É arbitrária, bem sabemos, essa definição de uma data como final de um ciclo, de um ano etc. Mas até que ajuda a viver. 

Sem fazer previsões, já que não tenho a mínima intimidade com o sobrenatural, posso antecipar alguns fatos. 

Por exemplo: o embate político principal de 2012 colocará frente a frente, mais uma vez, os mesmos grupos que se digladiaram em 2010.

A campanha para prefeito de Maceió vai conseguir baixar o nível das que a antecederam – porque é da espécie piorar o que não presta.

A Assembleia Legislativa de Alagoas continuará sendo a campeã no Brasil em número de deputados acusados de desvio do dinheiro público e de assassinatos – em série.

A Câmara de Vereadores de Maceió concederá um número ainda maior de “comendas” e prebendas, batizará nomes de ruas e ameaçará realizar CEIs que possam emparedar o prefeito Almeida.

A violência continuará sendo o tema principal da mídia e das ruas. E quanto mais sangrento, “melhor”.

Ou seja: se você quiser, pode até acreditar que 2011 já está chegando ao fim. Eu prefiro entender que ainda resta muito para que possamos mudá-lo para valer.

E se haveremos de fazê-lo, que seja no dia a dia.

Luna fica na SMTT até 15 de janeiro
Rui Palmeira revela a "angústia" dos anos de Assembleia
  • Segurança em Debate

    E o que é pior,o nível intelectual de nossos representantes legislativos está cada dia menor,além da pobreza vernacular,os projetos de lei,cada dia mais ausentes,quando surgem, o conteúdo é pífio e de interesses “mesquinhos” ou direcionados.POBRE ALAGOAS !

  • carlos

    Ricardo desejo a voce e sua familia um ano novo cheio de conquistas.Serar que o estaleiro vai sai en 2012

  • carlos

    Ricardo desejo a voce e sua familia um ano novo cheio de conquistas.Serar que o estaleiro vai sai en 2012.ou sai agora en 2011

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Ricardo, vc demonstrou ter bastante intimidade com o sobrenatural, pois certamente tudo o que vc citou acontecerá com certeza, só faltou dizer que o judiciário deverá fazer as mesmas LANBANÇAS ou talvez pior do que as de 2011. Parabens e FELIZ 2012.

  • Quetzacoatl

    Ricardinho Meu Guru, segundo as profecias Maias(tá lá nas pirâmides maias sim!!!)surgirá do lado direito dos andes um povo cheio de malícia e de jeitinho , lotado de corrupção com uma Rainha dentuça , e também(o que é pior!) surgirá neste Reino um pequeno principado, com uma casta predadora sobrevivente de vários embates , perpetuadora da dominação e profundamente homicida, herdeira da violencia do conquistador espanhol , da fuleiragem portuguesa e da malemolência auto-gerada…quer o nome do povo ? Alalaugoaganos…fuiiiiiiiii

  • Adelmo

    Nao acaba e o novo cai continuar velho. O magistrado, para felicidade geral, vai continuar perdendo tartaruga e o novo, vai começar a perder também. Essa é a previsão pata o ano novo. Nao mudara nada

  • TOQUE O PAI

    RICARDO, CONTINUE SEM ABRIR SUA GUARDA. VOCE É UM CARA QUE VAI FIRME NO ASSUNTO. PORTANTO, SIGA MOSTRANDO SEMPRE A VERDADE PARA OS SEUS COMENTARISTAS. UM PRÓSPERO E FELIZ ANO NOVO. UM ABRaço, DO LAERSON SILVA.

  • Emmanuel

    Ao
    Ricardo e aos colegas comentaristas;
    Obrigado pela paciência, pela tolerância.
    Que em 2012, possamos ter bastante notícias boas para que possamos comentar com mais alegria, que possamos nos renovar intimamente,se queremos nosso querido estado de Alagoas,o Brasil, e o universo com paz, justiça , amor, e fraternidade deveremos nos lembrar que fazemos parte deste universo, e que um pensamento nosso de maldade,ódio, reflete em todo o cosmo.Mas se pensamos no amor, no bem, na paz, igualmente reflete.
    Tenhamos piedade desses políticos desonestos, assassinos que buscam desesperadamente o conforto a opulência,esquecem que A VIDA (ESSA VIDA ATUAL) É SÓ UMA ETAPA,como chegarão no além-túmulo?
    E as oportunidades perdidas?Sim, como políticos têm grande oportunidade de fazer mais pelas pessoas, para promover a justiça social,para minimizar a miséria,matar a fome de pais de famílias e de tantos necessitados, promover o emprego e a distribuição de renda,não precisava de muito, apenas exercer sua atividade com dignidade, zelo e honestidade.
    Quanto arrependimento, a merenda tirada da boca das crianças, as vidas tiradas, o desvio de verbas milionários, para atender ao egoísmo a usura e a vaidade, quanto arrependimento no além-túmulo.
    Mas a ignorância endinheirada certamente dirá; estou muito bem obrigada.
    -Até quando?
    Quanto anos vivemos, aqui na terra. Setenta , cem anos? Isso é um piscar de olhos com relação à eternidade, sim, somos seres eternos.
    Tenhamos piedade desses políticos.
    Não joguemos dardos mentais perniciosos contra eles, não podemos desejar lhes o mal façamos uma oração, quem sabe isso toca o coração de cada um, desses que não enxergam nada além, e estão envolvidos em um emaranhado de problemas, que fatalmente terão que resgatar, é da lei.
    Que todos nós tenhamos um ano de PAZ.

