Que ninguém se engane: o deputado Temóteo Correia não caiu em uma cilada armada por um jovem humorista, ao confessar que já comprou votos. O parlamentar agiu de acordo com a cultura dominante no meio político brasileiro, alagoano em particular, que “assegura” que o detentor de um mandato pode tudo – até comprar votos e anunciar publicamente que o fez ou faz.

 Eles podem até  muito mais: podem desviar R$ 302 milhões dos cofres públicos, podem matar ou mandar matar, podem passar por cima da lei e da Justiça. Podem porque podem. Assim aprenderam a fazer e pretendem continuar a fazê-lo.

A cultura da impunidade se baseia, sim, na legislação frouxa e cheia de buracos – lá colocados para que sirvam de escape, se necessário

Mas é marcada, também, pela lentidão da Justiça, que não julga em tempo tolerável aquilo que lhe chega às mãos.

O caso mais recente e evidente são as Ações contra os taturanas.  Se depois do escândalo em cifras milionárias impressionantes nada aconteceu, o que há de acontecer?

O deputado Temóteo Correia pode ficar tranquilo: o Ministério Público Eleitoral vai ouvi-lo, mas ele, uma pessoa inteligente, há de encontrar o caminho para seguir a vida – parlamentar e pessoal, sem maiores sustos.

Seria interessante, por outro lado, que este surto de sinceridade atingisse outros deputados, colegas dele.

STF adia julgamento da Ação da OAB contra a 17ª Vara Criminal da Capital
MP manda e prefeitura obedece: menor tarifa vai decidir licitação dos ônibus - procurador contesta
  • Silva

    Lamentável!!!Apenas teve a coragem de dizer o que tudo mundo sabe, mas chegar ao desplante de zombar da cara de todo mundo, é demais.
    Sabe que não vai dar em nada, nem ao menos perder o mandato por decoro parlamentar.
    Até quando seremos roubados e gozados???????????w

  • Lucius Marcus

    Concordo com você Ricardo. Infelizmente esse senho não terá nenhuma punição, devido a essa cultura da impunidade, que infelizmente é alimentada pelo próprio povo que não se manifesta, não vai para as ruas protestar contra esse senhor.

  • Narciso de Portela Matos

    Cultura da Impunidade? Já é de praxe na Justiça Alagoana!KKKKK…

  • aberoaldo

    Sem sombra de dúvida Ricardo,todos nós já sabemos em que vai dar esse falatório todo,em NADA, isso mesmo, e o MP fez seu papel,fizeram jus aos altos salários que recebem mensalmente,e é vida que segue,e ao deputado é só o que se pode desejar é boa sorte em uma possível compra de votos para a sua reeleição,parabéns à todos.

  • Alfredo

    Pois é Ricardo, eles podem porque nós permitimos, as vezes esboçamos alguma manifestação que logo enfraquece, e se recebemos alguma benevolência do bandido tais como favores pessoais, nomeação para cargo em comissão, projeto de aumento de salário, etc… Ainda bradamos se tratar de um homem de bem. Quem vende voto também comete crime.

  • Anti-Corrupto

    Qual o politico que não compra o mandato? sabe quem é o culpado? é quem deveria punir mas fica por isso mesmo.

  • Sandro

    Enquanto tivermos representantes como esse no poder legislativo ou em qualquer outro poder, nunca nos destacaremos para o caminho do progresso. São políticos como este que traz ao nosso Estado o atraso e o retrocesso. O grande culpado disso é o eleitor que se vende ao invés de inovar e mudar o rumo de Alagoas, dando oportunidade a políticos que possam ao menos tentar mudar o nosso rumo em 180 graus. Enquanto não se acabar com a vergonosa imunidade parlamentar essa terrível cena continuára a tragar o sucesso de todos. Nós acreditamos muito no seguinte Ricardo: Não temos políticos gestores; temos políticos assassinos, ladrões e mais muitos outros adjetivos negativos. Precisamos de investimentos para trazer empresas para cá. Não podemos viver só de cana, temos de mudar isso. Precisamos tirar a nojenta água negra que corre em nossas praias espantando os turistas e sobretudo INVESTIR MACIÇAMENTE NA EDUCAÇÃO, porque esse veículo é o meio mais rápido para tudo de bom nos acontecer.

