O mais famoso advogado alagoano na atualidade, Nabor Bulhões, vai atuar no Supremo Tribunal Federal para tentar extinguir a 17ª Vara Criminal da Capital.

Ele foi indicado, ontem, em procuração assinada pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, para participar do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade, que o STF pautou para hoje.

A expectativa é de que Bulhões faça a sustentação oral da ADI impetrada pela Ordem.

O fim da 17ª Vara Criminal da Capital, a mais respeitada pela população e temida pelos integrantes de organizações criminosas em Alagoas, tem sido uma das principais bandeiras de vários advogados criminalistas. À frente, o conselheiro da OAB, Welton Roberto, que é candidato a presidente da entidade.

Aliás, foi dele a iniciativa de propor à Ordem que ingressasse com uma ADI contra a criação da Vara colegiada, que ele sempre considerou inconstitucional.

O advogado Nabor Bulhões, por sua vez, já atuou em processos que tramitaram na 17ª – caso, por exemplo, da Operação Ressugere, que prendeu seu cliente, deputado João Beltrão, em julho 2008.

O julgamento do STF é aguardado com grande expectativa nos meios jurídicos locais.

Estão em Brasília, representações da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) Almagis e OAB – local e Nacional.

O relator da matéria é o ministro Luiz Fux.

Alvo de polêmica, principalmente entre os advogados criminalistas locais, o colegiado – criação da Justiça alagoana – conta com o apoio manifesto da Procuradoria da União e do Conselho Nacional de Justiça, que já sugeriu a criação de estruturas semelhantes em outros estados.

A defesa do colegiado será feita pela PGE de Alagoas e por um escritório de advocacia contratrado pela AMP.

SDS já paga bônus a policiais que apreenderam armas
Renan diz a Rosinha que pode apoiá-la em Maceió
  • ELIEZER DE AZEVEDO FALCÃO

    COMETERÃO UMA GRANDE INJUSTIÇA, É O MAIOR ABSURDO. QUEREM QUE OS CRIMINOSOS CONTINUEM ATUANDO, AGINDO LIVREMENTE? O STF COMETEU GRANDES INJUSTIÇAS E AGREDIU, OFENDEU A HONRA, DIGNIDADE, INTELIGÊNCIA E LUCIDEZ DOS BRASILEIROS. A IMPRENSA TEM NOTICIADO ATÉ O PRESENTE MOMENTO. NÃO DEVERIAM CERCEAR A ATUAÇÃO DA 17ª VARA CRIMINAL DA CAPITAL. IMPEDINDO ASSIM O COMBATE AOS CRIMES. AO CONTRÁRIO, O CONGRESSO DEVERIA CRIAR LEIS MAIS SEVERAS, MAIS RIGOROSAS PARA PUNIR BANDIDOS. POIS O CIDADÃO COMUM É PUNIDO DIARIAMENTE INJUSTAMENTE, PRINCIPALMENTE POR ESSE SISTEMA QUE “É UM VAMPIRO”.

  • WELLINGTON

    AQUI É ASSIM. QUANDO SE CRIA ALGO COM MORAL, IMPARCIALIDADE E CELERIDADE P/ RESOLUÇÃO DA IMPUNIDADE QUE ASSOLA ESTE MÍSERO ESTADO, ENTRAM COM UMA ADI P/ APAGAR AS FALCATRUAS, MUTRETAS E TUDO MAIS QUE TRAMITAM NA 17ªVARA CRIMINAL. OAB COMO SEMPRE CORPORATIVISTA, DÁ EXEMPLO DE QUE AL NÃO PRECISA PUNIR ESSAS MAZELAS E QUE TEREMOS DE CONVIVER E ATURAR OS MAIS “PODEROSOS E CORRUPTOS” ACHANDO BONITINHO E BOM. PESSOAS QUE DENIGREM A NOSSA IMAGEM PARA O RESTO DA NAÇÃO E VIVEM C/ A CARA DE PAU COMO FALSOS MORALISTAS COBRANDO RESPEITO DA SOCIEDADE. POBRE ALAGOAS…

  • ana

    esse Nabor deveria procurar o que fazer.

