O senador Fernando Collor chega neste final de semana para fazer um périplo pelo Agreste, acompanhado da sua fiel seguidora, deputada Célia Rocha. 

Mas a agenda política não se encerra em território dominado por Rocha – eleitoralmente, que fique claro.

Aproveitando a sua rara passagem por Alagoas, o ex-presidente deve agir para definir a sua influência na sucessão eleitoral de Maceió.

Collor, sabe-se, não gosta do prefeito Cícero Almeida, a quem critica de forma muito áspera, seja para quem for – ou tiver acesso a elle.

Mas espera, como os demais integrantes do chapão, contar com o apoio do prefeito da capital nas eleições de outubro.

Ainda no final de semana, o senador pelo PTB deve se reunir com o ex-governador Ronaldo Lessa e seu pupilo Galba Novaes, presidente da Câmara Municipal de Maceió.

Os dois formam a dobradinha que o ex-presidente quer ver representando o chapão na disputa pela prefeitura de Maceió.

Uma articulação que não é bem vista pelo senador Renan Calheiros, que quer, ele próprio, dando as cartas e definindo quem será o quê no chapão este ano.

Ambos, porém, se deparam com um problema: quem vai bancar a conta da campanha majoritária do eclético grupo, que reúne do PT ao PTB?

Eis o nó: JL garante que vai para a disputa e só gasta em campanha dele. Foi-se o tempo do cofre aberto.

Tucanato

Mas o quadro também está indefinido nas hostes palacianas. Se Ruy Palmeira parecia o nome natural do tucanato e aliados para a briga pela prefeitura de Maceió, a cada dia aparece um dado novo.

Além da candidatura de Jéferson Moraes, do DEM – anunciada pelo vice Nonô – tem “pé de feijão” no pedaço.

Muita gente já identifica o dedo de Biu de Lira na anunciada disposição do deputado Joãozinho Pereira de entrar na disputa.

Tucano novo, “pelanco”, Pereira tem uma ligação histórica com De Lira e família (política).

E exatamente no final de semana anterior a sua declaração de “amor a Maceió”, o deputado esteve com o senador demoradamente.

Ou seja: pode ser que não, mas parece que sim.

Será?

Corredor polonês

Dizem as más línguas que está se formando um segundo Gabinete Civil no Palácio República dos Palmares.

O primeiro, comandado pelo secretário Álvaro Machado, o mais fiel aliado de Vilela.

O segundo, recém-criado, tem a chave nas mãos de Herbeth Motta, que conta com a simpatia de outros importantes secretários de Vilela.

O ex-secretário da Saúde e do Trabalho estaria montando até mesmo uma barreira física de “proteção” ao governador. Por ele, teria de passar até mesmo Álvaro Machado, confidente do governador.

O "esquema" dos precatórios ou do pesca otários
Operação em Traipu descobre gato de energia em mansão do prefeito Marcos Santos
  • ELIEZER DE AZEVEDO FALCÃO

    NÓS NOS INFORMAMOS DE TUDO ATRAVÉS DA IMPRENSA, E OUTRAS MÍDIAS. EU SOU DEXISTA E MONITOR DE RÁDIODIFUSÃO INTERNACIONAL: BBC, LEDERLAND, VOICE OF AMERICA, RADIO HABANA CUBA, DEUTSCHE WELLE, RÁDIOS DA CORÉIA DO NORTE E DA REÚBLICA ISLÂMICA DO IRÃ EN ESPANOL, ESPERANTO, E OUTROS IDIOMAS, CHINA RADIO INTERNATIONAL, ETC. RECEBO A CADA 5 MINUTOS INFORMAÇÕES NO MEU E-MAIL GRATUITAMENTE COMO ASSINANTE DA BBC. HÁ RÁDIOS QUE AINDA TRANSMITEM EM ONDAS CURTAS, E OUTRAS TAMBÉM OU SOMENTE PELA INTERNET, EM SEUS SITES.

  • wal

    Separando o nome do Rui Palmeira, o resto da em uma feijoada só; e azeda…

  • Não existe ética!

    Lessa x Galba,já nasceu morta,Renan x ???,todo dia elle apoia um(a),Joãozinho(quem,quem,quem ????,Maceió noa conhece),Ruy(i) x qualquer um(ELEITO)

  • jobson

    Esse, gosta de ter alguem aos seus pés, quem não tem opção, aceita, em seguida, recebe um belo coice.