  • ARRUDA

    O POVO QUE TEM UM DEPUTADO COMO ESSE,NÃO PRECISA TER INIMIGO.

  • Sergio santos

    Em alagoas o que mais tem é gente falando. todo mundo fala, todo mundo sabe de tudo, todo mundo tem opinião mas niguem faz nada. O que falta é ação, atitude primeiro do TRE que deveria abrir um processo por compra de votos, da própria assembleia que deveria abrir um processo por quebra de decoro se tivesse moral e caráter para isso e do povo que deveria para de se prostituir, vender-se por comida como o deputado insinuou.

  • Roberto Campus

    Se apertar APARECE mais DEPUTADOS que assim o FAZEM….
    .
    Mas COMPRAR votos Não se LIMITA ao DINHEIRO vivo no dia da ELEIÇÃO, não, não!
    .
    Consulta médica, telhas, Bolsas família é sim vantagem sobre a ótica do VOTO.

  • bel

    TUDO QUE ELE FALOU INFELIZMENTE É VERDADE. NAO VAI DAR EM NADA MESMO. ESSA TURMA MANDA E DESMANDA NESTE CIRCO.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    JÁ PENSOU,RICARDO,SE ESSE SURTO DE SIN-
    CERIDADE SE ALASTRASSE COMO UMA EPIDEMIA
    E ACOMETESSE TODOS OS DELINQUENTES EXIS-
    TENTES NO TERRITÓRIO DE APPALLOSA? ESSE
    ESTADO FICARIA FECHADO PARA BALANÇO E
    POUQUÍSSIMOS ALAGOANOS ESCAPARIAM DESTA
    MOLÉSTIA…SE OS QUE JÁ FORAM DIAGNOSTI-
    CADOS(E ESTÃO À SOLTA,DISSEMINANDO A DO-
    ENÇA PARA TUDO QUANTO É LADO),JÁ ABAR-
    ROTARIAM “ENE” TRAPICHÕES…ÔMI!ÔMI!ÔMI!

  • Antonio Carlos Maciel

    Caro Ricardo, é bom lembrar que quem fazem as leis são os políticos. Você acha que eles algum dia farão lei para prejudicá-los? Eles só legislam em causa própria. Todas as casas legislativas brasileiras não passsam de balcões de negócio. A denominada “Constituição Cidadã” de 1988 foi quem tornou o Brasil refém desses larápios. Não há como um governante viabilizar seus projetos sem ter que negociar cargos e verbas com o legislativo, principalmente o PMDB. É a herança maldita do “saudoso” Dr. Ulisses Guimarães.

  • luciano pereira de araujo

    É incrivel como nós somos burros, ou alguns de nós.Não é preciso de pistola ou qualquer outra arma de fogo pra abater os urubus da politica alagoana,nós temos uma arma chamada de titulo eleitoral, conhecem, vamos usa-la com sabedoria e derrubar alguns urubus.

  • antonio_al

    infelizmente eu acho que em 100% de nossa população alagoana se tiver 10% conciente que não votam nesses politicos ladroes reus confessos que nem a justiça pode fazer nada, ver e ouvir declaraçoes como estas e não acontecer nada então só nos restam aguarda que esses 90% dessa população acordem para realidade se não esses 10% conciente vai pagar ate não sei quando acorda mp acorda justiça acorda população que esses politicos estão rindos de nossas caras.

  • matriz

    GRANDE NOVIDADE!!! DE VEREADOR A PRESIDENTE TODOS FAZEM ISSO, PELO MENOS ELE FOI SINCERO.

  • FRED

    É MEU GRANDE MESTRE, EM NOSSO ESTADO, EM UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE QUE MANDAVA ERA OS NOSSOS *CORONEIS*(SENHORES QUE DETINHA O PODER DE MANDO), AGORA SÃO OS NOSSOS DEPUTADOS E ELES TEM REALMENTE O PODER E, O PODER FORTE DE MANDAR E TAMBÉM FAZER. É GENTE, ISSO SO VEM A MOSTRAR QUE, QUEM TEM PODER E DINHEIRO DITA TUDO, E PASSA POR QUALQUER LEI, NORMA E TUDO.