  • Luiz Carlos Godoy

    “Ave”, “Dostô”: “O advogado é uma consciência que se aluga” (Fiodor Dostoievski)

  • João Cabral

    Nabor não é o advogado mais famoso de Alagoas, ele é o melhor e mais respeitado advogado do Brasil nos últimos tempos. Se a 17 vara for realmente inconstitucional, preste ela relevante serviço ou não, deve ser extinta. Não pode se admitir que um órgão do judiciário funcione a margem da Constituição, não é Ricardo Mota?

  • Valdeck

    Somente a educação não é suficiente para a conscientização e politização da população,para que o Estado se livre de políticos corruptos que mancham o nome de Alagoas. A sociedade alagoana necessita de apoio jurídico das instituições para coibir ou eliminar as más ações políticas e a 17º Vara é uma das instituições que trabalham duro, não esmorece ante ameaças, vislumbrando um futuro melhor para toda a sociedade que clama por segurança, saúde e educação. Quando esses pilares não vão bem, é porque o crime de mando, a politicagem subterrânea, os crimes de colarinho vão de vento em popa. A OAB que é uma instituição renomada, com estória política e pública que ajudou a mudar o destino do país, age de forma equivocada e reacionária facilitando a vida dos párias políticos que insistem em manter o coronelismo vivo e atuante aqui no Estado. Porque Alagoas insiste em seguir na contamão dos demais Estados da federação?

  • barbosa

    Quem defende a extinção da 17ª vara criminal? pode ver que são os advogados dos maus feitores, no qual a maioria são clientes poderosos e com muito dinheiro para corromper, que nunca imaginaram um dia serem presos, usar pulseira de prata ou passrem alguns dias fugindo da policia. Acredito que nunhum cidadão de bem é contra o funcionamento da tão temida e respeitada 17ª vara. Que Deus nos ajude com essa vitoria.

  • Dakson Pereira

    Acaso seja extita, será o tiunfo do mal sobre o bem.

  • Dakson Pereira

    Acaso seja extinta, será o triunfo do mal sobre o bem.

  • Pablo Casado

    Adivinha quem está por trás desse “movimento” legalista… uma dica: já praticou inconstitucionalidades a torto e a direita e é muito poderoso…

  • jobson

    Agindo dessa maneira, a OAB demontra que trabalha em pró da bandidagem, quanto pior melhor, que vergonha. Eles não imaginam que no futuro poderão ser atingidos por esses bandidos. O mau tem que ser cortado pela raiz, de imediato. Faço votos que a 17ª vara, permaneça firme, e cada dia mais forte. Toda pessoa sensata, torce pela continuidade da 17ª vara.

  • Dermeval Araújo de Lacerda

    Aí será o fim de Alagoas.
    Imagine uma fábrica de queijos sem veneno para ratos,sem, pelo menos uma ratoeira.É o fim.
    Tenhamos fé na Justiça dos Homens,pois só restará a JUSTIÇA DIVINA.Amém

  • Dirge Fausto

    Ricardo,a OAB só está pensando nos clientes que vem sendo perseguidos pela 17ª, principalmente os políticos. Infelizmente, esse órgão que devia ser um arauto da moralidade só pensa no corporativismo e então, graças a isso, para não diminuir seus ganhos vendo clientes com alto poder econômico condenados e na chave, preferem criticar e tentar acabar com o único orgão público do judiciário ou não, que funciona a favor das verdadeiras vítimas. Com certeza essa tentativa será inóquo ou então a sociedade alagoana e brasileira pode encomendar o caixão.

  • Silva

    Lamentável se isto acontecer, representando um retrocesso inimaginável as suas proporçoes e repercussões.
    Na Itália somente se conseguiu combater a máfia efetivamente através dos juizes sem rosto.
    Aqui mesmo os juizes tendo rosto, querem aniquilá-los.

