Marcelo Victor e Albuquerque continuam dando as ordens
Até as pedras da Praça Dom Pedro II sabem que as eleições da Mesa Diretora da Assembleia consolidarão a realidade existente hoje: o poder, na Casa, está e continuará nas mãos dos deputados Marcelo Victor Antônio Albuquerque.
O presidente Fernando Toledo continuará a dar entrevista no cargo, abrindo as sessões, cumprindo as formalidades, mas a dupla é que vai continuar mandando.
A história política do deputado Antônio Albuquerque já é bastante conhecida do grande público. Tem como momento mais alto a Operação Taturana, da PF, realizada – dezembro de 2007 – quando ele era presidente de fato e de direito da Assembleia.
Apontado como um dos chefes da ORCRIM – Organização Criminosa que teria desviado R$ 302 milhões dos cofres públicos (o outro, diz a PF, seria Celso Luiz) – ele não conseguiu mais conquistar a visibilidade que havia alcançado então.
Perdeu poder, mas recuperou bastante do que já teve, graças à ajuda de Fernando Toledo, seu ex-adversário e inimigo – mas o que passou, passou.
O outro
Só que hoje, Albuquerque tem de se contentar com uma banda do poder, que já controlou com absolutismo.
Para ir além do que foi um dia – nesta quadra da sua carreira política – tem de enfrentar o discreto e ativo Marcelo Victor.
Jovem deputado, de segundo mandato, o “elétrico” (assim cognominado por conta do episódio do gato de energia elétrica que mantinha em casa), ocupa apenas a segunda secretaria da Assembleia Legislativa.
Seria “apenas” se fosse outro deputado no posto.
Com ele, o jogo é diferente.
É o próprio Marcelo Victor quem melhor se define, nos corredores da Assembleia: “Eu sou profissional”.
Seja lá a extensão do significado da frase, nenhum amador disporia de ardis suficientes para enfrentá-lo. Nem mesmo Albuquerque, com quem já trocou farpas públicas, se propõe a fazê-lo.
Guerra faz a paz
Eis que surge um terceiro personagem na história: o advogado Marcos Guerra, que faz as vezes de procurador-geral da Assembleia.
Cria de AA, ele mantém uma parceria certeira com Marcelo Victor e age como ponte entre os dois poderosos.
Habilidoso e disposto a correr riscos, Guerra tem sido a garantia de paz entre os dois titãs da Casa de Tavares Bastos.
Marcelo Victor controla a GDE, divide o bolo, determina quem fica com os melhores pedaços, ao mesmo tempo em que se mantém nas sombras.
Albuquerque espera a vez para assumir o lugar de Toledo (formalmente, esclareça-se), que sonha em ser o novo “Cícero Amélio” – ou seja: conselheiro do TC.
Quem sai perdendo mais, neste momento? De cara, o deputado Inácio Loyola, que deixará a secretaria da Mesa Diretora sem descobrir que mistérios há por lá.
Virou alvo dos mais contundentes pronunciamentos de Fernando Toledo, que sabe das características de personalidade do ex-prefeito de Piranhas – um homem cordato, que não costuma armar barracos.
Cada um cumprindo o seu papel: AA e Victor no comando da Casa e do cofre. Toledo continuando a ser Toledo.
Uma mesmice tediosa e que só desgasta mais e mais a imagem esfarrapada do Legislativo Estadual.
Uma pena.
Joca de Quebec
Toledo=Rainha da Inglaterra. Que estado no BR tem tão nobres figuras como AA e M. Vitor na ALE, motivos de orgulho p/ todos os alagoanos.
WELLINGTON
Sr. Ricardo você está sendo bastante generoso em considerar o legislativo alagoano com uma “imagem esfarrapada”. Pode chamar de imagem podre, nogenta, vergonhosa e demais adjetivos deste kilate, que não estará fazendo nenhuma injustiça. Afinal será fruto do que eles plantão todos os dias com suas mutretas e improbidades de todos os tipos para se manterem no poder. Deus que tenha piedade dos alagoanos de bem.
