para meia dúzia de idiotas espalhar que foi fulano, sicrano. Esse governador é fraco! Na verdade toda classe poltica defendia a instalação do EISA, mas sabiam, todos, que isso era uma balela! E agora, Ricardo Mota, culpar a quem?

  • Ronivon dos santos

    Os Alagoanos tem o que merecem! Enquanto a maioria não aprender a votar, nada vai mudar aqui nesse estado!

  • ronnie christian

    Infelizmente esses nossos políticos não fazem nada em prol da população,só em prol deles mesmos.Eu nunca acreditei que esse estaleiro iria ser construido em alagoas, que aqui só prometem e nunca fazem nada.Vamos mudar essa história a partir dessas eleições e tirar esses parasitas do poder eu espero.

  • Dirge Fausto

    Será que é tão difícil dizer que Pernanbuco consegue mais porque seu governador nada de acordo com a Maré, enquanto nosso infelizmente apesar de mendigar do Governo federal sempre foi adversário em todas as frentes. Certo estava o Lula e Certo está a Dilma, afinal no nordeste, apenas ALAGOAS deu não ao Projeto do PT, inclusive com relação ao Governo Estadual, quando elegeu um membro da direita retrogada para governar por duas eleições consecutivas o estado, mesmo nadando contra a maré do Governo Central. Eis o castigo. Só quero ver agora para prefeito de Maceió, se continuaremos contra a Maré a favor dos desgovernadorzinho ou se criaremos um projeto ambicioso voltado às pazes com o Governo central o que consequentemente seria melhor para todos. E vai mais, o que o Téo fez quando tinha o FHC nas mãos, por ser presidente do PSDB e um dos maiores líder do governo tucano?

  • aldo soares

    só se justifica haver manguezais se houver caranguejos e afins, cadê! sumiram! Pesca predatória sem fiscalização, como tantas construções irregulares, ex.: o aterro da cambona pra fazer casas populares. E mais, alagoas tem áreas muito privilegiada para estaleiros não é só Coruripe. Em Itajaí (SC)
    ) o estaleiro fica no rio. O governador é quem fica mal na fita pois ele estava empenhado e, muito confiante. Agora!, vem esses “Expert” do IBAMA e joga uma pá de sei lá o quê, em cima da esperança de milhares de pessoas. É igual as usinas hidrelétricas; o Ibama,Ima, WWF, Greenpeace são sempre contra: mas não querem nem pensar em apagão em seus luxuosos apartamentos nos confortáveis centros urbanos. O governador deveria contratar uma consultoria isentas do poder público e confrontar tecnicamente o porquê da negativa do OBAMA,ops! digo, IBAMA. Cadê os Senadores e Deps. que nos representam lá e cá.

  • Adilio

    gostaria de saber qual o politico ???? ou os 2??? abre a boca governador….

  • Roland Freire

    Dizem que no Quebra de 1912, foram lançadas várias pragas, e uma delas diz: “Maceió (Alagoas)é um dia só”, que prega que tudo que acontecer aqui, não sairá daqui, nunca irá para frente. Tendo em vista os últimos acontecimentos, que os Orixás tenham dó dessa cidade.

  • SMJ

    A quem interessa o insucesso do Governador Teotonio??? Não tenho nenhuma dúvida que a decisão do IBAMA tem influência!!!

  • ivson

    De fato, não é só uma questão “técnica”, muito menos “política”. O certo é que, quem preza pela decência, pela probidade, jamais iria invesrtir esse montante de dinheiro num estado que tem políticos como os alagoanos. Toda semana é um escândalo novo envolvendo vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, funcionários públicos diversos, laranjas de senadores, políticos diversos, o diabo. Tem gente que escreve criticando os políticos alagoanos: é ingenuidade ou cegueira mesmo. É por causa deles (desses políticos) que não se investe em Alagoas, quem tem juízo não vai se meter numa “roubada” dessa!!!

  • Raphael Graziano.

    Sempre foi Bla, Bla, Bla esta estória de estaleiro, kkkkkkkkkk…..