  • Luiz Carlos Godoy

    Na minha opinião, dos prováveis candidatos citados no texto, Ruy Palmeira é o melhor para a prefeitura de Maceió. É a esperança de renovação da maneira de se administrar a coisa pública. Basta de “mais do mesmo”!

  • UNCISAL

    Caro Ricardo,gostaria de saber sua opinião (e se poderia publicar matéria no Blog) sobre a greve da UNCISAL.Os professores estão desde 2004 sem aumento,com salários defasados ( A UNEAL teve aumento há alguns anos, e não houve o mesmo aumento para a UNCISAL).Alem de realizacao de concurso e melhores condicoes de trabalho.Contamos com sua ajuda.

  • FRED

    TRAIÇÃO É TRAIÇÃO, ROMANCE É ROMANCE, E NA POLITICA NÃO E DIFERENTE, POIS VEJA QUE O TEMPO PASSA E OS NOSSOS POLITICOS CONTINUAM TRAINDO OS ELEITORES E TAMBEM OS SEU AMIGOS NA COMPANHA. É GENTE O ANIAL HOMEM NÃO MUDA E NÃO VAI MUDA. SÓ PARA LEMBRAR: CIÇO DEU RASTEIRA EM GERALDO SAMPAIO, CIÇO LEVOU RASTEIRA DE TEO(AGORA É TEO), E ENTRE TANTAS O QUE SE PODE ESPERA DE AGORA PARA FRENTE. É MEU GRANDE MESTRE O QUEIJO É O MESMO, E O QUE MUDA…………SERA QUE MUDA MESMO.

  • wagner

    Cícero Almeida, cuidado para não cair no panelão desse Monstrengo Collorido dos olhão arregalado!

  • marcia

    Só tem essas opções, AQUI EM MACEIO SÓ TEM UM NOME PARA DERRUBAR, TODOS ESSES CANDIDATO, SABE QUAL É RICARDO? O PALHAÇO PIRULITO, o povo de maceió esta tão cansado desses palhaços, que só um palhaço de verdade para fazer a nossa cidade creser de verdade, NÃO O CONHEÇO, MÁS TENHO CERTEZA QUE ELE É UM HOMEM DE CARATER,

  • ARAPIRACA TRISTE

    RENAN PERDEU ARAPIRACA PARA COLLOR, E MACEIO NAO VAI SER DIFERENTE.

  • celso

    Ai que lindo! Um bora ver o que vai sair desse BALAIÃO COLLORIDO. CRUZ CREDO!

  • EDSON DOS SANTOS

    Caro Ricardo Mota, no xadrez político que encontra-se no momento,Rui Palmeira é disparado o futuro Prefeito de Maceió,pois, chegou a hora de sangue novo para administrar nossa querida capital.

  • sandeberg

    Com relação ao grande Alvaro Machado, a piada é de muito mal gosto.
    Quem conhece o Hebert, sabe que isso não procede.
    No mais adianto-vos, Ricardo, que Hebert Mota, além de luz própria, será o candidato à vereador por Maceió, da Juventude Tucana.
    Já vai se desincompatibilar.

  • sidarlan

    gosto mt da célia mais com esse collo ai sai nao viu

  • Celso Tavares

    Aguardando o Ponto Crítico, vi no telejornal que uma usina descumpriu um acordo com os trabalhadores e eles obstruiram a rodovia!!!
    E aí? Quem deve ser penalizado? É algo inqualificável.

  • herson feitosa

    collor e renan junto não vai dar certo nunca.

  • Kleyto

    Sobre a tucanada egocêntrica o problema é a inveja e despreparo do Fireman que o consome. Luis Otávio e Machado são homens preparados. Passou da hora do governador colocar esse nada (hoje rico) pra correr

  • jose antonio dos santos

    Seria bom zerar essa expectativa de que JL vai ser candidato a prefeito, o homem não tem nenhuma condição fisica para enfrentar uma campanha na Capital. O trupé é pesado!. Ome, deixem de falar besteiras!

  • Celso Tavares

    Vou sentir saudades do Justo Veríssimo.

