Ele pouco vem a Alagoas, mas quando aqui chega, consegue atrair as atenções da imprensa e do eleitorado dos municípios por onde passa. 

Em Palmeira dos Índios, no final de semana, mandou ver: “Mentiroso e caloteiro”, disse do prefeito James Ribeiro, que faz uma administração muito criticada. 

Mas o ex-presidente, que marcha rumo aos setenta anos, preserva a mesma “jovialidade” de quando foi candidato a presidente da República – vitorioso – e ganhou a eleição num golpe mortal: apresentando Lula como “aborteiro”, o que comoveu uma parcela do eleitorado. 

Ele trata “ao estilo” todos a quem entende por inimigos. Ao contrário, os amigos recebem seu apoio e gratidão eternos. Coube ao prefeito de Traipu, Marcos Santos, lançar sua campanha a governador, há dois anos. A candidatura dele ao Palácio República dos Palmares, aliás, já havia sido anunciada pelo então deputado Cícero Ferro, seu porta-voz informal (já havia feito o mesmo com a sua postulação ao Senado, em 2006, em que venceu de Lessa).

Quem não lembra do seu discurso, recente, no Senado, em que deixou amedrontado – segundo o próprio – o histórico senador Pedro Simon? 

“Engula, digira e…” – o resto fica por conta da imaginação do freguês. 

É o mesmo Collor que disse, na campanha eleitoral de 2010, que “bandidinho de m…” ele trataria com “munhecada no espinhaço”, para completar afirmando que o governador Vilela era “o maior bandido de Alagoas”. 

É inegável que seu público delira com as palavras cuidadosamente escolhidas, frases de efeito, que ainda provocam grande frisson numa faixa expressiva do eleitorado.

Lá em Palmeira dos Índios, o ex-presidente deu um prenúncio de como será sua atuação nas eleições deste ano, visando 2014 (nesta última haverá de usar seu arsenal linguístico). Será um teste para o seu estilo tantas vezes MMA de fazer política. 

E ele continua imbatível nesta seara.

Mesmo pressionado, Omar resiste a disputar 3º mandato na OAB
Demasiado desumano
  • Alagoas

    Lembro ao nobre jornalista, que o MCCE em 2010, colocou o então candidato Collor no seu devido lugar! É só não ter medo. Viva o MCCE! Não vote em candidato colorido!

  • ana

    quem é Fernando collor pra falar de caloteiro?

  • Pedro

    são tudo farinha do mesmo saco. Alagoas tem que renovar, sempre são os mesmo!

  • Luiz

    Caro Ricardo.

    Se “elle” acha que com esse estilo vai ganhar eleição em Alagoas, pode tirar a “arrogância” e seu cavalinho da chuva, porque aqui “elle” não ganha nem para inspetor de quarteirão.
    Me causa espanto de ver comentários endeusando “elle” com atributos de “machão”, para nós alagoanos esse tipo de habitante temporário não nos fortalece, apenas enfraquece e envergonha o povo alagoano.

  • ALAGOANO NATO!!!

    CADA POVO TEM O GOVERNO QUE ´´MERECY´´.COLLOR NELES!!!
    ESSE ANO TÁ AI 2012 SE APROXIMANDOOO…A TODA VELOCIDADE 2014 RSRS…MAS O POVO FALA EM COPA DO MUNDO RSRS…

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    MAQUIAVÈLICAMENTE,O ARTISTA(O FILME ESTÀ
    COINCIDENTEMENTE EM CARTAZ, NESTA CIDADE
    QUE O BOI CAGOU)SÓ AGRIDE PESSOAS QUE
    NÃO VÃO REAGIR PORQUE SÃO FRACAS OU POS-
    SUEM “RABO PRÊSO” COM ALGO OU ALGUEM.
    CADÊ QUE ELE MEXE COM ALGUEM DO TOPE DÊ-
    LE?(NÃO ESTOU ME REFERINDO À ESTATURA
    FÍSICA!) ESTES, SÃO TODOS “MUI AMIGOS”,
    DUELA A QUEM DUELA…COMO JÁ DIZIA O MA-
    TUTO:”O BOI SABE AONDE ARROMBA A CERCA” ! ÔMI ! ÔMI ! ÔMI !

  • Renata

    Odeio política, mais esse timezinho de AL, cada um pior que o outro, tudo em nome do “PODER”. São bonzinho apenas em ano eleitoral.

  • Ernestino

    Não sei se as palavras por ele usadas são calculadas, afinal, isso já lhe custou mais perdas do que ganhos. Creio eu que são do estilo brigador que ele tem, estilo esse que a maioria abomina e não faz questão. Gostaria que Collor e sua tropa de elite desaparecessem da política já que não trabalham para nosso povo. Seu forte é essa repetição drástica de aparições bizarras.

  • Wal

    O que seria dos sabidos, se não existesse os bestas ??

  • AUGUSTO

    Vejam os amigos:Cícero Ferro,Celso Luis,XEPA,Marcos Santos e por aí vai…Precisa de referências melhores? Todo o alagoano que se presa e ainda tem senso de juízo, deve partir para o ataque, esclarecendo os “descamisados e pés descalços”, que infelizmente ainda vendem votos para esses malfeitores da humanidade,mostrando a verdade sobre o valor do voto.