  • FRED

    O DEPUTADO DISSE REALMENTE A PURA VERDADE, POIS EM UM ESTADO QUE NÃO SE INVESTE EM EDUCAÇÃO O QUE ESPERA DESSE POVO. OS ÍNDICES MOSTRA QUE AINDA CONTINUAMOS COM OS NÚMEROS ALTISSIMOS COM REALAÇÃO A EDUCAÇÃO. A NOSSA CULTURA SE É QUE TEMOS VEM DE HÁ MUITO MOSTRANDO QUE NÃO EVOLUIMOS. E EM ESPECIAL NO MEU CASO CARISSIMO RICARDO HOJE TEENHO O PRAZER DE LHES DIZER QUE TENHO TRÊS FILHAS NA UNIVERDIDADE PELO ESFORÇO MEU E DE MINHA MULHER, POIS SE ABDICAMOS DE MUITAS COISAS PARA PODE FAZER COM QUE ELAS CRESCAM E LUTEM DE IGUAL POR IGUAL.

  • WELLINGTON

    O PROBLEMA É QUE O CARA DE FALA SE ACHANDO “ENGRAÇADO” ESPERO QUE O MIN. PÚBLICO ENQUADRE NA FALTA DE DECORO E EM FRAUDE ELEITORAL, APROVEITANDO INVESTIGA MAIS QUE APARECE…
    RESPEITE O POVO DE ALAGOAS…

  • Henrique Moura

    Mas na verdade ele sabe que pode fazer essa confissão em público para o Brasil pq a Justiça é lenta, pq na próxima eleição ele vai voltar a comprar, e o eleitorado vai voltar a vender seu voto, e a Justiça eleitoral terá fiscalização falha…..ou seja, o problema é sistêmico, e não há interesse em consertá-lo. Infelizmente é assim!

  • nilo

    Concordo com você Henrique Moura.outro comentário melhor que o seu,não vai haver.parabéns pelo comentário.esse é o país que vai prá frente.

  • RCesar

    Bastou uma câmera de tv para êle se denunciar, finalmente qual a classificação de sua ficha???

  • carlos

    Ele falou a verdade e deve pagar por isso.Póis precisamos continuar na hipocresia e mesmo assim,com uma parcela de culpa muito grande votando de maneira errada!!

  • Miral

    E o Juiz Gustavo Souza? Por que nao age no processo dos taturanas??? CNJ nele!!!!!

  • marcia

    GOSTEI DA CINCERIDADE DO DEPUTADO, eles são blindados, o mp, tj e o cnj não tem poder sobre os nossos deputados blindados, o mp tem que procurar o que fazer, pois o candidato comprou os votos e pagou, se não tivesse pago!, ai sim, teria que acionar o PROCON. hhhoooo justiça.

  • joao

    Mais uma para alagoas servir de piadas, seremos mais uma motivo de chacota para todo o brasil, ate quando?

  • silva

    Esta democracia republicana é uma falácia que se apoia, infelizmente, na estrutura econômica e que a mídia televisiva faz apologia: “começa a grande festa da democracia”, anuncia o repórter nas chamadas sobre os números do IBOPE. Quando acaba a “festa”, divulgam as mazelas sociais (educação, saúde, seguranga). Essa tríade tão falada dos políticos e questionada pelos jornais… Cadê que há um movimento dos canais de comunicação que questione o voto obrigatório, a criação de tantos partidos? multipartidos para quê? para poder se beneficiar dos benefícios que a lei eleitoral ofecere: verba, campanha gratuita na tv, etc. A imprensa, que tem como lema a neutralidade, mais neutra fica durante o período eleitoral, ora comentando algum fato negativo de algum político,ora divulgando as alianças. Não passa disso desde as Diretas já, que anunciavam o fim do voto indireto, lembrança da ditaduta, mas que agora tem outro nome: Democracia. E viva a ela…