  • ALAGOANO CONSCIENTE

    A VERDADE É QUE JA ESTÁ NA HORA DO POVO TOMAR CONSCIÊNCIA E VERGONHA E APOSENTAR DE VEZ O SENHOR RONALDO LESSA, FERNANDO COLLOR, RENAN CALHEIROS E COMPANHIA, POIS ELES SÃO NA VERDADE UMA PRAGA À SOCIEDADE E NÃO POLÍTICOS, VIVEM DE POLITICAGEM E SABEMOS QUE NA POLITICAGEM QUEM MENOS GANHA (OU MELHOR) NÃO GANHA NADA É O POVO. SENHORES PRE-CANDIDATOS DEEM AO POVO UM SOSSEGO E SUMAM!!!

  • Rafael Ipioca

    Bom dia Ricardo.

    Acho que nossos amigos do chapão estão mais perdidos que cego em tiroteio… A base governista também não entende em um nome em comum… Provavelmente veremos uma eleição bem disputada, com alguns possíveis nomes bem fortes:

    Jeferson Morais
    Joao Lira
    Rui Palmeira
    Ronaldo Lessa (se passar pela ficha limpa)
    Rosinha da Adefal
    Carimbão (preferia esse para a ala governista, pois é de maior experiência e nunca se ouviu falar nada dele)
    “Joãozinho 30” ????
    Alguém do pt (o Rapaz de obras de Maceió – nao lembro o nome do secretário)

    Acredito que o chapão NÃO consiga emplacar o vencedor não !!!

  • Pedro José

    Com Ronaldo e Galba não tem pra ninguém é vitoria certa Ronaldo é disparado o 1º nas pesquisas e o Galba é o vice que todo mundo quer.

  • Davi Ferreira

    É esse tipo de noticia que me faz repugnar a candidatura de Célia Rocha. Não lidera nada e parceira de Collor que por sua fez apoia Marcos Santos e Chico Tenório esse é tipo de gente que ela se mistura. Arapiraquenses acordem antes que seja tarde. Quem não escuta cuidado ouve coitado. Se manifestem urgente!

  • Eduardo

    Quando temos espaço para falar, devemos aproveitar para falar o suficiente e válido. Ricardo Mota, experiente jornalista e um dos melhores críticos que ouço e assisto, mas alguns dos posts me fazem perceber que o jornalismo, aliás, a mídia em geral, segue imparcial e tendenciosa. É uma tristeza, pois são poucos os espaços que abertos para expressar de forma a passar confiança a população, e tratando-se de eleição, já tão banalizada pela ingerência dos administradores públicos aí postos, poderíamos ter um espaço como este para se falar em fatos concretos e não apenas falácias. Para os que convivem nos bastidores, a realidade é completamente diferente.

  • silva

    concordo com a opinião de alagoano consciente e complemento: esta democracia republicana é uma falácia que se apoia, infelizmente, na estrutura econômica e que a mídia televisiva faz apologia: “começa a grande festa da democracia”, anuncia o repórter nas chamadas sobre os números do IBOPE. Quando acaba a “festa”, divulgam as mazelas sociais (educação, saúde, seguranga). Essa tríade tão falada dos políticos e questionada pelos jornais… Cadê que há um movimento dos canais de comunicação que questione o voto obrigatório, a criação de tantos partidos? multipartidos para quê? para poder se beneficiar dos benefícios que a lei eleitoral ofecere: verba, campanha gratuita na tv, etc. A imprensa, que tem como lema a neutralidade, mais neutra fica durante o período eleitoral, ora comentando algum fato negativo de algum político,ora divulgando as alianças. Não passa disso desde as Diretas já, que anunciavam o fim do voto indireto, lembrança da ditaduta, mas que agora tem outro nome: Democracia. E viva a ela…

  • jose

    Sem duvidas o unico nome que vale a pena um voto,nesses tantos pre-candidatos a prefeitura de maceio é o de Rui Palmeira

  • olho vivo

    olha o meu ponto de vista antes na idade do velho oeste colocavam foto de criminosos procurados pela justiça. hoje são eles pedindo o seu voto kkkkk pra mim não acredito mas nos politicos são todos protegido por lei para roubar nosso dinheiro.eu digo isso porque fazem tanto desvio e não da em nada, se é pra participa dessas corja dando meu voto prefiro não vota em niguem

