Será? 

Pois é o que diz o jornal O Globo, edição de hoje: a presidente Dilma Rousseff pediu ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para ser candidato á presidência do Senado, no próximo ano, sucedendo seu conterrâneo José Sarney.

O raciocínio: seria o “mal menor”.

Dilma Rousseff avalia que com Lobão no páreo, o senador Renan Calheiros não teria qualquer chance de vir a ocupar o posto.

O líder do PMDB na Casa seria visto pelo Planalto como “uma barreira para mudar as velhas práticas políticas na relação do Executivo com o Legislativo” – juntamente com o líder do partido na Câmara Federal, deputado Henrique Alves.

A articulação da presidente é uma operação de risco. Calheiros ainda tem grande poder sobre seus colegas de Senado – muitos lhe devem favores, e ele sabe cobrar na hora certo. Como fez quando enfrentou a maior crise da sua trajetória polícia, em 2007.

E Sarney, de quem Calheiros é amigo-irmão?

Segundo um jornal de prestígio nacional, o Correio Braziliense, até o ex-presidente já estaria disposto a tirar seu apoio ao colega alagoano para não perder os dedos – ficaria sem os anéis.

Que ninguém se iluda: o senador alagoano é um dos políticos brasileiros com maior capacidade de se refazer das cinzas – por pior que tenha sido o incêndio.

Não sai

Se depender dos deputados da Mesa Diretora da Assembleia, com apoio da grande maioria da Casa, o deputado Antônio Albuquerque não sai da cadeira que ocupa no plenário.

Na prática: eles vão ignorar a decisão do juiz Helestron Costa de afastar o vice-presidente do Legislativo Estadual do mandato parlamentar – com base em uma das Ações por Ato de Improbidade decorrentes da Operação Taturana.

O outro réu na mesma Ação é o ex-deputado Cícero Ferro, que ficou proibido – pela decisão cautelar do magistrado – de assumir um mandato na Casa de Tavares Bastos (lembrando que ele não é o suplente de AA).

Além do mais, os dirigentes da Assembleia acreditam que o TJ vai derrubar a determinação do magistrado do primeiro grau. E com o mesmo argumento usado, no ano passado, quando o juiz Helestron Costa afastou o deputado JB: Albuquerque não representaria mais um perigo para o processo da Taturana.

O presidente do TJ, desembargador Sebastião Costa Filho quer que as ações contra os deputados sejam julgadas no mérito. Para tanto, criou uma comissão de magistrados para dar celeridade aos julgamentos.

Detalhe: na comissão está o juiz Gustavo Lima – o que recebeu há ações desde 2008.

Faz teeeeeeeeeeempo!

Collor escala Galba para levar Almeida ao chapão
Em quem pegou o soco de Olavinho
  • Não existe ética!

    Juíz Gustavo Lima,excelente zagueiro,para tudo!

  • discutível

    MAIS DO QUE DISCUTÍVEL O NOME DO JUIZ GUSTAVO LIMA NA COMISSÃO CRIADA PELO PRESIDENTE DO TJUSTIÇA, COSTA FILHO, PARA PARA QUE AÇÕES CONTRA OS TARTURANAS SEJAM JULGADAS NO MÉRITO. SE O JUIZ NÃO FEZ NADA DE RELEVANTE CONTRA OS DEPUTADOS LADRÕES, COMO ACREDITAR DE QUE ELE, NA COMISSÃO, IRÃ FAZER ALGUMA COISA. DÁ PRÁ DESCONFIAR, NAO DÁ?

  • Gregório de Matos

    Já faz quatro longos anos que o “Dr. juiz” GUSTAVO LIMA “estuda” a ação contra os LADRÕES DO ERÁRIO (os taturanas) e até hoje esse homem da toga NÃO DISSE NADA. Alô-alô CNJ, nos socorra.

  • paulo a santos

    A Politica e politicos de AL estão acima da lei e da ordem. Isto é uma verdadeira vergonha……………

  • Cicero da Silva

    Se a presidenta conseguir colocar O senador “GADO DE OURO” renan calheiros em seu lugar acredito que alagoas só tem a ganhar..parabens presidente

  • daniel

    Dr. Gustavo ! Me faz rir.
    O calendário de trabalho dele é bisexto.
    Tem alguma coisa que não sabemos?