O juiz da 17ª Vara da Fazenda Estadual, Helestron Costa, em nova decisão envolvendo os deputados indiciados na Operação Taturana, afastou da Assembleia Legislativa o deputado Antônio Albuquerque e também impediu que Cícero Ferro  – que é suplente de outra coligação – assuma o mandato. 

A decisão – cautelar – também considera inconstitucional o Decreto Legislativo nº430, de 19 de dezembro do ano passado, que permite que a Assembleia ignore as determinações da Justiça de primeiro grau em relação aos deputados. 

Albuquerque e Ferro são réus em uma mesma Ação Civil por Improbidade, impetrada pelo Ministério Público Estadual, que corre em segredo de Justiça, motivo pelo qual os detalhes não podem ser divulgados até o julgamento do mérito. 

Mas, sabe-se: é o resultado da Operação Taturana, comandada pelo delegado Janderlyer Gomes, da PF, que aponta a existência de uma ORCRIM – Organização Criminosa – na Casa de Tavares Bastos, que teria desviado R$ 302 milhões dos cofres públicos.

O magistrado, da nova geração, vem cumprindo rigorosamente a determinação do presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Costa Filho, de dar prioridade ao julgamento de ações por improbidade – um câncer, esta última, na administração pública brasileira, particularmente em Alagoas.

Palavra do presidente do TJ

Quanto à informação de que o magistrado havia sido afastado da 17ª Vara da Fazenda Estadual por conta da decisão, o presidente do TJ afirmou que o juiz Helestron Costa está retornando para a comarca onde foi titularizado, Anadia, como todos os demais que estavam na situação dele – respondendo por alguma Vara em Maceió.

– É uma decisão vale para todo mundo, e foi tomada no final do ano passado. O que nós pretendemos é o julgamento o mais rápido possível de todas as Ações por Improbidade. Para dar celeridade a este trabalho, criamos uma comissão de juízes.

Em quem pegou o soco de Olavinho
Guerra de Canutos tem novo capítulo amanhã
  • Anônimo
  • O AQUIA

    seria muito bom se fosse verdade serveria como exemplo para todos parabens DR va em frente este é o caminho

  • rico

    Isto é que dá concurso sério, sem comprometimento, parabêns Juiz, agora Desembargadores façam sua parte.

  • Rafael Ipioca

    Boa tarde Ricardo.

    De que adianta a justiça mandar prender fulano ou beltrano, se a mesma justiça da inúmeras maneiras do acausado se safar ????

    Só para variar um pouco não dará em NADA !!!!!!!!!!!!!!!!

    Infelizmente a justiça no Brasil é que nem FOUCAULD falou… JUSTIÇA NO BRASIL É PARA AS CLASSES MAIS BAIXAS E PARA OS DESPRIVILEGIADOS !!!! RICO DIFICILMENTE VAI EM CANA !!!!!

  • pedro baltar

    problema é que o Des. Sebastião Costa Filho determina que os julgamentos das ações de improbidade sejam céleres e ele mesmo desfaz as decisões que afastam os Deputados.

  • soldado bombeiro saulo

    Parabéns Dr.Helestron,voltei à sonhar com a magistratura,pois diante do quadro de juízes de alagoas,em especial esses desembargadores mais antigos,viciados em troca de favores e com seus rabos presos às piores espécies da sociedade alagoana,já não acreditava mais que poderia um dia ajudar o meu lindo estado à livrar-se dessas bestas humanas que desviam o dinheiro do povo.PARABÉNS,PARABÉNS QUE DEUS TE DÊ SAÚDE E PAZ PARA CONTINUAR A LUTA CONTRA ESSES TATURANAS DO DEMÔNIO.

  • DANIEL MATOS

    Pois é Ricardo. é preciso ser um Juiz da nova geração para dar exemplo de DIGNIDADE e JUSTIÇA neste estado de Pouca vergonha. Espero que os senhores desembargadores assumam esta mesma postura e mantenham a decisão deste COMPETENTE JUIZ. parabéns magistrado não troque sua honestidade por merrecas.

  • Zé Bedeu

    vcs não sabem o quanto alagoas agradece à 17 vara da fazenda estadual,pois,ainda existe uma luz no final do túnel.A sensação de impunidade em alagoas é tão grande que faz crer que os ilícitos poderiam até ser compensadores neste pedaço de terra.Porém,há esperanças no ar……..

