O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, defende que o modelo da 17ªVara Criminal da Capital “se espalhe pelo resto do país”. 

Depois de reafirmar a constitucionalidade da Vara coletiva, ele disse que ela segue o que há de mais moderno na Justiça brasileira. “É uma estratégia que vem dando certo desde foi criada”.

As declarações do ministro Fux foram dadas em entrevista, ontem à noite, na Globo News. Ao seu lado, o ministro da Justiça Eduardo Cardozo falou sobre o Plano Estratégico de Segurança Pública (assim tratado

Adiantou que aqui em Alagoas, onde será lançado o piloto, no próximo dia 26, serão implantadas ações que deram certoem São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco – os estados citados por ele.

O ministro apresentou dados impressionantes:

– O Brasil tem o maior índice de criminalidade do mundo.

– A maior parte dos assassinatos no país é cometida com o uso de arma de fogo.

– Nenhum estado brasileiro está dentro dos padrões internacionais de número aceitáveis de homicídios.

– Alagoas, em primeiro, e Espírito Santo, em seguida, são os grandes campeões de assassinatos no Brasil.

– Onde houve maior recolhimento de armas – na campanha de desarmamento – houve uma maior redução nos crimes (vale ressaltar uma frase do ministro: “Está provado estatisticamente que a arma é um instrumento de ataque e não de defesa, como muita gente diz”).

– Na última fase da campanha de desarmamento, sem permitiu que os donos de armas não se identificassem, foram recolhidos fuzis e até metralhadoras.

– A criminalidade é maior nos estados em que a cultura da violência está mais impregnada.

Sala de Monitoramento do Plano de Segurança será no TJ
Os tablets do ministro da Justiça e a vingança social
  • Mário Bernardo

    Parece mentira: o Ministro surfista quer dar uma de protetor do Estado e da violência. Reconheça ele que perdeu no plenário. Orientem-se que tudo isto é a eleição que está para vir, parece até que existe pronunciamentos tendenciosos.E o grande MOTA sempre defendendo estas causas. Deus queira que não seja outra vítima destas opiniões dos Ministros.

  • wal

    Os camaradas, devem ter comprados as armas dos Homens de bens, e vendidos a preços super faturados para a bandadagem; sei não mais é o que parece…
    VAI UMA METRANCA AÍ ?????

  • Alagoano

    QUE JUSTIFICATIVA…. UM COLEGIADO DE JUIZES DANDO SENTENCA? TRIBUNAL É? AMIGO MUNDO A FORA É DIFERENTE AS CONSTITUICOES SAO RESPEITADAS BRASIL PAIS DOS ALIENADOS !!! PLIM PLIM !!!!

  • Carlos

    Até parece que um vagabundo compra uma arma na loja para roubar e matar,e qque nós lagoanos é que somos violentos, caro Ricardo isso é uma piada, legislação que favorece a criminalidade uma Polícia que ñ pode trabalhar pq seus comandantes só querem se manter no cargo apoiados por pessoas dos direitos disumanos, que só servem para apoiar a bandidagem.

  • PINHEIRO

    Oh Ricardo, vc é um excelente jornalista, mas em assuntos da 17º VCC se perde um pouco. Isso não se resolve nada. Raiz da violência é outra. Deixa da lado essa benevolência com os juízes arbitrários. Um dia vc poderá fazer uma pesquisa de quantos foram os casos de abuso daquela vara criminal.

  • Roberto Bastos Costa

    Vi a entrevista e fiquei orgulhoso de ser alagoano apesar das estatisticas. Finalmente algo foi feito na luta contra impunidade. Parabéns aos membros da 17ª vara e aos seus idealizadores.

  • heyder pereira campos

    MESTRE, SEM POLEMIZAR, VEJO UMA COISA INTERESSANTE NESSE NEGÓCIO DE DÉCIMA SETE : E SÓ APERTAR A CORDA UM TICO DE NADA E LOGO TEM GENTE BERRANDO E, SINTOMATICAMENTE, CAÇANDO DIREITOS CONSTITUCIONAIS. E OS P… DOS DEVERES ? POVINHO DANADO, QUE SÓ QUER VENHA A NÓS. AO VOSSO REINO, NADA !!!
    O SENSO DE JUSTIÇA AQUI É ASSIM : SE FOR A MEU FAVOR, VIVA… SE FOR CONTRA MIM, TÁ ERRADO !!!

  • Alagoano de Verdade

    Ricardo, tenho lido alguns comentários no seu blog criticando a 17ª vara e seus membros, aí eu lhe pergunto, porque será que essas pessoas estão incomadadas? tenho certeza Ricardo que eu, você e muitos homens de bens não tem do que reclamar. Aqui fica minha adimiração por esse grupo de juizes que tem a coragem de mandar prender tantas pessoas que até então se achavam intocaveis. Quem deve gostar são os advogados dos bandidos poderosos que superfatura seus honorarios, que muitas das vezes são pagos com dinheiro publico.