  • Bezerra Romão

    Infelizmente, mais uma vez o meu Estado perde. Perde pela ineficiência daqueles que estão no poder e nada querem fazer e por causa da injustiça de homens e mulheres que ‘desconhecem’ a realidade do meu Estado: Alagoas. É com muito pesar que leio essa notícia… Sei o quanto beneficiaria Alagoas esse grande empreendimento e quantas famílias seriam contempladas com empregos, doravante, tão escassos no meu Estado! É lamentável que uma minoria, em detrimento próprio, apóie horrenda decisão que trará, sim, prejuízos enormes para milhares de famílias e pessoas; prejuízos maiores que os que seriam causados com a construção do EISA! Não precisamos nem pensar muito pra sabermos quem são os maiores interessados na não construção desse estaleiro: usineiros, políticos, empresários e por aí vai…

  • Carlos Eduardo

    Engraçado é que um empreendimento desse porte, o qual irá gerar emprego e renda para os alagoanos, não se pode colocar para frente, mas, os grandes condomínios que existem e outros que estão em construção nas áreas de mangue na região entre Maceió e Marechal Deodoro podem ser implementados.

    Isso é muita hipocrisia.

  • nido

    são as forças do atraso,avelha historia do caranguejo alagoano qdo um pensa em melhorar o outro puxa-o para baixo esses do meio ambienteserá que viram aquele condominio de luxo q surgi de repente na al sul de fronte a policia est.sera q naquele mangue tinha caranguejo não era area ambiental q Deus nos livre dessas mazelas.

  • Castro

    Caros leitores, a alegação do IBAMA sobre a devastação dos manguezais é verdadeira, porém o IBAMA não fiscaliza o que hoje acontece naquela área, a pesca predatória das espécies que ali se reproduzem inclusive na área ao sul das Barreiras onde antes era o curso do rio, são usadas redes que pegam peixes com até três quatro centimétros, colocam as redes de um lado para outro, nada escapa. nessa área poderia ser plantados os mangues, seria mais uteis do que os atuais. A atual área,mais tempos menos tempos será ocupada por moradias (barracos) e o IBAMA não vai fazer nada ou seja deixa de aprovar o desenvolvimento para permitir a destruição predatória. Eu poderia enviar várias fotos de destruição do mangue com lixo doméstico, maradias etc. O IBAMA é ausente. Cadê o ministério público federal para atuar nesses casos?

  • coruripensecontente

    Ricardo, fiquei arrasado, com essa noticia do Estaleiro,pois, seria a nossa libertacào, melhoria e desenvolvimento para nossa cidade e consequentimente para o nosso Estado tão sofrido e discriminado pelo outros estados brasileiros. Com tudo, nós alagoanos precisamos rever nosso voto na hora de votarmos. Escolhermos politicos comprometido com o bem estar de nosso povo.

  • Jose

    Todos sabem quem foram os politicos que lutaram pra que o estaleiro n viesse.

  • Salvio Mendonça Junior

    Obviamente que “o rabo preso” tem sentido figurado.

  • Sidney

    É com muito pesar que leio esta notícia. Vamos usar a internet e redes sociais para colocar pressão nestas instituições, que usa dois pesos e duas medidas, para avaliar impacto ambiental.Um Estado miserável como o nosso, não pode se dar ao luxo de levar em consideração apenas a questão ambiental neste empreendimento! E a questão social? Como fica???

  • Marcelo Moreira

    Por enquanto a única voz que se levantou em Brasília foi a do Deputado Federal João Caldas, que assumiu recentemente como suplente do Dep. Rui Palmeira.
    Caldas discursou nesta segunda, na Câmara, descendo a lenha no Ibama, que tenta jogar um balde de água fria na esperança de quase 50 mil esperançosos trabalhadores alagoanos. Espero que esse grito desperte a bancada federal…

  • Joaquim Brito

    Vamos falar a verdade. A decisão do IBAMA foi puramente técnnica. Quando
    mais se defende o desenvolvimento sus-
    tentável, não poderia ser autorizada
    uma obra que destruiria a natureza. A
    incopetência é do Governo, que indica
    uma área inadequada e faz propaganda
    enganosa, além de ter feito campanha
    ostensiva em 2010, garantindo o Esta –
    leiro, assim como aconteceu com a Usina Nuclear. Recentemente, o próprio
    IMA ameaçou embargar a duplicação da
    AL 101, porque o Governo não cumpre as
    metas de composição ambiental. São vá-
    rios os empreendimentos do próprio Governo Federal que tiveram licença
    ambiental negada pelo IBAMA.