  • Mané

    Ricardo,
    A ALMAGIS publicou nota criticando os deputados. Agora é perguntar; Por que eles não ham para o próprio umbigo e publicam nota de repudio contra quem perde tartaruga?
    É hora de passar esse judiciário a limpo.
    Juiz que ganha muito bem, nao mexe uma letra em caso importante como esse e nao acobtece nada com esse senhor. Absurdo

  • Antônio Carlos Barbosa

    Caro Ricardo Mota.
    Não são previsões, são fatos repetitivos, que a cada ano, emprobecem a nossa Alagoas. Os donos da vida e da morte, continuarão mandando no nosso Estado. A cada nova legislatura, a Assembléia e a Câmara Municipal ficam mais podres, a justiça mais lenta, o Tribunal de Contas mais corrompido, e o Executiva faz vistas grossas. O que está ruim em 2011, ficará pior em 2012, 2013, 2014……..

  • Irlon

    Olá Ricardo, nossos políticos estão cada vez piores, entra ano, sai ano e nada muda, enfim terminar-se-á, seguiremos aquele velho dilema: “será que 2012 vai ser melhor”!? Infelismente nada muda para melhor, tudo que pode beneficiar os cidadãos retroagem, nada progride, será que algum dia irá mudar para melhor? O que nos resta é esperar. Desejo-te um feliz 2012!!!

  • Irlon

    Olá Ricardo, nossos políticos estão cada vez piores, entra ano, sai ano e nada muda, enfim terminar-se-á, seguiremos aquele velho dilema: “será que 2012 vai ser melhor”!? Infelizmente nada muda para melhor, tudo que pode beneficiar os cidadãos retroagem, nada progride, será que algum dia irá mudar para melhor? O que nos resta é esperar. Desejo-te um feliz 2012!!!

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    ARRETADO, INTERNAUTA MAIA,BOTASSE PRA
    QUEBRAR…TÁ VÉIO ! E QUE TAL A PROFECIA
    MAIA SE REALIZAR EM 2012 ? BELEZA,NÃO ?
    TENS MUITO A PERDER ? NÃO, NÉ ? EU TAM-
    BEM NÃO ! ESSE MUNDO JÁ TÁ MERECENDO UM
    DESACERTO DOS BONS…NÃO TÁ NÃO, VÉIO ?
    O RICARDO CONCORDA EM PARTE COM NOSSOS
    DEVANEIOS,PORÉM O CRUCIAL FATOR RAÍZES
    LHE IMPEDE DE VÔOS MAIS RADICAIS. FELIZ
    ANO NOVO PARA TODOS,APESAR DOS MAUS AGOUROS E O LÁBARO QUE OSTENTAMOS ESTRELADO… ÔMI ! ÔMI ! ÔMI !

  • Mena Silva

    Só uma palavra: Demais seu texto. E mais uma previsão sobrenatural para o ano em vindo: Em 2012, continuarei lendo diariamente o blog do Ricardo Mota!

  • AAraujosilva

    RM, com esse ensaio futurístico
    o nobre comunicólogo está por
    merecer serchamado’Pai Peninha’.
    Ricardo, meu caro jovem, muita
    paz e sucesso profissional nos
    muitos 2011 que virão … com a
    chegada de 2012.

  • ARTUR

    RICARDO, CONCORDO COM SEU PENSAMENTO.
    ALAGOPAS SO MUDARÁ QUANDO APRENDERMOS A VOTAR LIVRE E COM RESPONSABILIDADE.
    ENQUANTO MANTERMOS ESSES CONFIRMADOS FICHAS SUJAS NA POLITICA SERÁ DE PIOR A PIOR.
    MINHA OPINIÃO SO PERMANECIA, JUDSON CABRAL,RUI PALMEIRA E HELOISA HELENA. O RESTO MUDARIA DO GOVERNADOR ATÉ VEREADORES VICIADOS NA MALANDRAGEM.

  • fred

    Permita meu grande, dê da minha sugestão: é o ano de 2012 continuara com saudade do ano anterior, mas o caso de 2011 aqui vai uma pequena reflexão: – lendo a história da ROMA ANTIGA, e trazendo para os dias de hoje, nada mudou e não vai mudar, pois sonhamos com mudança que na prática não existe, pois os nossos politicos vão ficar cada vez mais rico e pobre sempre cada vez mais pobre. Meu carissimo aprendiz uma coisa com o saudoso radialista ARNALDO CARNEIRO, ele dizia FRED não tem gente melhor do mundo do que gente pobre, pois é um povo que só gosta do rico(ARNALDO CARNEIRO era assessor do senhor ISNALDO BULHÕES, e que trabalhou com ele por 22(vinte e dois) anos. FELIZ NATAL RICARDO, E QUE EM 2012 VOÇE VEM COM MAIS NOTICIAS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR AINDA MAIS O NOSSO PODER MAIOR.

  • Manoel Arthur Campos

    Ricardo,
    A ALMAGIS publicou nota criticando os deputados. Agora é perguntar; Por que eles não olham para o próprio umbigo e publicam nota de repudio contra quem perde tartaruga?
    É hora de passar o judiciário a limpo.
    Juiz que ganha muito bem, nao mexe uma letra em caso importante como esse e nao acobtece nada com esse senhor. Absurdo. Eliana Calmon precisa de apoio