Um ofício assinado por onze vereadores foi protocolado ontem à tarde no TRE com uma afirmação contundente, contradizendo o presidente da Câmara Galba Novaes. 

Anexando vários documentos, os vereadores afirmam que, na verdade, a Casa de Mário Guimarães deve receber 31 vereadores no próximo ano. 

Eles descartam, por exemplo, o argumento de que não haverá orçamento para tanto. Afirmam que o Projeto de Lei Orçamentária para o próximo ano ainda não foi apreciado pela Câmara.

E mais: a obrigação do Legislativo é se manter dentro do parâmetro de 4,5% da receita do Município.

Defendem que a casa ganharia maior representatividade junto à população ampliando o número de vereadores.

Assinam o documento: 

Berg Holanda, Paulo Corintho, Marcelo Malta, Ricardo Barbosa, Carlos Ronalsa, Francisco Holanda, Silvio Camelo, Amilka Melo, Theo Fortes e Eduardo Canuto.

Violência: quanto pior, melhor para quem?
Ministro alagoano do STJ vai relatar inquéritos contra Perillo e Agnelo Queiroz
  • Eleitora

    Eles tinham que diminuir o nº de vagas e não aumentar.
    Não vejo serviço feito por eles, não cobram do Prefeito e Maceió está uma cidade acabada.

  • OPORTUNISTAS

    MAIORIA DOS VEREADORES DA CAMARA MUNICIPAL DE MACEÍÓ E COMPOSTA POR UNS COITADOS DE UMASÓ LEGISLATURA.POR ISSO,ELES SE REBELAM CONTRA O GALBA,PRESIDENTE DA CASA, QUE DEFINIU, EM MENSAGEM ENVIADA AO TRE, MANUTENÇÃO DO NUMERO ATUAL, VINTE E UM. OS REBELADOS DEIXAM TRANSPARECER QUE COM CASO O NUMERO FOSSE ELEVADO, TERIWM CONDIÇÕES DE CONTINUAR COM MANDATO. UM DELES, PEGOU A VAGA, VIA HELOISA HELENA. NÃO FOSSE ISSO, PERMANECERIA ELEITOR. EM TEMPO: NÃO VOTO EM RADIALISTA E APRESENTADOR DE TELEVISÃO. UNS COME E DORME.

  • Do povo.

    “Ganhar mais representatividade”… ganhar mais surrupiadores do dinheiro publico, com raras excessoes, claro. Quanta gente querendo mamar as custas do povo!

  • joao miranda

    O vereador galba novais so está preocupado em manter a capitania hereditaria deixada pelo pai . Agora quer somente eleger seu filho para que a familia continue mamando. Deixe está bichinho o que é seu ta gardado o povo não é besta não.

  • João

    Interessante a CPI do Cachoeira.A mulher do Cachoeira é convocada para depor, mas o diretor da DELTA, pagadora de propina, tem sua convocação negada pela maioria dos integrantes da CPI.Depois, a imprensa divulga que um senador do Piauí e o deputado alagoano Quintela, que nomeia o superintendente do DNIT em Alagoas (o DNIT é um dos grandes clientes da DELTA), jantaram em Paris com esse mesmo diretor, sr.Cavendish.Que CPI é essa, meu irmão ? Que legitimidade e autoridade é essa, meu amigo ? Só no Brasil, que do PSDB para o PT, não mudou nada (até piorou, porque a promessa da esquerda era a de afastar práticas políticas arcaicas, clientelistas, fisiológicas e coronelistas). Passamos de 6 (direita), para meia dúzia (esquerda).Que b…

  • ze

    De onde a gente menos espera, vem a tapa, RICARDO BARBOSA/EDUARDO CANUTO, que desculpa, mais representante para o povo?, estão com medo de não conseguir se releger. e ficar fora da MAMATA. mostrem projetos em prol da sociedade.

  • josinaldo

    21 já e demais esses cara não faz nada

  • Justiça

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,TODOS BOBINHOS,RICARDO,ESSES 11 VEREADORES,NEM UM DELES SE ELEGENS.ESSES A SOCIEDADE TEM QUE CONHECER E DÁ UM CHUTE NO TRAZEIROS DE TODOS.

  • josinaldo

    veriadores, prefeito cicero almeidao bairo da santa lúcia estar abandonadoum descaso da administração desse prefeito quer prometeu calçar toda santa lúcia, as ruas do lado da igreja católica estar um absurdo e só ela pra ver o absurdo

  • MARCOS ÁVILA

    Isso para o povo de Maceió tomar vergonha na cara, vamos ver quantos deste se reelegem para o proximo mandato. Uma cidade que necessita de mais escolas, postos de saúde, segurança, investimento para que a criança e adolescente permaneçam em tempo integral na escola, vem estes vagabundos, querer aumentar a representatidade junto a população.Os vinte e um já não dão conta, quanto mais trinta e um vereadores. É debochar o povo. Pelo menos tiveram a coragem de assinar, pois só assim amanhã ninguém pode reclamar se forem reeleitos.

