Segundo o deputado João Henrique Caldas, nove parlamentares já assinaram o requerimento abaixo, criando a nova CPI da Pistolagem da Assembleia Legislativa. A inspiração? Diz ele: a suspeita de que Cícero Ferro queria matar dois outros deputados: Maurício Tavares e Dudu Holanda.

Ao texto:

“Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Dep. Fernando Toledo

Ref.: Requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito

             OS DEPUTADOS QUE A ESTA SUBSCREVEM, com supedâneo no §3º, Art. 83 da Constituição do Estado de Alagoas c/c Art. 128 e seguintes do Regimento Interno, REQUEREM a criação de COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO – CPI com a finalidade de investigar os crimes de mando (“pistolagem”) no Estado de Alagoas e cenários de violência correlatos, o que fazem com supedâneo nas ponderações abaixo:

 1 – Do Fato Determinado

            Exa., em meados do final de dezembro de 2011 (dois mil e onze) um fato estarrecedor inundou os noticiários locais e nacionais, qual tenha sido: a suspeita de que um dos Parlamentares, Dep. Cícero Ferro, havia arquitetado  o assassinato de dois outros parlamentares, Deputados Dudu Holanda e Maurício Tavares. 

            Inicialmente o caso foi informado de maneira desencontrada, com informações de que teria sido a Polícia Federal de Pernambuco a debelar o suposto atentado, inclusive com a detenção de alguns dos supostos pistoleiros. 

            O desenrolar do caso, muito embora tenha colocado em dúvida a veracidade do plano e maiormente do suposto mandante, não resta – até a presente data – devidamente esclarecido. 

            Sob a ótica dos Deputados ora signatários, não há como a Assembleia Legislativa se omitir em buscar respostas definitivas ao caso, inclusive para que não restem incertezas quanto idoneidade daqueles que compõem esse tão importante colegiado público.

 2 – Dos Fatos Correlatos 

            D’outra banda, são semanais os casos de violência ligados a crimes de mando.

            Argumenta-se, por oportuno, que crimes de mando não são apenas aqueles ligados à questões políticas, mas podem advir de questões relacionadas à drogas – notadamente o crack -, queima de arquivo, grilagem de terra, etc.

            Além disso, a questão da Segurança Pública, ressalvadas as competências federais ou militares, é notadamente de competência do Estado, através de sua Polícia Judiciária (Civil), consoante noticia o §4º, Art. 144 da Carta da Primavera.

            Nessa toada, com dados colhidos junto à empresa SANGARI (www.sangari.com), vê-se que Maceió é hoje a cidade mais violenta do Brasil, quedando em 3º lugar nesse triste ranking quando visualizada em escala mundial e líder dentro da América do Sul, ficando atrás apenas de Ciudad Juárez no México e San Pedro Sula em Honduras.

            Em Alagoas se mata mais – proporcionalmente – do que em zonas de guerra como a do Golfo Pérsico, Caxemira, Afeganistão e Congo, e muitos desses crimes estão intimamente ligados às questões de mando.

3 – Considerações Gerais

            São essas, de maneira sucinta, as considerações que nos levaram a requerer a criação da Comissão Parlamentar em tela e em homenagem ao §5º, Art. 128 do Regimento Interno, indica-se o número de 05 (cinco) membros da Comissão, além do prazo de 120 (cento e vinte) dias.

            Nestas quadras, e ouvido r. Plenário desta Douta Casa Legiferante, requestamos a criação da CPI DA PISTOLAGEM pelas ponderações aqui aduzidas e nos contornos ora estabelecidos.

Termos em que pedem deferimento.

Maceió – AL, 28 de fevereiro de 2012.

Dep. JOÃO HENRIQUE HOLANDA CALDAS – PTN

Juiz determina "busca e apreensão" na Câmara de Vereadores de Maceió
Assembleia confessa que entregou ao TJ certidão com "erro"
  • João

    Deputado, continue fazendo oq nossos políticos nunk fizeram!! Inclusive seu pai. Se mostre diferente, q a nossa geração vai mudar a história desse estado, e quem sabe desse pais!!!

  • SANDEBERG

    O deputado João Henrique Caldas, filho de JC, parece não saber o que é crime de mando.
    Aliás, o crime de mando diminuiu tanto no governo Teotonio Vilela Filho, que ele deputado, se “atrapalha” e comete uma gafe.
    Imagina, ele, que um rafamé “krackiano” mandando outro rafamé, matar um outro rafamé krackiano, por uma crise de excesso de pedra no ‘quengo’, é um crime de mando.
    NÃO É (consultem, os criterios do Ministerio da Justiça).
    CRIME DE MANDO se refere, a crimes politicos sob encomenda ou crimes entre familias poderosas e abastadas, que subjulgam pessoas menos favorecidas, com alguma representatividade. Para isso se tem um mandante conhecido e sicários alugados, para ações de intimidações, vinganças e ocupação de espaço de poder.
    Esses em Alagoas, hoje são raros. De 10 que teve no ano passado todo, 9 foram esclarecidos pelo novo DEIC, GECOC e pela 17ª Vara, entidades que a maioria dos deputados, sequer pronunciam seus nomes.
    Tanta desinformação ou nescessidade midiática incontrolada, que os termos utilizados como “supedâneo” repetido ridicularmente no primeiro paragrafo, “D’outra banda”, “nestas quadras”, “quedando” já apresentam indícios da falta de foco.
    Usar uma linguagem “jurídica” rebuscada, dissociada da boa e eficiente – quando correta – linguagem popular, é no mínimo querer confundir o povo e jogar para a platéia.
    Esse tipo de linguagem, já faz parte do folclore das boas universidades do País.
    Firula, sem objetivo, ou ‘interesse escusos’ à vista.
    Espero que se tenha melhores argumentos e que não se aposte apenas na ignorância do povo.
    Se a segurança está em crise em Alagoas e em todo o Brasil, não resolve os deputados dizerem: Não é comigo…