  • elisangela

    depois desse juiz só existiu um outro q era delegado dr marcilio barenco os unicos com coragem os outros tem rabo presos

  • elisangela

    ah quanta falta faz um delegado serio honesto competente e macho dr marcilio barenco,saudedes saudades saudades só

  • SS

    SERA QUE ESTE “CIDADÃO” SABER O QUE E UMA DESIÇÃO DA JUSTIÇA???? SERA QUE A JUSTIÇA AGORA VAI TOMAR ALGUMA ATIDUDE CASO ELE E ASSEMBLEIA NÃO ACATE SUA DETERMINAÇLÃO/??? QUERO VER PARA CREEEEE!!!!!!!

  • Cicero da Mata

    O QUE ESSE JUIZ TEM QUE ENTENDER E VOCES LEITORES É QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL(STF) JA SE POSICIONOU ANTERIORMENTE SOBRE JUIZES DE PRIMEIRO GRAU TOMAR DECISÃO SOBRE DEPUTADO POIS NÃO É DE SUA COMPETENCIA.

  • luiz antonio

    E OS OUTROS TATURANAS DEVEM TAMBÉM SER AFASTADOS PARA SER JULGADOS COMO CIDADÃOS COMUNS E TEREM SEUS BENS BLOQUEADOS.

  • Baltazar

    O Juiz precisa voltar pra sala de aula pra aprender. Isso não da em nada porque é ilegal.

  • Tati

    Parabéns ao Dr.Helestron Costa,que o Senhor nunca se corrompa para que nós alagoanos não nos acostume com a corrupção,como se ela fosse algo banal.Queremos um estado melhor,digno,e que nós trabalhadores e honestos tenhamos vez.Para não sermos massacrados por esses políticos bandidos que roubam milhões e fica por isso mesmo,assassinam e fica por isso mesmo.Que qualquer cidadão desse estado rico ou pobre:errou pague por seus erros.Nesse dia sim,acreditaremos na justiça.Mais uma vez,parabéns!pela atitude desse jovem juiz.

  • Fernando José Godoy Costa

    Sem entrar no mérito da questão relativa à competência do corajoso juiz de primeiro grau em julgar deputados taturanas, prudente enaltecermos a decisão que afasta a dupla dinâmica do crime, pois na pior das hipóteses, coadunou-se com os anseios da população, que não por injusta razão, anda sequiosa de justiça, por não suportar mais ver estes verdadeiros bandidos reinando neste estado sem lei.

  • J.Monteiro

    Infelizmente, é tudo jogo de cena, pois a “justiça” brasileira, tem tantas falhas, é tão benevolente com os ricos e poderosos, que, a “justiça” que manda prender(?), é a mesma que manda soltar.E viva a impunidade. “O Brasil não é um país sério”. Ou é?

  • Almeida

    Dinheiro que vai para a corrupção é dinheiro que falta na educação, na saúde, na habitação, na segurança, na valorização dos profissionais servidores públicos que realmente trabalham. Alagoanos não vendam o voto, não valorize quem te suga a alma e dilapida o dinheiro público.

  • Ewerton Santos

    POR DECISÃO DO STF JUIZ NÃO PODE AFASTAR DEPUTADO, MAS COMO ELE TÁ SAINDO DA 17ª TÁ QUERENDO APARECER, TENTANDO SE PROMOVER. VAI PRA ANADIA JUIZ CUIDAR DA SUA COMARCA.

  • mara

    É a Alagoas das palhaçadas… Tem coisas que só por aqui mesmo, né, Ricardo? Aliás, Ricardo Mota, o que acha de pena de morte para os corruptos?

  • ZÉ DO GOLPE

    KKKK. MAIS UM JUIZ QUE VAI PEDIR PROTEÇÃO POLICIAL. TAMBÉM MAIS UM DEPUTADO QUE VAI GASTAR O DINHEIRO TATURANICO COM ADVOGADOS E VOLTAR PARA ASSEMBLEIA. QUANTO QUEREM APOSTAR. ESTE ESTADO NÃO TEM JEITO. ESTE PAÍS TAMBEM NÃO. GOLPE BRANCO JÁ.