  • joão

    Quando,tendenciosamente, se diz que a OAB quer “acabar” com “a mais respeitada e temida” (?), parece até que a OAB é a favor do crime organizado.Quanta distorção e provincianismo.Em qualquer lugar civilizado, o questionamento de constitucionalidade é tratado com naturalidade, sem paixões pessoais. Faz parte do sistema. Pra punir criminosos, não importa se o Judiciário usa juízes em várias varas criminais, ou um grupo de juízes em uma só. Importa somente que esteja aparelhado material e pessoalmente, atue bem e com rigor. Ou o juiz federal Granja, do caso Ceci Cunha, atuando sozinho, não cumpriu esse papel satisfatoriamente e com coragem ? O tráfico segue correndo solto, a corrupção continua desenfreada, os furtos e homicídios idem. É fato notório, e não conversa mole. Então, apesar dos méritos que possui (e todas as instituições públicas, mesmo as que não são objeto de confetes e serpentinas vindos de parte da mídia têm os seus), qual a diferença real e significativa para a sociedade alagoana após a 17ª Vara ? Se o STF a dissolvesse, o caos atual se agravaria ? Que nada. Continuaria evoluindo da mesma forma, com a bandidagem rindo à toa e fugindo quando se consegue prendê-la, exatamente como ocorre hoje, apesar dos esforços de certas engenhosidades. É preciso muita educação e dinheiro pra consertar Alagoas.Não temos nenhum dos dois.

  • Valter Vicente de Lima

    Eu não quero acreditar, mas parece que é isto mesmo que eu estou vendo. Uma das poucas instituições de vergonha neste Estado de Alagoas que ainda não foi corrompida pela parte podre dos poderes constituídos, está para ser atacada no STF por esta mesma banda podre e seus representantes. Será que a Digníssima Corte vai cair envolvida pelos interesses inconfessáveis destes e deixar nossa população ainda mais desprotegida do que está? Será que as autoridades ainda dignas de Alagoas, que podem influenciar nesta situação, vão deixar que esses interesses e interessados podres de nossa sociedade vençam a 17ª Vara e continuem sugando nosso sangue e nosso suor neste estado?
    Peço a Deus que o povo alagoano seja resguardado disto. Que a 17ª Vara permaneça e que seu exemplo se espalhe pelo Brasil e nos extirpe os corruptos sanguessugas.

  • Hélio

    Nada como o óbvio: o crime organizado direcionar os seus tentáculos para tentar acabar com tudo aquilo que se voltar contra ele.
    O lamentável é a OAB/AL tentar acabar com a 17a. Vara Criminal da Capital, já que ela é tão respeitada e admirada na sociedade.

  • Carlos

    Independente do mérito sobre a constitucionalidade, sob o qual não possuo competência pra decidir, atento para o fato de uma instituição como a OAB priorizar tanto este tipo de ação. Será que não temos outras traves para retirar dos olhos de nossa sociedade? Como Povão ..só posso ficar triste com a nossa triste “Sociedade Alagoana” .
    Inconstitucional ou não: Parabéns a “décima sétima” que faz a defesa do povo alagoano e a agonia dos foras da lei e dos nobres operadores do direito que os defendem.

  • Ricardo Melro

    A 17ª Vara precisa de aprimoramento, correções de ordem formal e, em certos pontos, material, mas, jamais, de forma alguma, de extinção. É um instrumento valioso para julgar crimes organizados. O Poder Público precisa se equipar para deter esse tipo de criminalidade. Enquanto conversamos, teorizamos, eles, os criminosos organizados, atuam, nao estão atrelados a burocracia estatal.

  • Josef

    Esse Omar Coelho nunca me enganou, mas ele é amigo de tantos, é do DEM, mas já foi convidado a ser do PSOL, pode um negócio desse Ricardo!

  • José Roberto da silva

    Esses advogados querem ganhar causas e dinheiro fácil.

    Tem que trabalhar e romper o lacre da 17ª vara, que não é e não será fácil.

  • eduardo

    Welton Roberto é candidatíssimo a OAB, e com chances de chegar a presidência. O que será lamentável face os seus compromissos profissionais com a nata da bandidagem alagoana. Ao chegar na ordem, ele usará sua estrutura para atingir seus interesses profissionais e da clientela. Acabar com a 17a Vara é sua bandeira de luta.

  • Profeta do Óbvio

    Se realmente isso acontecer será mais uma vitória do mal sobre o bem. Fato corriqueiro em Alagoas.