  • Fernando

    Lamentável…pra dizer o mínimo…Lamentável…É triste…

  • janson

    Quando alguém de outro estado que mora em alagoas fala mal do estado, não é para os alagoanos ficarem raivosos, pois são os próprios alagoanos que operam o atraso aqui, seja votando nos políticos de carteira, seja se omitindo de votar em algo novo. POBRE DE NÓS QUE MORAMOS EM ALAGOAS.

  • Pernambucano que mora em MCZ

    Estaleiro, Pernambuco te espera de braços abertos!!!!!!!!!!!!

  • Fernando Antônio

    Gente, alguém aqui entende de informática? gostaria de pedir para alguém fazer aqueles abaixo assinado pela internet. Se contarmos com a divulgação da imprensa aposto que muitos Alagoanos irão assinar. Seria uma forma de mostrarmos a esse ORGÃOZINHO e políticos nossa indignação.

  • Eleitora

    Não quero nem fazer comentário.

  • marcos cesar

    é… vai ser igual a fábrica de pirocópto do governo ronaldo lessa…

  • Carlos Henrique

    Homem vamos fazer um protesto bem grande GENTE É O FUTURO DE ALAGOAS QUE ESTA EM RISCO!
    ELES NÃO QUEREM QUE SEJA FEITO NADA DISSO AQUI POR QUE NÃO QUEREM QUE O POVO
    ESTUDE E FIQUE ESPERTO POR QUE ASSIM ELES PODEM ROUBAR SEM QUE NIMGUEM PERCEBA.,.,.,
    O PROBLEMA É EM BRASILIA FOI LÁ QUE FOI NEGADO FOI LÁ QUE NÃO DERAM A OPORTUNIDADE PARA O ESTADO FOI LÁ QUE ROUBARAM O FUTURO DA CRIANÇA DO JOVEM OU ADULTO ALAGOANO!

  • Evilásio da Silva Rocha

    Ah, uma coisa que eu gostaria de comentar após me dá o trabalho de ler os comentários acima. Muita gente esta dando como perdida a causa da instalação do estaleiro em nosso estado. A desinformação é muita e a imprensa alagoana (dominada por famílias de politicos como todos sabem) não esta ajudando em nada, só a densiforma cada vez mais. Há outras áreas aqui no estado aptas a receber o empreendimento, o novo EIA/RIMA encomendado pela EISA já cita tais áreas. Só que, ao meu ver que fique claro isso, nenhum político do estado vai bater nessa tecla por que o mitovo é obvio: DINHEIRO. O empreendimento em si já é bastante oneroso ao grupo EISA (construção, instalação, etc), colocar na conta a desapropriação de algum terreno aumentaria por demais a conta a ser paga. Qual o empresário quer pagar por isso? É mais fácil fazer um acordo político e precionar os políticos da região para ter uma área para construção, digamos, mais em conta… de graça se preferir já que o mangue como área pública não é passivel de indenisação. Talvez os políticos alagoanos não estejam movendo nenhuma palha para instalar esse empreendimento aqui. Talvez não haja esse comprometimento pois se não for instalado no mangue que é área de preservação permanente (esta na Lei) só sobram outras áreas que ou tem dono político (QUANTOS POLÍTICOS DO ESTADO TEM TERRAS NA REGIÃO MESMO? VOCÊ LEMBRA O NOME DELE(S)?), ou são em área onde há acentamentos populacionais e tirar muita gente de suas casas não gera voto para ninguém. Logo o mais fácil para os nossos políticos é: CORTEM O MANGUE, NÃO TEM DONO… QUE SE FER** A NATUREZA. POR FAVOR LEIAM O RIMA DO EMPREENDIMENTO, ele já foi refeito pois o primeiro EIA estava tão tendencioso e cheio de erros groceiros que houve a necessidade de outro ser confeccionado. HÁ OUTRAS ÁREAS NO ESTADO APTAS A RECEBER O ESTALEIRO, SÓ QUE POLÍTICO NENHUM QUER SUAS TERRAS DESAPROPRIADAS. Não se guiem só pelas informações prestadas nessas repostagem (que por sinal é BEM tendenciosa). Acessem o site do IBAMA, leiam o RIMA, conversem com professores da Universidade Federal de Alagoas que participaram das audiencias públicas e sabem dos problemas da instalação do estaleiro naquela área de mangue e estão dispostos a explicar os menos exclarecidos. Usem o bom senso e LEIAM, PROCUREM SE INFORMAR, antes de sair criticando.