  • bruce lee

    um colega meu contou que seu primo foi acusado de furta uma bateria ele passou 6 meses na prisão e não tinha prova que foi ele estes ladroes do dinheiro publico roubaram R$ 302 milhões e ninguem foi preso eles estão ai dando risada da nossa cara otarios não venda seu voto a venda dele vai prejudicar muita gente inocente principamente as crianças

  • a lenda

    va nas prefeituras e nas secretarias do estado ai voce vai ver o que roubo o negocio e o seguinte no primeiro mandato administra um pouco bem = roubar mais ou menos no segundo mandato = roubar muito tira o atrasado =colocar em nome de laranja voces não sabem o valor que e o seu voto babacas

  • JOÃO

    MUITOS ELOGIAM UM MAGISTRADO QUE FAZ USO DO PRINCÍPIO DO LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO. O MAGISTRADO SEBE OS RISCOS QUE CORRE FACE A FRAGILIDADE DOS ÓRGÃOS QUE LHE DÃO SEGURANÇA. ELOGIAMOS E XINGAMOS OS DESEMBARGADORES O GOVERNO, E TAL. MAS QUEM É QUE REVESTE ESTES CIDADÃOS DE PODER? E QUE SEM CORRER RISCO ALGUM, DEVIA FAZER TAMBÉM SUAS PARTES. NÃO SÃO NOSSOS VOTOS FRAGMENTOS DE PODER QUE COLOCAMOS NAS URNAS PARA QUE MUITOS SEJAM REVESTIDOS DESSA FORÇA EXTRAORDINÁRIA QUE É PROPRIEDADE DO POVO? ENTÃO PAREM DE BUSCAR CULPADOS, PORQUE O CULPADO É VOCÊ. DE QUALQUER FORMA VEMOS QUE AS COISAS ESTÃO MELHORANDO. reflitam!VAMOS MELHORAR NO FUTURO.

  • Zé Roberto

    Um dia eles serão afastados para sempre.

  • não parece o outro

    comparar o juiz Gustavo Lima com o Helestron é mesmo que companhar rapadura com pão-de-ló. Em tudo há diferença. Até tempo de serviço de ambos é diferente; O Gustavo já é rodado no ramo enquanto que o Heletron é praticamente um calouro; Existe também diferença na aplicação da lei. O Gustavo fazia tudo para não dar andamento ao processo dos Taturanas. Sempre tinha uma justificativa vazia. Enquanto isso, o Helestron botou lenha na locomotiva e o comboio recomeçou a andar. Vá em frente senhor juiz e torça para que o TJ respalde os seus atos.

  • Barbosa

    É uma pena que que não vai dar em nada, logo logo o tribunal de justiça arruma um jeitinho para anular a decisão do nobre Juiz. Está se desgastando atoa.

  • Joana

    A minha irresignização baseia-se na hipocrisia do TJ do nosso estado pois, mesmo após comprovações como esta decisão da competência inerente a este magistrado, o mesmo resolveu afastÁ-lo da fazenda publica, vara em que atuou com brilhantismo e honestidade! A politicagem rola solta no Estado!

  • jailsdon santos da silva

    com essa justiça ultrapassada os advogados deles logo encontram brechas para que eles voltem a rolbar e nao trabalhar na casa TAVARES BASTOS!!!!!!!!!!

  • salomao

    amigo ricardo mota ,desculpa falar de outro assunto.
    trabalho no resgate do corpo de bombeiros e estou muito preocupado com a ciclovia em frente ao forum do barro duro, colocaram umas pequenas pedrinhas tipo ( gelo baiano )porém elas sao muito faceís dos veiculos passarem para o lado do ciclista e atropelarem os inocentes,me ajude a mudar isso ,e fazermos que a SMTT coloque os meios fios separando a pista da ciclovia. grato salomao 8847 2060.

  • INTERNAUTA ATENTO

    A renovação no TJ deveria ocorrer com Juízes desse naipe. No entanto vê-se que o próximo Desembargador será nomeado através da nefasta prática do compadrio.

  • joao bosco figueiredo

    isso é um sonho? se for, jamais quero ser acordado!!! se for verdade, parabéns ao nosso judiciário.

  • Jorge

    Sinceramente, não seu onde esse juiz quer chegar. Na minha humilde opinião como estudante de direito, o magistrado não pode afastar o Deputado, por ter este foro por prerrogativa de função. Gostaria muito de entender o porque dele só afastar o Deputado AA, já que tantos outros respondem a processos de improbidade, está paracendo perseguição. Será que ele guarda algum rancor do parlamentar? Outra coisa!! A decisão impede que o suplente Cícero Ferro assuma o mandato, e de que forma ele assumiria? Marcelo Victor se afastaria por livre e espontânea vontade nunca, Maurício Tavares não tem mais motivos para se licenciar e Dudu Holanda eu duvido muito que se licencie outra vez depois do ocorrido no fim do ano passado. Será que o excelentíssimo juiz não tem o mínimo conhecimento de direito eleitoral e imaginou que com o eventual afastamento de Antônio Albuquerque quem assumiria em seu lugar seria o Ferro? Não quero acreditar nisso. Nem quero acreditar que o magistrado queira apenas aparecer.