  • fabio acioly

    Porque esses 11 vereadores, não criaram e assinaram um oficio pedindo ao prefeito CIÇO DO LIXO, mais onibus, baixar o valor das passagens, almentar o numero de escolas, criar areas de lazer nas periferias, colocar guardas municipais para fazer a seguranças da praças, abrir concursos na area de saude, combater as invazões de area publicas, despoluir o salgadinho e a praia de cruz das almas,. ISSO É O QUE DEVE SER FEITO, não almentar o numero de PARAZITAS,. ESPERO QUE O POVO DE MACEIÓ NESSAS ELEIÇÕES DE A RESPOSTA A ESSES POLITICOS.

  • João

    Se é pra dizer amém a tudo o que o prefeito diz e nomear apaniguados, pra que aumentar o número de vereadores ? Cinco vereadores honestos, cultos e trabalhadores, com boa assesoria e recebendo sugestões da população, fariam muito, mas muito melhor, do que 21 ou 31 vereadores limitados moral e intelectualmente.É questão de qualidade.Qualquer criança sabe disso. Mas a corrupção e a ignorância do brasileiro não permite que sejam drasticamente reduzidos os números de senadores, deputados e vereadores no Brasil. Ninguém sentirá falta dos dois terços cortados, desses empulhadores.

  • Isis Maria

    Quanta decepção Srs. Berg Holanda, Paulo Corintho, Marcelo Malta, Ricardo Barbosa, Carlos Ronalsa, Francisco Holanda, Silvio Camelo, Amilka Melo, Theo Fortes e Eduardo Canuto. Todos com medo de perder a mamata. Maceió não precisa de mais vereadores não. Os que tem já é dispendioso demais para o poder público. Vcs já nao mostram representatividade nenhuma.

  • Marinho

    Representatividade de que? Para que? Se 21 não fazem o que deveriam fazer para o município. Chega de falácias.

  • pedro porfirio

    Tadinhos. Só pensam no povo. Tambem, com altos salários, mil litros de combustíveis todo mês, e o por baixo dos panos, quem quer perder essa boquinha?

  • kleber oliveira

    A Câmara Municipal de Rio Largo deve iniciar os preparativos para instalar a comissão processante da antiga Mesa Diretora até a próxima quinta-feira, quando se reúne em sessão ordinária – o Legislativo da cidade só tem atividades em plenário uma vez por semana.

    A informação foi prestada pelo novo presidente da Mesa, vereador Reginaldo Alves de Mendonça Filho (Reginho-PMDB), eleito em sessão extraordinária nessa quinta-feira, no início da noite, após uma série de polêmicas.

    Mas, segundo ele, a comissão, a princípio, não se voltaria para investigar o prefeito afastado Toninho Lins (PSB).

    “Vamos nos reunir com o setor jurídico e avaliar como iremos agir. Mas há indícios de quebra de decoro parlamentar contra os vereadores”, disse Reginaldo, referindo-se aos vereadores presos acusados de formação de quadrilha – entre outras acusações – por transação fraudulenta com um terreno no município, assim como o prefeito Toninho.

  • sergio

    Berg Holanda, Paulo Corintho, Marcelo Malta, Ricardo Barbosa, Carlos Ronalsa, Francisco Holanda, Silvio Camelo, Amilka Melo, Theo Fortes e Eduardo Canuto…SERA QUE ESTAS CRIANÇAS ESTAM PREOCUPADOS COM A REPRESETATIVIDADE DA POPULAÇÃO DE MACEIO OU COM A POSSIBILIDADE DE VOTA PARA AQUELA CASA??? VÃO TRABNALHAR PARA MOSTRA O POVO QUE VOÇES SÃO NESCESSARIO NAQUELA CASA!!!OBSEVEM QUE SO TEM BOBINHOS NESTA LISTA…

  • sergio

    CORRIGINDO VÃM TRABALHAR PARA PROVAR A POPULAÇÃO QUE VOÇES SÃO “NESCESSARIOS” NAQUELA CASA!!!!!

  • Robson Farias

    MAGNATA DA ESCRITA! LEMBRA-SE DAQUELA MÚSICA.”VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS”.

  • Daniel

    Aumentar representatividade???????