  • André

    Essa quebra quebra de braços o senador mandantário da República ganhou do Governador.

  • Sabidinho

    O Navio João Candido, “inaugurado” em 2008 pelo ex-presidente Lula ainda não sentiu o gosto do mar! Está repleto de problemas, um prejuízo milionário!

    Em último caso, a decisão do EISA é sim política e não ambiental. Se houvesse esse critério rígido muitos empreendimentos seriam vetados. A verdade é que o EISA trará sim impactos ambientais,como qualquer outro empreendimento, mas existem medidas mitigadoras que visa atenuar os eventuais impactos.

  • José Danilo Vital Passos

    Governador tenha coragem civica e dê nome aos bois ou ao boi. ISSO É UMA VERGONHA, somos diferntes em genêro número e grau ao estado de Pernanbuco. Troque seu VOTO POR R$50,00 REAIS!

  • elisabeth

    desde quando parecer contra do IBAMA é impedimento para que nada se instale. Lembram do condominio Laguna ? O que aconteceu?

  • Alessandro

    Cadê os senadores que por diversas vezes aqui nesse blog, foram tidos como de enorme influencia junto a administração federal? Ou a influencia deles esta sendo usada contra os alagoanos????? É por isso que aqui em Maceió, é Rui, Rui, Rui

  • Há Lagoas

    Os caranguejos agradecem!
    E aqui cabe uma pergunta: é possível unir desenvolvimento com sustentabilidade?
    Qual foi a nação, estado ou cidade que para crescer não teve que sacrificar a natureza?
    Mantenhamos o mangue, e seremos ecologicamente corretos e miseravelmente pobres.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    RICARDO, SERÁ QUE A NÃO CONCESSÃO DA LICENÇA AMBIENTAL, PARA IMPLATAÇÃO DO ESTALEIRO, SEJA UM DOS TIPOS DE BENEFÍCIOS QUE DETERMINADOS OPOSITORES OFERECEM AO POVO ALAGOANO? SE FOR ASSIM, NÃO HÁ OPOSIÇÃO AO GOVERNO TEOTONIO VILELA E SIM OPOSIÇÃO AO POVO ALAGONAO.

  • Sérgio Rocha

    Fala sério. Parar um investimento de U$ 1 bilhão é gozação e só visto em um local pobre, burro, miserável e corrupto. Já é hora de um estado como esse ter mais respeito a população e parar de ter ‘peninha’ de uma pequena área de mangue. Poucos lugares no mundo receberiam investimento desse valor. O que haveria de desenvolvimento econômico, social, educacional nesta região é impressionante. Já houve no Brasil uma região que precisava duplicar uma rodovia e para isso teria que fazer um desvio por uma pequena região e o Ibama para não causar transtornos a um tipo de ave que se acasalava nessa área não permitiu, e durante 25 anos não houve melhoras nesse trecho da rodovia. E simplesmente aconteceram milhares de acidentes em que morreram durante esse tempo mais de duas mil pessoas. Mais de cem por ano e mais pessoas ainda ficaram com sequelas físicas e psicológicas. Viva Alagoas que continuará com a miséria na porta de quase todos daquela região, sem educação e qualificação profissional. Vão continuar a precisar dos políticos para alimentar suas famílias, porque educação não é bom, já que o ser humano poderá pensar e se pensar não vota mais em quem já votou. A miséria é uma necessidade dos políticos para os medíocres. Dos políticos desonestos e dos órgãos irresponsáveis com o ser humano, onde a formiga da bunda azul vale muito mais. Para que todos continuem miseráveis, humilhados e burros. Viva o “caranguejo” de duas pernas que vai sobreviver do seu emprego público e aquele que poderia conseguir um estudo, se qualificar, ter emprego, ter renda, ser um cidadão de primeira classe, será o eterno miserável catador de caranguejo de mangue.

