O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, começa a chegar ao centro do palco das eleições de 2014.

Depois de ser lançado pela deputada Célia Rocha como candidato a governador em 2014, Barbosa finalmente ganhou espaço de destaque na propaganda televisiva do PMDB, partido ao qual é filiado, antes reservado, praticamente, ao senador Renan Calheiros, presidente do partido em Alagoas.

Agora, durante a campanha pela sua sucessão em Arapiraca, o prefeito tem assumido papel decisivo, o que já era de se esperar.

Barbosa tem vasta experiência política e administrativa, podendo, de fato, ser o plano “B” do seu partido na disputa pelo Palácio República dos Palmares, em 2014.

É claro, desde o que o senador Renan Calheiros desista ou adie o seu sonho de ser governador de Alagoas.

Oriundo do movimento estudantil, quando ainda era  militante do PC do B, o prefeito de Arapiraca foi candidato a deputado estadual pelo PMDB, em 1986 – não conseguindo se eleger.

Ocupou cargos importantes, sendo o principal o de ministro da Integração Nacional, no governo Fernando Henrique Cardoso.

Antes, porém, teve uma passagem destacada no último governo Divaldo Suruagy, quando coordenou o PDV – Programa de Demissão Voluntária –, na maior crise registrada na administração pública estadual.

Mas se projetou, de fato, na prefeitura de Arapiraca. Primeiramente, arrumando as contas da Secretaria de Finanças na última gestão da deputada Célia Rocha.

Veio, em seguida, a sua eleição para prefeito, em 2004, cargo para o qual foi reconduzido com ampla folga em 2008.

Sua administração tem sido elogiada. A destacar, do meu ponto de vista, a implantação da jornada integral em algumas escolas do município. Sem dúvida nenhuma um investimento estratégico.

A passagem pela presidência da AMA, entretanto, não marcou um diferencial, como se esperava. Eis, talvez, uma das principais dificuldades do prefeito Luciano Barbosa: a articulação política, atividade em que seu “mestre”, o senador Renan Calheiros, é considerado quase imbatível.

É esperar os próximos passos de Barbosa, é claro, sob a orientação do senador peemedebista.

Segurança: Vilela aposta seis anos em um
Galba mantém posição contra "grupo dos 11" na Câmara
  • Sabe tudo

    A chapa já ta pronta: Cícero Ameida (Gavernador)x Luciano Barbosa(vice)Collor(senador).

  • Igor Ribeiro-Olivença-AL

    Olá estamos em um Pleito municipal mais que já se articula para o pleito estadual em 2014.Este momento no qual se vivencia período de´´Convenções“ é natural que se haja diversas´´Articulações“ e essas mesmas não se incluem apenas para este pleito mais sim para daqui a 2 anos é o velho ditado que diz:´´Uma mão lava a outra“,ou seja, por exemplo:Senador X dará um total apoio para o candidato a prefeito Y,Y por sua vez retribuirá lhes dando um grande apoio ao senador X seja lá para que cargo o senador x irá concorrer seja para reeleição como senador,seja como candidato ao governo o que for.As eleições deste ano em diversos municipios Alagoanos será´´Quentíssima“ acredito que em 2014 não será diferente.

  • eduardo

    É um bom nome, técnico e competente. O problema é que perdeu a inocência do pcdob ( se tinha ) quando passou pela escola do Suruagy, Collor e Renan. Apesar dos “mestres”, no contexto é o melhor. Não sei se a população achará a mesma coisa.

  • André

    Um excelente nome na ausência completa de lideranças competentes na administração pública.

  • Carlos

    Uma coisa é certa se ganhar, vai fazer praça até uma horas. Em Arapiraca não tem mais terreno baldio. kkkkk

  • jose ailton de araujo cavalcante

    Estamos prontos,hoje sem dúvidas ,é o melhor nome pra disputar e governar ALAGOAS.

  • BBarbosa

    Enquanto os caciques de Alagoas forem renan, collor, biu de lira, ronaldo lessa, cícero almeida e outros menos votados, nunca deixaremos de ocupar a lanterninha em tudo aquilo à que se refere à desenvolvimento, ou seja, o crescimento de todos os fatores sociais e econômicos, que fazem uma cidade e um Estado minimamente habitável.

  • sara

    Políticos,Alagoas está precisando de vocês hoje,e vocês já estão pensando nas eleições de 2014?Alagoanos,não reelejam esses homens que não fazem nada por nosso estado,que só pensam no dinheiro do contribuinte!