A Gratificação por Dedicação Exclusiva, a GDE, é apenas mais um deboche da Assembleia para o Ministério Público, a Justiça e o eleitor, em geral. 

Ao nomear centenas de afilhados para cargos em comissão, a Mesa Diretora da Casa, dirigida pelos deputados Antônio Albuquerque, Marcelo Victor e Jota Cavalcante, com a silenciosa complacência de Fernando Toledo, mistura o joio e o trigo.

Há, entre os nomeados, servidores que vão, de fato, servir aos gabinetes da Assembleia e – por incrível que pareça – à própria Mesa Diretora.

É na concessão da GDE que a Casa mostra a sua face cruel e desdenhosa para com a população. Ganha o mimo aqueles que ajudarão os deputados – em regra – nas eleições deste ano, com consequências para 2014.

Eles, os cabeças da turma, preferem que todos os nomeados sejam vistos como parte do mesmo esquemão, que joga “fora” o dinheiro público.

Nem aos menos, ao fazer as nomeações de agora, eles tiveram respeito para com os comissionados que vão trabalhar de verdade. Sem falar, é claro, nos servidores efetivos, a quem eles desprezam e humilham desde sempre.

Chico Tenório no Congresso faz parte do "pacote" da eleição de Célia Rocha
Doze e Dez Notícias está de volta hoje
  • bernardo

    PARABENS PELA VOLTA. NUMA CIDADE ONDE A GRANDE MAIORIA DOS JORNALISTAS TEM NOMEAÇOES E RABO PRESO COM POLITICOS,VOCE FEZ FALTA. QUANTO A ASSEMBLEIA ESSES CARAS TEM QUE PARAR COM ISSO. NINGUEM AGUENTA MAIS!!!

  • lcAlmeida

    É lamentável como os fatos políticos se repetem em todas as esferas de poder. Diante do que vemos na ALE, nos envergonhamos e por outro lado constatamos que a postura adotada pelo executivo nacional reafirma a promiscuidade política persistente no Brasil. Claro, tudo em nome da governabilidade. Acredito que no futuro, o governo do PT será lembrado também pela exploração excessiva das mazelas do atual sistema político em busca de uma maioria no congresso.

  • Anita Lins

    N O J E N T O! Alagoas não aguenta mais isso. Até quando? Deveria este Estado sair do mapa. Muito melhor voltar a pertencer a Pernambuco.
    Tenho vergonha em morar aqui. Se Deus quiser, terei oportunidade de ir embora daqui.

  • Viriglio Rodrigues Moraes Filho

    Ricardo Motta,

    Seja bem vindo, que falta faz este blog para as pessoas de bem desse lindo estado, espero te encontrar no pinto para te dar um forte abraço,parabens pelo homem que você é, tem orgulho de escrever e você ler meus comentarios,abraço.

  • João Manoel

    Estamos vendo todos os dias estas mesmas coisas o povo e que não quer resolver isto e os proprios jornalistas tem este poder investigativo, porque eu sei de pessoas prejudicadas pelos nobres Depotados Alagoanos que devem a Receitad Federal muito impostos que não pecisa ser perito em contabiliadde para ver que receitas em nome de pessoas pobres (assessores laranjas)não são compativeis e só querer resolver (MPE/MPF E RECEITA FEDERAL), RESOLVA.

  • Carlos Costa

    É muito lamentável que o poder legislativo não tenha aprendido a lição, continuam a roubar as férias dos servidores, os quinquênios etc. É um poder composto por uma verdadeira quadrilha com a conivência do eleitor. Não foi feito um movimento para derrubar Suruagy, então façamos um para fechar esse poder corrupto. Mobilizemos as redes sociais!

  • Maria

    E o governador ainda quer colocar este (presidente da assembleia) no Tribunal de Contas. É o Téo e seus acordos, são todos iguais.

  • Saudosista

    Ah que saudade da Ditadura !

  • eduardo

    A assembléia virou uma escola de apropriação do dinheiro público. E o pior é que alguns deputados sérios, se misturam com a maioria e ninguém sabe mais quem é quem. Enfim, diante da omissão do povo, do MP resta apenas denunciar e expor o estado de coisa.