  • charles (arapiraca)

    eu ja estou cheio dessa nojeira,
    tira Antonho albuq,volta Antonio albq!!
    tira Cicero ferro,volta Cicero ferro !!
    tira Joao beltrao,volta Joao beltrao!!
    tira Chico tenorio,volta Chico tenorio!
    ah gente,para!!!
    ta na hora de dar um basta nisso!!!

  • CARLOS GOMES

    ESTE É O JUIZ QUE ESTÁ EM ANADIA COLOCANDO ORDEM NA CIDADE!! JÁ MANDOU PRENDER AS MOTOS DE ESTOUROS QUE ESTAVA ATORMENTANDO A VIDA DOS MORADORES DE ANADIA.

  • Antoniobrasil

    O estopim da bomba foi aceso,espero q o estouro seja ouvido de muito,muito longe…

  • ANTUNES SANSÃO ALVES SANTOS

    Não esperem muito por decisões da Justiça. Nós é que devemos julgá-los através do voto sincero e honesto sem vendê-lo. Aí sim. Exterminaremos políticos corrúptos. O futuro está em nossas mãos!!! Concordam???
    Sansão

  • Gilson Dangel

    RICARDO,parafraseando nosso querido Ledo Ivo-Alagoas é a terra
    Dos piores políticos,
    E DOS MELHORES POETAS
    Graças a Deus que nasceu,nascem
    e nasceram os melhores escritores,
    artistas,(gente normal e honesta,de outras áreas profissional),deste país.
    (Eles)passaram e não vão,nem de longe constar no memorial, da nossa querida ALAGOAS.

  • ANTUNES SANSÃO ALVES SANTOS

    A justiça mostra o político corruptos à sociedade, e nós decidimos através do voto se eles merecem voltar. o povo é que julga e decide.

  • SANSÃO

    Parece-me que eles vão continuar no poder porque o povo quer. A justiça cruza os braços…

  • ailton santos

    Isso é jogada politica gente, não se iluda o quanto tem de interesse por trás da saída dele,mudou o padrão antes usava-se a arma de fogo, agora a arma política.

  • Cicero da Silva

    Não adianta esse juiz aplicar a lei como deve, ppois o mesmo não vai ter o apoio dos seu pares, logo logo seus colegas suspende o ato corajoso praticado por ele, e os srs.deputados voltarão a assembleia com nada tivesse acontecido….que vergonha..

  • Henrique Mentz

    As vezes me pergunto quem é pior: os taturana ou os togarana.

  • Servidor Indignado

    Não entendo isso. O Presidente, que se diz tão sério, retira da 17ª Vara Cível o único juiz que deu impulso às ações contra os “Taturanas”. O Dr. Helestron vem fazendo um trabalho excelente. Eu, como servidor do TJ a alguns anos, nunca vi tanta competência, coragem, justiça e honestidade em um magistrado. Ouvi dizer que seria para não gastar com o adicional de diferença de entrância paga aos magistrados de 1ª entrância que substituem na capital. Absurdo, pq este juiz trabalha por três. Excelente para os corruptos da ALE/AL que terão seus processos julgados em primeira marcha pelo Dr. Gustavo Souza Lima. Que Estado ridículo!!!

  • celio brecho monteiro

    Caro Ricardo, essa “Ladainha” já é antiga e todos nós alagoanos sabemos que NÃO VAI DAR EM NADA ! Já vimos este”filme’ antes,O dinheiro não é devolvido e ELES são reeleitos novamente, infelizmente. “O povo que não conhece sua historia está condenado a repeti-la’.

  • QUEM DISCORDA?

    parabéns nobre juiz!!

  • Francisco

    Um Estado tão bonito, mas manchado por políticos corruptos e envolvidos em crimes, uma vergonha!

  • alibaba e o sete ladroes

    escelenticimo juiz,é mas facil um camelo passar pelo buraco da agulha do que ver esses deputados que desviaram o dinheiro da sembleia na cadeia.

  • gomes

    Bom dia a todos que fizeram esse comentário a respeito da decisão do afastamento do Deputado A.Albuq. que Juiz de uma coragem imensa e todo meu apoio como comentarista voluntário. Está de parabéns esse Magistado que deve afastar todos os corruptos desse páis de ladrão do dinheiro público.