  • DANIEL LIMA

    EU FICO SEM PALAVRAS DIANTE DE TANTA SAFADEZA,ESSE POLITICOS MISERAVEIS DO ESTADO DE ALAGOAS…

  • Defensor

    É muito simples o que aconteceu ! Se o Governador fosse da base aliada do PT o IBAMA já teria aprovado a muito tempo. O Chefe do IBAMA é um político do PT, não é servidor de carreira! O IBAMA Alagoas prestou um deserviço ao povo alagoano.
    Proteção do Meio-Ambiente? – Isso é conversa pra boi dormir! Ora, um dos objetivos firmados na conferência Rio+20 é o de reduzir a probreza e as desigualdades sociais, mas parece que essa clásula não vale para Alagoas. A maioria da população alagoana, infelizmente, está condenada a continuar vivendo na idade da pedra, ou pior, na escravidão, plantando para comer ou cortando cana por um bocado de pão.

  • Mena Silva

    Continua existindo algo de podre no reino da Dinamarca…

  • Gutemberg Lócio

    Falta planejamento,o porto se SUAPE foi criado a 30 anos e desde essa época vem recebendo investimentos em infra-estrutura,as oligarquias das Alagoas se preocuparam em se locupletares do erário Estadual durante longos anos,basta ver o que aconteceu com o Produban e a Ceal,acorda Alagoas ou a corda alagoas!

  • Amancio Ayres

    E ainda tem gente que acredita na lisura e imparcialidade do IBAMA. Pernambuco pode degradar mil e tantos hectares de mangue, Alagoas não pode nem 70. Quéquéisso gente! REflitam No cAso, Nada mais.

  • valdo

    APROVEITA A DEIXA DO IBAMA IMA E DETONA TB COM OS CONDOMINISO Q QUEREM CONSTRUIR NA AL101 SUL, ATERRANDO MANGUES COMO O LAGUNA Q VCS DERAM PERMISAO PRA TAL COISA E Q DERAM OUTRA VEZ E ESTAR DE NOVO ATERRADO EM OUTRA, DEPOIS NAO FICA QUEM FOI ISSO E UM ABSURDO O MAR ESTAR ACABANDO COM A POVOADO DE BARRANOVA O Q HOVE. NAO E IMA?

  • Castro

    Estou de acordo com o Sr Joaquim Brito, foi pura falta de competencia do governo e do EISA, se tivessem a competencia de contratar o Sr. Jose Dirceu amigo do Sr. Joaquim Brito para prestar serviços de consultoria (igual a const. Delta) o EISA já estaria em operação.

  • Sidney

    Srs Evilásio da Silva Rocha e Joaquim Brito, o IBAMA com seus pareceres técnicos, poderia cobrar a contrapartida antecipada do Estado e da empresa que vai se instalar, ou seja, durante todo o período de construção da planta industrial, iniciar simultaneamente a reposição da área devastada. Este parecer é ridículo, pobre, mesquinho , para dizer o mínimo. Repito, um Estado miserável como o nosso, que só nos envergonha nacionalmente e mundialmente (com a nossa falta de estrutura para atender aos turistas que nos visitam, com a violência gratuita de números de guerra civil africana, além da principal mazela, a corrupção, entranhada nos políticos com a certeza da impunidade), não pode se dar ao luxo de negar um empreendimento desse porte, que mudará completamente a história econômica do Estado – que há mais de cem anos figura com Capitania Hereditária das poucas famílias de políticos demagogos e hipócritas – que só pensam no próprio bolso, e em surrupiar os cofres públicos.

  • Roozevelt Vieira

    Isso é o que dá o EIA/RIMA mal feito! Um impacto de 50 mil empregos diretos e outros 250 mil indiretos, precisa de uma grande infraestrutura não só em Coruripe, como também em todo Estado de Alagoas, que provavelmente não foi contemplada.Isso é próprio de governo amador. O IBAMA tá certo!

  • marisa carvalho gomes

    ESTA NA HORA DE IRMOS EM MASSA PARA AS RUAS,TEMOS QUE PROTESTAR E REIVINDICAR NOSSOS DIREITOS COMO ALAGOANOS E SERES HUMANOS QUE SOMOS.ALAGOAS É NESTE MOMENTO O ATRAZO DO NORDESTE E NÃO DEVEMOS DEIXAR O IBAMA DESTRUIR NOSSOS SONHOS.TEMOS O DEVER DE PROTESTAR IMEDIATAMENTE,BAIXAR A CABEÇA E CRUZAR OS BRAÇOS JAMAIS!!!!!!!