    Senhores: Berg Holanda, Paulo Corintho, Marcelo Malta, Ricardo Barbosa, Carlos Ronalsa, Francisco Holanda, Silvio Camelo, Amilka Melo, Theo Fortes e Eduardo Canuto:

    Onde é que vocês estão, que não veem o que a Prefeitura fez na calçada que fica de esquina com o SENAI (Avenida Comendador Leão)? (É só um dos trechos, pois existem mais obras absurdas).

    Onde é que vocês ficam, que não observam a qualidade do produto que é utilizado para pintar as faixas de pedestres, nas ruas de Maceió? (Pois não demora e logo se apagam)

    Onde vocês estão que não tomam conhecimento da demora absurda para o cidadão ser atendido na solicitação de troca de lâmpadas dos postes? (E todos nós pagamos pela iluminação pública)

    Onde vocês estão que não fiscalizam o serviço de recapeamento das obras da CASAL? (Pois basta andar pelas ruas que tiveram serviços da CASAL e ver como ficaram as ruas “asfaltadas”)

    Onde vocês estão que não se juntam com o eleitor para clamar pelo termino das obras do 2º Centro de Saúde (Praça da Maravilha) que já dura anos?

    Onde vocês estão que não observam os postos de saúde? Pois talvez vocês não saibam, mais tem postos na cidade que tem estrutura mais não realizam atendimentos e sobrecarregam os outros (não é culpa dos funcionários, pois a grande maioria são valorosos guerreiros).

    Eu poderia passar aqui um tempo igual ao tempo que vocês têm de mandato e ainda assim, não daria para descrever a FALTA que MACEIÓ sente de ter VEREADORES (existem exceções).

    Nós não precisamos de mais “vereadores”, precisamos de VEREADORES.

    Não me comovo com discurso e propaganda, me comovo olhando as crianças, as escolas, os postos de saúde, as nossas calçadas, as nossas praças … A nossa querida Maceió.

    Obs: Talvez vocês possam me explicar, por que as obras dos gabinetes e palácios tem acabamento de primeira e as Escolas e Postos de Saúde não tem?

    Por que tem piso de marmores, granitos e nas Escolas e Postos de Saúde não tem????

    Por que?

  • Cassi Lima

    Verdade que Galba só quer fazer média com a sociedade…lei é lei…Se os políticos não prestam a culpa é da sociedade que não fiscaliza… Os deputados aumentam praticamente todo ano seus salários e o que o povo faz? Nada! Politica em Alagoas é coisa de pai pra filho né Galba?…..Galba vc é uma piada….ficou isolado e agora tenta apoio da população com informações sem fundamentos!! Abraço fraternal a vc meu amigo solitário…

  • JOAO DE ALMEIDA SILVA

    CARO RICARDO COLOQUE O MEU COMENTARIO , NAO ENTENDI PORQUE NAO COLOCARAM

  • José Carlos de Oliveira Simòes

    Esses 11 vereadores que assinaram esse documento com certeza não seriam reeleitos, então estão apelando para tudo que é possivel, até uma coisa ridicula como esse aumento no número de vereadores, quando todos nós sabemos que 21 já é demais para não fazerem nada.
    Querem zombar da cara do povo, eles estão esquecidos que este ano a eleição já será com urnas biométricas
    e não vai ser fácil fazer as prezepadas que estão acostumados a fazer. ELEITORES JUÍZO.

  • Silvia Cruz

    O povo não enxerga. A verdade é que Galba quer concentrar poder, se aumentar o número de vagas aumenta a representatividade e não os gastos, pois o gasto é limitado a 4,5% do Orçamento Municipal. Galba não quer que o povo tenha poder de decisão, quer o poder nas mãos de poucos.

  • necessario

    Independente de qualquer coisa e necessario os 31 porque:e lei ta na constituiçao a partir de 1 milhao de habitantes toda cidade tem que ter 27 ou 31 vereadores se o presidente da camara nao decidir vai fazer valer a lei 31 vereadores isso e fato ,nos e que temos de escolher pessoas corretas pra nos representar na camara, ta cheio de pessoas com boas intencoes em maceio pense nisso.

  • Sátiro

    Haja DEMOcracia!!!!!Um país de todos???

  • Beto de gonzaga

    Quanto + parlamentar mais aumenta a corrupção por conta de diálogos hupocritas e aceitação de subornos, principalmente dáqueles q compram mandatos. Vereador Beto de Gonzaga, Ouro Branco/AL.

  • Anti-Corrupto

    São realmente cara de PAU.