  • Alagoano

    Alagoas mais uma vez e foco de mais uma trama para desmoralizar o nosso estado, senhor Nabor o senhor com todo respeito deveria procurar outra forma para defender seu cliente baseado em leis,mas tenta de forma erronea uma ação de incostitucionalidade junto ao supremo nao e desta forma que a justiça sera feita ,pois se com a 17 vara alagoas esta desse jeito, imagine sem ela ,não podemos esquecer da forma como o filho do deputado antonio albuquerque foi quase morto, fruto do sucateamento da segurança pública do estado onde os proprios deputados são os maiores responsaveis por isso e agora são vitimas do seu proprio sistema, CUIDADOS SENHORES AS DECISOES TOMADAS HOJE PODERAM LEVAR VCS AO ARREPENDIMENTO.

  • Alberto

    Muitos dos comentários acima esposados taxam os advogados que defendem determinadas causas contrárias à opinião pública como “BANDIDOS, SÓ PENSAM EM DINHEIRO”, dentre tantas outras falas ignorantes. Ora, o advogado é indispensável à administração da justiça, tendo todos aqueles que figuram em uma demanda judicial o direito a constituir um patrono, de modo a tratar-se de forma igualitária, mormente diante de um Estado taxado de democrático. Ademais, no que concerne a constitucionalidade ou não da 17ª Vara, essa é uma questão tormentosa, visto que, existem argumentos plausíveis tanto de um lado como do outro, devendo, destarte, ser resolvido pela Corte Suprema, sem qualquer interferência popular, porquanto os ministros devem agir de acordo estritamente com o que dispõe nossa Carta Magna.

  • Pm solidario

    Tanto se fala desta 17 vara,mas o que se ver é criminósos ricos soltos. e os menos favorecidos aguardando que os juizes sem rosto ao menos escutem os seus advogados!lamentável…

  • J.J.

    Tudo o que vier dessa família é para produzir o mal, vocês se lembram quando o Geraldo Bulhões, governador que apanhava da mulher de toalha, aumentou o ICMS de 11 para 17%, pois bem, fecharam a única usina siderúrgica de Alagoas, a COMESA em Atalaia e deixando famílias à mingua.

  • Zé Marcio Maia

    Como a 17ª Vara é uma coisa inovadora, deixa a segurança jurídica a ser testada, não tenho duvidas da necessidade da criação de setores especializados nos mais diversos órgãos públicos, o que necessitamos é de que as ações comandadas pela 17ª Vara tenha agora o respaldo do STF e o disciplinamento de suas ações, dentro dos primcípios constitucionais e da segurança jurídica. Ademais, todo òrgão fiscalizador e julgador incomada a muita gente.

  • Audálio Santos

    Isso tudo é medo que a 17ª Vara apure as irregularidades do presidente da Ordem e de seus políticos corruptos aliados…

  • Jailson Silva

    Se tivesse prendendo favelados, não seria inconstitucional, mas está atuando contra os bandidos políticos, se torna inconstitucional, com fim da 17ª vara criminal os bandidos vão respirar aliviados.

  • HMP

    O João (lá em cima)perguntou “qual a diferença real e significativa para a sociedade alagoana após a 17ª Vara ?” Se não houvesse diferença não contratariam (OAB local e nacional)um dos advogados mais caro do país, Nabor Bulhõe$, por uma questão técnica. Observe os clientes do Welton Roberto e veja a quem interessa a extinção da 17ª.

  • MÁRCIO OLIVEIRA

    17ª VARA É SEM SOMBRA DE DÚVIDAS A MAIS TEMIDA PELA BANDIDAGEM. PRINCIPALMENTE POR AQUELES QUE ENRIQUECEM COM DINHEIRO DO ERÁRIO PÚBLICO. NUMA TERRA COMO ALAGOAS QUE SÓ TEM BANDIDO SER UM ADVOGADO CRIMINALISTA É UM BOM NEGÓCIO. AQUI A DEMANDA É GRANDE.
    DESDE AS CAPITANIAS ATÉ A PRESENTE DATA NADA MUDOU A NÃO SER A DENOMINAÇÃO DOS “DONOS” DAS ALAGOAS. TALVEZ UMA BOMBA TÔMICA RESOLVESSE ISSO.