  • Wal

    O cidadão alagoano, que ainda inxiste em dar um voto ao sr. COLLOR CALOTEIRO DE MELO, apriveita e vota também em: CIÇO/BIL/RENAN/XICO TENÓRIO/CIÇO FERRO/FERNANDO TOLEDO/ FAMÍLIA BULHÕES.Etc.

  • sergio

    O desespero é explicável?
    Bicho politico natural, por ser não “ter saco” para outra áreas, ele ao atacar James Ribeiro, como “pau mandato de Vilela”, elle “enxerga”, o seu real inimigo, em 2014.
    Collor perderá até para quem Vilela apontar, caso não queira disputar as eleições ao Senado.
    A bravata é uma espécie de despedida antecipada.
    E por quê?
    Ricardo, o governo Teotonio Vilela está atingido a população carente do interior em cheio. Nunca houve tantos recursos, programas e projetos.
    Vamos a uma análise superficial:
    1. Na região da Reconstrução, ele é o cara. Todas as dezenas de grandes cheias ocorridas em 60 anos, a palavra CASA PROPRIA, nunca foi pronunciada. Muito menos em contruir, o que foi destruido, fora das Áreas de riscos. São centenas de obras, bem planejadas, executadas e entregues(palavra mágica).
    A popularidade do governo Téo, beira a 80%, na região.
    2. Grande Maceió – Os municipios de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, estão se tornando autosustentáveis, graças as ações do governo.
    A duplicação(4 pontes, 3 viadutos, novos 26 km) vai gerar riquesza, para nativos e investidores. O Polo de Marechal era uma “cidade deserto”. Veja, hoje.
    Santa Luzia e Coqueiro Seco vai receber casas novas. Paripueira reascende.
    São Miguel dos Campos, será a primeira grande cidade ligada por duplicação total.
    Em Arapiraca, as ações dispensam comentários. A propria Palmeira, está recebendo investimentos, como nunca.
    O Sertão é a região que recebe mais programas sociais, comparado a governos passados.
    É leite. É peixamento. É cabra. É galinha caipira. É infraestrutura. Está surgindo dois Centro de Pesquisas de Apoio ao Produtor, com bases em Arapiraca e Batalha. E a nova EMATER?
    Por incrível que pareça as ações precisam de ajuste, na zona da mata do Paraíba, região do governador, mas não menos atendida.
    Por isso a preocupação de Collor.
    Contudo, faz o povo perguntar o porquê de tanta fúria, de quem só prejudicou o nosso estado?
    Como se consegue fazer tantas obras? Porque não era assim antes?
    No quesito empresa privada, se pergunta: como Teo Vilela conseguiu atrair mais três shopping? serão quatro e já se estuda o quinto, também no Tabuleiro. E os hotéis? e supermercados? E os polos?
    Todo dia tem um evento de peso.
    COLLOR PERCEBEU O BOI ARROMBANDO AS CERCAS DO ATRASO E DA INAÇÃO.
    É isso. A fúria é uma especie de “rungido” de leão, que não cuidou da prole e está velho, percebendo o tempo que passou.
    Ao Teo, beiradeiro, resta a gargalhada natural, pois percebeu o seu momento. Acho mesmo, que se preparou para isto.

  • ARTUR

    TODOS NÓS SABEMOS O QUANTO COLLOR SOFREU DE QUANDO PERDEU A PRESIDENCIA PRA CÁ. CONTINUA RANCOROSO COMO SEMPRE, NÃO TEM SOFRIMENTO QUE O ENSINE A SER MAIS HUMILDE E HUMANO. TENHO PENA DESSA ALMA.

  • Francisco Mranhão

    O SR.COLLOR,SABE QUE POLITICAMENTE EM ALAGOAS ELENÃO TEM MAIS TANTA ADMIRAÇÃO DO POVO.ELEJÁ SOFREU UMA GRANDE DERROTA POLITICAMENTE QUANDO FICOU EM 3º LUGAR NA DISPUTA PARA GOVERNADOR NA ELEIÇÃO DE 2010 .

  • Celso

    E quem Deus pensa que é, Collor de Mello?

  • Saimon

    Se depender do meu voto COLLOR,não ganha nunca.Ele e muitos outros políticos alagoanos veteranos ou filhos de veteranos na corrupção.

  • Envergonhado!

    É inadmissível! Sou Alagoano, e sigo sendo hostilizado! Trabalho em outro estado (infelizmente por falta de oportunidade/reconhecimento no meu amado estado de origem) e convivo com o carma de ser lembrado como do estado que elegeu, está na iminência de eleger, e defende uma das maiores vergonhas da política nacional! Parabéns Alagoas por mais essa triste manchete, como de costume, exaltando sempre pontos negativos.
    Triste alagoas.
    Renovação na política.

  • Cicero da Silva

    Como meu voto não ganha nunca nem COLLOR sem o senador “GADO DE OURO”reinão calheiros..

  • jobson

    COLLOR, RENAN E LESSA, deveriam transferir o domícílio político la para Roraima, concorrer com Sarney. Estamos cheios.