Fernanda
NAO É ATOA QUE ALAGOAS É LIDER NACIONAL EM ANALFABETISMO, EM CRIMINALIDADE EM ÍNDICES DE NEGATIVOS DE IDH,MOTIVO DE CHACOTA NACIONAL. COM ESSE NÍVEL DE DEPUTADOS A FRASE TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE É BEM ADEQUADA
Brabo
Ricardo! A prova dessa matéria é tanta que o chefe da Assessoria Militar é indicação do AA! Devido a muitos “favores” quando o mesmo era comandante do agreste e liberava veiculos para o parlamentar! Toma lá dá cá!!!!!!!
Furioso
Uma pena que um estado com maravilhas mil , tenha uma banda tão podre em evidência, o pior é que ninguem faz nada, os funcionarios da casa sendo roubado , gente sem nivel superior com chefias absurdas e sem competência profissional os que trabalham não tem nem acesso ao Sr. MV e ao seu AA, para solicitar o de direito, Quem pode atuar nesta seara , nem PF teve moral junto ao judiiciario é uma pena………
ARTUR
O LAMENTÁVEL É VERMOS UMA CASA DIRIGIDA POR PARLAMENTARES DO MAIS BAIXO NÍVEL POLITICO E MORAL.
TEMOS CHEFE DE QUADRILHA, TEMOS ATÉ LADRÃO DE ENERGIA, TEMOS DE TUDO NESSA CASA.
QUERO PARABENIZAR: JUDSON,OLAVO CALHEIROS, JHC E OUTROS POUCOS.
DANIEL LOPES
DEPUTADO INÁCIO LOIOLA CAIA FORA DESSE COVIL DE RAPINAS, ESSE LUGAR NÃO TE MERECE.VENHA GOVERNAR PIRANHAS POIS A COISA AQUI TÁ FEIA!!!!ESSA ASSEMBLÉIA É MODELO PARA TODO BRASIL, MODELO DE CORRUPÇÃO,ROUBALHEIRA,DESCASO, ETC…..
Antonio de Pádua
Caro Ricardo, conheço um ditado que diz: O PODER SER GOSTA DE QUEM GOSTA DELE”. Este é o segredo do Dep. Antonio Albuquerque, ele ama o poder, por isso ele o excerce na plenitude, enfrenta tudo e a todos pelo poder, se tivessemos 10 ou mais AAS no poder, este Estado seria totalmente diferente, pode ter certeza, seria muito melhor, acrescente ao amor ao poder o brilhante Senador Renan. É a minha opinião.
Nel
TUDO COMO ANTES ,NO QUARTEL DE ABRANTES……….KKKKKKKKK
carlos chagas
Vale aquele velho ditado, o povo tem o governante que merece, esses deputados que não são representante do povo, as pessoas deveriam ler mais livros e assitir mais os teles jornais, para colocar neste local, pessoas que realmente se importe com os nossos problemas, o não investimento em esducação e saude faz com que esses individuos, anos a anos fiquem no poder,nem a justiça alagoana tem poder sobre essa quadrilha.
manoel messias
toda vez que vejo falar deste rapaz Marcelo Victor lembro-me de uma familia de bem que teve seu filho assasinado em uma festa em Arapiraca.Quando os bons se calam os maus governam,e na assembleia os que tem alguma dignidade se acovardam.
pedro
QUEM SAI PERDENDO, RICARDO, EH O POVO ALAGOANO QUE NÃO MERECE TER ESSES DEPUTADOS QUE TEM.
NUNCA VI FALAR DE UMA FIGURA TÃO INEXPRESSIVA COMO ESSE TOLEDO, BONECO DE MARIONETES.
O PIOR EH QUE SE NEM A PF CONSEGUIU AFASTAR ESSA QUADRILHA, QUEM CONSEGUIRAH?
MARCELO
CÁ PRA NÓS QUE AA, TEM PRESTIGIO TEM!
DEIXEM O CARA TRABALHAR, PÓR FAVOR, E NEM ME CHAMEM DE BABA OVO. CURTÃO AA.KKKKKKKKKKKKKKKKKK
RCesar
Antonio Albuquerque é vice,será que vamos ter “TATURANA II?”…O RETORNO?
Rita
É impressionante, todo dia Ricardo Mota nos mantém informadíssimos da sujeira que se tem no nosso Estado e esses eleitores nojentos ainda votam nestes pulhas, fazer o que? Agora chore!
maria claudia dos santos
O povo alagoano merece sim!!! Esses vermes como deputados ,afinal quem elegeu essas desgraças não foi o mesmo povo que hoje reclama?Eu acho é tome!!!