  • Lúcia

    Galeraaaa tou mandando umas toneladas de CAPIM da o estado de Alagoas, vão eleger bandidos assim so em outra Galáxia heim, o povinho burro viu pelo Amor de Deus, vcs merecem os Canalhas como sues representantes aff…. Vamos rinchar seus tapados

  • José Melo

    Olá, Ricardo! Nós, portadores do Glaucoma agradecemos a toda a imprensa alagoana, princinpalmente a você que abriu espaço para a nossa causa. Eu quero lembrar ao Senador Collor, pela Emenda de R$ 12.000.000,00 para o saneamento e calçamento do Conjunto Vila Rica, aqui em Rio Largo.
    Por que todas as Emendas para os outros municípios sairam? E a de Rio Largo até foi esquecida? Castigo pela derrota do filho do Senador, Fernando James em seu pleito pela Prefeitura de Rio Largo?
    Neste período são reuniões, e mais reuniões os caciques estão em busca de candidaturas para suas bases de apoio nas Prefeituras. E o povo? O povo tem sido corresponsável pelo seu próprio abandono; a maioria ainda acredita que as eleiçõe são simples escambos de favores e que a cidadania plena é uma coisa fictícia. Como disse o Deputado Temóteo Correia: “Na hora de votar, a maioria do povo o faz mais com a barriga do que com a cabeça.”
    Tenhamos como exemplo o nosso ( portadores de glaucoma) caso: Onde está aquela que constitucionalmente deveria nos defender, as bancadas estaduais e federais? Realmente: Eles não possuem nenhum compromisso cívico para conosco, pois por mais duro que seja admitir, durante as eleições a maioria de nossa gente escolhe vender suas garantias cívicas ( talvez por sequer acreditar nela)e só quando carecem de Educação, Saúde, Segurança é que percebem o qual prejudicial é esse “negócio”.
    Mas ainda está em tempo Senador, o Ministro da Saúde está chegando na próxima Terça-Feira para resolver a questão do Glaucoma. Esperamos que o que vocês não fizeram, façam agora junta ao Ministério da Saúde para nos devolver o nosso Direito.

    Abraços, Melo.

  • Francisco Maranhão

    Á ERA O COLLOR,JÁ FOI ESTO FOI CONPROVADO NA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR, EM 2010 QUANDO ELE,FICOU EM 3ºLUGAR HOJE A GRANDE LIDERANÇA POLITICA EM ALAGOAS E O PREFEITO CICERO ALMEIDA.

  • Alagoano

    Em que país das maravilhas essa internauta chamada Lucia vive, em? Pensa que ladrões só existe aqui em Alagoas? Ahhhh coitada!
    Diga, cara Lucia, onde é que você reside mesmo?
    Vai ver se estamos lá na esquina!

  • Vivo

    Caro Mota, bom dia!

    É lendo que se sabe … quanta coisa enrustida nos comentários … mas digo uma coisa certa: Collor (não sou seu eleitor) é dos males o menor .. Calheiros é o nó.

    Dos possíveis candidatos, dentre eles Jeferson Morais (o Oscar veio do mesmo segmento e até agora , passa pelo obscurantismo dos que falam diante da câmera e não azem nada depois), apenas Rui tem um bom retrospecto, mesmo que novo e Carimbão, com expertise em fazer política,mas sem ter o nome vinculado a falcatruas.

    Maceió vai continuar na mesma … mesma lenga-lenga … mesma história de retrocesso politico-econômico … mesmo marasmo em termos de investimentos e geração de empregos … mesmo controle, dos mesmos grupos … bem, vamos continuar como sempre estivemos, na mesma M…

    Lamentável, olhar e nao poder enxergar melhorias palpáveis …

  • carlos

    Collor,Renan,Biu De lira,Ronaldo Lessa,Teo Vilela os dono do povo e dos votos.Juntando este balaio de gatos em pró da candidatura do deputado João Lyra+Cícera Almeida e outro candidato mesmo pouco conhecido e esclarecido opovo de Macéió,se une e elege este ilustre desconhecido.Gente vamos acabar com esta história do atraso que esta turma manda na vontade do povo!!!