O prefeito Marcos Santos se apresentou, hoje pela manhã, à Delegacia-Geral da Polícia Civil. Na última sexta-feira, a pedido do Ministério Público Estadual, o desembargador Sebastião Costa Filho decretou a prisão dele.

A decisão vinha sendo mantida sob sigilo, e a polícia tentou prendê-lo em Traipu no final de semana, mas ele não foi localizado. O pedido de prisão do prefeito foi feito com base em Ação Penal.

A apresentação do prefeito à PC foi negociada por um representante dele, ontem à noite. Pelo acordo, a prisão só seria anunciada após a transferência dele para a Casa de Custódia – onde ele já se encontra.

A denúncia do MP

A denúncia apresentada pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, elaborada em conjunto com um grupo de promotores que trabalharam exaustivamente na Ação Penal, acusa o prefeito dos seguintes crimes:

– Falsificação de documentos públicos

– Uso de documentos falsos em várias ações da prefeitura de Traipu

– Peculato (desvio de dinheiro público para favorecimento pessoal)

– Corrupção ativa

– Apropriação de bens e de rendas públicas

– Utilização indevida de dinheiro do município

– Fraudes em várias licitações

– Formação de quadrilha

Outros denunciados

Como deixa claro o último item da denúncia, outras pessoas foram denunciadas na mesma Ação Penal por terem participação direta nos crimes acima, segundo o MP.

São elas:

– Juliana Kummer (mulher do prefeito)

– Gilson dos Santos (Comissão de Licitação da Prefeituras)

– Sheila Andréia dos Santos (Comissão de Licitação)

– Marta Gabriela Vasconcelos (pregoeira do município)

– Roberto Olindino Matos Júnior (secretário de Finanças)

– Francisco Carlos de Albuquerque Santos (ex-secretário municipal)

– Clériston Luiz Barbosa Santos (associado ao prefeito)

– Alessandro Guimarães, o “Sandro Rico” (empresário)

– Roque dos Santos (servidor municipal)

– Fabiano Henrique da Silva Melo (advogado)

– Ana Paula Calheiros Costa (empresária)

– Alex Calheiros da Silva (empresário)

– José Elias Calheiros de Melo (empresário)

– Antônio Carlos Nogueira (empresário)

– Marciano Carlos Nogueira (empresário)

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual ao Tribunal de Justiça, todos integravam o esquema de desvio de dinheiro da Prefeitura de Traipu.

O “novo” rombo

O desvio deve chegar a R$ 8 milhões de recursos do Funda de Participação do Município. Ou seja: não diz respeito, neste caso, ao desvio do Fundeb, recursos do Ministério da Educação, alvo de outra Ação – por parte do Ministério Público Federal.

Veja como funcionava o esquema que levou Marcos Santos à prisão
Sem Collor e o PT, Lessa recebe Calheiros na convenção do PDT
  • Lucivanio da Hora Ferreira

    Pois é.

    Essa “limpeza” ministerial que nossa Presidenta Dilma está fazendo está tomando progresso nas extensões do poder executivo. Justiça seja feita. Nesse mundo quem errou deve pagar.

  • Bruno Oliveira

    será que o collor irá visitá-lo ou hoje mesmo a justiça federal o solta?
    Façam as suas apostas!!
    eu aposto na justiça federal.

  • FURIOSO

    TRAIPU ESTAR EM FESTA. ESSE HOMEM É PEGIGOSO, O LUGAR DELE TEM QUE SER ESSE MESMO.

  • Antônio Carlos Barbosa

    Cumprindo com sua missão constitucional, ainda bem que a nossa justiça está mudando para melhor e o MP também. O Marcos Santos volta, para onde não deveria jamais ter saido, pois a prisão é o seu lugar, para não praticar mais crimes.

  • carlos

    Agora,ó falta decretar a prisão preventiva dos eleitores de Traipu por votar com dolo,no prefeito Marcos Santos.