  • carlos andre

    Tudo em família

    Há pelo menos dois casos em que,aparentemente, houve distribuição de cargos comissionados em família. Nelson Lopes Alves Pinto aparece em duas listas: na dos 60 nomeados para Assessor Administrativo Especial e na dos 385 premiados com a GDE de 100%.

    Já na lista dos 607 nomeados para o cargo comissionado de Secretário Parlamentar, aparecem os nomes de Nelson Lopes Alves Pinto Filho e Túlio Albuquerque Alves Pinto – os dois estão em sequência na lista, o que deve significar que ambos são filhos do primeiro.
    o primeiro é CUNHADO da LUCILA TOLEDO e os outros SÃO SOBRINHOS.

  • junior

    infelizmente tenho que concorda com o saudosista.é muito triste e nimguem faz nada.

  • Geraldo

    As pessoas se espantam e lamentam quando leem noticias deste tipo nos jornais e continuam elegendo os mesmos politicos nojentos. A voz do Povo é a Voz de Deus, ou não é? ou será que todos os votos são uma fraude? Temos os governantes que queremos.

  • Ricardo

    2012 começa agora, com seu retorno, Ricardo. Agora as instituições começarão a trabalhar (MP, Judiciario).

  • Valdeck

    É impressionante o corporativismo que essa casa tem com seus pares, acobertados pela im(P)unidade parlamentar, se arvoram de cometer os crimes, sem se preocupar em deixar pistas, os desmandos na própria assembléia, com documentos grosseiramente mal redigidos que fazem qualquer auditor corar, tamanha a desfarçatez que tratam o dinheiro público, que tratam as ditas autoridades do Estado, que tratam o governador desse combalido Estado. O que falta para intervir nessa farra? O que falta para o MP, o TJ bloquear o poder desses párias dilapidadores do erário público? Será que é preciso um repórter de fora, para noticiar e colocar no ventilador tudo de podre que acontece nessa casa e nesse Estado? Porque o governador não se manifesta?

  • roberto cardoso

    o TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS é mesma coisa!!!!funcionario nao ganham bem por causa dos apadrinhados!

  • Fernando Melo

    Caro Ricardo, assim como o Doze e Dez, o tudo na hora possui transmite para seus ouvintes e internautas uma grande fonte de alívio para os embates do dia a dia os quais constituem seus aliados e admiradores. Parabéns, sucesso e saúde na volta para a labuta do dia a dia.
    A candidatura da Célia é uma palhaçada, votei não voto mais e sim em Teófilo.
    Fernando Melo
    Ab. fraterno

  • MARCOS AVILA

    Caro Ricardo gosto muito de ler os comentários deixados em seu Blog no que se refere a Assembléa Legislativa.
    A grande maioria dos comentários são de pessoas revoltadas com toda a sujeira naquele parlamento. Porém eu pergunto? O que eles teem feito para mudar esta situação ? Apenas comentar ? colocar a situação nas rodas de sociais e de amigos ? observar apenas ? Eu pessoalmente tinha um familiar que realmente trabalhava naquela instuição e hoje é aposentada. Posso dizer que ali é lugar de BANDIDO, MAL CARÁTER E APROVEITADORES. Enquanto houver conivência(as vezes até forçada)dos Poderes com a Assembléia e a sociedade assistir de camarote os desvios de recusos publicos, recuros estes que dariam para dar aumento de salarios (cadê o sindicato dos funionários públicos), reformar escolas, delegacias, hospitais e por ai vai, não mudará nada. Não basta só e somente o Ministerio Publico entra com ação ou seja lá o que for. Ali trata-se de um Poder em só mudará quando o povo Alagoano retirar a força os seus componentes e Dirigentes. Repito só a força.

  • FINADO

    Ricardo, vc ainda não esclareceu seus leitores se os deps. RONALDO DO INSS E JEFERSON MORAES recebem o mimo…RECEBEM??? dúvido que não!

  • ARTUR

    COM ESSA ASSEMBLEIA CHEIA DE FORA DA LEI, CHEIA DE INDICIADOS POR VÁRIOS MOTIVOS, SEJA POR CRIME OU ROUBO ESPERAR O QUE DE BOM!. ENQUANTO ESSES POLÍTICOS IMORAIS TIVEREM ESPAÇO DADO POR NÓS ELEITORES, NUNCA MELHORAREMOS NOSSOS REPRESENTES NA ALE.