  • Ruslan Queiroz

    UHUMMM
    .
    MAIS UMA CPI ! OU MAIS UM ENGODO?
    .
    QUEM FIM TEVE [ já ACABOU ?] A CPI DOS COMBUSTÍVEIS, TIM ?
    .
    Alguém, processado ou obrigado a DEVOLVER DINHEIRO?…
    .
    NÃOO??
    .
    SE É PRA FAZER PRESSÃO EM CPI´S INTERMINÁVEIS E NADA ACONTECER SUGIRO:
    .
    CPI DO VELOX [OI] UMA DESGRAÇA DE CONEXÃO;

    CPI DO DAS INVASÕES EM PRAÇAS E PRÉDIO PÚBLICOS;

    CPI DO MIGUÉ;

    SR´s Deputados Apos votar o ORÇAMENTO vocês Ficam QUERENDO Mostrar SERVIÇO ate o fim do ano!

  • eleitor satisfeito

    e ai ricardo mota? vai elogiar o trabalho do menino?ou vai arrumar alguma coisa pra criticar pra ganhar ibope? o certo é certo. ninguem acreditava nesse pivete mais se ta trabalhando teosque dar os parabens. o certo é certo.

  • edmir moreno goes

    JHC é caldas do caldo de joão,do detran,da merenda,do collor..etc

  • Sérgio Murilo

    PARABÉNS DEPUTADO JHC!! BOA INICIATIVA. MAS, UMA DÚVIDA FICA NO AR… COMO A CPI IRÁ INVESTIGAR DEPUTADOS QUE TEM UM HISTÓRICO PREENCHIDO???

  • maria da gloria

    Desenformado DEPUTADOZINHO a policia federal de Salgueiro já informou oficialmente a Pc de Al que nunca aconteceu nada desse fato lá em Pernambuco, mas o problema é que foi essa PC mesmo que armou o plano achando que iria dá certo. Ele s deviam se preocupar com a violência que está envergonhando nosso estado lá fora, com vários homicídios nos finais de semana.Deixem o meu deputado em PAZ!!! esse sim é deputado de verdade.

  • Edja Gueiros

    Acho tudo uma vergonha, falta de zelo
    em todos os sentidos, mas a resposta da população é nas eleições. Quem dos Deputados atuais tem um passado limpo? mas estão na assembléia se sujando mais e dizem q defendem o bem da comunidade, tudo mentira, vc Ricardo apoia o Del.Francisco com pulseira de bandido no tornozelo, vergonha para as autoridades. Pense e fale para a população.

  • eduardo

    Não vai funcionar. Se parte do problema está na própria Assembléia, como é que ela vai instaurar a CPI? No máximo irá constatar que pesquisou, pesquisou e não descobriu nenhuma pistolagem no Estado, é tudo mentira, ilusão. Para evitar o ridículo ou a empulhação, é melhor deixar quieto.

  • jose antonio

    Cuidado JHC.
    MAS esta de parabens o jovem deputado

  • João Hermes

    sandenberg : Crime de mando foi o discurso que elegeu Teo em 2006, quando durante a campanha o Prefeito de Roteiro foi assassinado.
    Até hoje nunca prenderam os acusados. Cade esse Governador que se elegeu as custas de um fato, e ele mesmo, como chefe do estado não apurou tal crime?
    Parabens JHC – joao henrique.
    Você deveria ser presidente desta comissão, o joaozinho relator, outros membros eram pra ser ronaldo medeiros, judson e os demais membros ficam dificil de escolher.

  • ARTUR

    É MAIS UMA ENGANAÇÃO. PARA INICIAR UM CPI NESSA CASA DE FICHA SUJA. 1º- TEM QUE APURAR OS GRIMES DE MANDO PRATICADOS POR POLITICOS.2º- APURAR A CHACINA DE ROTEIRO, CASO CONTRÁRIO FIQUE COMO ESTÁ.

  • Verdadeiro

    PARABÉNS DEPUTADO JHC. VOSSA EXCELÊNCIA MAIS UMA VEZ FOI MUITO FEZ EM BUSCAR FONTE DE INSPIRAÇÃO NO C. F., HAJA VISTA, ELE SER UMA GRANDE FONTE INSPIRADORA, POIS SEU PASSADO E SUA FAMA SÃO CONTUNDENTES.

  • PAULO GOMES.

    Ricardo Mota,se essa CPI terminar em “PIZZA”, o deputado JHC e os demais que assinarem o requerimento ficarão DESMORALIZADOS.

  • J.Monteiro

    Atenção: escolham o recheio, pois a massa da pizza já está sendo preparada. Ora vejam só: CPI da Pistolagem.