  • Pedro paulo

    E os outros taturanas, vão continuar nos cargos ?

  • anadiense

    SO NOS OS POBRES E MORTAIS QUANDO TIVERMOS VERGONHA NA CARA AVASTAREMOS ESSES VAZIAS DE COZINHAR CEBO DA ASSEMBLEIA.

  • carlos

    Será que este país (Assembleia Legislativa da Federação independente) vai acatar esta decisão que fere sua soberania de matar e roubar em nome da imunidade parlamentar,vai aceitar a intervenção de outro poder?

  • Narciso de Portela Matos

    Vcs do Judiciário não aprendem mesmo, quem manda aquí são os politicos, como gostam de serem desmoralizado!

  • Fernando

    Será que agora vamos ver o afastamento definitivo? Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos…

  • antonio filho

    Até que fim um Magistrado se mostra digno do seu poder…esse é o cara, vejamos só um JUIZ mostrando seu valor a sociedade Alagoana… Esse Juiz com certesa fez concurso público sério, pra esse eu tiro o chapel…Vejamos que o concurso público honesto sem o trenzinho da alegria faz eveito positivo…APOSENTADORIA PARA TODOS OS JUIZES ANTIGOS OU COM MAIS DE 10 ANOS, ESSES FORAM TODOS DO TREM DA ALEGRIA (JANELASSO).

  • Anti-Corrupto

    Ricardo você assistiu o C.Q.C? que vergonha.

  • bel

    JUIZ DE PARABENS. CADEIA PARA TATURANAS.

  • JOAO

    SERIA BOM SE ISSO NAO FICASSE EM PUNI, AFASTAM E DEPOIS VOLTA.
    TEM QUE SER AFASTADO E PRESO.

  • Valmiran

    Parabéns Dr. Helestron

  • OAB/AL

    ISSO NÃO VAI DAR EM NADA VOCE PRÓPRIO TEM CONHECIMENTO DISSO R.MOTA ELE NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA TOMAR ESSE TIPO DE DECISÃO O STF JA SE PRONUNCIOU A ASSEMBLÉIA NÃO IRÁ AFASTALO HOJE TEM SESSÃO NORMAL E O DEPUTADO ANTONIO ALBUQUERQUE JA SE ENCONTRA NA ASSEMBLÉIA TRABALHANDO NORMALMENTE.[[[[[[[[[[ISSO É PERSEGUIÇÃO]]]]]]]]]]

  • carmen lucia

    Leis, Educação, Saúde, Segurança no Brasil e em Alagoas, é o fim do borogodó, nunca ví povo tão lesados como nós, temos parentescos com tartarugas e caranguejos, como andam e balança a cabeça? Se as brechas das Leis dão vazão a tudo isto que vemos e ouvimos pelo Brasil afora, não acredito, em punições para os tais aqui e além. Quem é o STF? Estamos vivendo o tempo de olharmos só para o nosso umbigo. Tô errado? Me ajuda aí, ó cara? (Datena diz). By! Até a próxima palhaçada de novo.

  • Jessica Giuliani

    Muito Obrigada ao Juiz Helestron Costa! Finalmente !

  • fernanda alexandre de albuquerque

    NINGUEM ACREDITA EM MAIS NADA, SÓ JUSTIÇA DIVINA, SE COLOCAR OS CORRUPTOS NA PENEIRA, CREIO QUE SOBRAS MUITO POUCO, ENTRES DEPUTADOS, DELEGADOS, JUIZES, DESEMBAMGADOR. A LEI É QUEM PAGA MAIS, COMO FAZER UM PROCESSO VIRAR CONTRA O FEITICEIRO, É SÓ DIZER QUANTO VAI PAGAR, QUE BARENCO QUE NADA, FOI EMBORA COM OS BOLSOS CHEIO, PARA SAIR DA MAFIA TEVE QUE CORRER DE ALAGOAS.

  • Zorba

    Há juízes em Alagoas!

  • carlos

    Eu,não disse que assembleia é outro país e é soberana.Não ia acatar a interferença de outro poder na casa do terror.

  • Derivaldo juniora

    Alguns comentaristas antes de expor seus comentários deveriam procurar saber um pouco da lei para não escrever bobagem como as que vimos aqui acima. O crime de improbidade administrativa cometido por Deputado Estadual, no caso, esse que estamos comentando, a competência para processa-lo e julga-lo é sim do juízo de primeiro grau, esta na lei. Vão ter conhecimento da lei senhores comentaristas para não escrever besteira.