  • carlos

    Isso esta cheirando a blefe do Luciano Barbosa e Renan boi de ouro, pois so se a Celia tiver doida se queimar nessa altura politcamente em nivel estadual; se persistir nessa empreitada ainda vai ter q desmoralizar a justica eleitoral, para ter sucesso!

  • joao miranda

    essas nomeações veem de muito tempo, tudo continua como antes no quartel de abrantes. O palco é o mesmo e por in crivel que pareça,os mesmos atos immorais ,os mesmos cafagestes, os mesmos,os mesmos….. não da mais nem pra comentar.

  • QUAL A NOVIDADE?

    É BOM TER DE VOLTA SEU BLOG,POIS PODEMOS EXTERNAR NOSSAS OPINIÕES SEM RECEIO.ENTÃO,MEU CARO RICARDO VEJA SÓ:FOI DADO O FAMIGERADO PCCS DEPOIS DE LONGOS 20 ANOS DE ESPERA,SÓ QUE ”ESQUECERAM”DE PAGAR OS QUINQUÊNIOS, COLOCANDO OS SERVIDORES NUMA ”VALA COMUM”,OU SEJA,PESSOAS COM 25,30 ANOS DE SERVIÇO ESTÃO COMO SE ESTIVESSEM ENTRANDO AGORA NA ”TABELA DO PLANO”,É POSSSIVEL ISTO? AGORA ENTENDO,COM UMA FARRA DESTA DE NOMEAÇÕES ESPÚRIAS,TIRAM DOS SERVIDORES EFETIVOS COMO SEMPRE,PARA DAR A QUEM NÃO TRABALHA(MAIORIA DOS COMISSIONADOS).A VIDA DOS ”EFETIVOS”É SEMPRE DE LUTA PELOS SEUS DIREITOS,A LUTA SERÁ AGORA PELO ENQUADRAMENTO CORRETO COM SEU TEMPO DE SERVIÇO,E COMO A NOSSA JUSTIÇA É DEMASIADAMENTE LENTA,PASSAREMOS MAIS UNS 20 ANOS PARA CORRIGIR MAIS ESTE ”EQUÍVOCO”DESTA MESA DIRETORA,QUE COM CERTEZA É UMA DAS PIORES QUE PASSARAM POR LÁ.

  • antonio filho

    Caro Ricaedo! existe alguém decente nesse orgão chamado assembléia legislativa…como foram efetivados esse bando lezeras que sugam os cofres Público, e esses comissionados, ou picaretas…ALAGOAS JAZ ALI!!!VERDADEIRA CASA DA LUZ VERMELHA.

  • Aldo Filho

    caro Ricardo, O que me espanta não é a esperteza de alguns Deputados, afinal de contas a ALE sempre esteve envolvida no noticiário policial, de uma forma ou de outra.O que me espanta não o volume de dinheiro que vai para o ralo( leia-se, bolso deles, Deputados, o que me espanta não é os taturanas nem tampouco essas famosas GDE. O que me espanta, e me espanta muito, é a quase conivência da justiça e do MP com o que acontece na ALE. Digo isso porque sabe-se de várias decisões judiciais que não são cumpridas pela ALE e que ninguém é responsabilizado pelo descumprimento. Já se teve noticia de nepotismo, de Deputado que nomeou empregadas domesticas, de um suposto incêndio proposital e de outros casos escabrosos. E sabe o resultado disso?? Empregos vitalicios de conselheiro no Tribunal de contas para Deputados, irmaos de Deputados, esposas de Deputados, etc..etc..
    A solução cabe a nós, eleitores , escolher melhor nossos representantes, mas cabe principalmente a justiça, o poder de punir quem teima em fazer da Assembléia um celeiro de denúncias de corrupção, nepotismo e enriquecimento ilícito. Do jeito que tá, parece que a os senhores Promotores, Juizes e Desembargadores não tomam providências contra a ALE porque são amigos ou parentes dos Deputados. Ou quem sabe, tem na familia algum cargo em comissão na ALE/GDE. Será??

  • Indignada

    Ricardo, muitos servidores, que realmente trabalham, fizeram cursos de pós graduação para serem beneficiados no PCC. e nem sequer tiveram um centavo de aumento, enquanto que a maioria que não trabalha, muitos sem nem curso superior, foram beneficiados com mais de 100% de aumento.