A CPI do Cachoeira ganha mais um ingrediente no embate entre o senador Fernando Collor e o procurador-geral da República – de forma indireta, no caso deste último.

O ex-presidente tem sido duro nos ataques a Roberto Gurgel e a mulher dele, Cláudia Sampaio, suprocuradora-geral. E tem, sim, alguma razão, quando questiona a demora do MP Federal em denunciar o esquema de Cachoeira, o que poderia ser feito, na avaliação de muitos, em 2009.

A novidade?

Segundo a Folha de São Paulo, edição de hoje, Claúdia Sampaio pediu a condenação de Collor, em 2008, no STF, “por suposto peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica”.

A denúncia diz respeito ao períodoem que Collorfoi presidente da República, um esquema de “caixa2”, mantido por agências de publicidade.

Eis, na íntegra, a matéria abaixo:

“Alvo do senador Fernando Collor (PTB-AL) na CPI do Cachoeira, a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio pediu a condenação do ex-presidente, em 2008, por supostos peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica em ação no STF (Supremo Tribunal Federal).

A denúncia do Ministério Público diz que Collor se beneficiou de esquema de “caixa dois” montado por membros de seu governo (1990-92) e empresas de publicidade.

Procurado desde quinta, Collor não se manifestou.

Ainda sem decisão final, o processo é um desdobramento das investigações que levaram ao impeachment do então presidente, em 1992.

Collor, hoje integrante da CPI do Cachoeira, tem sido duro crítico do papel da Procuradoria Geral da República. Anteontem, disse ter havido “atuação criminosa” do procurador-geral, Roberto Gurgel, marido de Cláudia.

Em 2009, Gurgel recebeu da Polícia Federal indícios da ligação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) com Cachoeira. Porém, não abriu inquérito, decisão comunicada à PF por Cláudia.

Após a instalação da CPI, Collor apresentou requerimento para que a subprocuradora compareça à CPI para “dar explicações”. Cláudia teve papel decisivo na investigação contra Collor no Supremo. Por duas vezes, decidiu manter o inquérito ativo.

A investigação foi aberta em 93. Em 2000, o ex-presidente foi denunciado pelo Ministério Público Federal de Brasília, tornando-se réu.

Contudo, Collor foi eleito senador em 2006 e adquiriu foro privilegiado, o que paralisou o processo. No ano seguinte, Cláudia opinou pela “reautuação do caso no STF”.

Segundo o Ministério Público, donos de agências de publicidade faziam depósitos numa conta administrada por pessoas ligadas a Cláudio Vieira, chefe do gabinete de Collor na Presidência.

Depoimentos indicam que os recursos foram usados em propagandas “de interesse da imagem do presidente”.

Recurso do mesmo esquema abasteceu, diz o Ministério Público, Jucineide Braz da Silva. Ela disse no processo que teve um filho com Collor e que recebia, “em nome do ex-presidente”, pensão alimentícia para a criança.

Os recursos, segundo o depoimento, eram entregues por Osvaldo Sales, assessor e “pessoa do relacionamento” do presidente”. Em 2008, Cláudia Sampaio pediu a condenação de Collor.

O processo está hoje com a ministra Cármen Lúcia. Segundo advogado que acompanha o processo, boa parte das penas já prescreveu.”

Vilela e Renan se unem em Palmeira dos Índios contra PT e PTB
A insegurança, o protesto justo e a valentia dos covardes
  • wal

    Seria, a quantidade, seis, iguaal a meia dúzia ?
    Vamos augardar o resultado…

  • heyder pereira campos

    MESTRE… QUEM É VIVO , ETC . AH, COLLOR NÉ ? . TÁ EXPLICADA A RAIVA DO HOMEM.

  • fred

    É MEU CARO, O TEMPO PASSA E APRENDEMOS CADA VEZ MAIS, E ISSO VEM PROVA QUE A LEI DO RETORNO EXISTE E COMO EXISTE. COLLOR VEM MAIS UMA VEZ USAR SUA METRALHADORA GIRATORIA E ISSO NA VIDA É O TROCO, E QUE TROCO, POIS MAIS UMA VEZ VEM MOSTRA A NOSSA SOCIEDADE E AO POVO EM GERAL O QUE A VIDA DOS NOSSOS MORTAIS. O QUE TIRAMOS DE LIÇÃO É QUE O SENHOR GURGEL E SUA ESPOSA MOSTRA SUA GARRAS DIANTE DE UM INDIVIDUO FAMINTO DE VIGANÇA, COLLOR SEMPRE MOSTROU ESSE SEU LADO, E QUE LADO. SE CUIDA GURGEL DO PT QUE A BARRA AGORA É OUTRA, É BHUMBO?…..E QUE CHUBO GROSSO.

  • ZÉ POUPANÇA DO MENSALLÃO

    GRANDE COLLOR POUPANÇA DE MELLO, LÍDER PETSTA DE TRIVELA, AMIGO DE LULLA DESDE A INFANCIA, “GRANDE” EX-GOVERNADOR DE ALAGOAS, EXÍMIO CAÇADOR DE MARAJÁS, EFICIENTE MATADOR DE TIGRE E EX-ESTADISTA DERRUBADO COM AJUDA DO SEU AMIGO DE INFANCIA LULLA E DE ZÉ SARNEY A QUEM CHAMAVA DE BATEDOR DE CARTEIRA.

    TÁ CERTO, NINGUEM DÁ O QUE NÃO TEM !

  • Curioso

    Interessante foi ler na Revista Veja desta semana Sr. Dom Edvaldo Amaral”defendendo” Collor na seção de cartas, além de se assinar Bispo Emérito de Maceió.

  • junior

    AGORA QUE TEM COISA AI TEM,PORQUE DÁ DEMORA DA PRCURADORIA.O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS.

  • neco ferreira

    Acreditar em quem nesse país? hoje mesmo apareceu uma reportagem no bom dia Brasil da rede globo, dando conta de escandalo envolvendo o então ex-Presidente Lula e o ex-ministro Gilmar Mendes, sobre o mensalão.
    Não é defesa, mas, so o Collor tem defeitos?

  • Feliz

    Esse bispo emérito Maceió perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

  • Luiz Antonio Maciel de Araujo

    Será que o jornalista vai comentar as conversas tão “republicanas” do Lula com o ministro Gilmar Mendes no sentido de influir no julgamento dos bandidos do mensalão, coisa que o Collor nunca fez ou vai fazer de conta que não leu… porque o Collor não pode nem espirrar que o jornalista rabisca logo