  • Karlos Malta

    Caros internautas,

    Vocês em grande parte são oportunistas e geralmente são direta ou indiretamente ligados a politicos. Suas conciências só acordam quando é para atacar os politicos. Agora quando querem um cargo de comissão, uma facilitação nos serviço público etc… Só procuram os politicos. O eleitor mais honesto que existe em Alagoas é o que recebe R$ 30,00 e vota em quem quer, ma´s você que é educado nas melhores escolas, vende a alma por uma teta, è so observar as fotos dos politicos, vejam quem sempre esta por trás, são estes que em nome da moralidade e do respeito a coisa pública escrevem comentários jocosos e oportunistas em comentários a notícias nem sempre escritas com as letras da verdade. Caro Ricardo, sei do seu compromisso com o jornalismo cidadão, mas não posso deixar de registrar minha indgnação com as falácias de certos gestores, que teimam em enganar até mesmo pessoas que se dizem esclarecidas.

  • Cida Maia

    Talvez seja pra que nas reuniões e assembléias da câmara seja visto vereadores,Pois as sessões estão tão vazias! kkkkkkkk…Porque trabalhar pelo povo q é bom, não tão nem “THUIÚ”.

  • André Maciel

    Abro mão da “representatividade” do meu voto. Se 51% dos votos em uma eleição for de nulos, a eleição é anulada e marcada nova eleição sem a possibilidade dos candidatos da 1a eleição poderem se candidatar. RENOVAÇÃO Já!
    Para que pagar salário a vereadores de pequenas Cidades que se reunem uma vez a cada 15 dias, não apresentam projetos que beneficiam a população e sugam um dinheiro importante para a saúde, educação, limpeza urbana e iluminação pública.

  • jobson

    Casa hereditária ate quando? procurem um lavado, vinte e um veradores já é muito grando, a maioria não representa ninguem, apenas gastam o dinheiro público.

  • walter silva dos santos

    É incrivel como conseguimos sobreviver até hoje com apenas 21 vereadores, esses “homens de bem”, honestos, impolutos e de conduta irrepreensível são extremamente necessários para a nossa sociedade. se apenas 21 já fizeram tanto pelo nosso povo, imagine com 31, vamos virar uma suiça!!! KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!

  • BBarbosa

    Pensando bem, onze ou até quinze vereadores, já seria o bastante para a mais violenta e atrasada capital nordestina.

  • claudio

    “Pedra cantada”

    Tenho minhas dúvidas, se isso já não estava acertado.Jogo de sena de todos eles.

    Seria um preço alto para o presidente, optar por 31, iria sobrar só para ele.
    Então ficou acertado isso.
    Fiquemos de olhos abertos.

  • j.humberto

    É isso aí, Galba neles.

  • Leonardo

    Esse vereador Ricardo Barbosa antes de se eleger tinha um discurso agora que é vereador está conseguindo ser pior que os piores dos nossos políticos. Ainda bem que seu mandato está chegando no fim.

  • Joao

    O grande problema não é a quantidade, mais sim a qualidade!! Hoje quase nenhum vereador tem projetos para o bem estar social , só pensam em enriquecerem!! Hoje de recebe na câmara 4,5% da arrecadação do municipal a mesma de muitos anos atras, um dinheiro absurdo para ser divididos por 21 ou 31 tanto faz!! O que tem quer diminuir é a porcetagem de arrecadação para o legislativo!!!

  • Pedro José

    O Vereador Galba fez o certo pra que aumentar o número de Vereadores se dos 21 atuais poucos são os que trabalham.
    Galba o Povo esta com você.
    Diga não ao aumento do número de Vereadores em Maceió.

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo, creio que muitos dos seus leitores, inclusive eu, não conhecemos essa lei onde fica estipulado que uma cidade com população acima de hum milhão de habitantes, pode ter 27 ou 31 vereadores. Isso é mesmo verdade? Você poderia nos esclarecer isso? Bom, se essa lei existe mesmo, o Presidente Galba Novaes pode ir de encontro a mesma?

  • ana regina

    Precisamos filtrar bem esses PARASITAS caras de paus, meu sloga para essa campanha:MACEIOENSES NÃO JOGUEM LIXO NAS URNAS.

  • heyder pereira campos

    MESTRE : EITAAAA !!!!

  • Joaquim Maria

    Surge uma pergunta: se o presidente da câmara, Galba Novaes, é um político tão preocupado com os gastos públicos, porque ele não publica a relação dos seus assessores com os respectivos salários? Será que ele é capaz de fazer isso?

  • maria do carmo santos

    É legal,é constitucional, e foi uma luta muito grande para se conquistar este aumento da representatividade das câmara municipais em todo o Pais, falam de tudo, mais não dizem o que o texto constitucional determinou a redução do duodicimo de todas as câmaras em uma economia para os cofre da nação de mais de dez bilhões anuais.E aqueles que não tem dinheiro para compra votos,mais que tem uma trabalho junto sua comunidade podem em pequenos partidos representar estas classes menos fovorecidas.

  • felipe

    galba novaes esta de parabens mais uma vez! o povo está com voce galbinha!