Até as pedras da Praça Dom Pedro II sabem que as eleições da Mesa Diretora da Assembleia consolidarão a realidade existente hoje: o poder, na Casa, está e continuará nas mãos dos deputados Marcelo Victor Antônio Albuquerque. 

O presidente Fernando Toledo continuará a dar entrevista no cargo, abrindo as sessões, cumprindo as formalidades, mas a dupla é que vai continuar mandando.

A história política do deputado Antônio Albuquerque já é bastante conhecida do grande público. Tem como momento mais alto a Operação Taturana, da PF, realizada – dezembro de 2007 – quando ele era presidente de fato e de direito da Assembleia.

Apontado como um dos chefes da ORCRIM – Organização Criminosa que teria desviado R$ 302 milhões dos cofres públicos (o outro, diz a PF, seria Celso Luiz) – ele não conseguiu mais conquistar a visibilidade que havia alcançado então.

Perdeu poder, mas recuperou bastante do que já teve, graças à ajuda de Fernando Toledo, seu ex-adversário e inimigo – mas o que passou, passou.

O outro

Só que hoje, Albuquerque tem de se contentar com uma banda do poder, que já controlou com absolutismo.

Para ir além do que foi um dia – nesta quadra da sua carreira política – tem de enfrentar o discreto e ativo Marcelo Victor.

Jovem deputado, de segundo mandato, o “elétrico” (assim cognominado por conta do episódio do gato de energia elétrica que mantinha em casa), ocupa apenas a segunda secretaria da Assembleia Legislativa.

Seria “apenas” se fosse outro deputado no posto.

Com ele, o jogo é diferente.

É o próprio Marcelo Victor quem melhor se define, nos corredores da Assembleia: “Eu sou profissional”. 

Seja lá a extensão do significado da frase, nenhum amador disporia de ardis suficientes para enfrentá-lo. Nem mesmo Albuquerque, com quem já trocou farpas públicas, se propõe a fazê-lo.

Guerra faz a paz 

Eis que surge um terceiro personagem na história: o advogado Marcos Guerra, que faz as vezes de procurador-geral da Assembleia.

Cria de AA, ele mantém uma parceria certeira com Marcelo Victor e age como ponte entre os dois poderosos.

Habilidoso e disposto a correr riscos, Guerra tem sido a garantia de paz entre os dois titãs da Casa de Tavares Bastos.

Marcelo Victor controla a GDE, divide o bolo, determina quem fica com os melhores pedaços, ao mesmo tempo em que se mantém nas sombras.

Albuquerque espera a vez para assumir o lugar de Toledo (formalmente, esclareça-se), que sonha em ser o novo “Cícero Amélio” – ou seja: conselheiro do TC.

Quem sai perdendo mais, neste momento? De cara, o deputado Inácio Loyola, que deixará a secretaria da Mesa Diretora sem descobrir que mistérios há por lá.

Virou alvo dos mais contundentes pronunciamentos de Fernando Toledo, que sabe das características de personalidade do ex-prefeito de Piranhas – um homem cordato, que não costuma armar barracos.

Cada um cumprindo o seu papel: AA e Victor no comando da Casa e do cofre. Toledo continuando a ser Toledo.

Uma mesmice tediosa e que só desgasta mais e mais a imagem esfarrapada do Legislativo Estadual.

Uma pena.

Vilela grita por Teófilo e silencia por Rui Palmeira
Olavo Calheiros renuncia à liderança da oposição por causa de Ronaldo do INSS
  • Joca de Quebec

    Toledo=Rainha da Inglaterra. Que estado no BR tem tão nobres figuras como AA e M. Vitor na ALE, motivos de orgulho p/ todos os alagoanos.

  • WELLINGTON

    Sr. Ricardo você está sendo bastante generoso em considerar o legislativo alagoano com uma “imagem esfarrapada”. Pode chamar de imagem podre, nogenta, vergonhosa e demais adjetivos deste kilate, que não estará fazendo nenhuma injustiça. Afinal será fruto do que eles plantão todos os dias com suas mutretas e improbidades de todos os tipos para se manterem no poder. Deus que tenha piedade dos alagoanos de bem.