  • Viriglio Rodrigues Moraes Filho

    Caro, Ricardo Mota,

    Eu tinha muita confiança no nosso MP, principalmente por que lá se encontra as pessoas que tem um nome azelar, homens de carárater, tinha eu certeza nessa prisão, fico orgulhoso e vejo com bons olhos nossa nova justiça(MP), Dr. Eduardo Tavares deixe esse cidadão um bom tempo preso, só assim os outros vão pensar duas vezes antes de fazer o que esse cidadão fez, se é que posso chamo-lo assim.

  • jesuino

    paraben pela prisao de marcos santos, agora sim a populaçao de traipu esta feliz parabens mesmo para policia que continue assim

  • bernardo

    VAMOS VER QUANTAS HORAS ELE FICA PRESO.

  • eduardo

    O mal encarado prejudica a saúde dos viciados e da classe média que gosta da branquinha, além da violência para manter o império. O outro, o engravatado, é mais sútil, age de forma calculada e com amparo de profissionais formados. Um sai nas páginas policiais, caderno B, e outro nas colunas sociais e de política do jornal, cadernos A e C. Faltam unidades pacificadores para os engravatados. Estou cansado de ver pobre bandido ser morto e o engravatado chorando quando hastea a bandeira nacional.

  • jose da hora

    VALEU POLICIA CIVIL,MOSTROU A FEDERAL COMO SE TRABALHA é um prova que quando se quer consegue, sabemos o arrocho que foi dado a ele nos últimos dias no intuito de prendê-lo. Não precisou de mega operação somente um serviço de inteligência e “vontade de fazer o serviço” sem manchete só no resultado.VITÓRIA NOSSA PC.

  • Josias Acreano

    Eita Ricardo………estás vendo quando o MP quer, é rápido e eficiente na apresentação de denúncias!!!! Já quando a coisa não é conveniente, é muito “estudo e investigação” acerca do crime perpetrado.
    Seria muito bom essa mesma eficiência nas outras centenas de crimes que “adormecem” gaveta adentro dos membros do Parquet e espera da mesma rapidez.

  • flor

    Parabéns a justiça!!! Mas: e a morte do secretario? do varredor de rua? de valmir? dos envenenamentos( nidinho e catatal)? e a morte do pai de familia no povoado areias? enfim esperamos que a justiça seja feita, acredito que ele agora vai saber o que é o juizo final!! cadeia nesse corrupto!!!

  • flor

    tava esquecendo!!!!!!!! uhhhhhhhhhhhh papai chegouuuuuuuuuuuuuuuuu

  • Emmanuel

    O SER CONSCIENTE

    Esmagado por conflitos, o homem moderno procura mecanismos escapistas, em vãs tentativas de driblar as aflições.

    As realizações externas podem acalmar as ansiedades momentaneamente, mas não as eliminam.

    Os conflitos permanecem vivos até que vertem e sobrepõem-se aos disfarces, causando novos sofrimentos e perturbações.

    O homem é a sua mente. Aquilo que cultiva em seu íntimo constitui a sua essência e legitimidade.

    Ignorar uma situação não a elimina. O mesmo dá-se com os conflitos psicológicos.

    O ser consciente deve trabalhar-se sempre, partindo de sua realidade psicológica, aceitando-se e aprimorando-se sem cessar.

    Consegue essa lucidez quem se auto-analisa disposto a ver-se sem máscara. Por isso, não se julga nem se justifica, não se acusa nem se culpa. Apenas descobre-se.

    O ser consciente é austero, mas sem carranca; é jovial, porém sem vulgaridade; é bondoso, sem, entretanto, anuir com o erro.

    .Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco
    Livro: O Ser Consciente (extrato) – Ed. LEAL

  • CRISTINA LIMA

    Quantos dias mesmo, ele vai ficar na prisão?Posto que só é enquanto um hospital adapta apartamento para ele repousar aguardando um HC.Continuo com vergonha de ter nascido aqui.Desde a era da República de Alagoas,ser alagoano é carregar um estigma na alma pro resto da vida.Mesmo que seja alagoano com um “éle” só.

