O Ministério Público Estadual vai recorrer da decisão do desembargador Washington Luiz, tomada na última sexta-feira, aumentando o preço da passagem de ônibus de Maceió. 

Um grupo de promotores já recebeu a determinação do procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, para analisar e definir qual será o recurso contra a surpreendente decisão do magistrado. 

Já havia nada menos do que três decisões judiciais contra o aumento: do juiz Eduardo Nobre Carlos e dos desembargadores Nelma Padilha e Estácio Gama, esta última anunciada um dia antes da autorização para o aumento.

Esclareça-se: as decisões anteriores não impediriam o desembargador Washington Luiz de se manifestar sobre o tema, se provocado – e foi o que aconteceu.

A polêmica se dá, principalmente, em função do péssimo serviço ofertado pelas empresas que fazem o transporte coletivo urbano de Maceió.

Não está decidido se o recurso do MP será encaminhado ainda no próprio Tribunal de Justiça, ou já seguirá para Brasília – no STJ.

Continua valendo a indagação: se o aumento for derrubado, como as empresas irão ressarcir os usuários?

Você e a corrupção 

Acontecem em Maceió, esta semana, dois eventos importantes ligados ao Ministério Público.

Na quinta-feira, debaterão aqui, na sede do MP, representantes do movimento nacional “O que você tem a ver com a corrupção” – encabeçado por promotores e procuradores de todo o Brasil.

O foco, agora, deve ser a eleição deste ano – e por motivos óbvios.

De quinta-feira a sábado, procuradores gerais – de Justiça, do Trabalho e da República – fazem mais uma reunião do CNPG, Conselho Nacional de Procuradores Gerais.

 

Sem aviso, Almeida demite o nº 2 das Finanças
Transparência: conselheiro "concursado" do TC publica relação de servidores do seu gabinete
  • Milton

    Quais os horários dos eventos citados no MP ?

  • santa lucia periferia

    QUANTO VALE UMA PASSAGEM DE ONIBUS?

    Estava lendo uma reportagem de Ricardo Motta sobre o aumento da tarifa das passagens e me veio algo muito importante, aumento de tarifa significa melhores qualidades nos transportes, melhoria nos corredores de ônibus, como iluminação, asfalto nas vias por onde passam.
    Mas não é isso que vemos, faço um desafio ás autoridades que autorizam esse aumento junto com os empresários, que façam uma viagem completa entre o final da Santa Lúcia e o Trapiche ida e volta e depois deem uma nota o quanto vale essa viagem. Observação em um coletivo que faz o itinerário sem nem uma alteração como se fosse um usuário normal e em horário de maior movimento pegando o engarrafamento da Fernandes Lima e o turbulento centro da cidade.

    Antes de qual quer decisão coloquem-se no lugar do povo, pois eles são os que mais sofrem.
    Fica a dica.

  • Alba Trindade

    Concordo que seja derrubado o aumento das passagens de ônibus.
    Pois, como foi mencionado no texto acima, é abusivo aumento das passagens de ônibus, porque as empresas realmente não tem respeito pelos usuários.
    Grata,

  • Diego

    O aumento no valor das passagens deveria estar condicionado à melhoria na qualidade dos serviços, e não ao aumento dos custos, como combustível, pneus, etc, ou ao aumento da ânsia por lucro. Se o empresário não tem condições de manter o serviço, que o deixe. Os ônibus em Maceió – todos eles – não têm conforto, segurança e nem pontualidade. Sugiro ao desembargador que autorizou o aumento fazer um “passeio” de ônibus, saindo do terminal do B. Bentes às 7h da manhã em direção ao Centro. Ele iria perceber que a passagem não vale nem um real!

  • CARLOS

    TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE ESTE ANO AS COISAS VÃO MUDAR.
    VAMOS MUDAR ISSO, MINHA GENTE.
    TODOS VOTEM NULO!!!!!!!!

  • eduardo

    Será que é uma medida válida não conceder o aumento sob a alegação de que o serviço é ruim? Que é ruim, é fato. Chega ser degradante a situação do usuário em determinadas horas. Os ônibus estão caindo aos pedaços. Não há conforto, tampouco segurança. Porém, é fato também que a inflação, a oficial está na casa de 6,5% Será que vamos fazer que nem na Argentina que congelaram as tarifas e lá, o povo está morrendo às dezenas por falta de manutenção básica nos trens? Há um cheiro de demagogia e de insensatez, diante da inércia do setor público em buscar melhoria no transporte público.

  • novidade né?

    começou de novo,postam o comentário,depois talvez recebem ordem dos manda chuvas e apagam,e o direito de expressão do cidadão ?postei comentário,e apagaram.por que?podem me dar resposta convicente?

  • Bicicletada de Maceió

    Para a atual discussão sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo de Maceió, fica a dica de uma proposta interessante: transporte coletivo pago por toda a população (como acontece com a saúde, educação e todos os serviços públicos), não apenas pelos mais pobres, que precisam empregar uma boa parte do seu salário para pagar o ônibus.

    http://www.youtube.com/watch?v=ePGhBMBRnmM

  • Thiago

    Ricardo,
    Não acredito muito nesta coisa de o MP recorrer do aumento das passagens. Esta ação é apenas para cumprir uma satisfação social em relação a um problema que, amanhã ou depois, será esquecido.
    MP e Judiciário andam entrelaçados.
    Acreditaria, sim, se a população reagisse com uma dura resposta, indo para as ruas e fizesse, sem vandalismo, uma forte movimentação.
    Veja que a decisão foi uma traição à população sofrida, pois ela saiu ao anoitecer de uma sexta.
    O povo precisa se unir acabar e quebrar os poderes de alguns Imperadores alagoanos.