  • rogerio barboza

    O símbolo de Algoas deveria ser o caranguejo. O nobre crustáceo não deve se sentir ofendido. Ô estadinho que só andar pra tras, vai gostar de porcaria assim no…..

  • Jonatas

    E o que dizer do que confiscou a “POUPANÇA” do povo e levou muitos pais de família à falência?

  • aldo soares

    Retiraram há muito do currículo escolar as matérias: Emc e Ospb. na falta das 2, deveriam ensinar aos jovens como diferenciar um político oportunista, aproveitador, que têm o estado como sua propriedade; do ético, patriota que trabalha em prol do povo. Sem instrução escolar; eles são os Reis da nação de cegos

  • LUIZ CARLOS VALÕES CORDEIRO

    RICARDO MOTA,COM TUDO ISSO AI QUE ESSE SENADOR QUE NADA FEZ E NADA VAI FAZER POR ALAGOAS,SERÁ QUE TODOS OS POLITICOS TEM O RABO PRÊSO COM ELLE?QUE MORAL É ESSA QUE ELLE TEM EM DIZER O QUE QUISER E NENHUM POLITICO INCLUSIVE O GOVERNADOR DIZ NADA?ATÉ ONDE VAI A MENTE DESSE POVO QUE AINDA NÃO PERCEBEU A CRIATURA QUE É ESSE COLLOR?O QUE ELLE FEZ PELO NOSSO ESTADO?NADA,NADA,NADA,NADA E AINDA QUER COLOCAR UM FALSO SOCILISTA QUE NADA FEZ QUANDO GOVERNADOR.
    TENHO E MUITO VERGONHA DE TER NASCIDO NESTE ESTADO E POR ONDE ANDO FORA DAQUI NÃO DIGO QUE SOU ALAGOANO,E SEI QUE PASSAR MUITO SÉCULOS SEM DIZER,E SEI QUE FOI UM CASTIGO TER NASCIDO EM UMA TERRA TÃO AMALDIÇOADA CHAMADA ALAGOAS.

  • Andreia Gusmao Leite

    Caro amigo Ricardo, porque este povo não vai arrumar uma lavagem de roupa?! e deixa de caluniar o Collor! e le tá chegando aos 70 kkk ele não chegou aos 60 kkkk ou povinho mundiçado este povo
    de Alagoas, que não enxerga o que Collor fez:procon, pequenas causas, celular, funrural etc.Informatica carros importados…Mas haja povo invejoso.Collor 2014, pra frente COLLOR!jamais mentiroso! e caloteiro.Quem chama Collor isso… tem rabo preso,e Collor não…vcs vão ter que engolir ele:inteligente, e faz um arrastão de votos.Oh! povo feio e invejoso…To cansada disto, de fofocas como: mulheres safadas na esquina de um buteco…Na minha casa tem roupa suja, querem lavar?…É melhor do que caluniar e ter inveja…Só DEUS! povo da lingua grande!!!

  • Luiz

    É lamentável ver a seguinte expressão: “Ele pouco vem a Alagoas, mas quando aqui chega, consegue atrair as atenções da imprensa”(sic)
    “Elle” consegue atrair a imprensa de idiotas e dos bajuladores, porque uma imprensa independente jamais se prestaria a louvar um forasteiro agregado ao Estado de Alagoas, conforme está explicito no texto escrito pelo nobre reporter, repito, “ELE POUCO VEM A ALAGOAS”. Todo povo alagoano são vítimas desses oportunistas.

  • nara ferro

    lessa, se afasta deste incosto se voce, pretende ganha eleição, isso (collor) é um mal que tem que ser banido da politica é uma pena que o povo de alagoas, ainda ensista neste mal, o povo tem que voltar a escolar e passar a ler jornais, quando não se investe em educação, saúde e segurança o resultado é esses maú politicos.

  • Márcio Ferreira

    Que Fernando Collor é um destemperado isso é verdade.
    Mas tem toda razão em chamar James Ribeiro de MENTIROSO E CALOTEIRO, tem.

  • joao paulo

    Quem é melhor q o COLLOR..? o TÈO o BIU LIRA,o RENAN O TONHO TABICA,ou o FERNANDO TOLEDO eu prefiro o COLLOR que nunca roubou não matou.

  • Antoniobrasil

    Quando F.Collor,quebrou o monopólio do trigo,do cimento,dos automóveis,dos computadores,da telefonia fixa;Quando reduziu os ministérios de 23p/12,quando vendeu as mansões de Brasilia q serviam aos politicos,quando o mesmo vendeu os carros funcionais,acabou com privilégios e modernizou o país,Criou a reserva dos indios ianomamis,contrariou interesses.Vai aparecer na face da terra um Herói de carne e osso igual a F. Collor daqui a mil anos ?!…

  • celso

    Calotero é o COLLOR, que depois de assumir a Presidência da República deu um CALOTE na poupança dos Brasileiros.Ai de nós se não fosse na época os caras pintadas.

  • GIL – O CARASCO

    O ERRO DE COLLOR FOI SE MISTURAR COM LESSA.