  • Thita

    Essa prisão não pode ser vista como “isso é o que dá quando se mexe com meus brios” Não adianta prender se nada de importante realmente seja feito. Ficar preso, temporariamente, e continuar rico é muito bom!!!! Além de preso tudo que possui deve ser tomado e aí sim a justiça será feita!!! Só prender e não tomar seus bens na pratica não resolve nada!!!

  • oscarleao

    O absurdo desfez-se. Parabéns Dr.Eduardo Tavares e Des. Sebastiao Costa

  • J.J.

    Parabéns a justiça e polícia alagoana por prenderem o Marcos Santos.

  • JOSE CARLOS DOS SANTOS

    Estamos esperando as ações do MP, PF,MPF,TJ, TJT, CGU, em todo estado de alagoas, pense no corre corrre de bandidos de gravata, seria muito bom se pagassem pelo q fazem com o povo, usam recursos destinados a fazer pelo municipio e pelo povo e o q fazem, acabam o municipio e matam o povo quando não de fome de outras formas.

  • jesuino

    PARABENS AO MP PELA PRISAO.A SOCIEDADE TRAIUPENSE DESEJA QUE O MESMO PAGUE PELOS SEUS ATOS JUNTAMENTE COM SEUS COMPARSAS, E PEÇO AOS BURROS QUE IDOLATRAM ESTE MARGINAL VEJA O QUE ELE FEZ E RENEGUEM TODOS SEU ATOS,MAIS OUTRA VEZ PARABEN AO MP E TODA POLICIA

  • J.J.

    Sim, esquecí, vamos agora tomar de volta tudo; não só dele como desses ladrões, travestidos de empresário.

  • Eraldo

    Na minha cidade também ribeirinha chamada Pão de Açúcar também esta sem prefeito; Mas sabe a quanto tempo: 04 (quatro) anos; Aí eu pergunto: “Quem é o prefeito da minha terra?”. Sem falar do hospital que foi uma dor de cabeça que quase morri!!!!!!

  • Ronaldo Barbosa

    Porque sera que o Ministerio Publico de Alagoas, na pessoa do Procurador Geral Dr. Eduardo Tavares, ainda nao solicitou a prisao dos envolvidos na operacao rodoleiro.

  • povao sofredor

    Será que a imprensa ou o sr Ricardo Mota nao tinha conhecimento do fato??? isto desde o prefeito anterior, que não deu em nada?…Porque o mesmo que se acha um “grande” jornalista nao procedeu com a DENUNCIA JORNALISTICA?? a populqaçao so tem conhecimento através da imprensa. Será coninvencia??? kkkkkk

  • MARESIA

    Igual à maresia que com sua ação oxidante tudo assola, os feridas brabas Marcos Santos e seus sequazes dilapidaram Traipu. Que povinho mais ingênuo. Se vendem por vinte contos. Espera-se que a prisão não seja apenas uma temporada com mordomias e esfriamento de cuca para a mancomunação de outros crimes.

  • Jacó Alves de Menese

    Por um Traipu Melhor!
    Tirar Marcos Santos do convívio da sociedade não basta,faz-se necessário
    banir definitivamente da política e confiscar todos os bens, leiloá-los e devolver o dinheiro ao erário público.
    Este cidadão praticou um dos maiores crimes existente na humanidade que é contra a vida. Quando o Gestor Público usa o dinheiro da merenda escolar das crianças famintas,da saúde,quando deveria construir hospital moderno e aparelhado para salvar vidas,saneamento que serve para evitar doenças… este cidadão é um genocida mesmo!

  • Kleber gomes

    as auditorias efetuadas pelos tecnicos do tribunalfaz de contaefetuadospelossrspeerroneorinaldoflaviamarta onde esta o resultado