  • Fernanda

    NAO É ATOA QUE ALAGOAS É LIDER NACIONAL EM ANALFABETISMO, EM CRIMINALIDADE EM ÍNDICES DE NEGATIVOS DE IDH,MOTIVO DE CHACOTA NACIONAL. COM ESSE NÍVEL DE DEPUTADOS A FRASE TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE É BEM ADEQUADA

  • Brabo

    Ricardo! A prova dessa matéria é tanta que o chefe da Assessoria Militar é indicação do AA! Devido a muitos “favores” quando o mesmo era comandante do agreste e liberava veiculos para o parlamentar! Toma lá dá cá!!!!!!!

  • Furioso

    Uma pena que um estado com maravilhas mil , tenha uma banda tão podre em evidência, o pior é que ninguem faz nada, os funcionarios da casa sendo roubado , gente sem nivel superior com chefias absurdas e sem competência profissional os que trabalham não tem nem acesso ao Sr. MV e ao seu AA, para solicitar o de direito, Quem pode atuar nesta seara , nem PF teve moral junto ao judiiciario é uma pena………

  • ARTUR

    O LAMENTÁVEL É VERMOS UMA CASA DIRIGIDA POR PARLAMENTARES DO MAIS BAIXO NÍVEL POLITICO E MORAL.
    TEMOS CHEFE DE QUADRILHA, TEMOS ATÉ LADRÃO DE ENERGIA, TEMOS DE TUDO NESSA CASA.
    QUERO PARABENIZAR: JUDSON,OLAVO CALHEIROS, JHC E OUTROS POUCOS.

  • DANIEL LOPES

    DEPUTADO INÁCIO LOIOLA CAIA FORA DESSE COVIL DE RAPINAS, ESSE LUGAR NÃO TE MERECE.VENHA GOVERNAR PIRANHAS POIS A COISA AQUI TÁ FEIA!!!!ESSA ASSEMBLÉIA É MODELO PARA TODO BRASIL, MODELO DE CORRUPÇÃO,ROUBALHEIRA,DESCASO, ETC…..

  • Antonio de Pádua

    Caro Ricardo, conheço um ditado que diz: O PODER SER GOSTA DE QUEM GOSTA DELE”. Este é o segredo do Dep. Antonio Albuquerque, ele ama o poder, por isso ele o excerce na plenitude, enfrenta tudo e a todos pelo poder, se tivessemos 10 ou mais AAS no poder, este Estado seria totalmente diferente, pode ter certeza, seria muito melhor, acrescente ao amor ao poder o brilhante Senador Renan. É a minha opinião.

  • Nel

    TUDO COMO ANTES ,NO QUARTEL DE ABRANTES……….KKKKKKKKK

  • carlos chagas

    Vale aquele velho ditado, o povo tem o governante que merece, esses deputados que não são representante do povo, as pessoas deveriam ler mais livros e assitir mais os teles jornais, para colocar neste local, pessoas que realmente se importe com os nossos problemas, o não investimento em esducação e saude faz com que esses individuos, anos a anos fiquem no poder,nem a justiça alagoana tem poder sobre essa quadrilha.

  • manoel messias

    toda vez que vejo falar deste rapaz Marcelo Victor lembro-me de uma familia de bem que teve seu filho assasinado em uma festa em Arapiraca.Quando os bons se calam os maus governam,e na assembleia os que tem alguma dignidade se acovardam.

  • pedro

    QUEM SAI PERDENDO, RICARDO, EH O POVO ALAGOANO QUE NÃO MERECE TER ESSES DEPUTADOS QUE TEM.
    NUNCA VI FALAR DE UMA FIGURA TÃO INEXPRESSIVA COMO ESSE TOLEDO, BONECO DE MARIONETES.
    O PIOR EH QUE SE NEM A PF CONSEGUIU AFASTAR ESSA QUADRILHA, QUEM CONSEGUIRAH?

  • MARCELO

    CÁ PRA NÓS QUE AA, TEM PRESTIGIO TEM!
    DEIXEM O CARA TRABALHAR, PÓR FAVOR, E NEM ME CHAMEM DE BABA OVO. CURTÃO AA.KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • RCesar

    Antonio Albuquerque é vice,será que vamos ter “TATURANA II?”…O RETORNO?

  • Rita

    É impressionante, todo dia Ricardo Mota nos mantém informadíssimos da sujeira que se tem no nosso Estado e esses eleitores nojentos ainda votam nestes pulhas, fazer o que? Agora chore!

  • maria claudia dos santos

    O povo alagoano merece sim!!! Esses vermes como deputados ,afinal quem elegeu essas desgraças não foi o mesmo povo que hoje reclama?Eu acho é tome!!!